Interpretação de exames: como funciona e quais as vantagens do telediagnóstico?
A interpretação de exames faz parte da rotina em centros de diagnóstico, além de clínicas e hospitais.
Afinal, os resultados dos procedimentos contribuem para confirmar ou afastar a suspeita clínica, fazendo a diferença na detecção de uma série de patologias.
Sem contar as vantagens da interpretação online, que agrega agilidade e diminui os custos com o laudo de exames complementares.
Nas próximas linhas, apresento a importância e como funciona essa dinâmica, com destaque para a interpretação à distância via telemedicina.
Continue a leitura até o final.
O que é interpretação de exames?
Interpretação de exames é a observação e análise dos registros desses procedimentos para apoiar um diagnóstico.
Os registros podem ser expressos sob a forma de imagens, gráficos, valores de referência, etc.
Os parâmetros avaliados dependem do tipo de exame.
No entanto, serão comparados a padrões de normalidade para chegar a um resultado normal ou alterado.
É a partir da interpretação de exames que é elaborado o laudo médico, seja in loco ou a distância, utilizando uma plataforma de telemedicina.
Qual a importância da interpretação de exames?
Quando realizada com rapidez e qualidade, a interpretação de exames dá suporte ao diagnóstico, complementando informações coletadas durante a avaliação clínica.
Claro que anamnese e avaliação física são fundamentais para formar uma hipótese diagnóstica, pois permitem acessar dados sobre o histórico do paciente, queixa atual e sintomas.
No entanto, nem sempre o diagnóstico clínico é suficientemente claro e preciso, necessitando de maior detalhamento sobre alterações em tecidos internos do organismo.
Daí a importância de contar com os resultados de exames complementares, sempre interpretados por médicos especialistas na área do procedimento.
Caso os exames não invasivos sejam interpretados seguindo critérios de excelência, podem até dispensar procedimentos invasivos.
E isso torna o diagnóstico menos doloroso e custoso para o paciente.
O laudo médico ainda colabora para o rastreamento e diagnóstico precoce de câncer, infecções, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, entre outras.
Nesse cenário, é possível prevenir ou retardar a evolução dessas patologias, melhorando o prognóstico e a qualidade de vida do paciente.
Até mesmo a abordagem terapêutica pode ter o início acelerado com a ajuda da interpretação de exames.
E, por consequência, aumentar as chances de sucesso do tratamento, mesmo para condições graves como tumores malignos.
Como interpretar exames?
Conforme mencionei acima, apenas médicos especialistas na área do exame devem fazer a interpretação.
Essa é uma exigência do Conselho Federal de Medicina que visa a emissão de laudos confiáveis, que possam dar suporte ao diagnóstico de doenças.
O processo de interpretação depende do tipo de exame complementar, sendo mais comuns os exames de imagem, laboratoriais e outros.
Para fazer a interpretação, o especialista avalia os achados, usando seus conhecimentos sobre a anatomia e funcionamento dos órgãos e tecidos para identificar anormalidades.
Ele também reúne saberes a respeito das propriedades das imagens ou gráficos analisados e leva em consideração a hipótese diagnóstica e histórico do paciente.
Suas reflexões e conclusões são relatadas no laudo, que é finalizado com sua assinatura.
A seguir, confira detalhes sobre a interpretação de algumas modalidades de exames complementares.
Exames laboratoriais
Geralmente, avaliam substâncias presentes na urina, fezes, sangue e outros fluidos corporais.
Uma vez coletado, o material é enviado a um laboratório de análises clínicas para avaliação.
Como interpretar exame de sangue?
O termo “exame de sangue” é abrangente, podendo se referir a diferentes substâncias presentes no líquido.
Glicose, colesterol e triglicérides estão entre as mais conhecidas, oferecendo suporte para identificar condições como diabetes e colesterol alto.
Contudo, a versão mais popular para exames de sangue é o hemograma, que permite analisar as três principais células sanguíneas.
Leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas são contados e sua dosagem deve ser comparada aos padrões de normalidade para a idade e condição clínica do paciente.
Outras substâncias avaliadas a partir de exames de sangue são:
- Glicose (via glicemia)
- Triglicérides
- Colesterol
- TSH
- T4 livre
- TGO
- TGP
- Proteína C-reativa (PCR)
- Ureia e creatinina
- Ácido úrico.
Entendido o hemograma, vamos à interpretação do exame de urina.
Como interpretar exame de urina?
Mais uma vez, falar em “exame de urina” pode ter diferentes significados.
Um dos tipos mais comuns é o exame de urina tipo 1 ou exame EAS (sigla para Elementos Anormais do Sedimento), realizado a partir da análise da primeira urina do dia, por ser a mais concentrada.
A partir dele, é possível conferir os valores relativos ao pH, densidade e a presença de substâncias como sangue, glicose, proteínas e cetonas no líquido, apoiando o diagnóstico de doenças como cistite e infecção urinária.
Outros exames que avaliam a urina são:
- Urocultura
- Urina de 24 horas
- Dosagem de beta hCG (teste de gravidez).
A interpretação de exames de imagem é diferente dos laboratoriais, como explico a seguir.
Exames de imagem
São procedimentos radiológicos que mostram fotografias internas de partes do corpo, como no raio X ou ressonância magnética; ou mesmo sua atividade em tempo real, a exemplo do ecocardiograma e outras modalidades de ultrassonografia
A dinâmica de interpretação depende do exame de imagem e da parte do corpo retratada.
Somente médicos radiologistas especializados na área do procedimento estão aptos a avaliar e emitir o laudo para esses exames radiológicos.
Para tanto, consideram fatores como:
- Processo de formação das imagens: radiografia e tomografia computadorizada, por exemplo, têm os registros mostrados com maior ou menor nitidez conforme sua densidade
- Presença de artefatos que prejudicam a qualidade do exame, como movimentos do paciente
- Características anatômicas comuns à parte examinada
- Posicionamento radiológico e incidências obtidas
- História da doença atual
- Condição clínica do paciente
- Comorbidades.
No próximo tópico, falo sobre a interpretação de outros exames.
Outros exames de suporte diagnóstico
São procedimentos que oferecem dados sobre diferentes parâmetros corporais, normalmente traduzidos em gráficos.
Obviamente, os gráficos e valores de referência mudam segundo o exame, que pode atender a especialidades médicas como cardiologia, pneumologia, neurologia, entre outras.
Caberá ao especialista analisar os registros para identificar anormalidades.
Alguns procedimentos comuns são:
- Eletrocardiograma: exame de rotina na avaliação cardiológica, revela detalhes sobre o ritmo cardíaco, evidenciadas por meio das ondas do ECG
- Espirometria: avalia a capacidade respiratória do paciente, sendo utilizado para o diagnóstico de doenças como a asma e DPOC
- Audiometria: serve para verificar o grau de audição, sendo bastante solicitado, por exemplo, para trabalhadores expostos ao ruído ocupacional
- Eletroencefalograma: avalia a atividade neuronal a partir das correntes elétricas espontâneas emitidas no cérebro, prestando suporte ao diagnóstico de condições como a epilepsia.
Veja na sequência quais são as características da interpretação de exames pela internet.
Como funciona a interpretação de exames online?
A interpretação de exames online funciona de forma semelhante à presencial, com a diferença de que o especialista responsável não se encontra na clínica, hospital ou centro de diagnóstico.
Basicamente, os exames são realizados pelo médico, técnico em radiologia ou enfermagem de forma normal, e depois são enviados para a central de laudos.
Isso é feito por meio de um software em nuvem (hospedado num local seguro da internet), acessível a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet.
Uma vez que os registros estejam no sistema de telemedicina online, um especialista os interpreta à luz da hipótese diagnóstica e informações do paciente.
Em seguida, ele insere sua assinatura digital no laudo online.
Por fim, os resultados são disponibilizados na plataforma em minutos, permitindo o envio por e-mail ou aplicativos de mensagem ao paciente ou a impressão do laudo.
Quais os desafios da interpretação de exames no Brasil?
Alguns desafios são corriqueiros em diversos países, como a qualidade dos registros de exames, que depende de treinamento e da colaboração do paciente.
No entanto, um país de dimensões continentais como o Brasil tem como principal barreira a desigualdade na distribuição de médicos especialistas.
Enquanto as capitais e centros urbanos costumam concentrar esses profissionais, áreas remotas e cidades pequenas sofrem com a carência de médicos.
Muitas vezes, os estabelecimentos de saúde locais não possuem recursos para manter uma equipe médica com especialistas a postos para interpretar os registros.
Nesse cenário, há atraso na entrega dos resultados, impactando no diagnóstico e, por consequência, no início do tratamento.
A boa notícia é que a telemedicina oferece uma solução por meio do telediagnóstico, que viabiliza a interpretação dos registros a distância.
Vantagens da interpretação de exames online
Além de ser um diferencial que proporciona maior comodidade e conforto aos pacientes, disponibilizar resultados de exames online é vantajoso porque se trata de uma solução para reduzir os custos com a contratação de especialistas.
Contando com uma empresa de telemedicina confiável, dá para dispor de um time de profissionais qualificados a distância, pagando apenas pelos laudos emitidos.
A entrega dos resultados via plataforma de telemedicina ainda permite visualizar os laudos a qualquer momento e em qualquer lugar, otimizando a rotina agitada dos médicos.
A seguir, listo outras vantagens do telediagnóstico (interpretação de exames a distância):
- Redução no tempo de espera pelos resultados
- Apoio ao diagnóstico precoce e tratamento rápido
- Cobertura de férias, folgas e outras ausências dos especialistas
- Serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana no software da Telemedicina Morsch
- Possibilidade de ampliar o portfólio de exames, delegando sua interpretação ao time Morsch
- Economia de tempo e dinheiro destinados a deslocamentos, impressão e guarda de laudos impressos
- Armazenamento dos documentos médicos na nuvem, onde ficam protegidos da deterioração pelo tempo e não podem ser perdidos
- Proteção dos arquivos por meio de mecanismos de autenticação e criptografia
- Atualização em tempo real dos documentos, que ficam organizados no prontuário eletrônico.
Some a todas essas vantagens também a segurança do processo, que merece comentários à parte.
A interpretação de exames online é segura?
Num primeiro momento, é comum que os profissionais de saúde desconfiem dessa inovação, haja vista que durante muito tempo ela não esteve disponível.
No entanto, ao contar com os serviços de uma empresa de telemedicina idônea, como a Morsch, é possível ter acesso à interpretação de exames online de forma confiável.
Isso porque a avaliação dos exames fica a cargo de uma equipe de especialistas qualificados, devidamente registrados no CRM de sua jurisdição para fornecer o resultado de exames com garantia de segurança.
A assinatura digital dos laudos a distância segue o padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), servindo como certificado digital da autenticidade do laudo.
Dessa forma, você tem a garantia de que um médico com CRM e RQE ativos elaborou o laudo eletrônico, que tem a mesma validade de um documento em papel.
Ao consultar o laudo médico através da plataforma de telemedicina, também é possível ter acesso a informações importantes para os tratamentos de seus pacientes.
Se houver dúvidas, o sistema permite o contato com especialistas para que sejam esclarecidas por meio da segunda opinião médica.
Questões amplas que envolvem outras categorias de profissionais de saúde também podem ser elucidadas em poucos cliques, solicitando uma teleconsultoria.
Como modernizar o seu negócio com a interpretação de exames online?
Para aproveitar os benefícios da telemedicina para a interpretação de exames, basta ter uma estrutura com computador, internet de qualidade e os equipamentos para realizar exames.
É verdade que aparelhos digitais facilitam o envio dos registros ao sistema, a exemplo de equipamentos radiológicos que podem ser configurados para envio automático das imagens ao PACS da Morsch.
Mas também dá para digitalizar e compartilhar os arquivos emitidos por aparelhos analógicos, permitindo que sejam avaliados remotamente.
Para os médicos que estão começando a vida profissional e não têm condições de arcar com os custos elevados que envolvem a contratação de especialistas, a telemedicina também é indicada.
Com os resultados de exames online, esses profissionais podem contar com laudos a distância, sem a necessidade de contratar outros profissionais, além de ter acesso mais rápido à interpretação dos exames.
Para os pacientes, o resultado online também é benéfico, pois, assim, não precisam se locomover até a clínica para conferir a interpretação do especialista.
É só acessar a plataforma e visualizar o resultado do exame, que é disponibilizado pela empresa de telemedicina.
Contando com a Telemedicina Morsch, seu estabelecimento de saúde ainda pode utilizar dispositivos modernos para os exames por meio do comodato de equipamentos médicos.
Basta contratar pacotes de laudos mensais para dispor desse serviço sem custo adicional.
Conheça todas as vantagens de ter a Morsch como parceira da sua equipe!
Conclusão
A interpretação de exames pode ser realizada de forma presencial ou online, sem prejuízo na qualidade do diagnóstico, além do suporte para a prevenção de doenças e rapidez no início do tratamento.
Sua equipe pode aproveitar as vantagens dos laudos online via plataforma Morsch, a qualquer hora do dia ou da noite.
Junto a outros serviços úteis como aluguel em comodato, segunda opinião médica e teleconsultoria, tudo num só lugar!
Veja mais detalhes e solicite um orçamento.
Se achou o texto interessante, leia mais artigos sobre telemedicina que publico aqui no blog.