Telemedicina na Neurologia: laudos por junta médica como diferencial

Por Dr. José Aldair Morsch, 11 de junho de 2018
Telemedicina na Neurologia

Utilizar a Telemedicina na neurologia é uma solução eficaz na prevenção de AVC ( Acidente Vascular Cerebral ) e realizar exames a distância como eletroencefalograma ocupacional.Isso se traduz em qualidade de vida e saúde em dia para contribuir com o aumento da expectativa de vida.

Para lugares remotos, a Telemedicina na neurologia leva ainda o neurologista virtual e uma consultoria para clínicos que prestam o primeiro atendimento.

Se você pensa em aumentar os lucros da sua clínica e não sabe no que investir, acompanhe esse artigo e entenda como é possível atender desde um paciente grave, até exames complexos como eletroencefalograma digital em seu próprio consultório, recebendo  o laudo médico assinado digitalmente numa plataforma de telessaúde.

O que é Telemedicina na neurologia?

Telemedicina é uma especialidade médica capaz de atuar interpretando exames a distância, principalmente em zonas remotas que precisam dos laudos dos exames e consultoria de especialistas.

Avanços tecnológicos como TI ( Tecnologia da Informação), dispositivos médicos e especialistas estão envolvidos numa complexa estrutura em nuvem onde é possível todo o time de atendimento de um paciente, como técnico em enfermagem, médico, administradores de clínicas, terem acesso através de login e senha individuais.

Solicite um orçamento

De forma prática, clínicas de especialistas desenvolveram plataformas de telessaúde em nuvem que recebem os exames enviados de qualquer lugar que tenha internet e os especialistas logados interpretam esses exames e liberam o laudo médico com assinatura digital em minutos em tempo integral, 24 horas por dia, o ano inteiro.

Como a Telemedicina na Neurologia funciona numa Plataforma de Telessaúde?

Ao contratar uma empresa que possua uma plataforma de Telessaúde em nuvem, o cliente é treinado remotamente e os técnicos em enfermagem realizam eletroencefalograma digital para ser enviado para interpretação em Plataformas de Telemedicina em nuvem.

O Centro de Telessaúde disponibiliza treinamento permanente para Telemedicina na neurologia onde é possível tanto um Pronto Socorro com médicos de atendimento de urgência terem consultoria para atendimento de pacientes vítimas de AVC, até em consultórios que precisam realizar eletroencefalograma de rotina.

O neurologista virtual está logado na Plataforma de Telessaúde e através de video-conferência, orienta o clínico remotamente no sentido de dar melhor suporte para aqueles casos graves de Acidente Vascular Cerebral, onde cada minuto conta para uma melhor recuperação das complicações, como paralisias definitivas que podem ser evitadas.

Em que casos vou precisar da Telemedicina na neurologia?

Usando a Telemedicina na neurologia é possível disponibilizar no hospital uma consultoria para os emergencistas e também interpretação de eletroencefalogramas para Medicina do trabalho ou clínicas gerais.

Conheça os benefícios da Telemedicina na neurologia:

1- Neurologista virtual 24 horas por dia

Regiões remotas sem especialistas tem na Telemedicina na neurologia uma ferramenta útil para salvar vítimas de AVC, utilizando protocolos de trombolíticos endovenosos, semelhante ao que são usados no infarto agudo do miocárdio, dentro da Cardiologia.

2- Exames neurológicos em poucos minutos

Ter interpretação de eletroencefalogramas digitais em minutos é uma realidade para poucos no Brasil. Na Telemedicina na neurologia isso é rotina e todos podem ter acesso, basta ter internet para conexão.

Eu preciso de tomografia de urgência!

Não tem problema, na Plataforma de Telemedicina você aproveita todas as especialidades, incluindo uma Tomografia na madrugada para casos de emergência.

3- Uma segunda opinião sempre que necessário por junta médica

Clínicos se negam a ir para o interior por se sentirem inseguros em muitas condutas. Com a oportunidade de discutir os casos por video-conferência com o neurologista virtual, essa realidade mudará completamente.

O que eu ganho com essa especialidade?

4- Redução de custos de atendimento em todos os segmentos

4 exemplos reais de redução de custos:

1-Evitar complicações decorrentes de AVC;
2-Custos dos exames reduzem em mais de 50%;
3-Redução da remoção desnecessária, a ambulâncioterapia;
4-Acompanhamento dos casos graves por video-conferência sem necessidade de consultas presenciais dos especialistas.

Telemedicina na Neurologia

A Teleneurologia é ética?

A Plataforma telessaude é uma realidade em todos os Países e regulamentada pelo Ministério da Saúde, ANVISA e Conselho Federal de Medicina.

As empresas que desenvolvem essa tecnologia seguem diretrizes de segurança de dados, assinatura digital do laudo médico, sigilo de informações, guarda de documentos entre outras.

A Telemedicina na neurologia já é praticada no Brasil há 10 anos e evolui de forma surpreendente em todo o planeta.

Optar por essa especialidade é olhar o futuro que já está entre nós e aproveitar as ferramentas digitais capazes de mudar a realidade de atendimento de pequenas cidades sem acesso a especialistas.

Como posso ter acesso a Telemedicina na neurologia?

Quem busca contratar serviços em um Portal Telemedicina precisa analisar se sua necessidade  vai desde a consultoria por video-conferência, até os exames complexos para que possa aproveitar todos os benefícios.

A decisão a ser tomada depende das principais necessidades:

– Consultoria para Pronto Socorro para casos de AVC isquêmico ou hemorrágico;
– Segunda opinião do especialista;
– Interpretação de tomografias de emergência 24 horas por dia;
– Interpretação de eletroencefalograma digital clínico ou ocupacional;
– Interpretação de eletroencefalograma com mapeamento cerebral;
– Interpretação de polissonografias;
– Aquisição do aparelho de eletroencefalograma digital através de compra com orientação da melhor marca;
– Aquisição em comodato de aparelho de eletroencefalograma digital.

Ao entrar em contato com uma empresa de Telemedicina, como exemplo posso citar a Telemedicina Morsch, lembre de solicitar esclarecimentos sobre cada uma de suas necessidades, assim poderá usufruir de forma integral dos benefícios da Telemedicina na neurologia.

Vou ler a conclusão e ver se me interessa

A Telemedicina na neurologia é uma especialidade onde o neurologista virtual se dispõe a atender numa plataforma de Telessaúde tantos casos graves como AVC isquêmico ou hemorrágico, quanto interpretar exames complexos como o eletroencefalograma.

Estou falando de atendimento a distância, onde qualquer médico ou hospital pode contratar os serviços e levar o especialista de forma virtual para as regiões remotas que não disponibilizam esse recurso.

A Telemedicina na neurologia é ética e regulamentada. Está disponível para o País inteiro e pode ser contratada com baixos investimentos agora mesmo.

A Telemedicina Morsch é pioneira nessa atividade e oferece toda a estrutura de suporte ao cliente em tempo integral, com laudos e consultorias 24 horas por dia.

Gostou do assunto? Compartilhe nas redes!

Assine nosso blog e receba conteúdos como esse toda semana!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp