Telecardiologia: por que seu consultório precisa dela?

Por Dr. José Aldair Morsch, 5 de agosto de 2016
Telecardiologia

A Telecardiologia é utilizada para auxiliar profissionais da área da saúde a fazer diagnósticos rápidos de cardiopatias através da interpretação de ECG a distância.

O uso do Eletrocardiograma com laudo a distância em seus pacientes, permiti grandes avanços na qualidade de vida da população em qualquer lugar.

Se você tem dúvidas sobre a importância de utilizar a telemedicina e a telecardiologia no seu consultório, confira esse artigo sobre o assunto!

A Telemedicina deu origem a Telecardiologia

Um dos grandes diferenciais proporcionados pela informática, internet e Medicina foi a capacidade de oferecer para a área médica o desenvolvimento da telemedicina.

Se trata de uma especialidade facilitadora no diagnóstico e tratamento de pacientes à distância, melhorando a integração entre profissionais da saúde em localidades distantes e, é claro, oferecendo melhores condições de saúde ao indivíduo.

ORÇAMENTO

A telemedicina na cardiologia, também chamada de teleeletrocardiograma, é uma das mais especialidades mais populares e surgiu praticamente junto com a telemedicina.

O modelo de uso da Telemedicina nas especialidades médicas consagradas, como é o caso da Cardiologia, Neurologia, Radiologia, derivou a sub-especialidade na Telemedicina, como os exemplos citados abaixo:

  • Cardiologia derivou a Telecardiologia
  • Neurologia derivou a Teleneurologia
  • Pneumologia derivou a Telepneumologia
  • Radiologia derivou a Telerradiologia
  • Patologia derivou a Telepatologia

Estes são apenas alguns exemplos descritos de especialidades.

Na prática, podemos dizer que todas as especialidades médicas tradicionais derivaram para a Telemedicina.

Essa corrente de transformação digital é considerada a maior disrupção no campo da Medicina, podendo oferecer todas as especialidades para pontos remotos onde presencialmente isso não seria possível.

Uma segunda opinião do cardiologista no momento da consulta

A telemedicina na cardiologia permite ao profissional médico que está atendendo a um paciente, consulte a opinião de um Cardiologista sobre um determinado quadro clínico, mesmo que ele não esteja presente no local da consulta.

Dessa maneira, o Clínico Geral recebe maior suporte técnico e científico, podendo discutir o caso diretamente com o especialista na área de cardiologia que interpretou o exame do seu paciente.

Essa facilidade de ter uma segunda opinião traz resultados incríveis e deixa o médico do paciente se sentindo mais seguro para diagnosticar o quadro clínico do paciente e escolher o melhor tratamento, sem precisar encaminhar o paciente com ambulância para uma cidade maior e aumentar os gastos públicos.

Os laudos são feitos por cardiologistas em tempo real

Imagine se fosse possível enviar, no momento da consulta, um exame para a avaliação de um profissional especialista, para lhe oferecer seu ponto de vista sobre a situação clínica de seu paciente?

Com a ajuda da telemedicina na cardiologia e demais áreas, essa facilidade é possível.

Usando um sistema de telemedicina em nuvem, o técnico que fez o ECG envia o registro para a nuvem e os Cardiologistas acessam o exame, interpretam e liberam o laudo de ECG em tempo real, com assinatura digital.

Como realmente funciona a Telemedicina?

A Telemedicina nada mais é do que uma plataforma em nuvem onde os especialistas estão logados em tempo integral para receber os exames em arquivos que serão interpretados e liberados na forma de laudo médico online na área do cliente, para oferecer ao médico responsável pelo paciente todo o suporte clínico que ele precisa.

A plataforma de Telemedicina une todas as especialidades num único lugar. Também chamada de central de laudos, é possível centralizar todos os exames, desde um simples eletrocardiograma até uma ressonância nuclear magnética.

Como entender a diferença entre Telemedicina e Telessaúde?

Telemedicina e Telessaúde são especialidades distintas. Uma complementa a outra.

Para quem tem um contato inicial fica muito perdido, visto que são termos médicos usados sem que haja uma sugestão na palavra que possa diferenciar as funções.

A telessaúde é o ambiente completo virtual de atendimento do paciente, indo desde o prontuário eletrônico, monitorização do paciente crônico, aplicativos para cuidados da saúde e ensino a distância.

Exemplos de Telessaúde:

  • Teleconferência médica
  • Teleinterconsulta
  • Monitoramento de pacientes crônicos em casa
  • Ensino a distância na área médica para profissionais e pacientes

A Telemedicina é uma especialidade exclusiva para interpretação dos exames médicos enviados para os especialistas fornecerem o laudo médico a distância.

Exemplos de Telemedicina:

  • Laudo de ECG
  • Laudo de Eletroencefalograma
  • Laudo de Espirometria
  • Laudo de RX de tórax

Telecardio oferece laudo rápido para o médico

Quando você pode consultar outros profissionais e receber laudos de exames imediatamente, no momento do atendimento clínico, é possível ter mais chance de oferecer um tratamento adequado para o paciente, garantindo melhores resultados.

Garantia de segurança para o paciente

Para o paciente, a Telecardiologia também é um grande diferencial no atendimento.

Esse indivíduo pode se sentir mais seguro ao saber que o profissional que lhe atende recebe um grande suporte de outros médicos especialistas, podendo fechar um diagnóstico mais correto sobre sua situação clínica.

Possibilidade de oferecer um atendimento completo

Contar com o suporte da telemedicina no seu consultório de cardiologia é ter a certeza de que você pode oferecer um atendimento completo e satisfatório para seu paciente, oferecendo o melhor suporte possível para sua saúde e qualidade de vida.

Lembre que o lucro do seu consultório está em realizar exames e não nas consultas.

Oferecer mais exames, sendo executados por um técnico em enfermagem, vai agregar valor e mais lucratividade no seu negócio.

Atendimento 24 horas na Telecardiologia

A Cardiologia envolve doenças de alto risco de morte.

O infarto agudo do miocárdio não tem hora para acontecer e tendo um atendimento 24 horas por dia, o ano inteiro, proporciona para a comunidade um conforto de ser atendido por especialistas no momento do desespero.

Muitas vezes depender de ambulância para fazer um exame tão simples, implica em morte durante o caminho.

No momento que o Clínico Geral da sua região tem o suporte de uma empresa de Telemedicina, ele recebe além do laudo, a conduta ideal naquela situação de urgência.

Opção de comodato de Eletrocardiograma

A Telemedicina proporciona a opção de contratar o aparelho de eletrocardiograma em comodato.

O cliente paga um aluguel mensal e recebe todos os meses 30 laudos gratuitos incluídos no preço.

Conclusão

Enfim, a Telemedicina proporcionou a criação de diversas sub-especialidades, como é o caso da Telecardiologia, responsável pela interpretação de exames como eletrocardiograma, Mapa de pressão arterial, Holter de ECG 24 horas em qualquer lugar.

Esta facilidade está presente na rotina de muitos serviços de saúde, então aproveite o modelo e incorpore isso em sua região.

Você ainda tem dúvidas sobre a importância da telemedicina na cardiologia?

Compartilhe nas redes!

Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp