Atendimento médico online: entenda como funciona e quais as vantagens

Por Dr. José Aldair Morsch, 11 de agosto de 2020
Atendimento médico online é o futuro?

A busca por atendimento médico online vem crescendo nos últimos anos.

Parte dessa popularização resulta do isolamento social para evitar o contágio durante a pandemia de Covid-19, que se estendeu entre 2020 e 2022.

Na ocasião, o Conselho Federal de Medicina autorizou a realização de teleconsultas em caráter provisório, até o fim da emergência sanitária.

Mas as consultas via telemedicina ganharam ainda mais espaço a partir da publicação da  Resolução CFM 2.314, em 20 de abril de 2022.

Neste artigo, apresento a evolução da assistência virtual no Brasil, quais as principais vantagens do atendimento médico online e como escolher a melhor plataforma de telemedicina.

O que é atendimento médico online?

O atendimento médico online consiste na consulta médica realizada de forma remota, utilizando tecnologias seguras de comunicação e interação online.

De maneira geral, pode ser realizado das seguintes formas:

  1. Entre médico e paciente: realizado de forma direta, sem a mediação de outro profissional da saúde. Esse formato é chamado de teleconsulta ou consulta online
  2. Entre médicos: quando um clínico geral busca uma segunda opinião junto a um especialista, por exemplo, para chegar a um diagnóstico mais preciso ou tratamento mais adequado. Esse tipo de atendimento é conhecido como teleinterconsulta, e paciente pode, ou não, participar
  3. Síncrona: A interação é imediata através de videochamada ou videoconferência, ou então a resposta é fornecida em um curto espaço de tempo
  4. Assíncrona: Quando não há interação direta entre o paciente e o médico, sendo a comunicação realizada em horários diferentes.

O atendimento médico online ainda pode ser inicial (primeiro atendimento), de monitoramento do estado de saúde ou, ainda, de supervisão, em que há a troca de experiência entre os profissionais.

Além disso, pode incluir a assistência de diversas áreas da medicina, a exemplo de:

Esses são alguns exemplos, já que outras áreas médicas também se beneficiam da telemedicina.

Para que serve o atendimento médico online?

Essa modalidade tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento médico e, ao mesmo tempo, proporcionar que pessoas que moram em locais remotos tenham acesso a especialistas.

Geralmente, as especialidades médicas são mais fáceis de serem encontradas em grandes centros – o que requer que moradores de outras regiões tenham que se deslocar para obter esse atendimento.

A teleconsulta médica rompe as barreiras geográficas, permitindo que pacientes conversem com profissionais de saúde de forma remota, necessitando apenas de um dispositivo com acesso à internet.

Para os profissionais, o atendimento médico online favorece a uma melhor organização da agenda, tendo em vista que conseguem atender uma quantidade maior de pacientes.

Além disso, podem reduzir custos com infraestrutura, caso tenham uma clínica física e desejem migrar para o consultório online.

Como funciona o atendimento médico online?

O atendimento médico online funciona através da mediação de um sistema de telemedicina online.

Isso porque a plataforma utilizada precisa atender às exigências do CFM sobre guarda, manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade, irrefutabilidade e garantia do sigilo profissional.

Geralmente, a assistência online é realizada numa sala virtual exclusiva, que conecta o médico ao paciente online ou colega de maneira segura.

Os recursos de áudio e vídeo devem ser modernos para que o profissional consiga conduzir o exame clínico com qualidade, identificando, por exemplo, anormalidades na fala e lesões na pele do paciente.

Após concluir anamnese e avaliação física, o médico pode atualizar o prontuário eletrônico e, se necessário, emitir documentos como atestado e receita.

Os arquivos recebem sua assinatura digital e são encaminhados ao paciente por e-mail ou aplicativo de mensagens.

Médicos podem atender online? O que diz a lei?

Sim, médicos brasileiros podem atender online na telemedicina.

A primeira lei que regulamentou essa prática – que faz parte da telemedicina – foi a Resolução CFM 1.643/02.

No entanto, a norma não permitia a consulta direta entre médico e paciente, restringindo as conversas virtuais aos profissionais de saúde.

Mas isso mudou duas décadas mais tarde, com a entrada em vigor da já citada Resolução CFM 2.314/22, que liberou a teleconsulta.

A seguir, trago um resumo sobre as quatro principais legislações em termos de atendimento médico online.

O atendimento médico online otimiza e amplia o tempo do profissional

Com o atendimento online, o médico não fica limitado pelas barreiras geográficas e pode atender pacientes de outros estados e até países.

1. Resolução 1.643/02

Segundo o texto, a telemedicina deveria favorecer a relação entre médicos e pacientes, colaborando para um diagnóstico preciso sem que fosse necessário se deslocar a uma clínica ou hospital.

Um dos temas abordados era o cuidado com as informações transmitidas, que deveriam ser o mais precisas possíveis para a realização do telediagnóstico.

2. Resolução CFM 2.227/18

A Resolução 2.227/18 estabeleceu os requisitos necessários para a realização dos procedimentos vinculados à telemedicina, incluindo:

Pela primeira vez, o termo teleconsulta entrou oficialmente em pauta.

Apesar de sua importância, a resolução foi revogada em 2019, após a solicitação de diversas alterações por parte de entidades médicas.

3. Portaria 467

Devido à crise gerada pelo coronavírus, o CFM viu a necessidade de retomar alguns pontos importantes da resolução revogada, a fim de contribuir para o atendimento médico online.

De caráter emergencial, a Portaria 467 permitiu que os profissionais de saúde realizassem:

 

4. Resolução CFM 2.314/22

Após a experiência bem-sucedida durante a pandemia, o CFM atualizou os serviços médicos à distância, permitindo a teleconsulta em caráter permanente.

Essa nova regulamentação para a telemedicina estabeleceu, ainda, regras como a assinatura de um termo de consentimento pelo paciente que concorda em passar pela consulta online.

Crescimento na procura por atendimento médico online no Brasil

Mencionei, na abertura do texto, que o atendimento médico online vem crescendo nos últimos anos.

Para dar uma ideia da popularidade, foram realizadas nada menos que 7,5 milhões de teleconsultas entre 2020 e 2021, conforme dados da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital.

Durante o período, 52.200 médicos conduziram teleatendimentos no país, alcançando um índice de resolutividade de 91% após a consulta online.

A tendência de crescimento se manteve em 2022, quando metade dos brasileiros havia passado em teleconsulta, de acordo com pesquisa divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). 

Esses números mostram que o atendimento por videoconferência desfruta da aprovação de pacientes e médicos, que se beneficiam da maior comodidade e praticidade das consultas online.

Principais vantagens do atendimento médico online

A teleconsulta é uma modalidade que veio para ficar – e justifico essa afirmação pelas diversas vantagens para pacientes e médicos.

Os principais benefícios são:

Ampliação da capacidade de atendimento

Quem conta com uma clínica médica física costuma atender pessoas que moram nas proximidades ou que têm facilidade de deslocamento.

Optando pela teleconsulta, essas restrições deixam de existir, pois é possível atender pacientes de outras cidades, estados ou mesmo países.

Além disso, como as informações são integradas em uma plataforma de telemedicina, o profissional investe menos tempo em cada atendimento – tendo em vista que muitas dúvidas já estarão esclarecidas no prontuário digital.

Logo, sua capacidade de atendimento é ampliada.

Acesso remoto disponível 24 horas por dia

Uma das principais vantagens da teleconsulta é o fato de ser possível acessar a plataforma e contar com atendimento médico 24 horas por dia.

Isso significa que se uma pessoa mora em outro país, com diferente fuso horário, é possível oferecer atendimento online no horário que for mais conveniente para ela.

Marcação de consulta com especialistas na teleconsulta médica

Como já mencionei, uma das maiores dificuldades do sistema de saúde do Brasil é oferecer atendimento especializado a uma grande quantidade de habitantes.

Geralmente, os especialistas se concentram nos grandes centros ou em cidades que contam com hospitais com mais estrutura.

Com o atendimento médico online, é possível ampliar o acesso a especialistas a qualquer pessoa que tenha acesso à internet, o que é benéfico pensando em consultas e exames online.

Isso porque a pessoa pode realizar o exame em qualquer clínica que conte com os aparelhos necessários e enviar as imagens para serem laudadas à distância por um especialista.

Dessa forma, as informações são todas centralizadas em uma única plataforma, permitindo um acompanhamento muito mais conciso, completo e, claro, especializado.

Rapidez para obter diagnósticos precisos

Como a teleconsulta permite que os médicos obtenham uma segunda opinião e troquem conhecimento com outros especialistas igualmente conectados à plataforma, o diagnóstico tende a ser muito mais preciso.

Além disso, diferentemente dos atendimentos presenciais, o diagnóstico é obtido rapidamente, permitindo iniciar o tratamento mais adequado.

Diminuição dos gastos com a operação

Outra vantagem importante do atendimento médico online é a otimização de tempo e custos com a operação.

Enquanto uma clínica precisa contar com infraestrutura física e recepção, por exemplo, na teleconsulta é necessário apenas uma plataforma de telemedicina.

Outro detalhe importante é que as informações são armazenadas na nuvem

Isso elimina a necessidade de contar com espaço físico para arquivamento de papéis.

Comunicação humanizada e eficiente no atendimento médico online

Muitas pessoas imaginam que, por se tratar de um atendimento remoto, a comunicação acaba sendo distante e menos preocupada – se comparada com a modalidade presencial.

Porém, a ideia é que a teleconsulta seja mais humanizada e eficiente, mesmo com a distância física.

Para isso, cabe ao profissional de saúde prestar atenção a tudo que o paciente fala e, preferencialmente, anotar mesmo os detalhes aparentemente menos importantes.

São esses detalhes que farão a diferença em um novo atendimento médico online, pois o indivíduo vai perceber que foi escutado e acolhido pelo médico.

Existe atendimento médico online grátis pelo SUS?

Sim, existe.

Porém, as consultas online via Sistema Único de Saúde não estão presentes em todo o país, pois dependem de iniciativas descentralizadas desenvolvidas em âmbito estadual ou municipal.

Um exemplo é a cidade de São Paulo, que conta com atendimento online desde a aprovação do Projeto de Lei 45/2021

Mas existe a expectativa de popularização da telemedicina no SUS em breve, especialmente porque foi aprovada a Lei 14.510/22, que autoriza a telessaúde em caráter permanente no território nacional.

Para concretizar esse projeto, o Governo Federal destinou recursos para a implementação de unidades básicas de saúde virtuais (UBS Digital) em mais de 300 municípios.

A teleconsulta pode trazer vantagens tanto para médicos quanto pacientes

Consultas com especialistas, segurança e precisão de diagnóstico são algumas das vantagens.

Como encontrar médicos que atendem online?

Encontrar um médico digital é simples.

Basta uma rápida pesquisa na internet para visualizar profissionais que atendem por videochamada.

Para tanto, eles utilizam uma plataforma de teleconsulta, como a da Telemedicina Morsch, que fica hospedada na nuvem (internet).

Dessa forma, tanto o médico quanto o paciente podem fazer login no sistema a partir de qualquer dispositivo conectado à web.

Como fazer atendimento médico online?

Para atender na telemedicina, você deve seguir alguns passos básicos:

  • Invista em infraestrutura para a teleconsulta, como um computador, mesa, cadeira confortável 
  • Selecione um ambiente tranquilo em que possa atender e adapte o cenário que vai aparecer na tela do paciente, para que remeta ao ambiente clínico
  • Contrate um pacote de internet banda larga. Não precisa ser o mais caro, no entanto, ele deve ser suficiente para minimizar problemas de conexão que possam comprometer a qualidade do teleatendimento
  • Escolha uma plataforma de telemedicina completa e robusta, como a Morsch, que ainda fornece suporte técnico e treinamento para facilitar o uso 
  • Não se esqueça de validar sua assinatura digital conforme as diretrizes da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), pois ela será indispensável para fazer prescrição eletrônica e emitir outros documentos digitais com autenticidade.

 

Como funciona uma plataforma de atendimento médico online?

Todo o atendimento é realizado à distância, mediante o uso de um sistema de teleconsulta.

Usando um login e senha previamente disponibilizados, é possível acessar a página específica de cada paciente – conhecida como prontuário eletrônico.

Nele, ficam dispostas todas as informações relacionadas ao histórico do paciente, para facilitar o controle do seu estado de saúde, especialmente em um futuro atendimento médico online.

É importante destacar que as plataformas atuais permitem que haja a interação entre as partes através de videochamada.  

Isso contribui para um diagnóstico mais preciso, pois permite que o médico obtenha o máximo de informações a respeito das queixas, histórico familiar, doenças preexistentes, entre outros dados.

Como escolher uma plataforma de atendimento médico online?

Existem diversas plataformas disponíveis no mercado para oferecer atendimento remoto.

Na hora de escolher, é importante ficar atento às funcionalidades que o sistema oferece ou não – pois elas farão toda a diferença.

A plataforma deve armazenar as informações de forma segura, para que pacientes e médicos tenham a garantia de que todos os dados estão protegidos.

Para isso, o ideal é que a solução conte com um sistema de criptografia e atue apenas na nuvem.

Ela deve contar com profissionais sempre disponíveis, para o caso de ser necessário realizar a teleinterconsulta.

Neste ponto, avalie se a plataforma dispõe de especialistas experientes e de diversas áreas sempre de prontidão, para garantir um diagnóstico mais preciso.

Avalie, ainda, se a empresa por trás da plataforma é confiável e investe em inovação tecnológica.

Isso porque a saúde digital está em constante evolução e é importante se certificar que você estará sempre atualizado.

Conte com a Telemedicina Morsch!

A Telemedicina Morsch é a parceira ideal para que você comece a oferecer atendimento médico online para seus clientes e para atrair pacientes novos..

Disponibilizamos uma plataforma completa, composta por atendimento especializado, laudos online, opção de comodato de equipamentos e todo o suporte necessário.

Além disso, o sistema conta com a proteção de mecanismos de autenticação e criptografia, garantindo a confidencialidade dos dados.

Conclusão

O atendimento médico online tem tudo para ganhar ainda mais visibilidade no futuro.

Por romper as barreiras geográficas e garantir um diagnóstico rápido, a tendência é que mais pessoas busquem esse tipo de atendimento e mais médicos se adaptem a essa nova modalidade.

Para que a teleconsulta seja eficiente, porém, é importante contar com uma plataforma completa, que ofereça a possibilidade de conversar com os pacientes em tempo real, bem como registrar todas as suas informações no prontuário eletrônico.

Nesse cenário, a Telemedicina Morsch surge como uma opção inteligente, com atuação nesse campo desde 2005 e um time de especialistas das principais áreas, sempre à disposição.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin