Laudos Online: como funciona o laudo a distância, vantagens e exames

Por Dr. José Aldair Morsch, 3 de outubro de 2018
Guia basico de eletrocardiografia Como funcionam os laudos online?

Os laudos online são a versão digital dos resultados de exames, que ficam à disposição de médicos e pacientes para que seja realizado um diagnóstico preciso.

Parte essencial da chamada telemedicina, eles eliminam a necessidades das clínicas contarem com especialistas nas áreas em questão para poderem analisar determinados exames.

Afinal, eles são enviados automaticamente para os médicos especializados, que avaliam as imagens e geram os laudos online.  

Em um cenário de avanços tecnológicos em diversas áreas, esses documentos se destacam como uma solução para o aperfeiçoamento de diagnósticos médicos.

Inclusive, o número de clínicas, hospitais e consultórios que optam por esse serviço tem crescido substancialmente nos últimos anos.

Solicite um orçamento

O que também aumentou é a oferta de laudos a distância – o que exige ter critérios bem definidos para enfrentar um processo de escolha agora mais complexo.

Neste artigo, vou te ajudar a entender melhor o funcionamento dos laudos online. Mostrarei para quais exames estão disponíveis e como contratar um serviço de qualidade para sua unidade de saúde.

Boa leitura!

O que é Laudo Online a distância?

O laudo online é um documento resultado de uma interpretação médica

Nele, estão informações do paciente e detalhamento sobre a análise do exame realizado

Laudos online, também conhecidos como laudos à distância, são documentos produzidos a partir da avaliação clínica, de imagens e gráficos gerados durante exames e da interpretação desses dados via internet.

Ou seja, consiste em uma versão online dos resultados de exames – antes só disponíveis no formato impresso.

O documento possui informações do paciente, da conduta, da realização e da interpretação de exames, sendo assinado digitalmente por um especialista.

Além de não exigir que pacientes e médicos estejam fisicamente próximos, os laudos online facilitam a consulta e pesquisa futura das informações, permitindo maior controle da saúde.

Como funciona o Laudo Online e a Telemedicina?

O laudo online é parte essencial da telemedicina

O laudo online traz praticidade e velocidade para médicos e pacientes

Os laudos online são uma das ferramentas que integram a chamada telemedicina, que nada mais é do que medicina praticada à distância.

É através da telemedicina que a produção de laudos à distância vem se popularizando, bem como se tornando cada vez mais rápida e segura. 

Isso porque a tecnologia tornou possível o envio de informações, registradas durante exames, a especialistas fora da unidade de saúde, a partir de uma plataforma online.

É também nela que o laudo é disponibilizado após a interpretação pelo médico responsável.

Dessa forma, as distâncias geográficas não impedem mais que clínicas e hospitais obtenham laudos de qualidade, assinados por profissionais habilitados.

O processo é simples. Primeiro, os exames são realizados com auxílio de um computador com software do aparelho de eletrocardiograma, por exemplo.

Ao serem finalizados, os exames são salvos em arquivos DICOM, JPEG ou PDF, de acordo com cada equipamento.

Os arquivos gerados no computador são transmitidos via plataforma de telemedicina em nuvem, chegando a um especialista em tempo real.

Logado no sistema com a sua senha, o médico acessa as informações do paciente com os arquivos dos exames enviados, analisa e interpreta as imagens e gráficos e descreve as alterações encontradas;

Após, tira sua conclusão, prevendo um diagnóstico de acordo com sua especialidade, assinando o laudo digitalmente.

Em seguida, os laudos online ficam disponíveis na plataforma, podendo ser acessado por profissionais da saúde e também por pacientes – sempre por meio de login e senha.

Se necessário, o laudo médico também pode ser impresso, da mesma forma que acontece no processo tradicional.

É apenas pelo fato do laudo médico estar disponível na internet é que ele é chamado de laudo online.

Importância de ter laudos online armazenados na nuvem

O armazenamento em nuvem traz segurança e economia

OS laudos online podem ser visualizados em qualquer lugar e qualquer hora

Outra inovação trazida pela telemedicina diz respeito ao armazenamento dos laudos através do PACS (Picture Archiving and Communication System).

E os ganhos gerados a partir desse sistema são significativos.

Como você sabe, documentos impressos ocupam espaço físico para serem guardados.

Também podem ser perdidos ou danificados, prejudicando diagnósticos futuros e o acompanhamento do histórico do paciente.

Já os arquivos digitais armazenados na nuvem – espaço de arquivamento na internet – são guardados com segurança.

Eles ficam disponíveis na plataforma de telemedicina, podendo ser acessados a qualquer momento e por qualquer dispositivo conectado à internet.

Assim, não ocupam espaço físico no computador da unidade, tampouco dependem dela para serem acessados.

Vantagens do Laudo Online à distância

laudos online vantagens

Além da segurança e praticidade, conheça os principais benefícios dos laudos online

Como já destacado nos tópicos anteriores, contar com laudos online traz uma série de vantagens para sua clínica, consultório ou hospital.

A primeira delas está no armazenamento em nuvem e o compartilhamento de dados registrados durante os exames.

Veja mais benefícios e possibilidades desse serviço!

Segunda opinião

O fato de poder compartilhar as imagens e dados de exames significa que você pode ter uma segunda opinião médica.

Assim, a equipe de sua unidade de saúde pode esclarecer dúvidas e fornecer um diagnóstico mais assertivo, melhorando a indicação do tratamento adequado ao paciente.

Isso é especialmente importante em casos que exigem uma análise multidisciplinar.

Maior oferta de exames

Se você deseja expandir o mix de serviços da sua unidade, mas não conta com um radiologista ou outros especialistas em tempo integral, pode se beneficiar dos laudos a distância.

De acordo com a Resolução CFM Nº 2.107/14, as radiografias simples, que não utilizem contraste, incluindo a mamografia, podem ser realizadas sem a necessidade de um médico radiologista durante o exame.

Contraste é uma substância injetada ou ingerida pelo paciente, que torna a área examinada mais evidente, intensificando a vascularização que está aumentada nos casos de tumores, facilitando sua visualização nas imagens registradas.

Por sua vez, os laudos das radiografias precisam ser assinados por um especialista.

Assim, um técnico em radiologia pode conduzir os exames e, em seguida, enviar as imagens ao médico radiologista, via plataforma de telemedicina.

Poucos minutos depois, o radiologista com subespecialidade fará a interpretação das informações a distância e irá gerar o laudo com a sua avaliação do caso.

Cobertura de férias

Documentos a distância também garantem a continuidade da emissão de laudos, mesmo que o especialista responsável na sua unidade de saúde esteja de férias ou de folga.

Isso significa que você pode manter um único especialista sem prejudicar o atendimento.

Redução de custos

Contando com laudos online, não será preciso contratar vários especialistas para interpretar os exames.

Isso implica em uma importante redução de custos, uma vez que não é barato manter muitos desses profissionais na sua unidade.

Além disso, como eles ficam disponíveis na nuvem, não há o custo com impressão – o que também pode pesar no orçamento.

Agilidade

Quando o assunto é saúde, o tempo é um dos fatores mais importantes.

Ter um serviço de laudos a distância traz a possibilidade de emitir resultados de exames horas ou até dias antes de um documento impresso.

Como a telemedicina atua 24 horas por dia, 7 dias por semana, é possível obter laudos online em qualquer horário, inclusive em tempo real – conforme a urgência.

Assim, um paciente que aguarda para esclarecer uma suspeita de câncer, por exemplo, saberá dos resultados mais rápido e poderá iniciar o tratamento de forma precoce – o que é fundamental para o prognóstico de cura.

Alta demanda de pacientes

Laudos à distância podem ajudar, ainda, a agilizar o atendimento durante períodos com alta procura por exames.

Além da emissão de laudos confiáveis rapidamente, sua equipe de saúde terá o suporte de especialistas capacitados através da plataforma digital.

Desvantagens do Laudo Online a distância

Desafios do laudo online

As desvantagens podem ser minimizadas com uma parceria em Telemedicina

Apesar dos vários benefícios, o laudo a distância precisa de equipamentos de alta tecnologia, capazes de digitalizar os dados dos exames e possibilitar a integração com as informações do histórico do paciente.

O problema é que esses aparelhos, em geral, custam caro quando comparados aos convencionais.

Por vezes, a compra de um ou mais deles causa grande impacto no orçamento da unidade, que acaba se comprometendo financeiramente.

No entanto, se a compra ou aluguel dos aparelhos digitais sai caro, a opção para reduzir custos é usar a Telemedicina para interpretar os exames – o que pode garantir uma redução de até 50% no custo dos laudos online.

A necessidade de profissionais treinados, capazes de lidar com as funcionalidades dos aparelhos digitais, também pode ser resolvida a partir dessa parceria.

Isso porque, no caso da Telemedicina Morsch, a empresa oferece capacitação online, de acordo com cada equipamento, além de todo o suporte durante o uso.

Quais exames se beneficiam com os Laudos Online a distância?

Principais exames beneficiados pelo laudo online

São exames de diversas áreas importantes da medicina, conheça os principais

O serviço de laudos online pode atender a diversas áreas médicas, como cardiologia, pneumologia, neurologia e radiologia.

Vamos ver detalhes sobre eles agora!

Laudo Online na Cardiologia

Confira os exames gráficos que cuidam da saúde cardíaca.

Holter de ECG digital

O Holter é um aparelho compacto e portátil, usado para registrar a atividade elétrica do coração durante o exame de eletrocardiograma de longa duração.

Geralmente, fica 24 horas “instalado” no paciente, enquanto ele fica casa.

O equipamento possui uma bateria interna, na qual são ligados os eletrodos responsáveis pela captação dos dados.

As informações ficam armazenadas e são posteriormente transferidas para um computador.

Esses exames gráficos são transferidos para um computador através de um software específico do fabricante e depois é enviado para a plataforma de telemedicina.

MAPA de pressão arterial

A sigla MAPA significa Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial em 24 horas.

Ela é realizada com um equipamento de pressão arterial automático, fixado no braço do paciente.

O dispositivo, também compacto, possui um registrador que é colocado na cintura e realiza medições regulares da pressão a cada 15 minutos durante o dia e a cada 30 minutos durante a noite.

Esse é um protocolo que pode ser modificado de acordo com cada serviço. Na Telemedicina, configuramos para 30 minutos durante o dia e a cada hora durante a noite.

Afinal, ninguém consegue dormir com um aparelho apertando o braço a cada 15 minutos.

Os protocolos modificados não atrapalham os exames, apenas facilitam a vida do paciente.

Assim que o aparelho é retirado, os dados são transmitidos a um computador que, através de programa específico, transforma os dados em gráficos e tabelas de valores de pressão arterial medidos, para também serem enviados para a plataforma de telemedicina em nuvem.

Ambos, Holter e MAPA, disponibilizam um diário para anotar as atividades do dia e com isso o cardiologista pode relacionar o resultado dos exames de pressão com os sintomas.

Tomografia Cardiovascular

Com o objetivo de gerar imagens de alta definição do músculo cardíaco, esse exame é feito via tomógrafo ligado a muitos detectores – pelo menos 64 -, já que o coração não para de se movimentar.

O tomógrafo usa radiação ionizante para registrar as imagens e revelar detalhes da região cardíaca.

Em seguida, esses dados são coletados por um software e enviados para uma plataforma de telemedicina.

Ressonância Cardiovascular

Neste exame, um campo magnético e ondas de radiofrequência atravessam a área cardíaca.

O aparelho de ressonância pode ser configurado para enviar os registros do exame direto para o sistema PACS, facilitando o compartilhamento e armazenamento em nuvem.

Eletrocardiograma de repouso

Conhecido como eletrocardiograma padrão ou de superfície, esse exame capta a frequência cardíaca durante os minutos em que é realizado.

Neste caso, o paciente deve ficar totalmente em repouso, ou seja, deitado e sem se movimentar, para garantir a efetividade na detecção da doença cardíaca. 

O aparelho utilizado no teste, chamado eletrocardiógrafo, pode ser conectado a um programa específico e transferir dados para a plataforma de telemedicina.

Laudo Online na Neurologia

Agora, vamos ver os exames que investigam o sistema nervoso central.

Eletroencefalograma

Usado para avaliar a atividade elétrica espontânea do cérebro, o aparelho de EEG também é compatível com as plataformas de telemedicina.

Polissonografia

Esse teste serve para registrar e analisar a qualidade do sono, além de investigar doenças relacionadas.

Através de eletrodos, o aparelho de polissonografia colhe dados sobre a atividade cerebral, muscular, respiratória, do coração, entre outras, enquanto o paciente dorme.

Em seguida, as imagens são registradas digitalmente.

Laudo Online na Pneumologia

A pneumologia é uma das áreas beneficiadas

Espirometria Clínica (prova de função pulmonar)

O espirômetro, aparelho que possibilita o exame, mostra as condições de funcionamento dos pulmões.

Após a realização do exame, os dados coletados podem ser armazenados digitalmente e enviados para uma central de telemedicina.

Espirometria Ocupacional

Clínicas que realizam exames na área de Medicina do Trabalho, como a espirometria ocupacional, também podem se beneficiar de um espirômetro digital.

Concluído o exame, o próprio técnico de enfermagem que realizou o procedimento pode enviar os dados para a central de telemedicina, onde eles serão interpretados por um especialista.

Laudo Online na Radiologia

Uma das áreas que mais se beneficiam dos laudos online é a radiologia.

Conheça seus principais exames e entenda a razão!

Radiologia geral

Através de equipamentos digitais, qualquer radiografia pode se beneficiar com laudos online.

Assim, as imagens internas de várias partes do corpo são compartilhadas e armazenadas na plataforma, ficando disponíveis para que um especialista interprete os dados, produza e assine o laudo a distância com assinatura digital.

Raio-x de tórax padrão OIT

Outro exame ocupacional que pode contar com laudos online é o Raio-X de tórax padrão IOT.

Nele, o médico do trabalho investiga e acompanha doenças ocupacionais dos colaboradores de uma empresa.

Esse teste é semelhante a um raio-X de tórax comum, porém, ele segue padrões da Organização Internacional do Trabalho.

Mamografia digital

Por meio da radiografia das mamas, é possível realizar o rastreamento e acompanhamento de patologias e alterações no tecido mamário.

Quando realizado com um mamógrafo digital, as imagens registradas podem ser enviadas à plataforma e analisadas à distância, gerando um laudo online.

Densitometria óssea

Como o nome já diz, esse teste mede a densidade dos ossos, sendo útil para diagnosticar alterações e males, como a osteoporose.

Com um equipamento digital para densitometria, os dados coletados podem servir como base para promover os laudos online.

Tomografia Computadorizada

Como citei antes, a tomografia usa raios-X para captar imagens de diversas partes do corpo.

Quando um tomógrafo digital é empregado, essas imagens transversais são enviadas a um computador através de software específico e podem ser compartilhadas pelo sistema PACS.

Em seguida, um especialista produz o laudo e deixa à disposição da clínica.

Ressonância Nuclear Magnética

Assim como na ressonância cardiovascular, o aparelho utilizado para registrar imagens de várias partes do corpo conta com tecnologia digital.

Isso permite que as informações sejam compartilhadas via telemedicina, gerando laudos online.

Escassez de médicos no interior do Brasil e a Telemedicina como solução

A Telemedicina possibilita o acesso à saúde por todos

A grande maioria dos médicos estão nas áreas mais urbanizadas

A escassez de médicos no Brasil não é novidade, especialmente em cidades mais isoladas e ribeirinhas.

A pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), mostra que a proporção atual é de pouco mais de dois médicos para cada mil brasileiros.

Possivelmente, o quadro não seria tão grave se esses profissionais estivessem distribuídos com mais igualdade pelas regiões do país.

Para se ter uma ideia, o Distrito Federal possui 4,35 médicos por mil habitantes, enquanto o Maranhão registra apenas 0,87 médico por mil habitantes.

Como aponta o CFM, 39 cidades com mais de 500 mil habitantes concentram 60% da mão de obra médica, enquanto todo o restante fica com os outros 40%.

Essa é uma das principais razões por que a população enfrenta filas imensas no Sistema Único de Saúde (SUS), e até no atendimento por alguns planos de saúde.

Nesse cenário, a telemedicina tem ajudado unidades de saúde em cidades menores e no interior do país, possibilitando o acesso a especialistas.

Assim, não é necessário contar com cardiologistas, radiologistas ou pneumologistas presencialmente na sua clínica, por exemplo.

Com a telemedicina, esses e outros profissionais poderão acessar as informações dos exames que a equipe da clínica ou hospital realizar e, assim, interpretar, emitir e assinar laudos com eficiência e agilidade.

Basta que o local da realização conte com um técnico, para que o exame seja realizado adequadamente. 

Como a Telemedicina Morsch pode te auxiliar na emissão de Laudos Online

Por que integrar laudos online com a telemedicina?

Laudos online em até 30 minutos

Agora que conhece melhor os laudos online, há de concordar comigo que vale a pena investir em um serviço de telemedicina de qualidade, não é mesmo?

Na Telemedicina Morsch, você e sua equipe terão acesso a uma plataforma segura e que trará mais agilidade para os seus diagnósticos.

Depois do exame, um especialista com o devido registro no CRM confere os dados em tempo real.

A partir das informações digitais e clínicas do paciente, ele constrói um laudo com ética e profissionalismo, apontando possíveis diagnósticos.

Caso você não tenha aparelhos digitais, pode optar por um contrato em comodato.

Pagando apenas o valor acordado, você utiliza os equipamentos e ainda recebe 30 laudos online, enquanto durar a parceria.

Aparelhos para eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, MAPA e holter são opções disponíveis para a sua clínica.

Implemente os laudos online agora mesmo!

Entre em contato e obtenha as vantagens do laudo online!

Agilidade, segurança e modernidade, pontos fundamentais da telemedicina

Neste artigo, comentei sobre o papel dos laudos à online, mostrando sua ampla aplicação nas principais especialidades médicas.

Também citei a importância da telemedicina para a emissão de laudos online com qualidade e rapidez.

Se, após essas informações, você deseja contratar esses serviços, conte com o suporte da Telemedicina Morsch!

É simples e custa menos do que você imagina. Entre em contato conosco!

Acompanhe nosso blog para estar sempre bem informado sobre novidades para sua clínica.

Se gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e aproveite para compartilhar também nas suas redes sociais.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp