Consulta online: como funciona o atendimento médico pela internet

Por Dr. José Aldair Morsch, 11 de setembro de 2023
Como marcar uma consulta online e quais são seus benefícios?

A consulta online vem se popularizando no Brasil, e há muitas razões para isso.

Essa modalidade oferece maior conforto, praticidade e ainda reduz os custos com deslocamento de pacientes e profissionais de saúde.

Sem contar a segurança das informações, trocadas dentro de plataformas de telemedicina protegidas por mecanismos de autenticação.

Nesse cenário, dá para entender por que, após ser aprovada em caráter provisório durante a pandemia pelo coronavírus, a consulta online foi regulamentada de forma permanente.

Neste texto, explico mais sobre o processo, vantagens e como marcar sua consulta via telemedicina.

Você pode conversar com diferentes tipos de médicos sem sair de casa e até mesmo ser atendido na hora em nosso plantão 24 horas.

Clique aqui caso deseje experimentar o serviço de consulta online agora mesmo!

O que é consulta online?

Consulta online é a assistência em saúde realizada pela internet, usando um sistema de telemedicina.

Ou, segundo define o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM 2.314/2022:

“A teleconsulta é a consulta médica não presencial, mediada por TDICs, com médico e paciente localizados em diferentes espaços”.

De acordo com a norma, a teleconsulta é um dos sete serviços da telemedicina, área que conecta pacientes e profissionais de saúde em diferentes localidades, e deve seguir algumas regras de qualidade.

Por exemplo, cabe ao médico decidir se a primeira consulta será online – para isso, o profissional considera a opinião e o interesse do paciente.

Todos os dados e arquivos emitidos online devem obedecer às exigências do CFM referentes ao manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade, irrefutabilidade e garantia do sigilo médico.

O paciente ou seu representante legal devem assinar um termo de consentimento, atestando que concordam com a consulta a distância.

Vale lembrar que essa modalidade de atendimento também é oferecida por outros profissionais de saúde, como nutricionistas, psicólogos e enfermeiros.

Quais as vantagens da consulta online?

Ao romper com a barreira geográfica, a consulta online facilita a comunicação com diversos profissionais e os cuidados de saúde.

Obviamente, sintomas agudos como dor no peito e falta de ar devem motivar uma visita ao pronto-socorro, no entanto, a maioria das demandas não envolve emergências ou urgências.

Isso abre espaço para a assistência a distância, na qual é possível tirar dúvidas, receber orientações, passar por avaliação médica, receber a receita digital e muito mais.

Essa possibilidade vai além da comodidade, pois viabiliza o atendimento a pessoas com deficiência, idosos e outros indivíduos com restrições de mobilidade.

Além de pacientes que têm dificuldade para sair de casa devido a transtornos psíquicos como síndrome do pânico e agorafobia.

A seguir, conheça outros benefícios da teleconsulta.

Acaba com as filas de espera

Esqueça a demora na marcação e realização da consulta.

Optando pelo atendimento online, você conta com agilidade desde o agendamento, que é feito pela internet, em poucos cliques.

Dependendo da data e horário, é possível conseguir uma teleconsulta no mesmo dia ou no dia seguinte, acelerando o diagnóstico e tratamento.

Democratiza o acesso a especialistas

Quem vive longe dos grandes centros urbanos sente na pele a carência de especialistas e por vezes até de clínicos gerais disponíveis na região.

A consulta por telemedicina ajuda a suprir essa demanda, pois não exige que o médico esteja presencialmente num estabelecimento de saúde.

Dessa maneira, é possível contatar especialistas em diversas áreas sem dificuldade ou necessidade de viajar para outros municípios.

Diminui os custos

A dispensa de deslocamento permite economizar com passagens, combustível, hospedagem, etc.

Esse ponto também ajuda na democratização do acesso à saúde de qualidade, já que o menor gasto possibilita que mais pessoas contatem o profissional de saúde ou médico particular.

Outro ganho está no tempo, pois não é preciso dedicar minutos ou horas ao deslocamento até o consultório ou clínica.

Dá para participar da consulta até mesmo durante o intervalo para almoço num dia de trabalho.

Preserva as informações de saúde

Conforme mencionei acima, a plataforma de telemedicina obedece a normas de proteção dos dados do paciente, além de ser contemplada pelo sigilo médico.

Mecanismos como a criptografia evitam o acesso por pessoas não autorizadas.

Funciona 24h por dia

O sistema de telemedicina fica no ar dia e noite, incluindo feriados e finais de semana, simplificando o agendamento da teleconsulta.

Sistemas completos como o da Telemedicina Morsch ainda oferecem a opção de plantão de telemedicina 24 horas, que conecta o paciente ao clínico geral de forma imediata, sem ter de marcar uma consulta.

Benefícios da consulta online

Em uma consulta online, tudo acontece a partir de dispositivos conectados à internet

Como funciona o agendamento de uma consulta médica online?

Diferentemente do agendamento realizado por telefone, na modalidade online tudo é realizado com apenas alguns cliques e em poucos minutos.

Basta acessar a plataforma da clínica ou hospital que deseja realizar o agendamento online, realizar o cadastro e seguir os passos – que costumam ser breves.

Essa facilidade tende a tornar a experiência do paciente melhor antes mesmo do atendimento em si.

Para os médicos, essa alternativa faz com que sua equipe gaste menos tempo marcando as consultas, podendo se concentrar em áreas mais estratégicas, por exemplo.

Além disso, na própria plataforma é possível obter informações relativas ao perfil do médico, bem como recomendações.

Desta forma, você conhece melhor o profissional antes de selecioná-lo na lista onde estão todos os especialistas disponíveis para o tipo de atendimento desejado.

Quer entender, na prática, como marcar consulta online? Continue a leitura e veja o passo a passo!

Como fazer uma consulta online?

Para passar em consulta online, você começa agendando o atendimento num sistema de telemedicina.

O processo é muito mais ágil que a marcação pessoalmente ou por telefone, pois é automatizado e não depende de qualquer conferência de agenda.

A plataforma exibe apenas as datas e horários disponíveis para sua escolha, o que reduz equívocos durante o agendamento.

A dinâmica de marcação pode ter algumas diferenças conforme a plataforma utilizada, mas existem etapas comuns.

Tomando como exemplo o software Morsch, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse a página de agendamentos
  • Use o filtro de especialidades ou digite o nome do profissional buscado
  • Selecione o profissional, dia e hora desejados
  • Faça login no sistema. Se não tiver cadastro, clique em “Criar conta” e preencha os dados solicitados
  • Prossiga para selecionar a forma de pagamento e finalize o agendamento.

Você vai receber lembretes da teleconsulta conforme ela se aproximar.

Como funciona a consulta online?

A consulta online é feita por videoconferência.

Cerca de meia hora antes do atendimento, o paciente recebe um link de acesso à sala virtual exclusiva, onde será realizado o encontro com o profissional de saúde.

A assistência começa assim que ambos estiverem na sala virtual, que usa recursos de áudio e vídeo para oferecer uma experiência semelhante à consulta presencial.

O médico conduz então a anamnese, que é uma entrevista roteirizada para entender a queixa, condição clínica, histórico de saúde e outros detalhes importantes para o diagnóstico.

Em seguida, ele faz uma avaliação física com base na observação, relato do paciente e documentos enviados de modo prévio, como fotos e resultados de exames.

Se necessário, serão solicitados exames complementares para apoiar o diagnóstico.

O profissional atualiza o prontuário digital do paciente durante a teleconsulta – ele pode criar encaminhamentos, atestados, receitas e outros documentos em tempo real.

Os arquivos são enviados ao e-mail do paciente logo após a consulta.

Conclusão

Gostou de saber mais sobre a consulta online?

Então, aproveite essa modalidade para deixar as rotinas de saúde mais práticas, contando com a Telemedicina Morsch sempre que precisar.

E leia mais sobre saúde e bem-estar em meus artigos aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin