Como funciona uma plataforma de Telemedicina na nuvem?

Por Dr. José Aldair Morsch, 9 de outubro de 2017
plataforma de telemedicina

Entender como funciona uma plataforma de Telemedicina na nuvem é fundamental para quem deseja realizar exames e ter o benefício de receber o laudo a distância feito por especialistas.

A Telemedicina, isto é, a utilização de modernas ferramentas de tecnologia para proporcionar informação e atenção médica a pacientes e profissionais da saúde a distância, é reconhecida atualmente como “o futuro da medicina”.

No entanto, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como realmente funciona uma plataforma de telemedicina, haja vista que, embora a solução seja muito conhecida e utilizada em países como Estados Unidos, por exemplo, ainda se trata de um assunto relativamente novo no Brasil.

O termo plataforma de telemedicina é usado para destacar o formato de um sistema online na web de atendimento global.

Proporcionando benefícios como a confecção de laudos de exames com muito mais agilidade, qualidade e baixo custo, as soluções de Telemedicina, como prontuários eletrônicos e prescrição médica digital, levam diversas vantagens tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

A Telessaúde, por sua vez, utiliza-se de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para oferecer serviços e cuidados em saúde à distância. Ou seja, Telemedicina e Telessaúde não são a mesma coisa, como muitos pensam.

Solicite um orçamento

Mas qual é a diferença entre telemedicina e telessaúde?

Para compreender melhor a questão sobre o que é Telemedicina e o que é Telessaúde, vale ressaltar que a Telemedicina se refere a soluções tecnológicas, como laudos de exames em minutos e prontuários eletrônicos integrados, entre outras.

A Telessaúde se refere a algo mais complexo, tratando-se de uma especialidade de atendimento global que ajuda médicos, paramédicos e pacientes na promoção da qualidade de vida através de uma ferramenta web, como videoconferências, por exemplo.

Portanto, a Telemedicina trata-se de uma categoria dentro da Telessaúde, servindo exclusivamente para interpretação de exames.

O que as duas soluções têm em comum é que tanto uma quanto a outra levam diversos benefícios aos profissionais de saúde e pacientes, como a alta qualidade de saúde até nos locais mais remotos, como cidades mais afastadas e zonas rurais, entre outros exemplos possíveis.

Com a Telessaúde, hoje os médicos fazem até operações à distância. Com a Telemedicina, é possível receitar medicamentos sem sequer sair de casa.

Dessa forma, voltamos à questão que norteia este artigo: como funciona uma plataforma de Telemedicina? Confira as informações que temos para você!

O que é uma plataforma de Telemedicina?

Basicamente, uma plataforma de Telemedicina oferece diversas vantagens aos profissionais de saúde, como laudos médicos com mais agilidade, prontuários eletrônicos que podem ser monitorados à distância e resultados de exames em poucos minutos.

Ou seja, é uma plataforma de Telemedicina composta por diversos profissionais de saúde, com o objetivo de facilitar a vida dos médicos e levar informação de qualidade até nos locais mais remotos.

As plataformas de Telemedicina, atualmente, representam o futuro da medicina, porque representa uma forma mais acessível de obter laudos médicos de qualidade, com benefícios como agilidade, eficiência e redução de custos.

Isto é, quando um médico investe nas soluções de Telemedicina, ele investe em recursos tecnológicos que, além de facilitar a sua vida e permitir a otimização de suas horas de trabalho, são capazes de reduzir os seus custos de forma considerável.

Como funciona uma plataforma de Telemedicina?

1) O profissional de saúde realiza o exame no paciente através de equipamentos, que podem ser oferecidos em comodato, e recebe os laudos médicos, que, por sua vez, são interpretados por especialistas da plataforma de Telemedicina;

2) Através de login e senha, os dados dos pacientes são inseridos na central de Telemedicina e direcionados para cada especialista em tempo real;

3) Na etapa seguinte, todos os registros e laudos ficam disponíveis no sistema para pesquisa, impressão de segunda via, comparação anual de resultados e todas as informações e estatísticas que a clínica ou o médico precisarem.

Isto é, uma plataforma de Telemedicina trabalha no sentido de oferecer benefícios tecnológicos aos médicos, como o aluguel de aparelhos caros que são utilizados para fazer os exames em pacientes (e dessa forma, os médicos que estão apenas começando e não têm capital para comprar os equipamentos podem ter acesso, por exemplo), além de laudos médicos de alta qualidade que são enviados em cerca de 30 minutos.

Para isso, essa plataforma conta com diversos especialistas em saúde, que são qualificados para interpretar os exames realizados a distância de forma profissional e eficiente.

Ou seja, dessa forma, os profissionais de saúde precisam apenas realizar o exame direto no paciente e os especialistas da empresa de Telemedicina são os responsáveis por enviar os resultados dos exames.

Tudo isso em poucos minutos e com garantia de eficiência, além de ajudar a evitar erros humanos, como receitas médicas ilegíveis e outros transtornos.

De que forma a Telemedicina vem revolucionando a medicina?

Por proporcionar soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que agilizam os processos, oferecem eficiência em laudos médicos online e permitem a otimização das horas de trabalho de profissionais de saúde.

A Telemedicina vem revolucionando a medicina, sendo responsável por desenvolver ferramentas tecnológicas que promovem a qualidade de vida dos pacientes e, ao mesmo tempo, reduzem os custos de clínicas, consultórios, hospitais e profissionais da saúde.

Com os avanços da Telemedicina, hoje é possível que, por exemplo, um médico que atende em uma zona rural e consequentemente não possui acesso a laboratórios que possam oferecer os resultados de exames em pouco tempo, tenha laudos médicos em poucos minutos.

Da mesma forma, o recurso vale para profissionais de saúde que não têm capital para investir em equipamentos caros para exames, já que a própria empresa de Telemedicina proporciona esses aparelhos em comodato.

Portanto, não é à toa que a Telemedicina vem sendo considerada como o futuro da medicina, pois ela representa o que há de mais novo e eficiente no que se refere às soluções tecnológicas em prol de saúde.

Tratando-se de uma categoria de Telessaúde, a Telemedicina atende às mais diversas especialidades, como Cardiologia, Neurologia, Pneumologia e Radiologia Geral, oferecendo serviços como exames online, aluguel em comodato, sistema pré-pago, treinamento e suporte a profissionais da saúde.

Como a plataforma de Telemedicina supre as necessidades das mais diversas especialidades médicas?

No que se refere à Cardiologia, a Telemedicina oferece soluções como:

  • Interpretação de eletrocardiograma,
  • Cálculo do risco cirúrgico pré-operatório,
  • Mapa de pressão arterial sistêmica de 24 horas,
  • Registros de Holter de ECG digital 24 horas,
  • interpretação de teste ergométrico em 30 minutos
  • Angiotomografia cardíaca.

Em relação à Neurologia, ela permite a realização de procedimentos como o eletroencefalograma ocupacional, o eletroencefalograma com mapeamento cerebral, a interpretação de encefalograma clínico e a polissonografia.

Para a especialidade de Pneumologia: exames de espirometria, interpretação de espirometria ocupacional e espirometria clínica e teste de bronco-dilatação.

No que se refere à Radiologia Geral, a Telemedicina oferece soluções como: interpretação de exames de aparelhos analógicos e digitais, RX Padrão OIT, interpretação de todos os tipos de RX, mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, RNM e angiotomografia cardíaca.

Ou seja, a plataforma de Telemedicina supre as necessidades de diversas especialidades médicas no sentido de oferecer laudos médicos de qualidade em diversos tipos de exames. Onde quer que o profissional de saúde esteja, basta enviar os dados do paciente para a plataforma de Telemedicina, que conta com uma equipe de especialistas que monitora o sistema e, assim que essas informações chegam, decifram os dados para oferecer o resultado de exames de forma rápida e com garantia de qualidade.

Durante muito tempo, pequenas clínicas, consultórios afastados e profissionais que atendem em locais remotos não podiam oferecer resultados de exames em pouco tempo aos pacientes e, ainda por cima, tinham que arcar com elevados custos de equipamentos e contratação de especialistas.

Com a Telemedicina, no entanto, atualmente é possível ter os laudos médicos em pouco tempo e reduzir os custos, haja vista que, com a solução, não é preciso contratar especialistas para decifrar os exames.4

Por que aderir à Telemedicina?

Enquanto a Telessaúde é a especialidade que atende a todos (médicos, enfermeiros, pacientes etc.), a Telemedicina é a ferramenta que recebe os exames e libera os laudos. Isto é, é a ferramenta que se encarrega dos exames, enquanto os profissionais precisam se preocupar apenas em atender os pacientes de forma direta e realizar os exames de forma eficiente com os aparelhos (já que a eficiência no momento de realizar o exame é o que permite ter laudos médicos de qualidade).

Dessa forma, é possível dizer que aderir à Telemedicina é vantajoso para os profissionais de saúde, porque ela pode proporcionar inúmeros benefícios, tais como:

Redução de custos, já que não precisam contratar especialistas para interpretar os exames e, ainda, podem contar com a vantagem do aluguel em comodato de aparelhos para a realização de exames;

Otimização das horas de trabalho, haja vista que os laudos médicos são liberados em até 30 minutos e, assim, é possível oferecer mais qualidade de vida aos pacientes em menos tempo;

– Maior eficiência em diversos tipos de tratamentos, já que a plataforma de Telemedicina garante a eficiência nos resultados de exames e, com isso, é possível obter o diagnóstico de forma rápida e tratar doenças de forma precoce.

No entanto, para ter serviços de Telemedicina de excelência e contar com laudos médicos online de qualidade, é essencial contar uma plataforma reconhecida pela Anvisa e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), como a Telemedicina Morsch, empresa especializada em Telemedicina que conta um corpo clínico de especialistas para entregar o laudo dos exames.

Conheça as soluções da Telemedicina Morsch e invista em uma plataforma 100% segura que reduz os seus custos e oferece maior qualidade de vida aos seus pacientes!

*A Telemedicina Morsch oferece todos os serviços citados no tópico “Como a Telemedicina supre às necessidades das mais diversas especialidades médicas”.

Ficou interessado? Solicite uma consultoria, iremos lhe ajudar a participar da medicina do futuro!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp