Treinamento na telemedicina: como funciona, importância e benefícios

Por Dr. José Aldair Morsch, 27 de outubro de 2019
Treinamento na telemedicina

O treinamento na telemedicina é um serviço agregado desenvolvido para facilitar o manuseio de equipamentos e a disseminação de boas práticas na condução de testes de diagnóstico.

Ele foi idealizado por empresas pioneiras no setor de telemedicina no país, que identificaram a necessidade de orientar os clientes para melhorar imagens e gráficos gerados durante os exames.

Devido à carência de médicos, muitas unidades de saúde delegam a realização de procedimentos simples a técnicos de enfermagem ou radiologia, que necessitam de capacitação para lidar com novas tecnologias e técnicas específicas.

Nesse cenário, companhias como a Telemedicina Morsch decidiram manter textos, vídeos e outros conteúdos disponíveis em seu sistema, a fim de orientar os profissionais responsáveis pela condução de exames.

Assim, os testes são feitos com mais segurança e agilidade, favorecendo diagnósticos assertivos, tratamentos eficientes e deixando os pacientes satisfeitos.

Solicite um orçamento

Neste artigo, mostro, em detalhes, como funciona o treinamento a distância viabilizado na plataforma de telemedicina.

Também comento de que maneira ele ajuda a melhorar o atendimento, otimizar a entrega de resultados e aumentar as receitas de clínicas, hospitais e consultórios.

Interessado? Então, vamos em frente.

Como funciona o treinamento na telemedicina

Como funciona o treinamento na telemedicina

Como funciona o treinamento na telemedicina

Como citei acima, o treinamento é um serviço agregado, geralmente ofertado por empresas de telemedicina em seu portal.

Para entender melhor, vamos falar sobre o portal ou plataforma de telemedicina, que é um sistema homologado junto às autoridades de saúde para a troca de informações e emissão de laudos a distância de forma confiável.

O sistema pode ser acessado somente por pessoas autorizadas. Por isso, clientes recebem login e senha quando contratam uma parceira de telemedicina.

Uma vez logados, clientes da Morsch, por exemplo, podem conferir treinamentos para o uso de diferentes equipamentos, fundamentais para realizar exames de diagnóstico em cardiologia, neurologia, pneumologia e radiologia.

Esses conteúdos podem ser visualizados a qualquer hora do dia ou da noite, pois a plataforma funciona sem interrupções.

Assim, o cliente dispõe de conteúdos para capacitação e atualização constante dos técnicos que conduzem os testes, de modo prático e confiável.

Após conduzir os exames, os técnicos também estarão aptos a compartilhar os registros no portal de telemedicina rapidamente, conferindo agilidade à dinâmica de emissão de laudos a distância.

A importância do treinamento para a realização de exames

A importância do treinamento para a realização de exames

A importância do treinamento para a realização de exames

O treinamento é essencial para oferecer um bom atendimento ao paciente e obter dados suficientes para sustentar laudos confiáveis.

Segundo artigo publicado na Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, essa capacitação é um dos meios eficazes no desenvolvimento de competências entre os funcionários, a fim de que se tornem mais produtivos, criativos e inovadores.

Dessa forma, fica mais simples alcançar objetivos comuns às unidade de saúde, como aumento da eficiência e da lucratividade.

Entretanto, nem sempre há cursos presenciais próximos à localização de clínicas, pequenos hospitais e consultórios, o que dificulta o aperfeiçoamento profissional.

Daí a importância da educação à distância, idealizada pela telessaúde para suprir a demanda por qualificação em um país de dimensões continentais e grande desigualdade.

Com o suporte das tecnologias da informação e comunicação (TIC), profissionais de saúde ampliam seus conhecimentos e se tornam habilitados para realizar testes de diagnóstico com destreza e segurança.

O resultado se traduz em gráficos e imagens fidedignos, que serão recebidos e interpretados de modo correto pelos especialistas da empresa de telemedicina.

Benefícios do treinamento em telemedicina

Benefícios do treinamento em telemedicina

Benefícios do treinamento em telemedicina

Confira na lista a seguir um resumo com os principais benefícios do treinamento na telemedicina:

  • Aprimoramento profissional com baixo investimento
  • Registros de qualidade, que favorecem diagnósticos assertivos
  • Melhora na qualidade do atendimento ao paciente
  • Maior agilidade durante os exames e entrega de resultados
  • Troca de experiência com pessoas de diferentes localidades
  • Flexibilidade nos horários
  • Formação profissional em locais remotos
  • Atualização e reciclagem periódica
  • Possibilidade de revisar os conteúdos sempre que desejar.

A resistência de alguns profissionais da saúde em aceitar a telemedicina

Embora os benefícios sejam notáveis, muitos médicos ainda têm restrições com relação ao uso dos serviços de telemedicina, acreditando que ela exige alto investimento nos equipamentos e capacitação profissional.

Outro fato comentado pelos colegas que resistem em aceitar a tecnologia é a desconfiança quanto à interpretação dos exames que, segundo o Conselho Federal de Medicina, só pode ser feita por especialistas qualificados.

No entanto, ambos os argumentos são equivocados.

Utilizar a telemedicina implica, sim, em um investimento inicial, mas que é rapidamente compensado pela redução no custo por laudo e maior agilidade na entrega dos exames.

Além disso, a capacitação necessária para operar os aparelhos digitais fica disponível gratuitamente, na própria plataforma de telemedicina.

Empresas idôneas, como a Morsch, garantem ainda que apenas especialistas na área do exame interpretem os registros e elaborem os laudos online.

Para conferir autenticidade ao documento, esses profissionais o assinam digitalmente.

O treinamento na telemedicina serve para reunir conhecimentos para a equipe

O treinamento na telemedicina serve para reunir conhecimentos para a equipe

O treinamento na telemedicina serve para reunir conhecimentos para a equipe

O treinamento na telemedicina é essencial para promover o intercâmbio de conhecimentos, orientando os profissionais sobre áreas correlatas.

Isso é útil, pois, geralmente, a tecnologia agregada aos aparelhos digitais parte de conhecimentos médicos consolidados.

Por isso, operar esses equipamentos consiste em colocar em prática diversos conceitos aprendidos ao longo do exercício da profissão.

A realização de treinamentos serve para aprimorar, também, a técnica médica e, muitas vezes, ajudar o profissional a desenvolver um novo olhar sobre um tratamento.

As empresas de telemedicina oferecem treinamentos permanentes para os técnicos das clínicas e consultórios, visto que é comum a rotatividade desses profissionais.

O suporte e treinamento na telemedicina para otimizar o dia a dia do médico

O suporte e treinamento na telemedicina para otimizar o dia a dia do médico

O suporte e treinamento na telemedicina para otimizar o dia a dia do médico

O treinamento serve para otimizar o dia a dia do médico, já que, sabendo operar a tecnologia, ele tem conhecimentos suficientes para ser mais independente e, consequentemente, mais ágil com suas tarefas.

O treinamento na telemedicina faz com que o médico aprenda a operacionalizar a máquina que necessita, realizando consultas e tratamentos sem a necessidade da intervenção de terceiros.

O conhecimento adquirido pelo médico, dono da clínica que contrata o serviço de telemedicina, agrega profissionalismo, ao mesmo tempo em que dá condições para que ele monitore os funcionários e acompanhe a qualidade do seu serviço.

O suporte e treinamento na telemedicina evitam custos de manutenção

Outra vantagem do treinamento na telemedicina aparece ao minimizar custos de manutenção que, em geral, costumam ser altos.

Com os treinamentos, os médicos se tornam capazes de manusear os aparelhos sem correr o risco de danificá-los.

Por isso, é fundamental contar com um treinamento que ajude médicos, enfermeiros e técnicos a usar seu aparelho da forma mais correta.

Muitos profissionais se assustam com a possibilidade de ter que fazer um treinamento, pensando que se trata de algo difícil e muito caro.

No entanto, o que a Telemedicina Morsch vem desenvolvendo são treinamentos fáceis e didáticos, que acompanham seus aparelhos e podem ser realizados por qualquer profissional de saúde.

Com anos de experiência no mercado, aprendemos as principais dúvidas e dificuldades dos profissionais na hora de manusear aparelhos ou compreender determinada tecnologia.

Por isso, os treinamentos são executados de forma eficiente e baseados nos problemas comuns entre os clientes.

Treinamos clientes que possuem seu próprio aparelho ou aqueles que contratam nossos aparelhos em comodato

Treinamos clientes que possuem seu próprio aparelho ou aqueles que contratam nossos aparelhos em comodato

Treinamos clientes que possuem seu próprio aparelho ou aqueles que contratam nossos aparelhos em comodato

O compromisso de um treinamento eficiente não se restringe aos clientes que recebem os equipamentos em comodato.

Falo mais sobre comodato nos próximos tópicos.

Conhecemos diversos fabricantes de aparelhos e, por isso, ao contratar os serviços de interpretação dos exames com a Telemedicina Morsch, o cliente vai receber treinamento para que execute um exame com perfeição.

Exames mal executados geram danos morais

Não podemos esquecer que um exame realizado em um local pode ser comparado com outros serviços e, se for provado que foi mal executado, a clínica poderá ser processada por realizar um exame de baixa qualidade.

Portanto, a excelência é fator primordial para o sucesso e crescimento de um serviço de saúde.

Aqueles profissionais que não monitoram a qualidade dos exames em suas clínicas correm o risco de serem processados e, o que é pior, perder a clientela e a possibilidade de manter seu estabelecimento funcionando.

Daí a necessidade de investir em treinamentos de qualidade para toda a sua equipe.

Aparelhos que podem receber treinamento da telemedicina

Neste tópico, selecionei alguns equipamentos para exames simples, que se beneficiam com os treinamentos a distância através da plataforma de telemedicina.

Eles também estão disponíveis para aluguel em comodato, que é uma opção bastante vantajosa para quem está começando seu negócio ou precisa cortar despesas.

No comodato, o cliente paga uma mensalidade única por um pacote de laudos e recebe, gratuitamente, o direito de utilizar aparelhos médicos enquanto durar a parceria.

Confira, a seguir, os dispositivos contemplados por esses serviços.

Treinamento na telemedicina para o Eletrocardiograma

Eletrocardiograma é um dos exames mais comuns na rotina dos serviços cardiológicos, pois monitora a saúde do coração, sinalizando anormalidades, como arritmias.

Para isso, o teste utiliza o eletrocardiógrafo, aparelho que capta os sinais elétricos emitidos pelo músculo cardíaco através de eletrodos, e os envia a um monitor, que converte os dados em gráficos de linha.

A Morsch oferece treinamentos básicos e complexos para realizar o ECG, orientando o cliente desde a instalação do equipamento.

Veja um exemplo:

Treinamento na telemedicina para o Eletroencefalograma

Eletroencefalograma é um teste que registra a atividade elétrica cerebral, através de eletrodos, que são fixados no couro cabeludo do paciente.

Eles ficam ligados ao monitor do aparelho de EEG, que os transforma em gráficos de linha, mostrando diferentes ondas mentais.

No portal de telemedicina, o cliente encontra diversas informações para utilizar corretamente o eletroencefalógrafo, além do posicionamento ideal dos eletrodos para um registro de qualidade.

Saiba mais no vídeo a seguir:

Treinamento na telemedicina para o Espirômetro

Espirômetro é o aparelho utilizado no exame de espirometria, também conhecido como teste do sopro.

Esse procedimento avalia a capacidade pulmonar, podendo ser feito com finalidade clínica – que inclui a etapa de prova de função pulmonar – ou ocupacional.

Um dos fatores mais importantes para uma espirometria bem-sucedida é a orientação do paciente, que deve soprar com toda a força no bocal do equipamento.

Treinamento na telemedicina para o MAPA

Sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial em 24 horas, MAPA é um teste cardiológico que possibilita o registro e análise das variações na pressão sanguínea por um dia.

Através desse procedimento, especialistas podem diferenciar, por exemplo, a elevação da pressão influenciada por fatores externos (como a hipertensão do avental branco) da doença em si, que provoca pressão alta de forma constante.

Com a capacitação ofertada pela Morsch, técnicos em enfermagem aprendem um passo a passo para instalar o aparelho de MAPA corretamente, como você observa a seguir:

Treinamento na telemedicina para o Holter

Holter é um eletrocardiograma de longa duração, que monitora a atividade cardíaca por 24 horas ou mais.

Assim como no ECG de rotina, o teste capta sinais elétricos por meio de eletrodos, que são fixados no tórax do paciente e enviam os dados a um monitor, colocado na cintura.

No vídeo abaixo, você encontra dicas para fixar o equipamento do holter com rapidez e confiabilidade:

Sobre a Telemedicina Morsch

 

Experiente na entrega de laudos a distância e segunda opinião qualificada, a Morsch se inspira nas dúvidas mais comuns de clientes para produzir treinamentos simples.

Assim, médicos generalistas, enfermeiros, técnicos em radiologia e enfermagem contam com o suporte necessário para conduzir exames de diagnóstico com segurança, gerando registros fidedignos e apoiando diagnósticos assertivos.

Ao contratar laudos digitais, o cliente ganha acesso a esses conteúdos, que ficam disponíveis 24 horas por dia na plataforma de telemedicina.

Também se beneficia com os resultados emitidos remotamente, que custam menos e ficam prontos em cerca de 30 minutos, e com o aluguel em comodato caso não queira investir na compra de aparelhos.

Tudo isso com o auxílio de uma equipe de especialistas prontos para fornecer laudos com agilidade e avaliar casos urgentes em tempo real, via videoconferência.

Conclusão

Abordei, neste artigo, a importância, aplicações e exemplos de treinamento na telemedicina.

Investir na capacitação dos profissionais que conduzem testes de diagnóstico é primordial, pois impacta nos registros captados e, por consequência, na qualidade dos laudos médicos.

Com a Telemedicina Morsch, sua equipe terá acesso a conteúdos práticos, com insights para o manuseio correto dos equipamentos médicos, posicionamento do paciente e técnicas para o exame.

Entre em contato para mais informações ou, se preferir, teste já nossa plataforma. É grátis.

Se gostou deste texto, deixe um comentário.

Compartilhe com sua rede de amigos.

Referência Bibliográfica

Importância do treinamento e desenvolvimento nos serviços de saúde – Ana Isabel Passos Leandro e Elisangela Sousa Branco.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp