Conheça 14 tecnologias médicas que estão transformando a medicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 27 de novembro de 2017
Tecnologias médicas

As tecnologias médicas sempre exerceram um papel fundamental para o avanço das diferentes áreas da medicina.

Basta recordar a revolução causada pela invenção das vacinas ou do equipamento de raio-X para ter uma ideia das possibilidades que surgem a partir do investimento em inovação.

Na última década, vale destacar também a transformação digital na saúde e o uso das máquinas para automatizar processos, qualificar diagnósticos e tratamentos.

Toda essa evolução serviu para aprimorar o atendimento e a experiência do paciente, mas não parou por aí.

Nas próximas linhas, apresento o conceito e exemplos de diferentes tecnologias atuais, ressaltando a contribuição da telemedicina na democratização do acesso à saúde.

O que são tecnologias médicas?

Tecnologias médicas são ferramentas, equipamentos, materiais, softwares e procedimentos usados para prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar doenças, além de monitorar a saúde. 

Vão de itens simples, como termômetros e curativos, a exames de imagem, testes laboratoriais, vacinas, próteses, dispositivos implantáveis, robôs cirúrgicos e telemedicina. 

Também incluem sistemas de informação que apoiam decisões clínicas

Seu objetivo é melhorar a qualidade e a segurança do cuidado, ampliando acesso e resultados para pacientes.

Confira exemplos de tecnologias médicas na sequência.

14 tecnologias médicas que estão mudando a medicina

Em um mundo em crescimento acelerado, diversas tecnologias vêm surgindo como esperança de aperfeiçoamento para a medicina do futuro.

A seguir, conheça 14 dentre as mais promissoras, sendo que algumas delas já fazem parte do dia a dia de boa parte dos serviços de saúde:

1. Inteligência artificial

A inteligência artificial se destaca principalmente pela sua capacidade extraordinária na interpretação de lesões de pele, lâminas de patologias, retinas e raios-X de modo geral.

Uma pesquisa apresentada no Congresso Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica descobriu que a IA melhora em 22% precisão do diagnóstico de câncer de mama.

Medicina do futuro tecnologias

Tecnologias médicas são ferramentas, equipamentos, materiais, softwares e procedimentos

2. Biópsia líquida para o câncer

A biópsia líquida será capaz de diagnosticar o câncer com precisão mesmo em pacientes assintomáticos.

Trata-se de uma opção não invasiva para a descoberta de tumores.

3. Sensores avançados

Sensores para o rastreamento de questões químicas, fisiológicas e do próprio ambiente em relação ao indivíduo também se qualificam como uma das principais tecnologias médicas que mudarão a medicina.

4. A ascensão da telemedicina

A ascensão da telemedicina é reforçada principalmente pela criação do Bedless Hospital, que nada mais é do que um centro médico virtual responsável pelo monitoramento remoto de pacientes (especialmente pacientes crônicos).

5. Diagnóstico “no bolso”

Membros da Imperial College, uma das mais renomadas faculdades de medicina de todo o mundo, criaram um pendrive (USB descartável) capaz de determinar com precisão o vírus HIV no organismo do indivíduo pela análise de uma única gota de sangue.

Além disso, demais doenças infecciosas e seus graus também serão, em breve, analisadas pelos dispositivos.

6. Ensaios clínicos

Os ensaios clínicos, que podem levar a uma série de avanços com tecnologias médicas na medicina, também vêm surgindo de modo cada vez mais expressivo.

Eles podem auxiliar tanto no tratamento de câncer como no de doenças como a anemia falciforme, doenças cardiovasculares e outras.

7. Ecocardiograma via smartphone

Já imaginou se uma sonda cardíaca introduzida no smartphone fosse capaz de gerar um ultrassom com imagens nítidas e de alta qualidade do coração do paciente?

Isso é realidade, pois aparelhos foram criados com esse objetivo pela Healcerion.

8. Novas formas de detectar a predisposição ao câncer

Ainda sabemos muito pouco sobre as razões que levam ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

Mas as tecnologias médicas na medicina trabalham de modo a detectar, o quanto antes, a predisposição aos tumores em diferentes faixas demográficas.

9. Chips microfluídicos para laboratórios por meio de uma gota de sangue

Exames de sangue com altíssima precisão, baixo custo, e obtidos a partir de uma única gota de sangue também estão prestes a surgir no universo das tecnologias médicas.

10. Realidade virtual

As consultas médicas com uso de realidade virtual prometem se tornar realidade em breve, inicialmente concentradas em diagnósticos e tratamento de fobias e diferentes tipos de dor.

O uso da tecnologia para fins de tratamento e reabilitação tem se tornado cada vez mais frequente nos consultórios.

Juntamente com a gameterapia, este método de reabilitação tem aumentado o engajamento dos pacientes com o tratamento e diminuído o índice de evasão das consultas, chamando a atenção dos profissionais da saúde.

Tecnologia medica

As consultas médicas com uso de realidade virtual prometem se tornar realidade em breve

11. Impressão 3D de tecidos e próteses

O uso da impressora 3D para fins médicos tem sido importante na produção de modelos anatômicos realistas, o que apoia a formação de profissionais de saúde.

Essa possibilidade ainda permite a personalização de próteses odontológicas e para outras partes do corpo, chegando até a impressão de órgãos e tecidos com menores chances de rejeição pelo organismo.

Isso porque eles são compostos de material biológico do próprio paciente.

12. Medicina personalizada baseada em dados genéticos

Novidade no campo da medicina preventiva, a genômica emprega o conhecimento sobre os genes para corrigir falhas e evitar doenças com causas genéticas.

Em um futuro próximo, esse conhecimento também deverá apoiar a estratégia terapêutica, viabilizando tratamentos customizados para certas populações ou mesmo conforme o perfil genético de um único paciente.

Dessa forma, a terapia se torna mais eficaz e segura, a partir da redução de efeitos colaterais e da prescrição médica pensada de acordo com as especificidades de cada caso.

13. Terapias com CAR-T Cells

Células CAR-T são linfócitos modificados geneticamente, destinados ao tratamento do câncer por meio da imunoterapia.

Para tanto, essas células de defesa são coletadas do próprio corpo do paciente e, em seguida, passam por uma reprogramação que possibilita que identifiquem e destruam células cancerosas.

A grande vantagem desse tratamento está na preservação das células saudáveis, que não sofrem ataque da CAR-T Cell.

No Brasil, já existem terapias CAR-T aprovadas pela Anvisa.

Por exemplo, em 2022, o Kymriah® (tisagenlecleucel) recebeu registro para pacientes pediátricos e adultos jovens com leucemia linfoblástica aguda (LLA) de células B e para adultos com linfoma difuso de grandes células B (um subtipo de linfoma não-Hodgkin) recidivado ou refratário.

14. Cirurgias robóticas e assistidas por IA

As cirurgias robóticas fazem parte da rotina em diferentes centros médicos desde a década de 2000, quando houve ampla popularização da internet.

Atualmente, são feitas cerca de 1 milhão de cirurgias robóticas anualmente, utilizando plataformas e braços robóticos como o sistema Da Vinci.

Essas cirurgias a distância ou in loco são controladas via joystick por um cirurgião, que pode contar com o apoio da IA para planejar e realizar intervenções de alta precisão, a partir de técnicas minimamente invasivas.

O resultado são menores índices de morbimortalidade, cicatrização e recuperação rápidas.

Telemedicina: tecnologia médica para ampliar o acesso à saúde

A telemedicina online conecta profissionais de saúde e pacientes em poucos cliques, oferecendo diferentes serviços.

Aprovada em 2022, a Resolução CFM 2.314 reconhece sete modalidades de soluções nessa área. São elas:

  • Teleconsulta: é a consulta remota entre médico e paciente 
  • Teleconsultoria: ato de consultoria a distância que pode envolver médicos, profissionais de saúde ou administração
  • Teleinterconsulta: consulta realizada entre médicos, que tem como objetivo oferecer suporte diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico
  • Telediagnóstico: emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet
  • Telecirurgia: operações feitas com o auxílio de um robô, conforme expliquei nos tópicos anteriores
  • Televigilância ou telemonitoramento: ato realizado sob coordenação, indicação, orientação e supervisão de parâmetros de saúde, por meio de avaliação clínica ou aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantáveis nos pacientes
  • Teletriagem: avaliação da condição clínica a distância, com a finalidade de encaminhar o paciente ao serviço de saúde ou especialista adequado.

Sua equipe pode aproveitar a maioria dessas soluções utilizando sistemas completos, como a plataforma de Telemedicina Morsch.

Nosso software em nuvem é acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, dando agilidade aos atendimentos, consultas e atualização de dados.

Conheça serviços pensados para o seu negócio aqui!

Conclusão

Ao final deste texto, você está por dentro das principais tecnologias médicas que deverão se popularizar nos próximos anos.

Se o artigo foi útil, não deixe de compartilhar com sua rede!

Leia também outros conteúdos para médicos que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin