Como funcionam os exames online, seus benefícios e segurança

Por Dr. José Aldair Morsch, 31 de outubro de 2019
Exames Online: como funciona, benefícios e segurança

Entregar e laudar exames online agrega comodidade a qualquer unidade de saúde, sendo uma ferramenta importante para fidelizar pacientes.

Para dispor desse serviço com qualidade, sua clínica, hospital ou consultório pode contratar uma parceira de telemedicina, que ficará responsável pela interpretação dos testes de diagnóstico, liberando laudos a distância.

Mas como se dá esse processo? Será que é seguro? Vale a pena apostar nessa tecnologia?

Ao longo deste artigo, vou responder a essas e outras dúvidas, apresentando um panorama completo sobre os exames online.

Exames Online: o futuro dos laudos na medicina

Há alguns anos, o mundo vivencia a chamada era digital.

Nesse novo contexto, dispositivos conectados e a própria internet têm revolucionado a forma como as pessoas se relacionam, se comunicam, compram, contratam e oferecem serviços.

E um dos grandes benefícios é a superação das barreiras físicas, já que o universo virtual permite a troca de informações entre diferentes países, em tempo real.

Um dos desdobramentos dessa inovação consiste na entrega de laudos médicos de exames online, que representa grande progresso na troca de informações médicas.

Viabilizada pelos sistemas de telemedicina, ela já é realidade em diversos estabelecimentos de saúde, e a tendência é que ganhe ainda mais adeptos.

Afinal, os laudos emitidos a distância reduzem custos, aumentam a produtividade e acabam com as filas de espera por resultados de exames de diagnóstico.

Por dispensarem o uso de papel, também ajudam a preservar o meio ambiente e recursos naturais – outra tendência que está em alta.

Por que usar interpretação de exames online?

Proporcionar resultados de laudos e exames online aos médicos e pacientes é algo que se tornou fundamental para se destacar da concorrência.

Hoje, o público busca por soluções mais cômodas e, em meio à rotina agitada, é mais simples conferir o resultado dos exames através do computador, tablet ou smartphone.

Dessa forma, a interpretação de exames online oferece vantagens tanto para os médicos quanto para os pacientes.

No entanto, há profissionais de saúde e proprietários de clínicas ainda desconfiam da confiabilidade dos resultados de exames entregues online.

Vale esclarecer que os laudos a distância seguem as mesmas exigências daqueles emitidos localmente, obedecendo a legislações como a Resolução CFM nº 1.643/2002 (que aborda os serviços de telemedicina).

Nesse sentido, cabe ressaltar a importância de investir nas soluções tecnológicas de uma empresa de telemedicina qualificada, que conte com uma equipe de especialistas para oferecer interpretação de exames de forma segura.

Afinal, resultados errados podem prejudicar a imagem da clínica em relação ao seu público-alvo.

Benefícios dos laudos de exames online disponíveis para clínicas

Laudos de exames online agregam benefícios aos pacientes, estabelecimentos e profissionais de saúde.

Um dos mais evidentes é o enxugamento de gastos, já que o laudo a distância tem custo menor quando comparado aos resultados emitidos localmente.

Isso é possível porque, ao optar pelos resultados de exames online, o cliente não precisa arcar com os custos pelas horas de trabalho dos especialistas.

Além disso, a equipe da empresa de telemedicina pode se manter focada apenas à interpretação dos testes, o que permite maior destreza e agilidade, liberando os documentos em minutos.

Conheça, abaixo, outras vantagens dos laudos de exames online.

1. Laudos de exames online armazenados na nuvem

Resultados de exames a distância são entregues através de softwares modernos, chamados plataformas de telemedicina.

Empresas estruturadas, como o Morsch, mantêm seu sistema hospedado na nuvem (local de armazenamento na internet).

Assim, os documentos compartilhados no portal são salvos automaticamente na nuvem, onde ficam preservados da deterioração pelo tempo e protegidos por mecanismos como senhas e criptografia.

2. Acesso aos exames online 24 horas por dia

Por ficar hospedada na nuvem, a plataforma de telemedicina pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Ela funciona sem interrupções, permitindo a entrega dos resultados de testes de diagnóstico a qualquer hora do dia ou da noite.

3. Por ser online, não precisa de arquivos e documentos físicos

Guardar documentos médicos em papel exige a manutenção de espaço físico e dificulta a busca por informações do histórico do paciente.

Além disso, implica em gastos com a compra de papel, impressora e tinta.

Se a clínica oferecer exames de imagem, também precisará investir em filmes radiológicos e materiais para revelação.

Já os resultados de exames online precisam apenas de arquivos digitais, dispensando todos esses custos e aumentando a segurança no armazenamento.

Os laudos a distância também levam vantagem no compartilhamento, pois podem ser enviados facilmente através de e-mail, aplicativos e outras ferramentas online.

4. Disponibilidade de exames em localidades remotas

Clínicas, consultórios e hospitais localizados em cidades pequenas ou locais remotos podem democratizar o acesso a testes de diagnóstico com o apoio da telemedicina.

Basta que treinem um técnico de enfermagem ou radiologia para conduzir os procedimentos e contratem o serviço de laudos a distância.

Dessa forma, populações afastadas dos grandes centros urbanos não precisam se deslocar para fazer exames e receber os resultados rapidamente.

Como funciona a interpretação de exames online?

O processo de interpretação e entrega de exames online funciona de maneira simples, utilizando um aparelho médico com tecnologia digital.

Se o objetivo for avaliar a atividade elétrica cerebral, por exemplo, será indicado um eletroencefalograma (EEG), conduzido por meio de um eletroencefalógrafo digital.

O teste pode ser realizado por um médico generalista, enfermeiro ou técnico de enfermagem treinado para fazer o EEG.

Ao final do exame, o equipamento de EEG envia os registros a um computador que possui software específico, capaz de converter os sinais em gráficos digitais.

Em seguida, os arquivos são compartilhados na plataforma de telemedicina, acessível mediante login e senha.

Assim que os registros são transmitidos, um neurologista logado no sistema analisa e interpreta os gráficos, compondo o laudo remotamente.

O especialista insere sua assinatura digital no resultado e o libera no portal de telemedicina, de onde pode ser impresso, salvo ou enviado ao médico solicitante.

Toda essa dinâmica dura até 30 minutos.

Como modernizar o seu negócio com a interpretação de exames online?

Como modernizar o seu negócio com a interpretação de exames online?

Como modernizar o seu negócio com a interpretação de exames online?

Para aproveitar os benefícios dos laudos remotos, basta adquirir equipamento digital e treinar um profissional para ficar responsável pela condução dos exames, deixando os resultados com uma parceira de telemedicina.

Desse modo, seu negócio ganha em agilidade, comodidade e modernização, incluindo o uso de inovações tecnológicas.

É comum que as clínicas de cidades muito pequenas, que não contam com laboratórios, tenham problemas para oferecer os resultados de exames com rapidez.

Na maioria dos casos, é preciso esperar por muito tempo até que essas interpretações sejam realizadas e cheguem na clínica, o que pode prejudicar o tratamento do paciente.

Mas, com a interpretação de exames online, é possível mudar essa realidade, entregando os laudos no mesmo dia do teste.

Para os gestores de clínicas ou consultórios que não têm condições de arcar com os custos que envolvem a contratação de especialistas, a solução de telemedicina também é interessante.

Com os resultados de exames online, esses profissionais dispõem do serviço a distância, sem a necessidade de contratar especialistas locais, além de ter acesso mais rápido à interpretação dos exames dos pacientes.

Para os pacientes, o resultado de exames online também é vantajoso, pois dispensa a necessidade de que se dirijam até uma clínica distante para conferir a interpretação do especialista.

Basta que estejam logados na plataforma e visualizem o resultado do exame disponibilizado online pela empresa de telemedicina.

A interpretação de exames online é segura?

Sim, a interpretação de exames online é segura.

Empresas idôneas que atuam na área de telemedicina obedecem às normas das autoridades de saúde, garantindo a qualidade e autenticidade dos laudos a distância.

A Morsch, por exemplo, possui uma equipe de 20 especialistas para a emissão dos resultados dos testes, todos eles com CRM e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) ativos.

Para assegurar a confiabilidade dos laudos, esses profissionais inserem nos laudos a sua assinatura digital, validada junto à SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde).

Conforme determina a Resolução CFM nº 1.643/2002, o especialista que emite o laudo remotamente tem responsabilidade solidária pelo diagnóstico, junto ao médico do paciente.

Outro ponto que contribui para a segurança dos resultados de exames online é a plataforma de telemedicina, que deve ser aprovada junto ao CFM.

Qualidade, agilidade e excelente relação de custo-benefício

Atualmente, muitos serviços estão optando por proporcionar os resultados de exames em nuvem para o paciente, como forma de se destacar da concorrência.

Nesse sentido, vale a pena apostar em uma parceira idônea, que atenda às exigências legais e otimize a entrega de exames online.

Com a Morsch, sua equipe terá todo esse suporte, além de poder integrar os laudos a sistemas como o prontuário eletrônico do paciente (PEP), com excelente relação custo-benefício.

Além disso, basta que o paciente acesse a plataforma para ver o laudo médico em casa ou no trabalho, sem precisar ir até a clínica.

Outro diferencial da Morsch é o aluguel em comodato, que permite o uso de equipamentos modernos sem qualquer custo adicional.

Você pode contratar essa modalidade junto a um pacote mensal de laudos a distância, pagando uma mensalidade única.

Quais especialidades se beneficiam com laudos de exames online?

Cardiologia, neurologia, pneumologia e radiologia são as principais especialidades atendidas pelo serviço de laudos a distância.

Veja, a seguir, quais exames estão contemplados no portal de telemedicina.

Exames online na Cardiologia

A telemedicina cardiológica ou telecardiologia fornece resultados para testes que monitoram o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea.

O mais popular é o eletrocardiograma de repouso, que capta sinais elétricos do coração e os traduz em gráficos de linha, possibilitando a identificação de padrões e anormalidades.

Listo, abaixo, os testes que se beneficiam com os laudos a distância:

  • Eletrocardiograma de repouso
  • Teste ergométrico em esteira
  • Holter de ECG digital 24 horas
  • Mapa de pressão arterial 24 horas
  • Cálculo do risco cirúrgico pré-operatório
  • Avaliação cardiológica para o clínico geral discutir seus casos clínicos
  • Tomografia cardiovascular
  • Ressonância cardiovascular.

Exames online na Radiologia

Diversos exames de diagnóstico por imagem também podem ser interpretados remotamente pelos especialistas da empresa de telemedicina, que engloba desde um raio X até uma ressonância magnética.

Os procedimentos radiológicos disponíveis são:

  • Radiologia geral (inclui radiografias de várias partes do corpo)
  • Rx de tórax padrão OIT
  • Mamografia digital
  • Densitometria óssea
  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância nuclear magnética.

Exames online na Neurologia

Nos tópicos acima, citei um dos principais procedimentos nesse campo, o eletroencefalograma, que colhe impulsos elétricos cerebrais e os transforma em gráficos que correspondem a diferentes ondas mentais.

Os testes neurológicos atendidos pela plataforma de telemedicina são:

  • Eletroencefalograma clínico
  • Eletroencefalograma ocupacional
  • Eletroencefalograma com mapeamento cerebral
  • Eletroencefalograma na internação
  • Eletroencefalograma na morte cerebral
  • Polissonografia na internação
  • Polissonografia domiciliar.

Exames online na Pneumologia

Os testes de diagnóstico nessa área auxiliam na detecção de doenças respiratórias crônicas, a exemplo da asma.

Para identificar esses males, a telemedicina disponibiliza laudos a distância para os seguintes exames:

  • Espirometria clínica, também chamada de prova de função pulmonar
  • Espirometria ocupacional.

Como a Telemedicina Morsch pode te auxiliar na emissão de laudos de exame online

Agora que já conhece os benefícios e especialidades atendidas pela plataforma de telemedicina, é o momento de escolher sua parceira ideal.

Mas, antes de assinar o contrato, é útil verificar a reputação da empresa e confirmar se os serviços disponíveis contemplam as necessidades da sua clínica, consultório ou hospital.

Vale avaliar se há opções para ampliar seu portfólio, acrescentando especialidades e testes quando necessário.

O sistema da Morsch permite esse acréscimo com rapidez e sem burocracia, auxiliando no crescimento do seu negócio.

Também oferece segunda opinião qualificada sempre que for preciso esclarecer dúvidas quanto aos laudos digitais, além de atendimento em tempo real para casos urgentes, como na suspeita de AVC (acidente vascular cerebral).

Visando auxiliar na capacitação dos técnicos responsáveis pela realização de exames, a plataforma da Morsch disponibiliza treinamentos a distância, acessíveis a qualquer momento através de login e senha.

É por isso que nossa equipe já ajudou centenas de unidades de saúde em todo o Brasil, aumentando a produtividade e deixando os pacientes mais satisfeitos.

Conclusão

Neste artigo, apresentei informações sobre as vantagens e funcionamento dos resultados de exames online.

Quando fornecido por empresas de telemedicina bem estruturadas, esse serviço otimiza a entrega de laudos médicos e aumenta as receitas de clínicas, consultórios e hospitais.

Permita que a Morsch auxilie a sua equipe, modernizando o processo de emissão de laudos com qualidade e eficiência.

Entre em contato agora mesmo e conheça soluções pensadas para o seu negócio.

Se preferir, teste grátis nossa plataforma.

Se gostou deste conteúdo, deixe um comentário a seguir.

Compartilhe com sua rede de contatos.

Referências Bibliográficas

Resolução CFM nº 1.643/2002 – Define e disciplina a prestação de serviços através da telemedicina.

Resolução CFM Nº 1.821/07 – Normas técnicas de digitalização, guarda e manuseio de prontuários

 

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin