Descubra como a impressora 3D está sendo utilizada na Medicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 7 de fevereiro de 2020
impressora 3d na medicina

O uso da impressora 3D na medicina já é uma realidade, assim como em diversos segmentos.

Na indústria automobilística, por exemplo, essa tecnologia já é aplicada para imprimir peças utilizadas na produção, garantindo menos custos operacionais.

A impressora 3D na Medicina está dando os seus primeiros passos e já começa a ser selecionada para algumas finalidades. A tendência é que, em breve, novas aplicações comecem a ser utilizadas.

A seguir, vou esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o tema, para que você entenda mais sobre como esse equipamento está sendo aproveitado na Medicina. Acompanhe!

O que é a impressora 3D na medicina?

A impressora 3D é um equipamento que consegue imprimir objetos em formato tridimensional. Com ela, é possível desenhar qualquer tipo de item em programas de computador e fazer a impressão.

Assim, são desenvolvidos objetos decorativos, peças para a indústria e, mais recentemente, células e até mesmo órgãos humanos, que podem ser aproveitados na área médica.

O que antes parecia coisa de filme de ficção científica, hoje já é uma realidade!

Centros de pesquisas de grandes universidades e hospitais já fizeram testes em que a impressão 3D obteve êxito ao ser aplicada na Medicina.

Como a impressora 3D será utilizada na Medicina?

São diversos os casos em que a impressora 3D poderá contribuir com a Medicina em um futuro próximo.

Veja, a seguir, alguns exemplos!

Transplante de órgãos

Como você deve saber, as filas para transplantes de órgãos, no Brasil, são imensas.

Tal realidade faz com que muitas pessoas faleçam antes mesmo de serem chamadas para realizar o procedimento.

Porém, com a impressora 3D, esse tipo de situação deve começar a se modificar. Existem estudos envolvendo células-tronco vivas, que são colocadas nos equipamentos de impressão tridimensional, para que elas se reproduzam.

De tal maneira, os tecidos são construídos biologicamente, gerando novos órgãos, que podem ser impressos e transplantados para o paciente, substituindo o original, que está comprometido por alguma doença.

Conta-se ainda com a vantagem de os órgãos impressos serem feitos com base nas células da própria pessoa que os receberá. Isso reduz as chances de ocorrer rejeição, algo que é muito comum nos transplantes.

Substituição de tecidos cardíacos

Se você já aprofundou os estudos em cardiologia, deve saber que as células do coração têm uma capacidade muito limitada para se regenerarem. Assim sendo, há dificuldade nos tratamentos de pacientes que precisam substituir os tecidos cardíacos.

Recentemente, um estudo feito por pesquisadores italianos mostrou que a impressão 3D pode ser utilizada para reproduzir tecidos cardíacos vascularizados. Apesar de ainda estar em fase inicial, esse tipo de procedimento pode revolucionar a forma como são feitos os tratamentos para doenças do coração, como a insuficiência cardíaca.

Identificação de tumor em visão 3 d

Outra utilização da impressão 3D é para a identificação de tumores.

Ao fazer tomografias, por exemplo, os médicos têm uma visão 2D dos órgãos afetados pelo câncer.

De tal forma, nem sempre é possível visualizar toda a extensão do comprometimento e, em alguns casos, é necessário fazer uma cirurgia apenas para verificar o tumor e fazer um planejamento para uma posterior retirada.

Essa situação é bastante invasiva para o paciente, que já está lidando com uma situação delicada.

A impressora 3D pode ajudar ao reproduzir os órgãos reais das pessoas acometidas pelo câncer.

Inicialmente, o tumor é mapeado pelos sistemas digitais e, em seguida, impresso, como o do paciente.

Isso possibilita que os médicos façam estudos e planejem a cirurgia. Eles poderão, dessa maneira, evitar um procedimento agressivo e ainda ter mais certeza ao fazer a retirada dos tumores.

Impressão de Vasos sanguíneos

Pesquisadores estão testando a impressão de vasculatura capaz de adequar fluxo sanguíneo e que promete ser uma excelente alternativa para substituição de vasos sanguíneos comprometidos como em grandes acidentes.

Ossos também são criados com impressora 3d na medicina

A união de alguns produtos químicos com cerâmica está sendo capaz de promover o crescimento do osso e repor em áreas extensas como o quadril.

Replicação de orelhas, nariz, cartilagens, pele sintética

A impressão 3d está sendo capaz de replicar pequenos órgãos externos para corrigir defeitos como reposição de orelhas perdidas em acidentes ou de cirurgias radicais de tumores.

Impressão de implantes e próteses

A impressão 3D também já é uma realidade para criar implantes e próteses.

Uma pessoa amputada, por exemplo, pode ter suas medidas tiradas, para que as peças que substituem o membro ausente se encaixem com perfeição.

Ainda sobre implantes e próteses, o recurso 3D já é bastante comum em consultórios odontológicos, para a impressão de coroas, por exemplo.

Em breve, peças maiores, como até mesmo ossos inteiros, poderão ser feitos com os equipamentos de impressão tridimensional.

Assim sendo, pessoas que desgastam muito um osso — como atletas que sofrem com problemas no joelho — poderão ter essa parte do corpo escaneada, com uma prótese sob medida impressa posteriormente.

Impressão de medicamentos com impressora 3d na medicina

A indústria farmacêutica nem sempre é tão precisa. Em muitos casos, a dosagem de cada componente de um medicamento não é exatamente a que o paciente precisa receber para ter um tratamento de sucesso e curar doenças.

Com a impressora 3D, os laboratórios conseguirão determinar as dosagens e princípios ativos de forma certeira. De tal maneira, as chances de êxito em um tratamento serão ainda maiores.

Os medicamentos manipulados já são feitos de acordo com a prescrição médica, seguindo as dosagens indicadas. Porém, com a impressão 3D, isso será feito de maneira muito mais rápida e prática, alcançando uma quantidade muito maior de pacientes.

Moldes de gesso personalizados

É possível digitalizar um membro com precisão, seja dedos, mãos, pés e imprimir de maneira perfeita o molde de gesso para adequar perfeitamente ao paciente.

Impressão 3d de próteses baratas

Com a utilização de impressão de próteses de baixo custo é possível disponibilizar um número muito maior de opções tanto para regiões remotas com poucos recursos, até para os casos de adequação e treinamento para uso de uma prótese definitiva.

Os custos de reposição de partes de próteses são altíssimos e com isso é possível repor rapidamente naqueles casos em que o paciente precisa de ajustes.

Impressora 3d bioink portátil

Pesquisadores em Toronto, Canadá criaram uma impressora 3d portátil que deposita um bioink carregado de células-tronco nas feridas, como queimaduras extensas para ajudar na cicatrização mais rápida.

O dispositivo funciona como um rolo de pintura para depositar o material sobre feridas extensas e até em enxertos de pele e outros tecidos.

Quais são os benefícios do uso da impressora 3D na Medicina?

impressora 3d na medicina

A impressora 3d na medicina proporciona desde cópias reais até a garantia de um diagnostico mais adequado

Quando os médicos tiverem a possibilidade de utilizar a impressora 3D em suas clínicas ou em hospitais, os benefícios alcançados serão diversos. Observe, a seguir, alguns deles!

Proporciona cópias reais

A impressora 3D, conforme expliquei, garante que sejam feitas cópias reais dos órgãos dos pacientes.

Dessa forma, é possível ter uma visão ampla e única de cada caso.

Melhora o planejamento médico

As cópias em 3D possibilitam que os médicos planejem os procedimentos, como cirurgias, de maneira mais adequada.

Não será necessário fazer exames muito invasivos e desconfortáveis para os pacientes.

Garante um diagnóstico mais adequado e acertos nos tratamentos

Os resultados dos exames feitos com cópias em 3D possibilitam que os médicos façam um diagnóstico mais adequado dos pacientes.

Por consequência disso, os tratamentos também são mais certeiros e os resultados alcançados são mais eficientes.

Conclusão

A impressão 3D está revolucionando o futuro da Medicina. Pode ter certeza de que você ainda ouvirá falar muito disso e trabalhará com esse recurso em pouco tempo.

Baixe agora o nosso e-book sobre a Medicina do futuro e continue se informando sobre as novidades que despontarão na área médica nos próximos anos!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin