O que é Laudo de Teste Ergométrico? Para que serve?

Por Dr. José Aldair Morsch, 6 de fevereiro de 2017
Laudo de teste ergométrico

O laudo de ergometria, também chamado de laudo de Teste Ergométrico ou Teste de Esforço, consiste no resultado de um exame cardiológico com estresse cardíaco que complementa ao eletrocardiograma de repouso.

Por que realizar Teste ergométrico?

O laudo de Teste Ergométrico, é realizado no objetivo de avaliar como vai a saúde do sistema cardiovascular do paciente, ou seja, ele avalia o funcionamento do coração no esforço, bem como as condições de entupimento das coronárias.

Para que serve o Teste Ergométrico?

O Teste de Esforço é realizado para a observação e análise de sintomas, usa o eletrocardiograma digital para analisar se existe algum entupimento das coronárias.

Também analisa o comportamento da pressão arterial das artérias e variação da frequência cardíaca tanto durante o exame com esforço de caminhada ou bicicleta antes, durante e após o esforço.

Principais indicações da ergometria em esteira

O Teste Ergométrico tem vários nomes:

ORÇAMENTO
  • Teste de Esforço,
  • Teste de Esteira,
  • Exame de Esforço
  • Teste de estresse cardiovascular

Todos se referem ao mesmo exame e é indicado tanto para o diagnóstico como para a avaliação da progressão de doenças arteriais coronarianas.

As 6 principais indicações do Teste Ergométrico

  1. Detectar anormalidades no sistema cardiovascular, como é o caso de arritmias cardíacas, picos de elevação ou diminuição da pressão das artérias e isquemia miocárdica;
  2. Diagnosticar o surgimento e/ou progressão de sopros;
  3. Analisar como vai a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo;
  4. Diagnosticar sintomas que possam indicar a falência ventricular;
  5. Analisar o desenvolvimento de doenças cardíacas previamente diagnosticadas;
  6. Complementar o eletrocardiograma duvidoso.

No caso de indivíduos que já foram tratados de doenças no coração, o exame também pode ser recomendado antes da prescrição de atividades físicas ou dietas restritivas.

O exame pode ser solicitado por médicos clínicos, profissionais de educação física ou nutricionistas.

O Teste Ergométrico consiste na realização de uma caminhada em diferentes intensidades, com corrida no final da prova quando possível, para acompanhar como o coração reage a cada carga de esforço.

Como é o laudo de Teste Ergométrico?

O laudo de teste ergométrico é um descritivo do comportamento do paciente durante um exame de esforço em esteira.

Neste documento, o cardiologista descreve como se comportou alguns parâmetros biológicos como:

  • Frequência cardíaca
  • Pressão arterial sistêmica
  • Ritmo cardíaco
  • Fluxo sanguíneo nas coronárias
  • Capacidade física do indivíduo

Além de ser realizado por um Cardiologista presente durante o exame, também pode ser realizado por um clínico geral e enviado para ser laudado por uma empresa de Telemedicina, com o objetivo de diagnosticar, avaliar o tratamento e até mesmo estimar possíveis complicações cardiovasculares futuras.

A aquisição de laudo de Teste Ergométrico pode ser realizada de 2 formas

  • O médico pode ter o aparelho e realizar o exame completo, como é caso tradicional de consultórios com cardiologistas presentes,
  • O clínico geral realiza o exame no paciente e em seguida pode terceirizar a interpretação do laudo, usando uma empresa de Telemedicina.

Sendo assim, o grande diferencial na realização do laudo de Teste Ergométrico com o auxílio da Telemedicina diz respeito ao fato de que os resultados podem ser avaliados a distância e em tempo real por profissionais especialistas.

Neste sentido, o indivíduo que realiza o teste pode ter a certeza de que o seu exame será interpretado e analisado com eficácia, precisão e rapidez.

Isso porque os resultados serão computadorizados, e desta forma, analisados pelo médico especialistas de modo preciso e garantido.

Como o laudo de Teste Ergométrico é entregue pela Telemedicina?

Os avanços da tecnologia permitiram que a telemedicina oferecesse assistência médica eficaz e qualificada mesmo para pacientes e comunidades afastadas.

Neste sentido, o laudo funciona da seguinte maneira:

  •  O indivíduo faz o exame que será enviado para análise em tempo real por médico Cardiologista, usando uma plataforma de Telemedicina em nuvem que funciona 24 horas por dia.
  • -Em seguida, o laudo de Teste Ergométrico será repassado ao paciente, que saberá qual é o próximo procedimento a ser tomado em relação ao resultado do exame.

Finalmente, a medicina vem se destacando no mercado da tecnologia, utilizando a internet, computação e laudo a distância também para interpretar o teste ergométrico e liberar em 30 minutos o laudo de teste ergométrico para qualquer clínica que tenha um profissional que realize o exame.

Aproveitar esse benefício é levar mais opções de exames para as zonas remotas, melhorando o atendimento da população e logicamente os lucros das pequenas clínicas.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp