Telemedicina: especialidades médicas que são atendidas

Por Dr. José Aldair Morsch, 11 de janeiro de 2018
especialidades médicas

Usando os recursos tecnológicos na Medicina, a facilidade de acesso ao conhecimento através da internet e os exames interpretados na Telemedicina: eletrocardiograma em minutos dentre outras especialidades médicas, criou-se uma nova realidade de atendimento médico a distância, sendo um dos temas mais discutidos da atualidade.

A telemedicina é vista como um conjunto de aplicações tecnológicas que permitem realizar ações médicas a distância.

Esses avanços são viáveis graças a evolução da comunicação, e são desenvolvidos dia a dia mecanismos para aumentar a velocidade e o dinamismo com que são realizados os procedimentos médicos.

Será possível utilizar todos os recursos da Telemedicina usando a internet?

Teremos uma nova modalidade de atendimento chamado por exemplo médico virtual?

Vou procurar esclarecer os dois caminhos de atendimento médico na área de exames médicos feitos com o médico presencialmente e na modalidade de laudo a distância.

Solicite um orçamento

A evolução tecnológica possibilita a criação de novos modelos de atendimento de especialidades médicas a distância

Quando aplicamos a tecnologia na medicina e aliamos com a facilidade de comunicação, podemos diminuir efetivamente a distância, sendo assim, fica fácil rompermos as barreiras físicas que temos e a medicina pode ser acessada dos mais remotos lugares.

E o que isso importa?

A telemedicina tem sido muito usada para interpretar exames de pacientes de locais remotos sem especialistas e com isso entrega os laudos médicos de forma muito mais ágil e precisa.

Também é possível a realização de cirurgias remotamente, sem que seja necessária a presença do médico no local indicado para o procedimento.

O acesso a essas especialidades médicas é obtido por meio de computadores em todos os casos, porém também pode ser feito com o auxílio de tablets e outros equipamentos que permitem o acesso à internet.

As facilidades com a Telemedicina: especialidades médicas novas surgem rapidamente

A aplicação em várias especialidades médicas que existem presencialmente e há vários anos usando a telemedicina, garante atendimento de qualidade e tratamentos que podem ser levados a qualquer local remoto.

Essas tecnologias podem minimizar custos, tempo, barreiras geográficas e também pode tornar o acesso a saúde de nível especializado mais viável a todos que queiram ter atendimento de qualidade.

Veja bem!

Todos os níveis da sociedade conseguem se beneficiar com a aplicação das tecnologias, tanto em diagnóstico em várias especialidades médicas, quanto em prevenção e tratamento de patologias.

O acesso ao especialista se torna universal!

Os pacientes no primeiro momento podem ser beneficiados com a oferta de tratamentos e recursos que são oferecidos em grandes centros.

Utilizando a premissa que a telemedicina é sem barreiras e pode chegar a qualquer lugar, tornando a assistência em várias especialidades médicas mais abrangente e eficaz.

Desse modo, fica fácil um paciente ter acesso a opiniões de diferentes profissionais para seu caso, diminuindo as possibilidades de um diagnóstico impreciso.

Os profissionais da saúde em geral, podem ter acesso a cursos e programas de aperfeiçoamento de técnicas e procedimentos a distância sem a necessidade de deslocamento, podendo estar em qualquer lugar do mundo a qualquer momento.

Atualmente existem muitos centros de referência, em capacitação de profissionais da saúde, que disponibilizam treinamentos e cursos a distância.

A melhor parte? Na Telemedicina: especialidades médicas atendidas

Como a Telemedicina se encarrega da interpretação dos exames a distância, costumamos separar  em duas modalidades: exames gráficos e de imagem.

A partir dessa separação, fica mais fácil entender a Telemedicina: especialidades  médicas atendidas

Especialidades médicas dos exames gráficos:

  • Cardiologia, derivando a telecardiologia
  • Pneumologia, derivando a telepneumologia
  • Neurologia, derivando a teleneurologia

Especialidades médicas dos exames de imagem:

  • Radiologia, que derivou a teleradiologia
  • Dermatologia, que derivou a teledermatologia
  • Oftalmologia, que derivou a teleoftalmologia

Especialidades médicas que não realizam exames a distância:

  • Psiquiatria, derivou a telepsiquiatria
  • Psicologia, derivou a telepsicologia
  • Teleconsultoria

Na teleconsultoria, estamos nos referindo ao clínico geral que solicita uma consultoria remota utilizando o sistema de telemedicina.

Esta modalidade já é oficial e reconhecida como médico virtual, onde os especialistas prestam consultoria para os clínicos gerais de locais remotos para auxiliar nos diagnósticos difíceis.

Como você pode usar isso?

Se você é um médico, poderá pedir avaliação pré-operatória usando a plataforma de Telemedicina e melhorar muito a qualidade das suas cirurgias.

Saiba mais nesse artigo que escrevi!

Para os pacientes não é possível realizar uma consulta a distância, pois é inviável ouvir uma descrição do que está sentindo sem poder ser examinado e o ato médico é fundamental no processo consulta médica.

Esses são alguns exemplos, de maneira alguma se restringe somente a isso.

Os aparelhos médicos na Telemedicina são diferentes?

Não, os mesmos aparelhos que estão dentro de uma clínica ou hospital são disponibilizados para os clientes de zonas remotas.

A evolução tecnológica permitiu transformar todos os aparelhos médicos que antes eram analógicos em digitais.

Isso não é tudo…

Transformar um aparelho analógico em digital, significa melhorar suas qualificações técnicas.

Aumentar desempenho, tornar mais compacto e de fácil manuseio.

Isso permite melhor qualidade nos exames gráficos e de imagem. Com essas características temos melhores diagnósticos em qualquer lugar que sejam utilizados.

Exemplos de aparelhos médicos na Telemedicina: especialidades médicas principais

Para cada especialidade é recomendado um aparelho de qualidade, digital, registrado na ANVISA.

Falo alguns exemplos na área de exames gráficos

Tomamos como base a telecardiologia:

Eletrocardiograma das marcas:

  • Micromed como o Wincardio
  • TEB do Brasil como o ECG PC
  • HW como o ECG V6
  • Ventrix como o Cardiofit

Na telepneumologia:

Espirometria das marcas:

  • Mir como o minispir
  • Cosmed como o Microquarq
  • Creative como o biomedcs

Na teleneurologia:

Eletroencefalograma das marcas:

  • Meditron com o vertex
  • Neurovirtual com o Bw
  • Neurosoft com o Neuron
  • Neurotec com o Neuromap

Para exames de imagem, cada serviço dispõe de um fornecedor específico para exames de RX, tomografia, mamografia, densitometria óssea ou ressonância magnética.

O importante é saber que todos são digitais e podem enviar os arquivos para uma plataforma de telemedicina para serem interpretados.

Como é emitido o laudo a distância?

Com a grande expansão dos meios de comunicação, ficou fácil ter em tempo real laudos precisos de exames de especialidades médicas como: eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, raios-x, mamografias sem a necessidade de ter um profissional presente.

Os profissionais que estão preparados para realizar esse tipo de tarefa podem laudar os exames de imagem no mesmo dia em que eles são realizados, ou até mesmo, em casos que precisa de maior urgência, podem ser retornados os laudos dos exames em minutos.

Existem aparelhos e sistemas próprios que fazem o tratamento das imagens obtidas e já realiza o envio delas para uma plataforma de telemedicina projetada para receber justamente esses arquivos e disponibilizá-los para que os especialistas possam ter acesso e efetuar o laudo.

Essa dinâmica e eficácia para tratar essas informações possibilita que médicos e especialistas das áreas, possam trocar informações e também sanar possíveis dúvidas que possam ter em relação ao laudo de algum exame.

Isso facilita muito a troca de informações entre os estabelecimentos que prestam serviços de saúde, melhora a qualidade dos resultados dos exames que são realizados, facilita a interação entre os profissionais e os especialistas de referência, além de agilizar o diagnóstico e tratamento.

A Telemedicina como especialidade no Brasil

Existem ações para promoção e expansão da telemedicina no Brasil, devido a isso a área teve um crescimento considerável no país, principalmente no que diz respeito aos exames que são laudados a distância.

O Conselho Federal de Medicina junto com a Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde são responsáveis por regulamentar a prática da telemedicina no Brasil.

Eles citam que o estabelecimento de saúde que for prestar serviços em telemedicina, possua um médico com certificado técnico e registro no conselho regional de medicina.

O acesso a essas novas tecnologias que são lançadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ajuda o Brasil a levar atendimento especializado a diversas pessoas que não teriam possibilidade de contar com um diagnóstico preciso e procedimentos de qualidade em suas regiões.

Em resumo, ter conhecimento do nível de atendimento na interpretação de exames de várias especialidades médicas, usando a Telemedicina é sair na frente num mercado de serviços bem competitivo.

Entender que a Telemedicina é uma nova especialidade e que abrange várias áreas de atuação irá abrir um leque de possibilidades de investimentos nunca antes visto.

Praticamente todos os exames disponíveis presencialmente já estão disponíveis de forma virtual e  inclusive as sociedades aceitam a nova modalidade de médico virtual como um auxílio do especialista na consultoria para clínicos que necessitam de uma opinião do especialista.

Apesar de falarmos em médico virtual e atendimento a distância, não deixaremos de ter o contato humano do médico e paciente para decidir um tratamento.

As máquinas serão nossas aliadas, aumentando a qualidade e rapidez no atendimento, e a palavra final sempre será do médico que o paciente mais confia.

A Telemedicina Morsch atende várias especialidades médicas

Acompanhando as melhorias tecnológicas na saúde, a Telemedicina Morsch investe constantemente em inovações voltadas a atender a maioria das especialidades médicas que interpretam exames gráficos e de imagem.

Atuando com uma plataforma de Telemedicina própria em nuvem, disponibiliza uma equipe de profissionais ao redor do mundo que conseguem interpretar os exames e liberar os laudos médicos em minutos.

Disponibilizamos consultoria para os interessados em expandir seu atendimento, bem como para aqueles iniciantes que enxergam a telemedicina como um empreendimento médico capaz de gerar alto valor agregado aos seus serviços e com isso melhorar consideravelmente os seus lucros.

Se você leu até aqui é porque achou relevante o assunto, então por favor, compartilhe com seus amigos nas redes e não esqueça de assinar nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp