Plataforma de telemedicina: o que é, como funciona e como escolher a melhor

Por Dr. José Aldair Morsch, 3 de novembro de 2023
Plataforma de telemedicina

A plataforma de telemedicina é uma solução que atende demandas diversas na área da saúde.

Por suas características, resolve desafios em clínicas médicas e hospitais, qualificando a assistência ao paciente nesses locais.

Esse sistema é fruto da evolução da comunicação em saúde, que teve início com o emprego das primeiras tecnologias da informação e comunicação (TICs), como o telégrafo, para o compartilhamento de dados médicos.

Mas foi a partir dos anos 2000, após a popularização da internet no Brasil e no mundo, que surgiram portais de telemedicina semelhantes aos utilizados nos dias de hoje.

E, cada vez mais, a tecnologia tem evoluído e feito a diferença nas rotinas de equipes médicas e gestores de saúde.

Esse tipo de plataforma segue protocolos de segurança e atendimento criados por entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

Afinal, é o que garante a troca de informações e entrega de laudos a distância com agilidade e eficiência.

Se você quer saber mais sobre essa tecnologia inovadora e suas vantagens, continue lendo.

A partir de agora, vou tratar do funcionamento, legislação e de que maneira a plataforma de telemedicina pode aumentar as receitas na sua clínica ou hospital.

Acompanhe até o final e tenha a Morsch como sua parceira.

O que é uma plataforma de telemedicina?

Plataforma de telemedicina é um sistema de registro eletrônico em saúde que engloba uma série de ações para transmissão, compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais na nuvem (local na internet).

Esse portal oferece diversas vantagens aos profissionais de saúde, como laudos médicos com mais agilidade, prontuários eletrônicos que podem ser monitorados a distância e resultados de exames em poucos minutos.

A partir da troca de dados entre profissionais de saúde, a plataforma facilita sua rotina e leva informação de qualidade até os locais mais remotos.

Assim, esses sistemas viabilizam uma forma mais acessível de obter laudos de qualidade, com benefícios como agilidade, eficiência e redução de custos.

Como funciona uma plataforma de telemedicina?

A plataforma de telemedicina funciona por meio da tecnologia, equipamentos digitais e um time de médicos formados em diversas especialidades.

Trata-se de um software em nuvem, que permite a criação, armazenamento e compartilhamento de arquivos diretamente nesse local seguro da internet.

A nuvem é um espaço virtual protegido por mecanismos como senhas e criptografia, a fim de conferir segurança às informações de saúde.

Ao mesmo tempo que amplia a acessibilidade para médicos, profissionais de saúde e pacientes, que precisam apenas de um dispositivo conectado à internet para entrar no sistema.

Uma vez logados, podem utilizar vários serviços, desde a interpretação e elaboração de laudos online até a teleconsulta. Falo mais sobre esses serviços nos próximos tópicos.

Basicamente, eles se iniciam quando o cliente faz a solicitação dentro do sistema de telemedicina online, pedindo, por exemplo, pelo laudo digital.

Nessa etapa, ele compartilha os registros de exames na plataforma.

Em seguida, um dos médicos da empresa de telemedicina inicia a avaliação dos registros, considerando detalhes como suspeita clínica e histórico do paciente.

Ele anota suas conclusões no laudo médico, assinado digitalmente para garantir a autenticidade.

Desta forma, os clientes recebem o laudo em minutos via software de telemedicina.

Para que serve uma plataforma de telemedicina?

Apresento a seguir as principais funcionalidades do sistema de telemedicina.

Siga acompanhando.

Teleconsulta

É a consulta médica a distância, realizada com a ajuda de tecnologias digitais.

Médico e paciente se reúnem em uma sala virtual exclusiva dentro da plataforma de telemedicina.

Assim que o paciente agenda um atendimento online, ele recebe um link para acessar a sala na hora marcada e conversar com o médico por videoconferência.

A teleconsulta no software de telemedicina conta com prontuário eletrônico integrado, permitindo a criação de documentos como atestados, encaminhamentos e receitas digitais.

Telediagnóstico

Descreve a interpretação e emissão de laudos de exames remotamente.

Como expliquei acima, essa atividade é feita por meio da plataforma de telemedicina, a fim de preservar os dados de saúde.

O telediagnóstico segue as mesmas regras do diagnóstico emitido presencialmente, reservando a composição de laudos a médicos especializados na área desses procedimentos.

Neurologia, radiologia, pneumologia e cardiologia são exemplos de especialidades que podem se beneficiar com o laudo a distância.

Plataforma de telemedicina online

Tecnologia qualifica a rotina de equipes médicas e a própria assistência em saúde

Tele-educação

Corresponde a um serviço agregado do software de telemedicina, que serve para capacitar profissionais de saúde.

Vídeos, áudio, texto e conteúdos interativos podem compor esse treinamento online, disponível a qualquer hora do dia ou da noite.

No sistema de Telemedicina Morsch, por exemplo, disponibilizamos cursos com boas práticas para a realização de exames, destinados a técnicos de enfermagem e radiologia.

Teleconsultoria

Quando o encontro online é realizado entre profissionais de saúde, recebe o nome de teleconsultoria.

Ela tem a finalidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos e condutas de maneira rápida e eficaz, através da opinião de especialistas que se comunicam via telemedicina.

A comunicação pode acontecer de forma síncrona, quando as mensagens são respondidas em tempo real, ou assíncrona, quando as perguntas são respondidas em algumas horas ou dias.

O diálogo pode ser promovido envolvendo também profissionais de áreas diferentes, como técnicos de enfermagem e nutricionistas, além dos médicos, que podem colaborar com uma segunda opinião.

Teletriagem

Teletriagem é uma avaliação inicial do paciente a distância, que dá suporte à conduta e encaminhamento correto.

O processo é feito em poucos minutos, quando são analisados sintomas e histórico para dar seguimento à assistência em saúde.

Telemonitoramento

É o acompanhamento contínuo de pacientes a distância, incluindo a coleta e análise de dados e tomada de decisão por parte do profissional de saúde.

O telemonitoramento é feito no ambiente da plataforma de telemedicina, onde os dados ficam salvos e disponíveis para comparação e cruzamento, a fim de qualificar os cuidados.

Telerreabilitação

O serviço de telerreabilitação possibilita o atendimento e recuperação do paciente de forma remota, dispensando seu deslocamento até uma unidade de saúde.

Para isso, ele recebe orientações de uma equipe multidisciplinar via sistema de telemedicina.

Qual a importância de uma plataforma de telemedicina?

A plataforma de telemedicina viabiliza a oferta de procedimentos médicos a distância.

Ao conectar profissionais de saúde à população de pequenas cidades e áreas remotas, o sistema democratiza o acesso a serviços de qualidade.

Isso porque ele rompe com a barreira geográfica, suprindo a demanda por médicos especialistas e generalistas em locais afastados dos centros urbanos.

Mesmo nas grandes cidades, quem utiliza esse software economiza tempo e dinheiro que seriam gastos com deslocamentos.

E ainda consegue atendimento médico online com agilidade, sem precisar aguardar dias ou até semanas para passar em consulta.

Portal de telemedicina

Consulte médica remota é apenas um dos recursos disponibilizados em plataformas de telemedicina

Benefícios das plataformas de telemedicina

Contar com uma plataforma de telemedicina intuitiva e moderna agrega vantagens para unidades de saúde, médicos e pacientes, incluindo:

  • Possibilidade de ampliar o portfólio e quantidade de exames realizados, delegando os laudos aos especialistas da empresa de telemedicina
  • Comodato de equipamentos médicos, que funciona como um aluguel sem custo, disponível para quem contrata um pacote de laudos online
  • Maior agilidade na emissão de laudos a distância
  • Marketplace médico para alcançar mais clientes pela internet.

A seguir, detalho outros benefícios para os serviços de saúde.

1. Redução da sinistralidade e absenteísmo

A ausência de um especialista local pode prejudicar o desempenho de toda a equipe de saúde, resultando em atrasos na entrega dos laudos e reclamações dos pacientes.

Esse efeito pode ser reduzido com o uso de uma plataforma de telemedicina, que coloca um time de especialistas à disposição para laudar exames e esclarecer dúvidas.

2. Eficiência na clínica com redução de custos

Comentei antes como o portal de telemedicina ajuda a aumentar a produtividade, culminando em maior eficiência na emissão de resultados dos exames.

Isso porque ele diminui os custos com a contratação de novos especialistas locais, que são cobertos pelos profissionais da telemedicina.

A digitalização de prontuários também colabora para a redução de despesas, pois elimina gastos com papel, impressoras e tintas devido ao uso de documentos digitais.

3. Maior agilidade no atendimento

Interpretar exames e produzir laudos de qualidade é uma tarefa complexa e que exige dedicação exclusiva para ser concluída rapidamente.

Como os especialistas da empresa de telemedicina permanecem focados nessa tarefa, conseguem emitir os laudos digitais em minutos no sistema de telemedicina, conferindo agilidade ao serviço.

4. Registro de dados e histórico de forma segura e permanente

O armazenamento na nuvem forma um histórico organizado e acessível a partir de pesquisas rápidas no portal de telemedicina.

Ele também segue os padrões de segurança da legislação brasileira, mantendo os documentos protegidos por senhas, criptografia e outros mecanismos.

No sistema de telemedicina, os registros que fazem parte do prontuário eletrônico do paciente (PEP) também ficam preservados de danos pela ação do tempo.

5. Acesso aos laudos de exames de qualquer lugar

Com login e senha, profissionais de saúde, pacientes e familiares podem acessar a plataforma e os laudos a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Assim, não precisam mais manter espaços físicos para armazenamento.

Sobre a Telemedicina Morsch

Plataformas de telemedicina oferecem recursos que qualificam a assistência médica

Legislação sobre plataformas de telemedicina no Brasil

O uso desses softwares médicos cresceu de forma acelerada nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, já em 2020, 58,3% dos hospitais privados afirmavam possuir serviços próprios de telemedicina e 75% deles usavam algum tipo de ferramenta de telemedicina, segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).

O mesmo comunicado da Anahp apontou que, para 77,8% dos respondentes, a utilização de ferramentas tecnológicas melhorou a performance dos estabelecimentos de saúde.

Recentemente, foi aprovada a principal legislação nesse campo.

É a Resolução CFM 2.314/2022, que regulamenta os serviços de telemedicina no Brasil.

A norma atualizou as exigências para a oferta de serviços através da plataforma de telemedicina, restabelecendo determinações consolidadas por outros documentos.

A exemplo da Resolução CFM 1.821/2007, que contém normas técnicas concernentes à digitalização e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos prontuários de pacientes.

Ambos os textos exigem padrões de segurança e qualidade aos chamados Sistemas de Registros Eletrônicos de Saúde (SRES), como o atendimento aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), no padrão da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Outras legislações de interesse são a Resolução CFM 2.299/2021, que permitiu a utilização de TDICs para a emissão de documentos médicos.

E a Lei 13.787/2018, que determina o uso do padrão de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para o certificado digital dos documentos criados ou assinados via telemedicina.

Preciso lembrar que, ao escolher uma plataforma de telemedicina, é importante que ela tenha HIPAA compliance.

Falo do atendimento à Lei de Responsabilidade e Portabilidade de Seguro Saúde (HIPAA), que define o padrão para proteção de dados confidenciais de pacientes.

Especialidades na plataforma integrada de telemedicina

A grosso modo, podemos dizer que qualquer exame de diagnóstico simples pode ser laudado à distância com o auxílio da plataforma de telemedicina.

Confira abaixo as especialidades médicas que mais se beneficiam desse sistema.

Telecardiologia

Fruto da combinação entre cardiologia e telemedicina, essa especialidade atua na avaliação remota do sistema cardiovascular.

Os exames de ECG, teste ergométrico, holter de ECG e MAPA contam com equipamentos que podem ser adquiridos em comodato.

Confira os procedimentos contemplados pela plataforma de telemedicina:

Dessa forma, o médico tem à sua escolha uma série de exames cardiológicos para qualificar a assistência ao paciente.

Telerradiologia

Os exames de diagnóstico por imagem fornecem um apoio essencial na detecção não invasiva de diversas doenças.

Usando uma plataforma de telemedicina, eles são laudados com agilidade e eficácia, a partir da integração com o sistema PACS.

Na telerradiologia, os seguintes exames podem ser interpretados a distância:

Lembrando que, dentro da radiologia geral, há vários tipos de raio X que podem ser laudados.

Telepneumologia

Os exames dessa especialidade permitem a identificação e acompanhamento de doenças respiratórias.

Para tanto, o sistema de telemedicina oferece resultados a distância ao exame mais comum em telepneumologia: a espirometria ou prova de função pulmonar.

O teste pode ser feito com finalidade clínica ou ocupacional, apontando a capacidade respiratória do paciente.

Teleneurologia

A união entre telemedicina e neurologia permite a democratização do acesso aos exames mais solicitados nessa área, que auxiliam no diagnóstico de doenças como a epilepsia.

Nesse campo, a telemedicina viabiliza laudos a distância para o eletroencefalograma (EEG), e também do monitoramento durante o sono, por meio da polissonografia.

Veja quais são as modalidades atendidas pelo portal de telemedicina:

Um importante avanço que vale mencionar em teleneurologia é a realização do EEG digital.

Como escolher a melhor plataforma de telemedicina?

Se você quer desfrutar dos benefícios que apresentei até aqui, é fundamental adotar alguns cuidados durante a escolha do software para sua clínica

Comece com uma pesquisa de mercado para analisar quais empresas reúnem uma boa base de parcerias bem-sucedidas.

Mais que pesquisar a experiência e o número de clientes, busque por avaliações

Outra dica é ter em mente que alguns recursos são imprescindíveis num sistema de telemedicina.

Os principais são:

  • Sistema de armazenamento em nuvem
  • Ferramenta de agendamento online
  • Alinhamento à LGPD, às exigências do CFM, e outras leis que asseguram a qualidade e a segurança dos pacientes e de seus dados
  • Telelaudos, com o recebimento prático de laudos remotamente
  • Possibilidade de comodato
  • Integração com os demais sistemas eventualmente utilizados na clínica ou hospital
  • Suporte especializado e contínuo, para que qualquer problema seja sanado com rapidez
  • Acesso ao maior número de especialidades possível, com profissionais de diferentes áreas da medicina.

Discorro sobre outros três requisitos importantes a seguir.

Protocolos de segurança e suporte

Em primeiro lugar, você precisa se certificar que não haverá a perda de qualquer dado ou arquivo importante, e nem o comprometimento da confidencialidade dos pacientes.

Por isso, seu sistema precisa ter excelentes protocolos de segurança, com criptografia de ponta e tecnologia de autenticação.

Essa, aliás, é uma exigência do Conselho Federal de Medicina.

Já em relação ao suporte, tenha em mente que a adesão a novas tecnologias demanda um bom treinamento da sua equipe e apoio em casos de dúvidas ou problemas iniciais.

Assim, só opte por plataformas de telemedicina com suporte em tempo integral.

Isso evita uma experiência ruim durante a implementação ou ainda que você tenha que parar seus serviços, caso encontre dificuldades ou falhas.

Rapidez e estabilidade

Uma plataforma de telemedicina deve aumentar a agilidade e qualidade dos atendimentos, e não o contrário. 

Isso significa que o sistema não pode sofrer com travamentos ou quedas de conexão.

No caso das consultas online, é importante que problemas no vídeo, ruídos no áudio e outros não interrompam o diálogo entre médicos e pacientes.

Outro ponto relevante é que muitos sistemas permitem o acesso de diversos usuários.

Ou seja, enquanto uma pessoa o utiliza para realizar teleconsultas, outro profissional pode receber laudos, organizar a agenda médica, gerar relatórios e assim por diante.

Considerando esses fatores, é importante se atentar à velocidade de processamento dos dados.

Funcionalidades múltiplas e personalizáveis

As plataformas de telemedicina não se restringem a ferramentas para videochamadas para realização de teleconsultas.

Na verdade, elas devem reunir diferentes recursos para otimizar os serviços nas unidades de saúde e ampliar suas possibilidades.

Evidentemente, os melhores sistemas são aqueles que trazem as soluções para atendimentos a distância, telemonitoramento, laudos remotos e até opções de marketplace médico.

Fique atento às funcionalidades extras, que podem incluir agendamento online com link para confirmação e remarcação de horários, prontuário digital, gestão financeira, entre outras.

Certifique-se também da opção de personalização do sistema para agregar novas funções de maneira escalável e customizar sua interface.

Afinal, não adianta ter excelentes tecnologias se você precisa trocar ou intercalar sistemas quando surgir uma nova necessidade.

O ideal é centralizar tudo na plataforma de telemedicina de forma prática e flexível.

7 opções de plataforma de telemedicina no Brasil

Atualmente, há diversas plataformas no mercado. 

Para escolher a opção ideal, você precisa levar as suas necessidades em consideração, sem abrir mão das características e benefícios que mencionei ao longo do artigo. 

Confira alguns dos melhores sistemas e suas principais características:

  1. Conexa: é um software com funcionalidades específicas para diferentes públicos, como médicos, empresas e os próprios pacientes
  2. Doutor Konect: pode ser usada por médicos, psicólogos e nutricionistas, e também tem ferramentas específicas para cada caso
  3. iMedicina: atua por meio de três modalidades principais, que incluem teleorientação, teleinterconsulta e telemonitoramento
  4. Doutor Ao Vivo: direcionada a médicos e pacientes, funciona por meio de um SaaS e traz diversas funcionalidades para as jornadas de atendimento
  5. Amplimed: traz soluções de criptografia para teleconsultas, compartilhamento de exames e prontuários via chat, além de links via SMS ou e-mail
  6. Conecta Médico: divide os atendimentos aos pacientes por especialidades, como acompanhamento pré-natal, pediátrico, geriátrico e assim por diante
  7. Telemedicina Morsch: é uma das plataformas de telemedicina pioneiras na América Latina, que agrega todas as funcionalidades da área de maneira completa, com alta segurança e sem burocracia.

No próximo item, mostro por que a Morsch merece destaque especial entre as demais e pode ser a solução ideal para a sua telemedicina integrada.

Qual é a melhor plataforma de telemedicina no mercado?

Posso afirmar que a Telemedicina Morsch é a plataforma de telemedicina que entrega as soluções mais completas, de maior excelência e custo-benefício da área.

Com mais de duas décadas de atuação no mercado, a Morsch acumula mais de 2 mil clínicas parceiras satisfeitas em todo o Brasil.

Minha intenção não é desmerecer os demais softwares disponíveis no mercado, mas recomendar esse sistema moderno, intuitivo e que fornece suporte em tempo integral.

Muito além de oferecer uma plataforma robusta, vale comentar diferenciais como os seguintes.

Sistema baseado em nuvem

A plataforma de telemedicina da Morsch não exige nenhuma instalação no seu computador.

Você pode desfrutar de toda a qualidade do sistema diretamente pela internet, através do seu login e senha.

Isso agrega mais flexibilidade para sua rotina, utilizando as funcionalidades a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio do dispositivo de sua preferência.

Rígidos protocolos de segurança

Graças ao armazenamento online, nenhuma informação é perdida

Nossos protocolos de segurança também são sólidos, englobando criptografia, autorização de acessos e alinhamento às diretrizes da LGPD.

Assim, nenhuma informação sensível é vazada, roubada ou comprometida. 

Nenhuma burocracia

Para começar, basta enviar os dados do seu serviço – o login e a senha de acesso levam uma média de cinco minutos para serem recebidos. 

Ou seja, é só se cadastrar e começar a aproveitar os benefícios.

Se optar pelo telediagnóstico, você compra créditos e envia quantos exames quiser. 

A solução é livre de mensalidades e você só paga pelos laudos que precisar.

Estatísticas e relatórios

Com a plataforma Morsch, o seu controle é total. 

Todas as informações inseridas por você ficam disponíveis para consultas práticas e geram relatórios que melhoram sua tomada de decisão.

O mesmo vale para os telelaudos. 

Os documentos ficam em nossa central para que você analise os casos dos pacientes, reúna estatísticas sobre suas evoluções e tenha uma base mais ampla para guiar a conduta médica.

Ideal para começar

Mais que uma solução livre de burocracias, a Telemedicina Morsch oferece um excelente custo-benefício

Atendemos todas as suas necessidades e oferecemos preço justo, para que você aproveite ao máximo as oportunidades.

Melhor central de especialistas

Nossa central de especialistas possui mais de 300 médicos de todas as áreas da medicina.

Eles são cadastrados no CRN e ficam disponíveis caso você precise de uma segunda opinião clínica ou apoio diagnóstico.

Se você aderir aos planos de telediagnóstico, garante laudos emitidos em até 30 minutos (em casos urgentes, a entrega é imediata)., disponibilizados 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Total respaldo legal

Nossa plataforma de telemedicina atende aos requisitos do CFM

Assim, toda a documentação gerada tem validade garantida por assinatura digital e a proteção dos dados atende aos termos da LGPD.

A emissão dos telelaudos conta com certificação digital A1, que garante altos níveis de segurança e confiabilidade jurídica.

Treinamento e suporte

Nosso suporte técnico e científico é feito em tempo real

Você pode acioná-lo sempre que tiver alguma dúvida, precisar resolver algum problema ou necessitar de auxílio para usar a plataforma de telemedicina.

Além disso, oferecemos conteúdos gratuitos constantemente

Eles não só ajudam você a explorar o máximo potencial de nosso sistema, mas também garantem que mantenha-se atualizado sobre as principais tendências da tecnologia na saúde.

Sobre a Telemedicina Morsch e sua plataforma

Atuante no setor de telemedicina desde o início dos anos 2000, a Morsch oferece uma experiência completa.

Isso se dá por meio de uma plataforma intuitiva que se integra facilmente a outros sistemas, como o prontuário eletrônico do paciente.

Nosso portal é moderno, reconhecido pela Anvisa, SBIS e Conselho Federal de Medicina.

A plataforma centraliza todo o suporte ao cliente, que tem acesso ao comodato de aparelhos médicos, laudos online, segunda opinião qualificada e treinamento para capacitar técnicos na condução dos exames de diagnóstico.

Todos os serviços ficam disponíveis 24 horas por dia, uma vez que a plataforma funciona sem interrupções.

Você pode experimentar nosso sistema agora mesmo, solicitando um teste grátis.

Conclusão

Mostrei neste artigo que a plataforma de telemedicina tem um papel essencial na modernização de clínicas, consultórios e hospitais, viabilizando serviços como o telediagnóstico.

É preciso escolher um sistema de telemedicina de maneira criteriosa, optando por um  que seja devidamente registrado e que garanta a segurança das informações compartilhadas, como o da Morsch.

Deixe que nossa equipe auxilie você por meio de uma plataforma completa e que funciona a qualquer hora do dia ou da noite.

Aproveite para ler outros conteúdos sobre telemedicina que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin