Receita médica online: como conseguir e renovar pela internet

Por Dr. José Aldair Morsch, 16 de janeiro de 2023
Receita médica online

Impulsionada pelo isolamento social durante a pandemia de Covid-19, o uso da receita médica online segue em crescimento no Brasil.

Para se ter uma ideia, plataformas que oferecem esse serviço aos médicos vêm emitindo milhões de receituários digitais todos os meses.

No final de 2021, o sistema de prescrição eletrônica coordenado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) também ultrapassou a marca de 1 milhão de receitas online.

E não é à toa, considerando as vantagens dessa versão para o paciente, médicos e farmácias.

Saiba mais sobre a receita médica online neste artigo, em que apresento também dicas para renovar sua receita usando a telemedicina.

O que é receita médica online?

Receita médica online é um documento digital que expressa a prescrição médica.

Esse tipo de receita é emitido ao final da consulta, que pode ser presencial ou via telemedicina.

Vale lembrar que há diferenças em relação a uma receita digitalizada – ou seja, de uma cópia digital da receita impressa em foto ou PDF, por exemplo.

A prescrição digital é criada em ambiente virtual, geralmente num software médico adaptado à legislação, e tem a mesma validade jurídica de qualquer receita impressa.

De acordo com a Resolução CFM 2.299/21, que disciplina o tema, todo documento médico emitido digitalmente deve ter:

  • Nome, CRM e endereço do médico
  • Registro de Qualificação de Especialista, em caso de vinculação com especialidade
  • Nome e identificação legal do paciente
  • Data e hora da emissão do documento
  • Assinatura digital do médico, certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), com nível de segurança 2.

Na sequência, falo sobre as suas principais vantagens.

Quais as vantagens da receita médica online?

São muitos os motivos para usar a receita médica online.

Abaixo, listo os principais:

  • Maior comodidade para o paciente, que não precisa se preocupar em levar papel para comprar os remédios
  • Inserção no prontuário eletrônico, dispensando a conservação dos documentos médicos em unidades de saúde ou na residência do paciente
  • Menores chances de perda e deterioração
  • Fim dos esforços para entender a “letra de médico”, evitando equívocos na quantidade e dosagem dos fármacos
  • Compra facilitada pelo QR Code da receita digital, que é lido na farmácia, disponibilizando todos os dados referentes aos remédios
  • Possibilidade de enviar a receita online a farmácias com serviço delivery por e-mail, SMS ou WhatsApp e receber os produtos em casa
  • Maior monitoramento dos fármacos, coibindo a automedicação
  • Maior segurança contra fraudes
  • Informações sobre a oferta do medicamento em programas de governo como o Farmácia Popular (que fornece itens gratuitos ou com desconto).

Para aproveitar todas essas vantagens, é muito importante saber quais medicamentos podem ser acessados nesse formato – o que explico a seguir.

Para quais medicamentos é possível obter receita online?

A receita online serve para adquirir a maioria dos medicamentos de uso contínuo, usados para tratamento e controle de doenças crônicas.

Exceções são utilizadas para os fármacos de uso restrito, como remédios de tarja preta, retinoides, talidomida, entre outros,  que são exemplos de substâncias que só podem ser prescritas através de receitas físicas de cor amarela ou azul, junto à respectiva Notificação de Receitas.

Nestes casos as receitas são feitas manualmente em suas respectivas cores e enviadas por sedex para o endereço do paciente.

Os documentos permitem maior controle por parte da Anvisa, já que esses medicamentos têm efeitos no sistema nervoso central, podendo causar dependência, ou casos de uso de retinóides e talidomida que causam doenças teratogênicas, que são as malformações fetais.

No entanto, uma vez de posse da receita antiga, a sua renovação pode ser realizada de forma online, como ainda vou explicar neste texto.

Já quanto aos demais tipos de medicamentos, todos são liberados diante da apresentação de receita digital.

Isso inclui antibióticos e alguns medicamentos controlados específicos (ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsionantes e controladores de hormônios).

Como obter uma receita médica online?

Como adiantei acima, a receita médica online encerra a avaliação médica.

Portanto, é preciso passar em consulta médica para obter o documento com a prescrição de remédios e outras orientações ao tratamento de doenças.

A assistência pode ser prestada de forma presencial, quando o paciente vai até o consultório médico, ou a distância, com o auxílio de uma plataforma de telemedicina.

Em todo caso, o médico fará um roteiro de perguntas (chamado anamnese), seguidas pelo exame físico.

Na teleconsulta, essa etapa é realizada por meio da observação, movimentos, fala e nível de consciência do paciente, evidenciados através de recursos de vídeo e áudio.

Com esses dados em mãos, o médico analisa a necessidade de pedir exames complementares e finaliza o atendimento, geralmente preenchendo a prescrição digital.

O documento é criado dentro do sistema de telemedicina e fica disponível imediatamente, podendo ser compartilhado via e-mail ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Receituário online

A receita médica online é emitida ao final da consulta, que pode ser presencial ou via telemedicina

Como renovar uma receita médica online?

A maioria dos receituários no Brasil tem validade de 30 dias.

Claro que existem exceções como a receita para antibiótico, válida por 10 dias, ou a prescrição para remédios de uso contínuo, que pode durar meses.

Falo de medicamentos para doenças crônicas que exigem tratamento constante para se manterem controladas, a exemplo de hipertensão, asma e diabetes.

Se você trata essas patologias, é importante que mantenha os cuidados de modo permanente, evitando crises e aumento no risco de eventos adversos, como infecções respiratórias, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio (coração).

A dica, então, é marcar uma consulta antes que a validade da receita expire, evitando ficar sem os remédios necessários.

Nem sempre essa é uma tarefa simples, principalmente se você estiver longe dos centros urbanos ou precisar passar com um especialista via SUS.

Embora o Sistema Único de Saúde tenha um papel relevante na assistência à população, em certas especialidades e locais a espera chega a durar semanas ou até meses.

Foi pensando nisso que a Telemedicina Morsch criou uma solução para quem já tem a receita médica, mas o documento está perdendo ou acabou de perder a validade.

Com o serviço de renovação de receitas online, você recebe a prescrição rapidamente e a um preço justo, que cabe no seu bolso.

E não precisa passar em nova consulta médica!

Basta acessar este link, selecionar a renovação de receita e confirmar o pagamento para receber sua prescrição digital.

Caso esteja usando nosso sistema pela primeira vez, será preciso preencher um pequeno formulário para criar sua conta.

Aproveite já essa facilidade e renove a receita em alguns cliques!

Conclusão

Viu como é fácil renovar sua receita médica online na plataforma de Telemedicina Morsch?

Caso a prescrição tenha vencido, você também pode agendar uma teleconsulta em minutos.

É só clicar aqui e escolher o profissional de sua preferência.

Se achou este artigo útil, compartilhe!

E aproveite para conferir mais conteúdos para pacientes no blog da Morsch!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin