Interpretação de exames: como funciona e quais as vantagens do telediagnóstico?

Por Dr. José Aldair Morsch, 3 de julho de 2017
interpretação de exames online

A interpretação de exames faz parte da rotina em centros de diagnóstico, além de clínicas e hospitais.

Afinal, os resultados dos procedimentos contribuem para confirmar ou afastar a suspeita clínica, fazendo a diferença na detecção de uma série de patologias.

Sem contar as vantagens da interpretação online, que agrega agilidade e diminui os custos com o laudo de exames complementares.

Nas próximas linhas, apresento a importância e como funciona essa dinâmica, com destaque para a interpretação à distância via telemedicina.

Continue a leitura até o final.

Qual a importância da interpretação de exames?

Quando realizada com rapidez e qualidade, a interpretação de exames dá suporte ao diagnóstico, complementando informações coletadas durante a avaliação clínica.

Claro que anamnese e avaliação física são fundamentais para formar uma hipótese diagnóstica, pois permitem acessar dados sobre o histórico do paciente, queixa atual e sintomas.

No entanto, nem sempre o diagnóstico clínico é suficientemente claro e preciso, necessitando de maior detalhamento sobre alterações em tecidos internos do organismo.

Daí a importância de contar com os resultados de exames complementares, sempre interpretados por médicos especialistas na área do procedimento.

Caso os exames não invasivos sejam interpretados seguindo critérios de excelência, podem até dispensar procedimentos invasivos, tornando o diagnóstico menos doloroso e custoso para o paciente.

O laudo médico ainda colabora para o rastreamento e diagnóstico precoce de câncer, infecções, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, entre outras.

Nesse cenário, é possível prevenir ou retardar a evolução dessas patologias, melhorando o prognóstico e a qualidade de vida do paciente.

Até mesmo a abordagem terapêutica pode ter o início acelerado com a ajuda da interpretação de exames.

E, por consequência, aumentar as chances de sucesso do tratamento, mesmo para condições graves como tumores malignos.

Como interpretar exames?

Conforme mencionei acima, apenas médicos especialistas na área do exame devem fazer a interpretação.

Essa é uma exigência do Conselho Federal de Medicina que visa a emissão de laudos confiáveis, que possam dar suporte ao diagnóstico de doenças.

O processo de interpretação depende do tipo de exame complementar, sendo os mais comuns:

  • Exames laboratoriais: geralmente, avaliam substâncias presentes na urina, fezes, sangue e outros fluidos corporais. Uma vez coletado, o material é enviado a um laboratório de análises clínicas para avaliação
  • Exames de imagem: são procedimentos radiológicos que mostram fotografias internas de partes do corpo, como no raio X ou ressonância magnética; ou mesmo sua atividade em tempo real, a exemplo do ecocardiograma e outras modalidades de ultrassonografia
  • Outros exames de suporte diagnóstico: oferecem dados sobre diferentes parâmetros corporais, normalmente traduzidos em gráficos. Eletrocardiograma, espirometria, audiometria e eletroencefalograma são alguns exemplos.

Para fazer a interpretação, o especialista avalia os achados, usando seus conhecimentos sobre a anatomia e funcionamento dos órgãos e tecidos para identificar anormalidades.

Ele também reúne saberes a respeito das propriedades das imagens ou gráficos analisados e leva em consideração a suspeita clínica e histórico do paciente.

Suas reflexões e conclusões são relatadas no laudo médico, que é finalizado com sua assinatura.

Como funciona a interpretação de exames online?

A interpretação de exames online funciona de forma semelhante à presencial, com a diferença de que o especialista responsável não se encontra na clínica, hospital ou centro de diagnóstico.

Basicamente, os exames são realizados pelo médico, técnico em radiologia ou enfermagem de forma normal, e depois são enviados para a central de laudos.

Isso é feito através de um software em nuvem (hospedado num local seguro da internet), acessível a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Uma vez que os registros estejam na plataforma de telemedicina, um especialista online os interpreta à luz da hipótese diagnóstica e informações do paciente.

Em seguida, ele insere sua assinatura digital no laudo online.

Por fim, os resultados são disponibilizados na plataforma em minutos, permitindo o envio por e-mail ou aplicativos de mensagem ao paciente ou a impressão do laudo.

Interpretação de exame

A interpretação de exames dá suporte ao diagnóstico, complementando informações coletadas

Vantagens da interpretação de exames online

Além de ser um diferencial que proporciona maior comodidade e conforto aos pacientes, disponibilizar resultados de exames online é vantajoso porque se trata de uma solução para reduzir os custos com a contratação de especialistas.

Contando com uma empresa de telemedicina confiável, dá para dispor de um time de profissionais qualificados a distância, pagando apenas pelos laudos emitidos.

A entrega dos resultados via plataforma de telemedicina ainda permite visualizar os laudos a qualquer momento e em qualquer lugar, otimizando a rotina agitada dos médicos.

A seguir, listo outras vantagens do telediagnóstico (interpretação de exames a distância):

  • Redução no tempo de espera pelos resultados
  • Apoio ao diagnóstico precoce e tratamento rápido
  • Cobertura de férias, folgas e outras ausências dos especialistas
  • Serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana no software da Telemedicina Morsch
  • Possibilidade de ampliar o portfólio de exames, delegando sua interpretação ao time Morsch
  • Economia de tempo e dinheiro destinados a deslocamentos, impressão e guarda de laudos impressos
  • Armazenamento dos documentos médicos na nuvem, onde ficam protegidos da deterioração pelo tempo e não podem ser perdidos
  • Proteção dos arquivos por meio de mecanismos de autenticação e criptografia
  • Atualização em tempo real dos documentos, que ficam organizados no prontuário eletrônico.

 

A interpretação de exames online é segura?

Num primeiro momento, é comum que os profissionais de saúde desconfiem dessa inovação, haja vista que durante muito tempo ela não esteve disponível.

No entanto, ao contar com os serviços de uma empresa de telemedicina idônea, como a Morsch, é possível ter acesso à interpretação de exames online de forma confiável.

Isso porque a avaliação dos exames fica a cargo de uma equipe de especialistas qualificados, devidamente registrados no CRM de sua jurisdição para fornecer o resultado de exames com garantia de segurança.

A assinatura digital dos laudos a distância segue o padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), servindo como certificado digital da autenticidade do laudo.

Dessa forma, você tem a garantia de que um médico com CRM e RQE ativos elaborou o laudo eletrônico, que tem a mesma validade de um documento em papel.

Ao consultar o laudo médico através da plataforma de telemedicina, também é possível ter acesso a informações importantes para os tratamentos de seus pacientes.

Se houver dúvidas, o sistema permite o contato com especialistas para que sejam esclarecidas através da segunda opinião médica.

Questões amplas que envolvem outras categorias de profissionais de saúde também podem ser elucidadas em poucos cliques, solicitando uma teleconsultoria.

Como modernizar o seu negócio com a interpretação de exames online?

Para aproveitar os benefícios da telemedicina para a interpretação de exames, basta ter uma estrutura com computador, internet de qualidade e os equipamentos para realizar exames.

É verdade que aparelhos digitais facilitam o envio dos registros ao sistema, a exemplo de equipamentos radiológicos que podem ser configurados para envio automático das imagens ao PACS da Morsch.

Também dá para digitalizar e compartilhar os arquivos emitidos por aparelhos analógicos, permitindo que sejam avaliados remotamente.

É comum que consultórios e clínicas de cidades pequenas e distantes dos centros urbanos tenham problemas no momento de oferecer os resultados de exames aos pacientes.

Na maioria dos casos, é preciso esperar muito tempo até que essas interpretações cheguem na clínica, o que pode prejudicar o tratamento.

Nesse cenário, a interpretação de exames online surge como uma solução simples e inteligente.

Para os médicos que estão começando a vida profissional e não têm condições de arcar com os custos elevados que envolvem a contratação de especialistas, a telemedicina também é indicada.

Com os resultados de exames online, esses profissionais podem contar com laudos a distância, sem a necessidade de contratar outros profissionais, além de ter acesso mais rápido à interpretação dos exames.

Para os pacientes, o resultado online também é benéfico, pois, assim, não precisam se locomover até a clínica para conferir a interpretação do especialista.

É só acessar a plataforma e visualizar o resultado do exame, que é disponibilizado pela empresa de telemedicina.

Contando com a Telemedicina Morsch, seu estabelecimento de saúde pode utilizar dispositivos modernos para os exames por meio do comodato de equipamentos médicos.

Basta contratar pacotes de laudos mensais para dispor desse serviço sem custo adicional.

Conheça todas as vantagens de ter a Morsch como parceira da sua equipe.

Conclusão

A interpretação de exames pode ser realizada de forma presencial ou online, sem prejuízo na qualidade do diagnóstico, além do suporte para a prevenção de doenças e rapidez no início do tratamento.

Sua equipe pode aproveitar as vantagens dos laudos online via plataforma Morsch, a qualquer hora do dia ou da noite.

Junto a outros serviços úteis como aluguel em comodato, segunda opinião médica e teleconsultoria, tudo num só lugar!

Veja mais detalhes e solicite um orçamento aqui.

Se achou o texto interessante, leia mais artigos sobre telemedicina aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin