O Suporte e treinamento na telemedicina devem ser contínuos

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de abril de 2016
treinamento na telemedicina

O Suporte e  treinamento na telemedicina surgiu para facilitar o exercício da medicina com laudos a distância, possibilitando agilidade nos diagnósticos e também a rapidez em diversos tipos de tratamento.

Outro benefício dessa ferramenta diz respeito à redução de custos, já que todos os encargos decorrentes de deslocamento podem ser desconsiderados, tornando-o mais barato e mais vantajoso tanto para o médico, como para o paciente.

A Telemedicina com exames e laudos a distância

A utilização da tecnologia da informação, internet e medicina de ponta criaram a Telemedicina, com o intuito de contribuir para a melhoria da saúde e a alta performance dos tratamentos.

É possível tanto a realização de exames básicos como eletrocardiograma, espirometria e encefalograma, como exames complexos de tomografia e ressonância e até conferências à distância entre profissionais médicos.

A resistência de alguns profissionais da saúde em aceitar a Telemedicina

Embora os benefícios sejam muito reais, muitos médicos ainda contam com restrições com relação ao uso dos serviços de telemedicina pois, devido à um senso comum, pensam que o investimento nos equipamentos e também na capacitação para operá-los costuma ser muito alto e inviável para alguns profissionais.

Solicite um orçamento

Outro fato comentado pelos colegas que resistem em aceitar a tecnologia está em não confiar que os exames realmente sejam realizados de maneira correta e que os especialistas que interpretam os exames na plataforma de Telemedicina em nuvem não teriam a habilitação necessária.

No post de hoje vamos tratar um pouco sobre a importância do treinamento e como eles são essenciais para otimizar custos de manutenção e fazer com que o investimento em serviços de telemedicina, seja para seu consultório ou hospital, realmente valha a pena.

O treinamento na telemedicina serve para reunir conhecimentos para a equipe

O treinamento na telemedicina é essencial para que se faça um intercâmbio de conhecimentos.

Geralmente o que os aparelhos fazem é montar uma tecnologia operacional em razão de um determinado conhecimento médico.

Por isso, operar esses aparelhos, nada mais é do que colocar em prática diversos conceitos aprendidos ao longo do exercício da profissão.

A realização de treinamentos serve para aprimorar também a técnica médica e, muitas vezes, ajudar o profissional a desenvolver novos olhares sobre um tratamento.

As empresas de Telemedicina oferecem treinamentos permanentes para os técnicos das clínicas e consultórios, visto que é comum a rotatividade desses profissionais.

O suporte e treinamento na telemedicina para otimizar o dia a dia do médico

O treinamento serve para otimizar o dia a dia do médico, já que, sabendo operar a tecnologia ele tem conhecimentos suficientes para ser mais autônomo e independente e consequentemente mais ágil com suas tarefas.

O treinamento na telemedicina faz com que o médico aprenda a operacionalizar a máquina que necessita e, consequentemente, possa realizar consultas e tratamentos sem a necessidade da intervenção de terceiros.

O conhecimento adquirido pelo médico, dono da clínica que contrata o serviço de Telemedicina, auxilia em mostrar mais profissionalismo em sua região e ao mesmo tempo monitorar os funcionários e acompanhar a qualidade do seu serviço.

O suporte e treinamento na telemedicina evitam custos de manutenção

Outra vantagem do treinamento na telemedicina é minimizar custos de manutenção que, em geral, costumam ser altos.

Com os treinamentos, os médicos se tornam capazes de operacionalizar os aparelhos e a tecnologia, sem que corram o risco de danificá-los, por isso é fundamental contar com um treinamento que ajude o médico a usar seu aparelho e a tecnologia da forma mais correta.

Muitos profissionais se assustam com a possibilidade de ter que fazer um treinamento, pensando que se trata de algo muito difícil e muito caro.

No entanto, o que a Telemedicina Morsch vem desenvolvendo são treinamentos fáceis e didáticos que acompanham seus aparelhos e podem ser realizados por qualquer profissional de maneira fácil e rápida.

Com bons anos de experiência no mercado, aprendemos as principais dúvidas e dificuldades dos profissionais na hora de manusear aparelhos ou mesmo compreender sobre uma determinada tecnologia.  

Por isso, os treinamentos são executados de forma eficiente e baseados justamente nos problemas comuns que vários médicos já apresentaram.

Treinamos clientes que possuem seu próprio aparelho ou aqueles que contratam nossos aparelhos em comodato

O compromisso de um treinamento eficiente não se baseia somente para aqueles que recebem os equipamentos em comodato.

Conhecemos todas as marcas de aparelhos no mercado, por isso, ao contratar os serviços de interpretação dos exames com a Telemedicina Morsch o cliente vai receber o mesmo treinamento para que execute um exame com perfeição e não corra o risco de ser criticado pela concorrência.

Exames mal executados geram danos morais

Não podemos esquecer que um exame realizado num local pode ser comparado com outros serviços e se for provado que o exame foi mal executado, gerando inconveniências para o paciente, ele está amparado por lei a processar o serviço que realizou um exame de baixa qualidade.

Emfim, devemos lembrar que a excelência num serviço é primordial para o sucesso e crescimento de um serviço de saúde.

Aqueles profissionais que não monitoram a qualidade dos exames em suas clínicas correm o risco de serem processados e o que é pior, perderão a clientela e a possibilidade de manter seu serviço em pé.

Aproveite os benefícios de treinamentos gratuitos da Telemedicina Morsch e faça com seu serviço cresça de forma rápida e duradoura.

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp