Eletroencefalograma com mapeamento cerebral o que é? Para que serve?

Por Dr. José Aldair Morsch, 14 de março de 2017
Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

O eletroencefalograma com mapeamento cerebral consiste em um procedimento adotado para o diagnóstico de uma série de enfermidades cerebrais, focado principalmente em topografias de epilepsias.

O eletroencefalograma é considerado o exame do tipo neurofisiológico de maior importância para a comunidade médica brasileira e de todo o mundo desde o seu surgimento, em 1929.

Este artigo foi criado para lhe mostrar o que é o procedimento de eletroencefalograma com mapeamento cerebral, como ele funciona e quais são seus principais atrativos e vantagens. Continue sua leitura e saiba mais!

O principal diferencial do eletroencefalograma com mapeamento cerebral

O eletroencefalograma com mapeamento cerebral tem como principal diferencial o uso de tecnologia computadorizada para possibilidade de quantificação dos resultados proporcionados pelo eletroencefalograma comum.

Solicite um orçamento

Sendo assim, se no procedimento convencional podemos diagnosticar uma enfermidade, com o mapeamento cerebral é possível dar maior significado para o resultado que foi apresentado, de modo muito mais rigoroso e eficaz, desenhando o local no cérebro que foi acometido com informações de imagem.

Exemplo de imagens geradas pelo Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

Observe no exemplo abaixo com é apresentado e em seguida os comentários sobre o exame.

Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

Imagens do Mapeamento cerebral

Este tipo de procedimento não é invasivo para o paciente, é realizado dentro de poucos instantes e tem resultado certeiro. O exame tem como principal objetivo estudar o desempenho e funcionamento elétrico do cérebro, de modo que também seja possível diagnosticar possíveis problemas neurológicos.

No caso do eletroencefalograma com mapeamento cerebral, um verdadeiro ‘mapa’ das regiões cerebrais é disponibilizado para análise imediata. Por meio deste mapeamento se torna possível identificar quais são as partes do cérebro que se responsabilizam pelo controle de determinadas tarefas e funções.

Caso alguma atividade não esteja sendo desempenhada como deveria, o exame garante o diagnóstico momentaneamente.

Principais indicações do Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

Os pesquisadores aproveitaram a era digital para incrementar mais funcionalidades ao eletroencefalograma clínico convencional. Executando o exame com computador é possível mapear as áreas do cérebro acometidas por patologias.

As imagens geradas reproduzem com fidelidade as regiões frontais, parietais, occipitais, temporais e para cada região desenhada, informa as alterações apresentadas, como focos epilépticos.

Com um processamento de dados o computador desenha as regiões comprometidas como se fosse uma tomografia. Isso qualifica mais o exame e consegue orientar o especialista na melhor conduta a ser tomada de acordo com o resultado.

Podemos avaliar as seguintes doenças usando o Eletroencefalograma com mapeamento cerebral:

  • Tumores,
  • Traumatismos cranianos,
  • Confusões mentais,
  • Doenças metabólicas ou degenerativas que acometem o cérebro,
  • Distúrbios convulsivos como epilepsias e infecções como um todo.
  • O exame também pode ser realizado para a identificação e avaliação de distúrbios de consciência ou relacionados ao sono.

Eletroencefalograma com mapeamento cerebral através da telemedicina

Como o EEG é realizado no computador de forma digital, a captação da eletricidade cerebral consiste em um exame de maior eficácia e qualidade. Ao realizar o exame é gerado um arquivo que pode ser enviado pela internet com os dados completos do exame.

A tecnologia disponibilizada na telemedicinamorsch  permite que a Clínica que deseja fazer exames de eletroencefalograma não precisem de neurologista em sua sede para emitir os laudos médicos com o resultado do exame.

O exame pode ser realizado por um técnico em enfermagem que é treinado remotamente e após realizar o exame ele envia para a plataforma de telemedicina onde os neurologistas acessam em tempo real e liberam os laudos em 30 minutos.

É completamente seguro usar esse exame para avaliações prognósticas e para o próprio acompanhamento da evolução de demências ou de demais distúrbios relacionados ao conhecimento e aprendizagem.

Ele também pode ser utilizado para diagnóstico e auxílio no tratamento de infecções, traumatismos, demências vasculares e até mesmo de Alzheimer.

O eletroencefalograma com mapeamento cerebral proporciona ao médico um resultado muito mais eficiente, já que obtém informações quantitativas referentes à eletricidade cerebral. Além disso, o exame também identifica as descargas epileptiformes, dipolos elétricos radiais e tangenciais do indivíduo, quantificando os resultados em gráficos, tabelas e figuras para auxiliar na compreensão do profissional da área de saúde.

Não tenho Eletroencefalograma com mapeamento cerebral na minha Clínica, como posso adquirir o aparelho?

O cliente pode escolher para comprar em diversos fornecedores no mercado. Sempre opte por aparelhos registrados na ANVISA.

QUERO CONHECER O APARELHO DE ELETROENCEFALOGRAMA

O custo do equipamento é muito elevado, tem como alugar?

A telemedicinamorsch oferece o equipamento na modalidade de aluguel em comodato. O cliente faz contrato de 1 ano, recebe o aparelho, paga uma mensalidade e recebe de cortesia mensalmente 30 laudos sem pagar mais nada por isso.

QUERO ENTENDER MELHOR SOBRE O COMODATO DE EEG

Temos aparelho e não sabemos se pode ser usado na Telemedicina

A plataforma de telemedicina em nuvem recebe exames de todos os aparelhos de eletroencefalograma do mercado. Basta contratar os serviços e solicitar treinamento para executar o exame e enviar tanto eletroencefalogramas clínicos, ocupacionais ou com mapeamento cerebral que serão interpretados da mesma forma.

Quais os tipos de eletroencefalograma que existem?

Atualmente o exame de eletroencefalograma se dividiu em 3 categorias:

  • Eletroencefalograma clínico
  • Eletroencefalograma ocupacional
  • Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

QUERO SABER A DIFERENÇA ENTRE EEG CLÍNICO E OCUPACIONAL

Vale ressaltar que o eletroencefalograma clínico investiga doenças mentais, podendo ainda ser dividido em á beira de leito, morte cerebral, etc.. e o ocupacional para medicina do trabalho.

Cabe então finalizar com o fato de que o exame de eletroencefalograma com mapeamento cerebral é capaz de aumentar a expectativa e qualidade de vida do paciente com distúrbios cerebrais, principalmente pelo diagnóstico e início do tratamento precoce. Atualmente, o exame já pode ser laudado pela telemedicina.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Dr. José Aldair Morsch – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp