Atendimento médico online: entenda como funciona e quais as vantagens

Por Dr. José Aldair Morsch, 11 de agosto de 2020
Atendimento médico online

A busca por atendimento médico online vem crescendo nos últimos anos, tendo a flexibilidade e a comodidade como grandes diferenciais.

Por dispensar deslocamentos, essa modalidade permite economizar tempo e dinheiro, auxiliando na manutenção dos cuidados de saúde.

Mas os benefícios não param por aí, como você vai descobrir nas próximas linhas.

A partir de agora, apresento a evolução do atendimento virtual no Brasil, as principais vantagens e como escolher a melhor plataforma de telemedicina para receber assistência médica sem sair de casa.

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O que é atendimento médico online?

O atendimento médico online consiste na consulta médica realizada de forma remota, utilizando tecnologias seguras de comunicação e interação online.

De maneira geral, pode ser realizado das seguintes formas:

  1. Entre médico e paciente: realizado de forma direta, sem a mediação de outro profissional da saúde. Esse formato é chamado de teleconsulta ou consulta online
  2. Entre médicos: quando um clínico geral busca uma segunda opinião junto a um especialista, por exemplo, para chegar a um diagnóstico preciso ou tratamento mais adequado. Esse tipo de atendimento é conhecido como teleinterconsulta, e o paciente pode, ou não, participar
  3. Síncrona: a interação é imediata através de videochamada ou videoconferência, ou então a resposta é fornecida em um curto espaço de tempo
  4. Assíncrona: quando não há interação direta entre o paciente e o médico, sendo a comunicação realizada em horários diferentes.

O atendimento médico online ainda pode ser inicial (primeiro atendimento), de monitoramento do estado de saúde – telemonitoramento – ou, ainda, de supervisão, em que há a troca de experiência entre os profissionais.

Além disso, pode incluir a assistência de diversas áreas da medicina, a exemplo de:

Esses são alguns exemplos, já que outras especialidades médicas também se beneficiam da telemedicina.

Para que serve o atendimento médico online?

A teleconsulta médica tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento e, ao mesmo tempo, proporcionar que pessoas que moram em locais remotos tenham acesso a especialistas.

Geralmente, as especialidades médicas são mais fáceis de serem encontradas em grandes centros – o que requer que moradores de outras regiões tenham que se deslocar para obter esse atendimento.

A assistência remota rompe as barreiras geográficas, permitindo que pacientes conversem com profissionais de saúde de forma remota, necessitando apenas de um dispositivo com acesso à internet.

Para os profissionais, o atendimento médico online favorece a uma melhor organização da agenda, tendo em vista que conseguem atender uma quantidade maior de pacientes.

Além disso, podem reduzir custos com infraestrutura, caso tenham uma clínica física e desejem migrar para o consultório online.

Como funciona o atendimento médico online?

O atendimento médico online funciona através da mediação de um sistema de telemedicina online.

Isso porque a plataforma utilizada precisa atender às exigências do CFM sobre guarda, manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade, irrefutabilidade e garantia do sigilo profissional.

Geralmente, a assistência online é realizada numa sala virtual, que conecta o médico ao paciente online ou colega de maneira segura.

Os recursos de áudio e vídeo devem ser modernos para que o profissional consiga conduzir o exame clínico com qualidade, identificando, por exemplo, anormalidades na fala e lesões na pele do paciente.

Após concluir anamnese e inspeção física, o médico pode atualizar o prontuário eletrônico e, se necessário, emitir documentos como atestado e receita digital.

Os arquivos recebem sua assinatura digital e são encaminhados ao paciente por e-mail ou aplicativo de mensagens.

O que é necessário para realizar uma consulta médica online?

Basicamente, você vai precisar de uma conexão estável de internet, um dispositivo adequado e acesso a um software de telemedicina em nuvem.

Prefira internet banda larga e redes de wi-fi seguras para garantir que a teleconsulta não sofra interrupções ou problemas de transmissão.

Uma dica é testar a rede com um amigo antes da consulta a distância, fazendo uma ligação de vídeo para verificar se está tudo ok.

Quanto ao dispositivo, basta que ele tenha recursos de áudio e vídeo, podendo ser um computador, notebook, tablet ou mesmo um smartphone.

É útil utilizar esse item para fazer um cadastro prévio na plataforma de telemedicina, a fim de acelerar o agendamento e início do teleatendimento.

Por fim, mas não menos importante, escolha um horário e local tranquilos, como uma sala que possa ser trancada, para evitar interrupções.

Consulta médica online

A teleconsulta permite que os médicos obtenham uma segunda opinião e troquem conhecimento com outros

Médicos podem atender online? O que diz a lei?

Sim, médicos brasileiros podem atender online via telemedicina.

A primeira lei que regulamentou essa prática foi a Resolução CFM 1.643/02.

No entanto, a norma não permitia a consulta direta entre médico e paciente, restringindo as conversas virtuais aos profissionais de saúde.

Mas isso mudou duas décadas mais tarde, com a entrada em vigor da Resolução CFM 2.314/22, que liberou a teleconsulta.

A seguir, trago um resumo sobre as quatro principais legislações em termos de atendimento médico online.

1. Resolução 1.643/02

Segundo o texto, a telemedicina deveria favorecer a relação entre médicos e pacientes, colaborando para um diagnóstico preciso sem que fosse necessário se deslocar a uma clínica ou hospital.

Um dos temas abordados era o cuidado com as informações transmitidas, que deveriam ser o mais precisas possíveis para a realização do telediagnóstico.

2. Resolução CFM 2.227/18

A Resolução 2.227/18 estabeleceu os requisitos necessários para a realização dos procedimentos vinculados à telemedicina, incluindo:

  • Teleconsulta
  • Teleinterconsulta
  • Telediagnóstico
  • Telecirurgia, entre outros serviços.

Pela primeira vez, o termo teleconsulta entrou oficialmente em pauta.

Apesar de sua importância, a resolução foi revogada em 2019, após a solicitação de diversas alterações por parte de entidades médicas.

3. Portaria 467

Devido à crise gerada pelo coronavírus, o CFM viu a necessidade de retomar alguns pontos importantes da resolução revogada, a fim de contribuir para o atendimento médico online.

De caráter emergencial, a Portaria 467 permitiu que os profissionais de saúde realizassem:

Então, chegamos à resolução atual.

4. Resolução CFM 2.314/22

Após a experiência bem-sucedida durante a pandemia, o CFM atualizou os serviços médicos à distância, permitindo a teleconsulta em caráter permanente.

Essa nova regulamentação para a telemedicina estabeleceu, ainda, regras como a assinatura de um termo de consentimento pelo paciente que concorda em passar pela consulta online.

Crescimento na procura por atendimento médico online no Brasil

Mencionei, na abertura do texto, que o atendimento médico online vem crescendo nos últimos anos.

Para dar uma ideia da popularidade, o relatório Distrito Healthtechs Report aponta uma adesão de 87% do público à primeira consulta virtual, e de 93% ao gerenciamento de receitas médicas online.

Publicado em 2023, o estudo estima que a telemedicina deverá registrar um crescimento anual de 18,8%, atingindo projeções globais de US$ 857,2 bilhões até 2030.

A expansão dos serviços médicos a distância reflete a consolidação da consulta online após sua popularização durante a pandemia de Covid.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, foram realizadas nada menos que 7,5 milhões de teleconsultas entre 2020 e 2021.

Durante o período, 52.200 médicos conduziram teleatendimentos no país, alcançando um índice de resolutividade de 91% após a consulta online.

A tendência de crescimento se manteve em 2022, quando metade dos brasileiros havia passado em teleconsulta, de acordo com pesquisa divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). 

Esses números mostram que o atendimento por videoconferência desfruta da aprovação de pacientes e médicos, que se beneficiam da maior comodidade e praticidade das consultas remotas.

Principais vantagens do atendimento médico online

A teleconsulta é uma modalidade que veio para ficar – e justifico essa afirmação pelas diversas vantagens para pacientes e médicos.

Os principais benefícios são:

Ampliação da capacidade de atendimento

Quem conta com uma clínica médica física costuma atender pessoas que moram nas proximidades ou que têm facilidade de deslocamento.

Optando pela teleconsulta, essas restrições deixam de existir, pois é possível atender pacientes de outras cidades, estados ou mesmo países.

Além disso, como as informações são integradas em uma plataforma de telemedicina, o profissional investe menos tempo em cada atendimento – tendo em vista que muitas dúvidas já estarão esclarecidas no prontuário digital.

Logo, sua capacidade de atendimento é ampliada.

Acesso remoto disponível 24 horas por dia

Uma das principais vantagens da teleconsulta é o fato de ser possível acessar a plataforma e contar com atendimento médico 24 horas por dia.

Isso significa que se uma pessoa mora em outro país, com diferente fuso horário, é possível oferecer atendimento online no horário que for mais conveniente para ela.

Marcação de consulta com especialistas na teleconsulta médica

Uma das maiores dificuldades do sistema de saúde do Brasil é oferecer atendimento especializado a uma grande quantidade de habitantes.

Geralmente, os especialistas se concentram nos grandes centros ou em cidades que contam com hospitais com mais estrutura.

Com o atendimento médico online, é possível ampliar o acesso a especialistas a qualquer pessoa que tenha acesso à internet, o que é benéfico pensando em consultas e exames online.

Isso porque a pessoa pode realizar o exame em qualquer clínica que conte com os aparelhos necessários e dispor do laudo a distância elaborado por um especialista.

Dessa forma, as informações são todas centralizadas em uma única plataforma, permitindo um acompanhamento muito mais conciso, completo e, claro, especializado.

Rapidez para obter diagnósticos precisos

Como a teleconsulta permite que os médicos obtenham uma segunda opinião e troquem conhecimento com outros especialistas igualmente conectados à plataforma, o diagnóstico tende a ser muito mais preciso.

Além disso, diferentemente dos atendimentos presenciais, o diagnóstico é obtido rapidamente, permitindo iniciar o tratamento mais adequado.

Diminuição dos gastos com a operação

Outra vantagem do atendimento médico online é a otimização de tempo e custos com a operação.

Enquanto uma clínica precisa contar com infraestrutura física e recepção, por exemplo, na teleconsulta é necessário apenas uma plataforma de telemedicina.

Outro detalhe importante é que as informações são armazenadas na nuvem

Isso elimina a necessidade de contar com espaço físico para arquivamento de papeis.

Comunicação humanizada e eficiente no atendimento médico online

Muitas pessoas imaginam que, por se tratar de um atendimento remoto, a comunicação acaba sendo distante e menos preocupada – se comparada com a modalidade presencial.

Porém, a ideia é que a teleconsulta promova o atendimento humanizado e eficiente, mesmo com a distância física.

Para isso, cabe ao profissional de saúde prestar atenção a tudo que o paciente fala e, preferencialmente, anotar mesmo os detalhes aparentemente irrelevantes.

São esses detalhes que farão a diferença em um novo atendimento médico online, pois o indivíduo vai perceber que recebeu o devido acolhimento em saúde.

Redução do tempo de espera para consultas

Em vez de aguardar semanas ou até meses pelo atendimento presencial, pacientes encontram soluções ágeis via telemedicina.

É possível marcar teleconsultas com especialistas em poucos dias, ou até no mesmo dia em que se procura, em alguns casos.

Plataformas de teleconsulta ainda podem disponibilizar o plantão médico, que viabiliza o teleatendimento imediato, feito por um clínico geral. 

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Maior conforto e praticidade para o paciente

Ao dispensar deslocamentos, a consulta a distância oferece maior comodidade, possibilitando o atendimento sem sair da zona de conforto.

Dessa forma, quem sofre com agorafobia, síndrome do pânico ou restrições de mobilidade pode receber assistência sem grandes esforços.

O atendimento remoto também apoia uma maior organização dos compromissos diários, pois diminui o tempo necessário para os cuidados de saúde.

Monitoramento de pacientes crônicos com consultas recorrentes

Pessoas em tratamento para doenças crônicas como hipertensão e diabetes podem ser acompanhadas via plataforma de teleconsulta.

Assim, não precisam ir até o consultório ou clínica a cada retorno de consulta, podendo comparecer presencialmente em intervalos de 6 meses – conforme exige a legislação atual.

Segurança em surtos ou pandemias, evitando deslocamentos

A experiência durante a pandemia pelo coronavírus comprovou a importância da tecnologia na medicina, que ajudou a evitar o contágio.

Usando a telemedicina, foi possível conservar a segurança do paciente e de profissionais de saúde, sem deixar a assistência médica de lado.

Existe atendimento médico online grátis pelo SUS?

Sim, existe.

Porém, as consultas online via Sistema Único de Saúde não estão presentes em todo o país, pois dependem de iniciativas descentralizadas desenvolvidas em âmbito estadual ou municipal.

Um exemplo é a cidade de São Paulo, que conta com atendimento online desde a aprovação do Projeto de Lei 45/2021

Mas existe a expectativa de popularização da telemedicina no SUS em breve, especialmente porque foi aprovada a Lei 14.510/22, que autoriza a telessaúde em caráter permanente no território nacional.

Para concretizar esse projeto, o Governo Federal destinou recursos para a implementação de unidades básicas de saúde virtuais (UBS Digital) em mais de 300 municípios.

Consultas com especialistas, segurança e precisão de diagnóstico são algumas das vantagens.

Como encontrar médicos que atendem online?

Encontrar um médico digital é simples.

Basta uma rápida pesquisa na internet para visualizar profissionais que atendem por videochamada.

Para tanto, eles utilizam um sistema de teleconsulta, como o da Telemedicina Morsch, que fica hospedado na nuvem (internet).

Dessa forma, tanto o médico quanto o paciente podem fazer login no sistema a partir de qualquer dispositivo conectado à web.

Como fazer atendimento médico online?

Para atender na telemedicina, o médico deve seguir alguns passos básicos:

  1. Invista em infraestrutura para a teleconsulta, como um computador, mesa, cadeira confortável 
  2. Selecione um ambiente tranquilo em que possa atender e adapte o cenário que vai aparecer na tela do paciente, para que remeta ao ambiente clínico
  3. Contrate um pacote de internet banda larga. Não precisa ser o mais caro, no entanto, ele deve ser suficiente para minimizar problemas de conexão que possam comprometer a qualidade do teleatendimento
  4. Escolha uma plataforma de telemedicina completa e robusta, como a Morsch, que ainda fornece suporte técnico e treinamento para facilitar o uso 
  5. Não se esqueça de validar sua assinatura digital conforme as diretrizes da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), pois ela será indispensável para fazer a prescrição eletrônica e emitir outros documentos digitais com autenticidade.

Na sequência, esclareço como tudo isso ocorre de forma segura.

A teleconsulta pode trazer vantagens tanto para médicos quanto pacientes

O atendimento médico online funciona através da mediação de um sistema de telemedicina online

O atendimento médico online é seguro?

Sim, é.

Isso porque os softwares médicos que mediam o atendimento online devem atender às exigências de autoridades como o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Eles devem seguir o que determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no que diz respeito aos dados pessoais e clínicos provenientes do teleatendimento, respeitando o sigilo médico e as normas de ética na medicina.

Para tanto, dispõem de protocolos de segurança robustos, a exemplo de mecanismos de autenticação e criptografia de ponta a ponta.

Como estabelece o Art. 3º, § 2º da já citada Resolução CFM 2.314/22, o Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (SRES) utilizado também:

“Deve possibilitar a captura, o armazenamento, a apresentação, a transmissão e a impressão da informação digital e identificada em saúde e atender integralmente aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), no padrão da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou outro padrão legalmente aceito.”

Assim, há proteção de todas as informações compartilhadas, que ficam acessíveis apenas a pessoas autorizadas.

Como funciona uma plataforma de atendimento médico online?

Todo o atendimento é realizado a distância, mediante o uso de um sistema de teleconsulta.

Usando um login e senha previamente disponibilizados, é possível acessar a página específica de cada paciente – ou seja, seu prontuário online.

Nele, ficam dispostas todas as informações relacionadas ao histórico do paciente, para facilitar o controle do seu estado de saúde, especialmente em um futuro atendimento médico online.

É importante destacar que as plataformas atuais permitem que haja a interação em tempo real através de videochamada. 

Isso contribui para um diagnóstico mais preciso, pois permite que o médico obtenha o máximo de informações a respeito das queixas, histórico familiar, doenças preexistentes, entre outros dados.

Como escolher uma plataforma de atendimento médico online?

Existem diversas plataformas disponíveis no mercado para oferecer atendimento remoto.

Na hora de escolher, é importante ficar atento às funcionalidades que o sistema oferece ou não – pois elas farão toda a diferença.

A plataforma deve armazenar as informações de forma segura, para que pacientes e médicos tenham a garantia de que todos os dados estão protegidos.

Para isso, o ideal é que a solução conte com um sistema de criptografia e atue apenas na nuvem.

Ele deve contar com profissionais sempre disponíveis, para o caso de ser necessário realizar a teleinterconsulta.

Neste ponto, avalie se a plataforma dispõe de especialistas experientes e de diversas áreas sempre de prontidão, para garantir um diagnóstico mais preciso.

Avalie, ainda, se a empresa de telemedicina é confiável e investe em inovação tecnológica.

Isso porque a saúde digital está em constante evolução e é importante se certificar que você estará sempre atualizado.

Conte com a Telemedicina Morsch

A Telemedicina Morsch é a parceira ideal para que você comece a oferecer atendimento médico online para seus clientes e para atrair pacientes novos.

Disponibilizamos uma plataforma completa, composta por atendimento especializado, laudos online, opção de aluguel em comodato e todo o suporte necessário.

Além disso, o sistema conta com a proteção de mecanismos de autenticação e criptografia, garantindo a confidencialidade dos dados.

Conclusão

O atendimento médico online tem tudo para ganhar ainda mais visibilidade no futuro.

Por romper as barreiras geográficas e garantir um diagnóstico rápido, a tendência é que mais pessoas busquem esse tipo de atendimento e mais médicos se adaptem a essa nova modalidade.

Para que a teleconsulta seja eficiente, porém, é importante contar com uma plataforma completa, que ofereça a possibilidade de conversar com os pacientes em tempo real, bem como registrar todas as suas informações no prontuário eletrônico.

Nesse cenário, a teleconsulta da Morsch surge como uma opção inteligente, incluindo a integração ao prontuário eletrônico.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin