A internet tem mudado a forma como o mundo se comporta e como as pessoas se relacionam com ele, nos mais diversos setores. Com a saúde, não é diferente.
Embora correlacionados, eles não são sinônimos. De uma forma prática, pode-se dizer que a telemedicina é uma vertente dentro da telessaúde. Entenda as diferenças, aplicações e benefícios!
A Telemedicina dispensa a necessidade de mover pacientes de um local para outro, para que tenham o diagnóstico médico especializado. Além disso, veja outros motivos do porquê a telemedicina reduz custos!
Estamos vivendo em um mundo sem fronteiras. Os avanços tecnológicos, especialmente da internet, têm mudado a forma como o mundo se configura e como as pessoas se relacionam com ele, nos mais diversos setores. Com a saúde, não é diferente.
Define-se como Telemedicina o uso das tecnologias da informação e das telecomunicações na saúde, seja para fornecer informações à distância para os pacientes ou para outros profissionais. Basicamente, o grande foco dessa área é permitir que ações médicas sejam realizadas à distância.
Por exemplo: em uma clínica de uma cidade pequena, existe o aparelho para a execução do exame de eletrocardiograma e um técnico para fazê-lo. No entanto, nessa mesma clínica, não há um médico especialista para avaliar o resultado e emitir o laudo, ou então, esse médico trabalha poucas vezes por semana e não consegue atender a todas as demandas.
Nesse caso, o resultado pode ser enviado para que outro médico, de qualquer outra cidade, estado ou até país, avalie e forneça o laudo, tudo à distância!