Software médico: como a tecnologia qualifica ações em saúde

Por Dr. José Aldair Morsch, 9 de agosto de 2021
Softwares de medicina

Investir em um software médico ajuda clínicas, hospitais e consultórios a entrar na era da transformação digital.

O sistema é fundamental para que as unidades de saúde abandonem itens e processos obsoletos, ganhando mais eficiência na gestão.

Lembrando que ser eficiente significa fazer mais com menos, ou seja, aproveitar melhor os recursos disponíveis para qualificar a assistência.

Dessa forma, gestores alcançam o sucesso por meio de equipes menos sobrecarregadas e maior satisfação do paciente.

Neste texto, vou mostrar o papel do software médico nesse cenário, quais tipos de sistema existem e como escolher o melhor para impulsionar os negócios.

O que é um software médico?

Software médico é um sistema que otimiza tarefas e processos realizados em estabelecimentos de saúde.

Sua interface auxilia gestores na coordenação de diversos setores de um hospital ou clínica.

Isso vai desde a administração até a oferta de procedimentos de saúde, como exames de imagem.

Um exemplo de software médico é o prontuário eletrônico do paciente (PEP), criado, inicialmente, para substituir as fichas em papel.

Mas, muito além da projeção inicial, o prontuário digital acabou adicionando uma série de vantagens aos usuários.

Isso porque o PEP corresponde a uma plataforma completa, que permite a construção e avaliação de todo o histórico do paciente.

Tudo isso só foi possível a partir da união entre tecnologia na saúde e conhecimento especializado.

Plataformas de telemedicina, ERP e CRM são outros tipos de software que vêm revolucionando a oferta de serviços de saúde em todo o mundo.

Para que serve um software médico?

O software médico serve para apoiar a gestão em saúde e a transformação digital nas unidades de saúde.

O segredo está na aplicação de processos ágeis, mediados por inovações tecnológicas, para otimizar a rotina dos profissionais da área.

No tópico anterior, expliquei como funciona essa dinâmica com o uso do prontuário eletrônico.

Outro exemplo que ajuda na compreensão desses sistemas são as plataformas de gestão para clínica médica, que adotam processos como a automação de tarefas.

Significa que funcionários da recepção e outros setores têm a carga de trabalho aliviada com a ajuda do software, que realiza atividades repetitivas e monótonas.

Digitalização e armazenamento de arquivos são feitos de modo automático, dispensando tempo para que sejam organizados.

Marcação e confirmação de consultas também são feitas pelo sistema, deixando os empregados livres para se dedicar a um atendimento humanizado e efetivo.

Portanto, não seria exagero dizer que o software médico tem uma contribuição considerável na fidelização de pacientes.

Afinal, ele permite que os funcionários das unidades de saúde deem mais atenção aos clientes, conquistando sua confiança e lealdade.

Possibilita, ainda, qualificar o diagnóstico, tratamento e recuperação por diminuir a carga de trabalho para as equipes médicas.

Tipos de software médico

O universo dos softwares médicos é abrangente, uma vez que esse termo engloba qualquer sistema que supra uma necessidade dentro das unidades de saúde.

Vale, ainda, lembrar que uma mesma plataforma pode conter mais de um software, combinando tarefas para um gerenciamento integrado.

Isso é comum nos sistemas pensados para auxiliar na gestão, que recorrem a diversas ferramentas para dar uma visão ampla ao administrador hospitalar.

No entanto, plataformas de telemedicina ou focadas em dados dos pacientes também podem conter mecanismos diferenciados para aumentar as funcionalidades.

Confira, abaixo, os principais tipos de software médico.

Software de prontuário eletrônico

Criado para organizar e compilar dados do histórico de saúde do paciente, o prontuário eletrônico é um dos principais softwares médicos disponíveis atualmente.

Com armazenamento na nuvem (local de arquivamento na internet), o prontuário online permite atualizações automáticas cada vez que uma nova informação ou documento é adicionado.

Ferramentas de busca em poucos cliques e integração com outros sistemas estão entre as funcionalidades mais comuns do PEP.

Sistema de gestão médica

Criados para facilitar a gestão de clínicas, consultórios e hospitais, os softwares têm funcionalidades diversas

Plataformas de telediagnóstico

Telediagnóstico é um serviço de telemedicina que viabiliza a interpretação de exames online e a emissão de laudos online.

Softwares dedicados a esse processo fornecem uma interface de comunicação e transmissão dos registros de exames, que são compartilhados pelo profissional de saúde local.

Na outra ponta, está um médico especializado na área do exame.

Ele fará a análise dos achados junto a outras informações relevantes, como a hipótese diagnóstica e histórico do paciente.

Ele, então, produz e finaliza o telelaudo, inserindo sua assinatura digital para garantir a autenticidade do documento.

Em seguida, o laudo a distância é entregue através da própria plataforma.

Software para agendamento de consultas

A marcação de consultas online é uma realidade presente em diversos ambientes digitais, devido a comodidades como a possibilidade de fazer o agendamento a qualquer hora do dia ou da noite.

Utilizando um software de agendamento de consultas, o paciente não precisa perder tempo ao telefone ou em filas de espera pessoalmente para marcar sua teleconsulta ou atendimento presencial.

Basta acessar o site ou página de agendamento para ter acesso aos profissionais, datas e horários disponíveis, além de poder filtrar a busca de acordo com a especialidade, dia, unidade de atendimento etc.

Softwares de teleconsulta

Outra opção popular são os softwares focados na oferta da consulta entre médico e paciente realizada a distância.

Geralmente, esses sistemas contêm a estrutura desde a marcação até a finalização e entrega de documentos referentes à teleconsulta, permitindo a prescrição eletrônica.

Dessa forma, o profissional de saúde conta com a otimização do processo como um todo, dispondo do atendimento automatizado desde o agendamento até as orientações pós-consulta.

Para viabilizar a consulta por videoconferência, o software emprega recursos de áudio e vídeo integrados às ferramentas de registro e emissão de documentos e, muitas vezes, ao prontuário digital.

Plataformas de telemedicina

O software de telemedicina surgiu para conectar pacientes e profissionais de saúde em diferentes localidades, rompendo com a barreira geográfica.

A ideia é democratizar o acesso à saúde com qualidade e agilidade, ofertando todos os serviços que mencionei anteriormente, além de outras soluções agregadas.

Uma plataforma de telemedicina completa pode fornecer:

Saiba como escolher o melhor provedor de telemedicina.

Software de gestão hospitalar

O software de gestão hospitalar pode tanto ficar hospedado na nuvem quanto ter versões offline ou instaladas na rede de servidores do hospital.

Esse sistema combina módulos como financeiro, gestão de estoque e rotinas de manutenção de equipamentos hospitalares para conferir mais eficiência às atividades do administrador.

CRM

Softwares de Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente representam o avanço na coleta e análise de dados, permitindo a entrega de serviços personalizados de acordo com as preferências do público.

Para tanto, eles captam movimentos, formando bancos de dados para comparar ações de cada pessoa atendida por um negócio.

Aplicados à área da saúde, esses sistemas colocam o foco nas necessidades e desejos dos clientes, fornecendo insights valiosos para qualificar a experiência do paciente.

Por exemplo, um CRM pode ser integrado ao WhatsApp ou SMS para enviar lembretes de consultas, exames e procedimentos agendados na sua clínica.

Simultaneamente, fará o bloqueio da agenda médica para prestar esse serviço, e avisará ao profissional de saúde sobre o atendimento.

Esse cuidado e atenção baseados no marketing de relacionamento permeiam todas as interações com os clientes, marcando presença em diferentes momentos da jornada do paciente para oferecer experiências memoráveis.

Sistema de gestão ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP) também constrói bases de dados que se transformam em insights para o negócio.

Mas, diferentemente do CRM, esse tipo de software é voltado aos processos internos, em especial à integração entre as atividades dos departamentos.

Alimentado por todos os setores da unidade de saúde, o ERP possibilita maior fluidez para os dados, evidenciando seus impactos para cada departamento envolvido, da contabilidade até a gestão da escala médica.

Em instituições complexas, como um hospital, o ERP pode englobar módulos especiais como lavanderia, banco de leite e refeitório.

Tudo para facilitar a rotina e a tomada de decisões por parte das lideranças, que gerenciam seus departamentos sob uma perspectiva integrada.

Portanto, é uma ferramenta que facilita a comunicação, transparência e contato entre funcionários de setores distintos, sem que precisem se deslocar fisicamente.

Basta utilizar a plataforma de comunicação e, automaticamente, todos os interessados vão tomar ciência de cada mudança.

Aplicativos médicos

Muitas soluções que comentei acima estão disponíveis em versão mobile, tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde.

Mas os aplicativos de saúde costumam ser direcionados ao paciente, prestando serviços como esclarecimento de dúvidas, agendamento de consultas e localização de hospitais, clínicas e consultórios.

Eles se destacam por garantir informações validadas por especialistas, compartilhando notícias e fatos comprovados pela ciência para reforçar ações de medicina preventiva.

Os aplicativos médicos também se propõem a fortalecer o autocuidado, fornecendo orientações para uma dieta balanceada, atividade física e acompanhamento de doenças crônicas.

Dependendo do sistema, esses dados podem ser transmitidos ao médico ou à equipe de enfermagem que monitora o paciente, simplificando as próximas etapas de assistência.

Sistema para consultório médico

Com apoio da tecnologia, softwares vêm revolucionando a oferta de serviços de saúde em todo o mundo

Vantagens do software em clínicas e hospitais

Contar com um software médico na sua clínica ou hospital resulta em benefícios para a gestão, equipe médica e administrativa e para o paciente.

Veja algumas dessas vantagens abaixo.

Amplia o acesso

Sistemas hospedados na nuvem ampliam a acessibilidade porque podem ser visualizados e editados a partir de qualquer aparelho conectado à internet.

Desse modo, membros de diferentes equipes ganham a oportunidade de fazer atualizações em tempo real, diminuindo retrabalho e erros.

As agendas também são organizadas automaticamente, sem que um empregado precise parar para preencher cada alteração.

Confirmando data e hora das consultas, as chances de ausências ou “furos” na agenda despencam.

Até mesmo os pacientes saem no lucro, pois podem acessar a agenda para confirmar horários e preparativos para os procedimentos de saúde marcados.

Eleva a produtividade

Detalhei, acima, como diferentes tipos de software médico reduzem a carga de trabalho a partir da automação de tarefas.

Graças a essa tecnologia, os times podem se dedicar ao que mais interessa: o relacionamento com pacientes, parceiros e fornecedores.

Com mais tempo para essas atividades, os departamentos se tornam produtivos, fazendo melhor uso e gestão de tarefas.

É natural, ainda, abrir espaço para mais procedimentos, elevando os lucros da instituição.

Qualifica a experiência do paciente

Você já deve ter ouvido falar em experiência do cliente (UX), uma estratégia que molda negócios centrados no consumidor.

Afinal, agradar o cliente é fundamental para conquistar sua confiança e lealdade, garantindo a continuidade da empresa.

Plataformas médicas abrem caminho para interações mais humanas, propiciando experiências memoráveis que elevam o fluxo de pacientes.

Reduz a chance de erros

A automação de processos ainda auxilia na redução de erros como marcações duplas na agenda, ou anotações no prontuário médico do paciente errado.

Contas e outras dinâmicas referentes à contabilidade também se tornam mais confiáveis, diminuindo as chances de desperdício e problemas na precificação de serviços médicos.

Mais segurança da informação com um software médico

Em vez de manter os registros em papel, os sistemas médicos promovem a digitalização de prontuários e outros documentos, e os guardam na nuvem.

Acontece que esse espaço é protegido por mecanismos como senhas e criptografia, colaborando para a segurança da informação.

Esse fator é crítico para o bom andamento do negócio, principalmente em áreas que arquivam dados sensíveis como a saúde.

Se, antes, pessoas não autorizadas poderiam entrar na sala de arquivos e ver o histórico do paciente, na nuvem, é preciso ter permissão para isso.

Melhora a comunicação entre departamentos

Softwares como o ERP acabam com ruídos e mal-entendidos, construindo espaços de comunicação eficazes.

Isso é possível por causa dos padrões dessas plataformas, que devem ser respeitados por todos e têm uma mesma interpretação em diferentes setores.

Gestão integrada

A gestão integrada é outro fator que influencia no sucesso ou no fracasso das unidades de saúde.

Ainda que sejam amplas, como um grande hospital, é necessário que as ações dos gestores tenham coerência para que tudo esteja alinhado.

E dispor de uma plataforma completa ajuda bastante nesse contexto, porque nela dá para visualizar a instituição de forma geral e detalhada.

Sistema de hospital

Com documentos armazenados na nuvem, dados ficam mais seguros e acessíveis a quem interessa

O que um sistema para consultório médico precisa ter

A resposta para essa questão depende do tipo de software e dos objetivos na sua clínica, consultório ou hospital.

Esses quesitos ajudam a determinar quais são as funcionalidades imprescindíveis.

Mas há características indispensáveis para um sistema eficiente e seguro, que reuni na lista:

  • Todo software médico deve obedecer às exigências de autoridades como o Conselho Federal de Medicina (CFM)
  • Incluir mecanismos de proteção como a criptografia
  • Ser intuitivo e simples de manusear
  • Realizar atualizações de forma automática
  • Estar conectado com a agenda da unidade e dos profissionais de saúde
  • Facilitar a gestão de dados.

A seguir, trago dicas para a escolha do software ideal.

Como escolher o melhor software para clínicas médicas

Um bom software para clínicas médicas é aquele que melhor se adequa às necessidades da sua equipe.

Você pode começar com o passo a passo que preparei para fazer uma escolha assertiva:

  1. Selecione o tipo de software que atende ao que você precisa. Um software de gestão favorece a coordenação de atividades, enquanto o CRM potencializa o aproveitamento de dados dos pacientes
  2. Confira se a plataforma tem todas as funcionalidades desejadas
  3. Verifique se o programa é confiável, pesquisando pela reputação do fornecedor e experiências de clientes antigos
  4. Confirme se há suporte pelo fornecedor, caso seja necessário atualizar ou corrigir falhas
  5. Priorize a facilidade de uso, afinal, profissionais de diferentes departamentos e até pacientes vão utilizar o sistema.

Vencidas estas etapas, você terá feito uma escolha planejada e que tem tudo para funcionar no estabelecimento.

Software médico de telemedicina: por que ter um?

Já falei sobre as vantagens de ter um software de telemedicina, especialmente porque dá suporte a uma série de tarefas das equipes de saúde.

Sistemas robustos como o da Telemedicina Morsch possuem o prontuário eletrônico integrado, reunindo o histórico do paciente para aumentar a acurácia no diagnóstico.

Com essas informações em mãos, nosso time de especialistas interpreta exames com propriedade, entregando laudos médicos minutos após receber os dados coletados nos exames.

O laudo digital está disponível para exames cardiológicos, neurológicos, pneumológicos, radiológicos e de medicina do trabalho.

Com esse suporte, você não precisa manter vários especialistas no quadro de funcionários, bastando alguns para coordenar a assistência em saúde.

Os exames podem ser realizados por técnicos em radiologia ou enfermagem devidamente treinados, inclusive, utilizando a própria plataforma, com conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite.

Conclusão

Contar com um software médico agrega vantagens para as unidades de saúde, agilizando processos e facilitando a rotina.

Além dos ganhos em produtividade, pacientes percebem melhorias no atendimento, o que colabora para que retornem à clínica ou hospital quando precisarem.

Eles podem se surpreender com laudos entregues em minutos, graças à plataforma de telemedicina.

Por que não começar agora a modernizar o seu negócio, aumentando a qualidade e as receitas?

Acesse esta página e aproveite os benefícios do software de telemedicina Morsch!

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin