Novidades na telemedicina, aplicativos, robótica e muito mais

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de outubro de 2015
novidades na telemedicina

As novidades na telemedicina não se restringem apenas a interpretação de exames.

O conceito geral de telemedicina, corresponde a uma oferta de serviços relacionada aos cuidados com a saúde em situações em que a distância é um fator que acarreta dificuldades.

De uma forma geral, a telemedicina compreende uma série de tecnologias que possibilitam a realização de ações médicas à distância.

Atualmente a telemedicina junto com a telessaúde estão se expandindo no mundo inteiro.

Tal desenvolvimento se deve, em boa parte, aos avanços de softwares e dispositivos tecnológicos que possibilitam a atuação médica, independente da distância.

Solicite um orçamento

Qual a diferença entre Telemedicina e Telessaúde?

Além disso, a aceitação da prática da telemedicina em vários países é positiva, pois ela se torna relevante ao superar barreiras geográficas, bem como prioriza a praticidade e velocidade do atendimento.

Conheça as novidades que separei nesse artigo de forma bem didática.

A expansão global é uma das novidades na telemedicina

Nos Estados Unidos da América, por exemplo, a telemedicina atualmente é uma atividade regulada pela ATA (American Telemedicine Association), esse órgão estabelece normas e padrões para a prática correta e adequada da especialidade.

Em vários países, a grande vantagem da telemedicina hoje corresponde a aplicação dela na assistência primária em comunidades distante dos grandes centros urbanos.

Essas áreas, muitas vezes localizadas em pontos de difícil acesso, podem ser auxiliadas pelo advento da telessaúde.

Ainda nos Estados Unidos, são oferecidos planos de saúde onde o paciente efetua a consulta via teleconferência, resultando dessa forma uma otimização do tempo e maior comodidade, sem espera em consultórios médicos e despesas com deslocamento.

A robótica na Telemedicina

Vale lembrar que atualmente o atendimento a distância, em determinados casos, possui um abrangente aparato tecnológico, fazendo inclusive uso da robótica.

O RP-Vita, por exemplo, é um robô que já foi implantado comercialmente em hospitais dos EUA, país onde a telemedicina cada vez mais está consolidada.

O RP-Vita é um robô com um tablet acoplado que circula sozinho no hospital, possibilitando assim que os médicos possam consultar os pacientes à distância e realizar os laudos médico.

Além do RP-Vita, existem robôs que auxiliam até mesmo em procedimentos cirúrgicos.

Monitoramento de sinais vitais a distância

As novidades da telemedicina dentro dessa área é a monitoração remota de sinais vitais.

Por meio dessa tecnologia a saúde do paciente é monitorada com aparelhos semelhantes a smartphones e tablets, evitando, inclusive, a super lotação de leitos de hospitais.

De certa forma, o aprimoramento de transmissão de dados sem fio (wireless) possibilitou a criação dos dispositivos eletromédicos para medir batimentos cardíacos, sinais de hipertensão, entre outros.

Esta tecnologia auxilia na monitorização de pacientes crônicos que reinternam com muita frequência por falta de cuidados domiciliares. Através de aplicativos é possível controlar o batimento cardíaco, oxigenação do sangue, glicemia e até programar o smartphone para avisar o horário dos medicamentos.

Novidades na telemedicina como exames médicos a serviço da saúde

Além das evidentes vantagens como a eliminação da distância, a telemedicina também oferece os serviços de eletroencefalograma, que consiste em avaliar a função do cérebro para diagnosticar possíveis transtornos, tais como Mal de Alzheimer, epilepsias, encefalopatias, entre outros problemas.

O eletroencefalograma registra os impulsos elétricos dos neurônios, indicando se eles estão com comunicação sináptica adequada.

É possível ter Eletroencefalograma e outros exames em qualquer lugar com internet

A Telemedicina Morsch é uma empresa de Telemedicina que disponibiliza uma plataforma em nuvem que recebe exames de várias especialidades.

É possível ter:

  • Eletroencefalograma,
  • Eletrocardiograma,
  • Espirometria,
  • Radiologia geral em qualquer Clínica que tenha acesso a internet.

O técnico da Clínica é treinado á distância para realizar os exames e enviar para a plataforma onde os especialistas tem acesso em tempo real para interpretar e liberar os laudos médicos em 30 minutos.

A Medicina Ocupacional como grande beneficiária com a Telessaúde

O que mais cresce no Brasil são as Clínicas de Medicina Ocupacional que agora podem usufruir dos exames da Telemedicina.

É possível fazer os exames na própria Clínica ou ir com o aparelho portátil até a empresa e não interromper um dia de trabalho do operário.

Uso da Teleconferência

A teleconferência também é um procedimento bastante presente na telemedicina. Por meio de uma teleconferência, é possível a realização de cirurgias, aulas e até atendimento médico.

A telemedicina no Brasil, por exemplo, pode ser uma alternativa para reduzir custos, eliminar distâncias, reduzir o tempo de espera de atendimento, bem como ser uma ferramenta de apoio para médicos, enfermeiros, postos de saúde, clínicas, hospitais e convênios que não possuem especialistas.

Comodato de aparelhos médicos na Telemedicina

Sim, quem decide optar pelo comodato recebe mensalmente 30 laudos gratuitos de acordo com o aparelho alugado. É uma forma de disponibilizar uma estrutura mais completa para os pacientes sem grandes investimentos.

Quero saber mais sobre o comodato de aparelhos médicos

Gostou das novidades? Então compartilhe para levar mais informação para os seus amigos. Não esqueça de assinar nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp