Médico particular: consulta online de qualidade e preço justo

Por Dr. José Aldair Morsch, 26 de maio de 2021
Médico particular online

O médico particular cresce como alternativa para fugir das longas filas e dificuldades no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar da proposta louvável da saúde pública, quem a utiliza costuma enfrentar problemas como falta de insumos e profissionais.

Sem falar na necessidade de aguardar semanas ou até meses por uma consulta com um especialista.

Enquanto isso, as doenças tendem a se agravar e as dores, a piorar, comprometendo a qualidade de vida do paciente.

Esses e outros fatores levam as pessoas a buscarem pela saúde privada, que tem apresentado soluções interessantes nas últimas décadas.

Graças a novos modelos de negócio, é possível conseguir assistência de qualidade sem comprometer o orçamento.

Combinados a inovações tecnológicas como a telemedicina, eles eliminam as barreiras geográficas, viabilizando consultas a distância com toda a comodidade.

Quer saber mais sobre as opções de atendimento por médico particular que cabem no seu bolso? 

Então, este conteúdo é para você!

Continue lendo para conferir as especialidades disponíveis, como funciona a teleconsulta e sugestões para encontrar o serviço mais adequado às suas necessidades.

Médico particular: por que consultar com ele

Existem muitos motivos para se consultar com um médico particular.

Um dos mais relevantes é a agilidade tanto para a marcação quanto para a reali

zação de consultas com os mais diversos especialistas.

Dependendo da especialidade, você consegue agendar o atendimento para poucos dias após a solicitação, ou até para a mesma data, se tiver urgência.

Isso raramente acontece no contexto do SUS, que reúne unidades de saúde e profissionais sobrecarregados diante da imensa demanda.

Medicina privada online

Da marcação ao atendimento, paciente encontra mais agilidade no sistema privado

Para se ter uma ideia, a maior cidade do país tinha uma fila de espera por consultas no SUS com 382.817 pedidos em 2017, conforme apurou esta reportagem.

O tempo médio que os pacientes precisavam aguardar para se consultar com um especialista era de quase 5 meses. 

Em algumas especialidades, chegava a mais de um ano.

Mas as vantagens da assistência particular vão além da rapidez no atendimento.

Consultórios privados costumam ter uma estrutura mais confortável para receber os pacientes, seja pessoalmente ou via videoconferência.

Muitas vezes, os médicos particulares têm maior tempo para receber treinamento, aprimorando os conhecimentos e priorizando o atendimento humanizado.

Por isso, os usuários se sentem acolhidos e recebem a atenção necessária durante as avaliações, o que pode apoiar um diagnóstico qualificado.

Além disso, o médico tem condições de se dedicar mais ao paciente, mantendo uma proximidade que facilita o monitoramento e dispensa a repetição de informações a cada novo encontro.

Médico particular a domicílio: o papel da tecnologia

O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) acrescentou mais comodidade e alternativas para os pacientes.

Já não é necessário qualquer deslocamento para que eles sejam atendidos por um médico de confiança, porque podem recorrer à teleconsulta.

Através da consulta médica a distância, qualquer um pode ser atendido sem sair de casa.

Isso é especialmente importante para pessoas que tenham deficiência física, restrições de mobilidade ou qualquer outro tipo de dificuldade de locomoção.

Também recebem cuidados de enfermagem e acompanhamento das terapias receitadas por meio da teletriagem e telemonitoramento.

Mesmo que você e sua família não tenham impedimento para se deslocar, as consultas online são vantajosas por se encaixarem facilmente na agenda, proporcionando economia de tempo e dinheiro.

Afinal, o único período que precisará ser reservado é o tempo para o encontro virtual, e não no deslocamento até uma unidade de saúde e na recepção.

Valores que seriam gastos com gasolina, aplicativos de mobilidade ou transporte público são poupados.

Quem vive longe dos grandes centros urbanos ainda corta custos com estadias e refeições fora de casa.

Tudo isso com o benefício de agendar os procedimentos online, sem falar com atendentes, com agilidade e opções de horários fora do convencional.

É por essas e outras razões que a teleconsulta é uma estratégia inteligente de contar com médico particular a domicílio.

Médico particular a domicílio

Consulta médica a distância é mais uma possibilidade de atendimento em domicílio

Como é a consulta médica particular online

Primeiro, você acessa a plataforma de teleconsulta, escolhe um médico e agenda o melhor horário para o atendimento.

No dia marcado, é comum que receba um lembrete para não perder o horário da consulta. 

Essa mensagem é encaminhada de forma automática pelo sistema.

Também deve chegar, via e-mail, WhatsApp ou SMS, um link de acesso direto ou um passo a passo para você entrar na sala virtual onde vai conversar com seu médico.

Isso porque a consulta online é feita por meio de videoconferência, a fim de dar ao profissional as melhores ferramentas para a prestação de cuidados.

Ele faz, então, uma avaliação detalhada com base em seu histórico de saúde, informações dadas durante a teleconsulta, suas imagens, voz e ações diante da câmera.

Se você tiver compartilhado exames de imagem ou de laboratório na plataforma, eles serão considerados para a hipótese diagnóstica.

Softwares de telemedicina permitem que o médico anote todas as informações em tempo real, atualizando seu prontuário eletrônico e fazendo prescrições digitais.

Laudos, atestados, receituários e outros documentos são criados dentro da plataforma, de forma simples.

Além disso, são rapidamente encaminhados por mensagem ou e-mail a você.

Todos esses arquivos são guardados com segurança na nuvem, que é o local de armazenamento na internet.

As receitas digitais vão, inclusive, com um QR Code que facilita a compra dos medicamentos em farmácias cadastradas, que acessam o sistema na nuvem e confirmam a autenticidade das prescrições.

Se for necessário encaminhar você a um especialista ou à enfermagem, o pedido também é feito durante o atendimento a distância.

Especialidades de médico particular na internet

Com a popularização da internet e da telemedicina, é cada vez mais fácil encontrar diferentes especialidades para a consulta online.

Assim, é possível selecionar um médico na sua região para o caso de precisar dar continuidade ao atendimento pessoalmente ou de forma híbrida.

A seguir, comento sobre algumas opções que estão disponíveis na teleconsulta.

Médico clínico geral particular

Essencial para iniciar a investigação de diversas condições de saúde, o clínico é um generalista que analisa o organismo sob uma perspectiva ampla.

É ele quem costuma prestar a assistência inicial diante de sintomas comuns ou que sinalizam doenças de vários tipos, como dores de cabeça e mal-estar.

O clínico geral faz recomendações para tratamentos simples e pode encaminhar o paciente a um especialista, caso suspeite de agravos.

Médico cardiologista particular

A saúde do coração é uma preocupação cada vez mais urgente nos dias de hoje, diante do aumento nos casos de doenças cardiovasculares.

Portanto, cresce a demanda por cardiologistas capazes de reconhecer sintomas iniciais e diagnosticar condições como pressão alta e doença aterosclerótica (causada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias).

Quanto mais precoce for o diagnóstico, menores são os riscos de ocorrerem eventos graves como o infarto.

Cardiologista online

Médico cardiologista particular atua na prevenção e tratamento de doenças do coração

Médico de família particular

Quem deseja um cuidado mais próximo pode contar com os serviços do médico de família particular.

Especializado em saúde primária, esse profissional acompanha pacientes e familiares pelas diferentes fases de suas vidas.

Além do contato mais pessoal, existe o ganho pelo reconhecimento de particularidades do paciente e do ambiente em que ele vive.

Médico ginecologista

Cuidados com a saúde da mulher ficam mais simples quando ela pode acionar seu ginecologista particular com agilidade e segurança.

Esse especialista orienta e acompanha a paciente também por diferentes etapas, desde a primeira menstruação até a menopausa.

Períodos especiais, como a gravidez, se tornam mais tranquilos, enquanto uma abordagem preventiva evita o desenvolvimento de enfermidades como endometriose e câncer de mama.

Médico do trabalho

O médico do trabalho é aquele que monitora a saúde do trabalhador, disseminando boas práticas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Para tanto, combina saberes que vão além da Medicina, avaliando enfermidades comuns a algumas profissões e recomendando melhorias nos postos de trabalho.

Com o suporte da tecnologia, esse profissional pode realizar consultas online e emitir documentos importantes como o atestado de saúde ocupacional (ASO).

Médico neurologista

O sistema neurológico é responsável pelo controle das atividades do organismo, garantindo seu bom funcionamento.

Para tanto, é preciso que cérebro, medula espinhal e nervos estejam saudáveis, a fim de que as ordens e informações cheguem com sucesso a todas as partes do corpo.

O médico neurologista particular atua na manutenção desses órgãos e tecidos, investigando desordens que os afetem e recomendando terapias.

Médico ortopedista

Responsáveis pelo equilíbrio, movimentos e condicionamento do corpo, os ossos e músculos requerem cuidado constante.

Para isso, você pode acionar o médico ortopedista particular pela internet, obtendo atendimento rápido para iniciar o tratamento de luxações, inchaços, dores e outros problemas corriqueiros.

Médico pediatra

Por meio da teleconsulta com um pediatra particular, você esclarece dúvidas e consegue um atendimento rápido para seus filhos.

Em vez de ter de sair de casa levando uma criança doente, é possível se conectar com o médico via videoconferência e iniciar os primeiros cuidados.

Depois, dá para manter o acompanhamento a distância e receber orientações caso seja preciso seguir com o atendimento pessoalmente.

Médico psiquiatra

Especializado em tratar os transtornos da mente, o psiquiatra dá suporte para que os pacientes retomem suas rotinas e melhorem a qualidade de vida.

Essa é uma das especialidade em que há maiores benefícios com o uso da tecnologia, pois algumas pessoas em tratamento têm dificuldade para sair de casa.

Graças à plataforma de teleconsulta, elas não precisam mais fazer esse esforço. 

Podem receber acompanhamento de qualidade no conforto do lar.

Outras especialidades de médico particular

Acabei de citar algumas das especialidades disponíveis online para quem desejar.

Porém, a lista é ainda maior.

É possível encontrar médicos de outras áreas, como pneumologistas, otorrinolaringologistas, nutrólogos, urologistas e endocrinologistas.

Médicos radiologistas, por exemplo, se beneficiam com avaliações, pedidos e com a interpretação de exames remotamente, acelerando o processo para confirmar uma doença.

Sem falar naqueles que dedicam a carreira a subespecialidades dentro de seus segmentos, a exemplo de neurologistas pediátricos.

Todos eles podem fornecer consultas através da internet.

Especialidades na medicina privada

Com a tecnologia, diversas especialidades médicas ficaram mais acessíveis ao paciente

Preço da consulta médica particular é muito alto?

Pouco tempo atrás, o custo era um impeditivo para a maioria das pessoas que pensavam em procurar uma consulta médica particular.

Porém, essa dinâmica vem mudando a partir da inovação nos modelos de negócio e redução nos custos, incluindo a adoção de tecnologias como a telemedicina.

Afinal, com o atendimento a distância, não são apenas os pacientes que economizam. 

Médicos particulares enxugam gastos com aluguel, água, luz, telefone e outras contas necessárias para a manutenção de um consultório físico.

Podem, ainda, aderir à automação de tarefas como a marcação e confirmação de consultas, aumentando o tempo disponível para cuidar dos pacientes.

Os períodos em que estariam em deslocamento também são dedicados a atividades que trazem uma renda extra.

Esse conjunto de fatores permite que os médicos reduzam o valor cobrado por consulta, tornando a assistência acessível a uma quantidade superior de interessados.

O resultado é a maior oferta de médico particular barato.

Como encontrar uma clínica médica particular

Agora que já sabe as vantagens da consulta com médico particular, é hora de encontrar uma clínica de qualidade para agendar o seu atendimento.

Uma boa dica é preferir locais que reúnam diversas especialidades. 

Assim, você faz apenas um cadastro e pode receber vários tipos de cuidados.

Antes de finalizar a escolha, cheque a reputação da empresa, buscando pelo nome dela no Google e em sites como o Reclame Aqui.

Se estiver tudo ok, preste atenção em aspectos como facilidade para se registrar e fazer o pagamento, disponibilidade de horários e agilidade no atendimento.

A plataforma de teleconsulta Morsch combina esses benefícios, além de simplificar todo o processo de agendamento e realização da consulta.

Basta acessar o marketplace médico, definir a especialidade e profissional, clicar no melhor horário e seguir com a marcação.

Você pode incluir exames, encaminhamentos e outros documentos de interesse no próprio sistema.

No dia da consulta, você vai receber um link de acesso direto à sala virtual, com toda a praticidade.

Conclusão

Viu como é simples marcar sua consulta online com médico particular?

Essa opção para melhorar os cuidados de saúde está ao seu alcance, exigindo apenas alguns cliques.

Acesse agora mesmo a plataforma de teleconsulta Morsch e agende seu atendimento.

Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro do universo da medicina e tecnologia.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin