Telessaúde no Brasil: veja o que é, como funciona e dicas para aplicar

A adoção de ações de telessaúde vem se popularizando no Brasil e em diversos outros países.
Isso faz todo o sentido quando olhamos para benefícios como o apoio ao diagnóstico em regiões remotas do país, ampliação do acesso de pacientes a especialistas e educação em saúde.
Neste artigo, explico em detalhes o que é e como funciona uma plataforma de telessaúde, sua história, objetivos e vantagens.
Também mostro um panorama do uso da telemedicina no Brasil, que tem contribuído de forma marcante para a detecção e o monitoramento de doenças, lesões e outras condições médicas.
Acompanhe até o final.

O que é telessaúde?
Telessaúde é um sistema de prestação de serviços de saúde a distância, realizados com a ajuda das tecnologias da informação e de comunicação (TICs).
De acordo com a estudiosa da área e autora do livro “Telessaúde no Brasil — Conceitos e Aplicações”, Angélica Baptista Silva, trata-se de uma nova maneira de pensar os processos de saúde, quebrando a barreira da distância a partir do uso das TICs.
Considerando esse conceito, a telessaúde é um campo bastante abrangente e estruturado.
Ela é formada por subáreas como tele-educação sanitária ou em saúde, redes de investigação e tele-epidemiologia, redes de administração e gestão em saúde.
Inclui ainda a telemedicina, segmento que usa a internet, plataformas estruturadas e tecnologias de imagem, áudio e vídeo para ampliar a oferta de serviços, como laudos médicos a distância e segunda opinião de especialistas.

A telessaúde começou a tomar fôlego no país a partir de um programa nacional de qualificação do atendimento e da atenção básica à saúde, chamado de Telessaúde Brasil Redes.
Falo mais dessa iniciativa nos próximos tópicos.
Por enquanto, vale mencionar que essa área abrange todas as atividades que podem ser prestadas a distância, como:
Ou seja, é uma atividade que abrange a troca de informações entre profissionais de saúde para obtenção de uma segunda opinião, a realização de treinamentos, a elaboração de laudos e o monitoramento do estado de saúde, entre outras atividades.
Logo, ela serve para ampliar o acesso à saúde, uma vez que passa a ser praticada de forma remota, sem prejuízos ao tipo de serviço realizado.

Plataforma de telessaúde onde o médico atende o paciente usando a Teleconsulta com prontuário eletrônico.
Qual a diferença entre telessaúde e telemedicina?
É comum confundir esses dois conceitos, principalmente porque a telemedicina vem ganhando notoriedade devido a legislações como a Resolução CFM 2.314/2022.
Contudo, é importante frisar que a telemedicina é um braço da telessaúde.
Como a palavra sugere, a telemedicina se restringe aos serviços médicos oferecidos a distância, enquanto a telessaúde contempla outros profissionais e ações de promoção da saúde.
Qual a importância da telessaúde na atenção à saúde?
A telessaúde tem ajudado a democratizar o acesso à saúde no país, levando-a até mesmo aos lugares mais remotos.
Quem mora em cidades pequenas ou ribeirinhas tem dificuldade de receber atendimento especializado, precisando se deslocar para os grandes centros, onde ficam os melhores hospitais e mais bem equipados.

A telessaúde rompe com essa dificuldade, uma vez que permite que eles possam conversar com um especialista a distância — precisando apenas de acesso à internet.
Além disso, ela vem proporcionando exames melhores e mais precisos, visto que permite a realização do telelaudo.
Ou seja, o exame é realizado em uma clínica, por um técnico em radiologia ou enfermagem treinado, e enviado para uma plataforma de telemedicina, onde será laudado pelo especialista.
Essa dinâmica agiliza o diagnóstico, ao mesmo tempo que torna os tratamentos mais precisos e eficientes.
Para os médicos, a telessaúde é importante porque permite ampliar a quantidade de consultas realizadas.
Além disso, aproxima médico e paciente, tornando o atendimento mais humanizado.
A telessaúde, em suma, é um dos grandes exemplos de como a tecnologia pode contribuir para garantir o bem-estar da população.

Na Plataforma de telessaúde Brasil é possível fazer Teleconsulta e telemonitroamento.
História da telessaúde no Brasil
A história da telessaúde no mundo se confunde com a da telemedicina, já que essa área foi a primeira a fazer uso de tecnologias para transmitir informações médicas.
Há registros de serviços médicos mediados pela tecnologia em meados do século XIX, quando foram inventados o telégrafo e a telegrafia.
Por meio desses aparelhos, médicos e outros profissionais começaram a transmitir laudos de exames radiográficos para locais distantes.
Já no fim daquele século, o recém-criado telefone permitiu enviar resultados de exames usando a rede telefônica e uma máquina de fax.
No Brasil, em 1994, a Rede Sarah começou um programa de videoconferência para troca de informações entre a sua rede de hospitais.
Ainda em 1995, uma das empresas pioneiras no setor em território nacional, a Telecardio, começou a oferecer eletrocardiogramas a distância.
Já em 1996, o Incor inovou com a possibilidade de monitorar pacientes em casa, por meio do serviço ECG-Home.
É importante dizer ainda que ações do governo federal tiveram um papel importante na evolução da telessaúde no Brasil.
Um exemplo foi o Projeto de Telemática e Telemedicina em apoio à Atenção Primária no Brasil, encomendado pelo Ministério da Saúde em 2005.
Em 2006, a pasta criou a Comissão Permanente de Telessaúde e o Comitê Executivo de Telessaúde.
No mesmo ano, o projeto da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) começou a ser executado.
A ação levou conhecimento e infraestrutura de videoconferência a hospitais universitários.
Outra iniciativa marcante foi a criação do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, oficializado em 2007.

Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes
O Telessaúde Brasil Redes é uma iniciativa do Ministério da Saúde para fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica no SUS.
Ele é formado por núcleos estaduais, intermunicipais e regionais, os quais desenvolvem e oferecem serviços específicos a trabalhadores do SUS.
A ideia de integrar informação, ensino e atendimento culminou na implementação do programa.
Chamada inicialmente de Projeto Nacional de Telessaúde, a iniciativa se tornou oficial por meio da Portaria nº 35 do Ministério da Saúde, de janeiro de 2007, substituída pela Portaria MS nº 2.546, de 27 de outubro de 2011.
Em 2007, foi implantado um projeto piloto em apoio à atenção básica, envolvendo núcleos de telessaúde localizados em universidades de nove estados. Seu objetivo, naquele momento, era apoiar a estratégia de saúde da família.
Cada núcleo recebeu equipamentos e investimentos para oferecer tele-educação e teleassistência, com a missão de inaugurar 100 pontos de telessaúde em cada estado.
As atividades foram bem-sucedidas em muitos núcleos, levando o Ministério da Saúde a ampliar o projeto e renomeá-lo como Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.

Plataforma de telessaúde pode ser usada pela enfermagem
Serviços do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes
Como destaquei acima, os núcleos que fazem parte do programa oferecem serviços aos profissionais do SUS, os quais estão divididos em quatro frentes: Teleconsultoria, Telediagnóstico, Tele-Educação e Segunda Opinião Formativa.
Trago detalhes sobre cada uma delas de forma detalhada.
1. Teleconsultoria
É a frente de informações do programa, criada para esclarecer dúvidas sobre ações de saúde e procedimentos clínicos.
Funciona de forma simples, com o envio de uma pergunta do profissional de uma unidade do SUS a um especialista do núcleo de saúde.
A questão pode ser síncrona, ou seja, encaminhada em tempo real via chat, webconferência, videoconferência ou telefone.
Ou assíncrona, quando a dúvida é enviada por meio de mensagens offline, que são respondidas em até 72 horas.
2. Telediagnóstico
Trata-se de uma proposta para aumentar a oferta e o acesso aos laudos a distância, de forma a reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes.
Primeiro, um profissional treinado, como um técnico de enfermagem ou em radiologia, realiza um exame de apoio ao diagnóstico de doenças e lesões.
A unidade de saúde conta com equipamentos digitais, computadores e softwares capazes de digitalizar as imagens obtidas nos exames.
Nesse cenário, é possível compartilhar os dados por meio de uma plataforma nacional de telediagnóstico, que também deve obedecer às exigências do Ministério da Saúde.
Em seguida, um especialista do núcleo de telessaúde acessa e interpreta os dados, produzindo o laudo eletrônico.
3. Tele-educação
Este serviço oferece atividades educacionais a distância, com o auxílio das tecnologias da informação e de comunicação.
O núcleo de telessaúde desenvolve cursos, aulas, palestras e fóruns de discussão para, em seguida, compartilhar esses conteúdos com as unidades do SUS.

4. Segunda Opinião Formativa
Quando é necessária uma resposta especializada às questões clínicas, profissionais do SUS podem contar com esse serviço.
A resposta é sistematizada e tem base em revisões bibliográficas e evidências científicas.
O Ministério da Saúde estabelece critérios de relevância e pertinência para selecionar as teleconsultorias que podem atuar nessa frente.
Núcleos de telessaúde no Brasil
Listo abaixo os núcleos de telessaúde que fazem parte do Telessaúde Brasil Redes:
- Telessaúde AC
- Telessaúde AL (Núcleo Telessaúde Intermunicipal Arapiraca / AL)
- Telessaúde AL (Núcleo Telessaúde Estadual de Alagoas)
- Telessaúde AM
- Telessaúde BA
- Telessaúde CE
- Telessaúde ES
- Telessaúde GO
- Telessaúde MA
- Telessaúde MG (Núcleo Telessaúde Estadual de Minas Gerais FM/UFMG)
- Telessaúde MG (Núcleo Telessaúde Estadual de Minas Gerais HC/UFMG)
- Telessaúde MS
- Telessaúde MT
- Telessaúde PA
- Telessaúde PB
- Telessaúde PE (Núcleo Telessaúde Regional Indígena)
- Telessaúde PE (Núcleo Telessaúde Estadual de Pernambuco UFPE)
- Telessaúde PR
- Telessaúde RJ
- Telessaúde RN
- Telessaúde RR
- Telessaúde RS
- Telessaúde SC
- Telessaúde SE
- Telessaúde SP
- Telessaúde TO.
Como aplicar a telessaúde em clínicas e hospitais?
Além de facilitar o acesso a especialistas de diversas áreas, a telessaúde possibilita que unidades de saúde contem com uma segunda opinião qualificada, de forma ágil e segura.
Isso é possível graças à adoção de plataformas intuitivas e confiáveis, que permitem o compartilhamento dos dados gerados durante exames em tempo real e com total segurança, já que são armazenados em nuvem e não fisicamente.
Nesse cenário, a telessaúde pode otimizar 5 dos principais indicadores em saúde de um serviço, seja ele público ou privado.
São eles:
- Aumento no leque de possibilidades, ampliando o portfólio de exames, horário de consultas online, etc
- Economia de tempo e dinheiro que seriam gastos com deslocamentos
- Qualidade do laudo, pois a tecnologia conecta a equipe local a médicos de várias especialidades
- Agilidade nas entregas de laudos médicos e esclarecimentos sobre casos complexos, acelerando o início do tratamento.
Por se tratar de um serviço realizado de forma remota, sem que o profissional de saúde e o paciente estejam fisicamente próximos, é importante ficar atento a alguns fatores para garantir que esse contato à distância seja efetivo.
Seguindo as boas práticas abaixo, a atuação em telessaúde tem tudo para ser eficiente:
1. Adote um sistema de telessaúde
Para atuar com telessaúde, é preciso contar com uma ferramenta que otimize essa prática.
O ideal é que o sistema tenha funcionalidades como:
- Laudo à distância
- Videoconferência para consultas e teleconsultorias
- Prescrição digital.
2. Dê a devida atenção na consulta
Como não é possível realizar todas as técnicas do exame físico online, é importante que o médico fique atento a cada detalhe durante a teleconsulta.
Isso implica não apenas no que o paciente fala, mas também em suas expressões, que podem dar indícios claros de dores, por exemplo.
Tudo isso irá ajudar no momento de realizar o diagnóstico.
3. Registre o máximo de informações
Na telessaúde, as informações são a chave para garantir um diagnóstico preciso.
Logo, é essencial registrar até os dados que possam ser irrelevantes, mas que ajudam a estreitar os laços pensando em uma futura consulta.
Caso haja exames anteriores, também é recomendado anexá-los no sistema, pois isso permite obter uma cenário mais amplo sobre o histórico do paciente.

Com tudo registrado adequadamente, dá para facilitar os próximos atendimentos, pois não será necessário fazer as mesmas perguntas ou solicitar exames que ele tenha realizado há pouco tempo.
4. Converse com outros especialistas
Uma das vantagens da telessaúde é a possibilidade de contatar, de forma remota, outros profissionais para obter uma segunda opinião sobre um exame ou tratamento.
Não pense duas vezes para decidir fazer isso, pois é algo que torna os diagnósticos cada vez mais rápidos e confiáveis.
5. Monitore a saúde do paciente
A possibilidade de realizar o telemonitoramento do paciente é outro benefício que a telessaúde oferece.
Alguns sistemas como o do SUS atuam de forma reversa, ou seja, em vez de o paciente agendar sua consulta, em alguns casos, o próprio agente de saúde entra em contato para avaliar se houve melhora.

Segundo as diretrizes que constam na Nota Técnica 50, a plataforma de telessaúde deve seguir as exigências impostas, segundo os serviços que pretendem ofertar
Como escolher uma plataforma de telessaúde?
Suporte técnico, sigilo médico e especialidades médicas oferecidas: esses são alguns pontos a serem considerados ao escolher uma plataforma de telessaúde.
Alguns cuidados devem ser tomados para garantir a qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
A seguir, apresento os principais pontos.
Suporte técnico na implementação
Ao contratar uma plataforma de telessaúde, você deve verificar se a empresa oferece suporte técnico para simplificar a implementação.
Afinal, como se trata de algo novo, é comum que, no início, você e sua equipe tenham dúvidas sobre o uso do sistema.
Segurança de dados do paciente e da clínica
Também é muito importante observar se a plataforma de telessaúde oportuniza a segurança de dados do paciente e da clínica.
Para isso, o sistema utilizado deve ser criptografado de ponta a ponta e contar com o recurso de somente ser acessado por usuário e senha.
Isso evita que pessoas não autorizadas tenham acesso a esses dados, que devem ser sigilosos conforme exige a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Especialidades médicas oferecidas
A plataforma de telessaúde contratada também precisa oferecer serviços de todas as áreas médicas atendidas na sua clínica ou consultório.
Uma clínica de cardiologia, por exemplo, precisa mais de um sistema para gerenciar e laudar exames como o eletrocardiograma do que de raios X.
Isso deve ser observado antes de contratar uma empresa de telemedicina parceira.
Tempo de entrega dos laudos
Finalmente, outro ponto muito relevante é o tempo de entrega dos laudos.
Deve-se verificar quais são os prazos, bem como a possibilidade de contar com entregas imediatas para urgências e emergências.
Vale recordar que o atendimento a eventos críticos como infarto do miocárdio e AVC é comum em diversas clínicas e hospitais.
Como a Telemedicina Morsch pode ser uma aliada à telessaúde no Brasil
Para oferecer serviços como laudos a distância, as empresas devem contar com uma infraestrutura adequada.

Isso envolve computadores com softwares atualizados, plataformas registradas no CRM e especialistas qualificados, que saibam como lidar com as tecnologias com maestria, prestando um serviço adequado para os pacientes.
De acordo com a legislação vigente, os laudos online devem ser entregues em até 72 horas, mas o ideal é que esse prazo seja menor nos casos de urgência e emergência.
Na Telemedicina Morsch, há centenas de profissionais dedicados à elaboração de laudos a distância, o que confere rapidez ao processo.
Atuando por meio de uma plataforma eficiente, os especialistas recebem os dados dos exames, analisam as imagens e as interpretam, o que permite a emissão de laudos em apenas 30 minutos.
Outra vantagem é a redução de custos com contratação de profissionais, cobertura de férias ou épocas com alta demanda por laudos.
Para unidades de saúde que não têm equipamentos digitais, a Morsch também oferece aparelhos em regime de comodato, que são cedidos sem custos durante o período de contrato, resultando em uma economia significativa.
Atualmente, estão disponíveis aparelhos para os seguintes exames:
- Espirometria
- Holter de ECG digital
- MAPA de pressão arterial 24 horas
- Eletroencefalograma digital
- Eletrocardiograma digital.
Conclusão
Neste artigo, falei sobre a evolução da telessaúde, com destaque para o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.
Não restam dúvidas sobre a contribuição da telemedicina para viabilizar os serviços de telessaúde e melhorar a assistência oferecida aos brasileiros.
Se você deseja ampliar a oferta de serviços na sua clínica ou hospital, oferecendo laudos a distância, conte com a Telemedicina Morsch.
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