Como funciona a Telecardiologia e quais exames são interpretados
A telecardiologia é uma solução inteligente para otimizar a entrega dos laudos de testes de diagnóstico em hospitais, clínicas e consultórios.
Graças ao potencial da telemedicina, essa especialidade também conecta as unidades de saúde a cardiologistas em tempo real, diminuindo o tempo de espera para o atendimento a urgências, como o infarto do miocárdio.
O resultado é a melhora no prognóstico, com mais vidas salvas e menos sequelas.
Para se ter uma ideia melhor, uma análise envolvendo cerca de 6 mil pacientes mostrou redução de 17% na mortalidade quando é realizada trombólise precocemente, em ambiente pré-hospitalar.
Neste artigo, explico a contribuição da telecardiologia para as urgências, como ela funciona e de que forma a telemedicina cardiológica pode aumentar o portfólio e os ganhos da sua clínica, através de laudos a distância.
Interessado? Então, continue lendo.
Telecardiologia: uma especialidade da telemedicina
Telecardiologia, telecardio ou telemedicina cardiológica são diferentes expressões que descrevem a combinação entre telemedicina e cardiologia.
Apesar do conceito inovador, essa especialidade já existe há algum tempo, sendo a pioneira na transmissão de informações médicas por meio de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no Brasil.
Registros mostram que o serviço se tornou realidade na década de 1990, quando diferentes empresas começaram a ofertar eletrocardiogramas a distância.
Na época, os gráficos do exame eram enviados via fax e interpretados remotamente por cardiologistas.
Atualmente, a telecardio permite a entrega de resultados online, segunda opinião médica, avaliação de testes a distância e teleconferências cardiológicas para a discussão de casos.
Como funciona a telecardiologia?
A telecardiologia envolve três requisitos básicos para funcionar: profissionais capacitados, registros digitais e ambiente de compartilhamento.
Para ter acesso a essa tecnologia, a clínica, consultório ou hospital deve treinar um técnico em enfermagem para que conduza os exames conforme as exigências de Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Também precisa adquirir equipamento digital para o teste ofertado, como um eletrocardiógrafo digital para fazer eletrocardiogramas de rotina.
A fim de viabilizar a troca de informações de saúde com segurança e agilidade, as empresas de telemedicina utilizam uma plataforma própria, através da qual é feita a comunicação entre elas e o cliente.
Assim, ao finalizar um ECG ou outro exame de diagnóstico em cardiologia, o técnico de enfermagem compartilha os registros gerados nesse sistema.
Em seguida, um cardiologista da empresa de telemedicina visualiza, avalia e interpreta os achados do teste, elaborando o laudo médico online.
Em minutos, o documento é assinado digitalmente e liberado na mesma plataforma, podendo ser salvo, impresso ou transmitido para o médico solicitante.
Exames laudados pela telecardiologia
Diversos testes de diagnóstico podem se beneficiar da telemedicina cardiológica, obtendo laudos a distância com qualidade.
A seguir, listo os principais.
Eletrocardiograma
O ECG em repouso é o teste mais solicitado na rotina dos serviços cardiológicos.
Rápido, indolor, não invasivo e de custo baixo, o eletrocardiograma monitora a saúde do coração, avaliando dados como a frequência dos batimentos.
A atividade do miocárdio é registrada por meio de eletrodos fixados no tórax do paciente e transformada em gráficos de linha.
Holter
Corresponde a um eletrocardiograma estendido por, pelo menos, 24 horas.
O holter costuma ser pedido quando é necessário investigar sintomas ou anormalidades que não aparecem no ECG de rotina – exame que dura apenas 5 minutos.
No holter de ECG, o paciente permanece com eletrodos no tórax e um pequeno monitor colocado na cintura, que faz medições regulares para estabelecer um padrão e identificar anormalidades no ritmo cardíaco.
Exame MAPA
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial em 24 horas (MAPA) permite um estudo completo das variações da pressão arterial do paciente.
Desse modo, é possível diagnosticar padrões e identificar doenças como hipertensão e hipotensão.
Para a realização do exame, o paciente permanece com um manguito fixado no braço e um monitor na cintura que, assim como o holter, faz medições periodicamente.
Tomografia Cardiovascular
É um teste que colhe registros da região cardíaca a partir de diferentes ângulos, gerando imagens transversais que mostram a anatomia dos tecidos.
A tomografia cardiovascular usa uma pequena dose de radiação ionizante para formar as imagens.
Ressonância Cardiovascular
Utiliza um campo magnético para captar e mostrar imagens internas da área cardíaca.
De alta resolução e detalhamento, a ressonância do coração é útil para apoiar o diagnóstico de malformações, entre outras anormalidades.
Apesar de mais caro, esse teste não emprega raios X, podendo ser realizado em mulheres grávidas e crianças.
Teste ergométrico em esteira
Também chamado de eletrocardiograma de esforço ou dinâmico, o teste ergométrico colhe dados sobre os batimentos cardíacos enquanto o paciente caminha ou corre em uma esteira.
Esse exame auxilia na detecção de arritmias e outras alterações que só se manifestam quando é exigido maior desempenho do músculo cardíaco.
Cálculo do risco cirúrgico pré-operatório
Antes de submeter um paciente a uma operação, uma equipe de saúde avalia as chances de seu aparelho cardiovascular apresentar mau funcionamento.
Esse cálculo é feito por meio de um algoritmo conhecido como risco cirúrgico, que leva em consideração a anamnese, exame físico e testes subsidiários, a exemplo do ECG, tomografia e raio X torácico.
Vantagens da Telecardiologia
Agora que você já conhece os exames contemplados pela telecardio, veja as vantagens que ela agrega a clínicas, hospitais e consultórios.
1. Uma segunda opinião do cardiologista no momento da consulta
Por meio da plataforma de telemedicina, clínicos gerais e outros profissionais podem solicitar uma segunda opinião qualificada, esclarecendo dúvidas sobre os laudos ou casos complexos.
Assim, a equipe local recebe maior suporte técnico e científico, podendo discutir o caso diretamente com o especialista na área de cardiologia que interpretou o exame do seu paciente.
Essa facilidade deixa o médico do paciente mais seguro para diagnosticar o quadro clínico e escolher o melhor tratamento.
2. Os laudos são feitos por cardiologistas em tempo real
Empresas de telemedicina bem estruturadas, como a Morsch, oferecem a avaliação de exames urgentes em tempo real, melhorando o prognóstico de pacientes que sofreram eventos agudos, a exemplo do infarto.
Nessa situação, há bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração, o que interrompe a nutrição de suas células e pode ser fatal.
Quanto maior o tempo de espera por atendimento, piores os impactos do infarto do miocárdio.
Com a telecardiologia, pacientes em áreas remotas podem ser avaliados rapidamente por um especialista, que pode recomendar o uso de trombolítico para liberar a passagem do sangue.
3. A telecardiologia oferece laudo rápido para o médico
Enquanto os laudos in loco levam dias para serem produzidos, a telemedicina disponibiliza o laudo remoto em poucos minutos.
Assim, o médico solicitante pode escolher um tratamento mais rapidamente.
Também paciente e familiares têm acesso aos resultados no dia do exame.
4. Garantia de segurança para o paciente
A telecardiologia melhora o atendimento aos pacientes, que passam a contar com um serviço ágil e seguro, com o suporte de especialistas sempre que necessário.
5. Possibilidade de oferecer um atendimento completo
Contar com o suporte da telemedicina na sua clínica ou consultório de cardiologia proporciona um atendimento mais completo para os pacientes, com agilidade nos laudos, preços competitivos e segunda opinião qualificada.
Além disso, você pode ampliar o portfólio sem burocracia, escolhendo novos exames ou especialidades na plataforma de telemedicina.
6. Atendimento 24 horas na telecardiologia
Como expliquei antes, a cardiologia envolve o atendimento a doenças graves, com alto risco de morte.
O exemplo mais comum – infarto agudo do miocárdio – pode acontecer a qualquer momento, o que implica na necessidade de socorro imediato.
Contando com o auxílio da Morsch, sua equipe e pacientes podem ficar tranquilos.
Eles terão acesso a laudos emitidos a qualquer hora do dia ou da noite, sem interrupções, pois o portal funciona 24 horas por dia.
Opção de comodato na telecardiologia
Comodato é uma modalidade de aluguel pensada para estabelecimentos que desejam economizar na aquisição de equipamentos médicos.
No regime de comodato, o cliente paga uma mensalidade única para contratar um determinado pacote de laudos e ganha o direito de usar aparelhos para realizar os exames, sem qualquer custo adicional.
Além disso, clientes da Morsch têm suporte remoto e substituição gratuita do dispositivo em períodos de manutenção.
Os equipamentos disponíveis em comodato para telecardiologia são:
- Aparelho de eletrocardiograma digital
- Aparelho de Holter de ECG digital
- Aparelho de MAPA de pressão arterial 24 horas.
A telecardiologia na emergência 24 horas salva mais vidas
Utilizar a telecardiologia na emergência significa disponibilizar um cardiologista online em tempo integral para auxiliar o plantonista nos casos graves de infarto agudo do miocárdio.
O especialista fará a interpretação dos eletrocardiogramas em tempo real e emitirá segunda opinião quando necessário.
Com o suporte da telecardiologia, é possível elevar a qualidade do atendimento em pequenos hospitais e emergências no interior, unidades que costumam ter poucos recursos diagnósticos.
Isso diminui a necessidade de deslocamentos por parte de médicos e pacientes.
A consequência natural é uma clientela satisfeita e mais visibilidade para seu estabelecimento.
Quais os benefícios da telecardiologia na emergência?
A telecardiologia na emergência facilita todos os processos relacionados ao atendimento de saúde remoto com risco de vida.
Seu primeiro ponto positivo é a agilidade, provendo laudos de ECG de repouso em tempo real para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio.
Sabe-se que, em uma emergência, há um número limitado de profissionais de saúde que acumulam diversas funções.
Nesse cenário, contar com um especialista a distância reduz a sobrecarga de tarefas e aumenta a confiabilidade dos laudos, que ficam prontos em poucos minutos.
Isso quer dizer que, em pouco tempo, o paciente já tem conhecimento sobre a sua condição de saúde e o plantonista pode atuar com segurança.
Além disso, o sistema permite que os pacientes realizem exames mesmo sem a presença de um cardiologista.
Um profissional de enfermagem habilitado a utilizar os aparelhos pode realizar o ECG e enviar os registros para a equipe da empresa de telemedicina.
Esse aspecto é positivo tanto para grandes clínicas e hospitais equipados, com demanda elevada, quanto para consultórios menores, localizados em regiões geograficamente remotas, onde o quadro de profissionais é escasso e a verba, reduzida.
Qual o cenário atual da telecardiologia na emergência?
Atualmente, a telecardiologia é recomendada por entidades nacionais e internacionais, como a Organização Mundial da Saúde.
Segundo diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a telemedicina tem um papel crucial no suporte às emergências, principalmente quando há necessidade de diagnóstico imediato e o paciente está distante dos centros de referência.
Além de disponibilizar especialidades que, muitas vezes, não existem em locais remotos, o serviço evita o deslocamento de pacientes em situação crítica.
Isso aumenta a eficácia dos tratamentos e reduz os custos de saúde, uma vez que o monitoramento de pacientes com marcapasso, desfibriladores e sistemas de pressão, por exemplo, poderá ser feito a distância.
Como consequência, há queda na ocupação de leitos hospitalares e liberação de horários na agenda dos hospitais, melhorando o atendimento e diminuindo a necessidade de horas extras para atender à demanda.
Acesse a telecardiologia em qualquer lugar
A plataforma de telemedicina permite o acesso aos laudos online a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Assim, mesmo um profissional em viagem ou participando de eventos em outras cidades pode acompanhar e dar continuidade ao atendimento de pacientes.
Se o médico de plantão tiver dúvidas ou discordar do resultado do exame, basta entrar em contato com o serviço de telecardiologia e pedir uma segunda opinião.
É por essas e outras razões que a telemedicina está em constante expansão no mundo e no Brasil.
Ao mesmo tempo em que auxilia na rotina das clínicas médicas e na vida dos profissionais, ela aumenta o índice de satisfação dos pacientes, que têm acesso a diagnósticos e tratamentos eficientes e mais rápidos.
Confiança nas informações e segurança de dados
No início da oferta de serviços de telemedicina, havia receio da comunidade médica em relação à confiança nos equipamentos e laudos e quanto à segurança e sigilo dos dados.
Mas, após décadas de aprimoramento, diversas unidades de saúde no Brasil e no mundo comprovaram sua eficiência e confiabilidade.
Nos Estados Unidos, mais de metade dos hospitais e clínicas conta com programas na área, e mais de 70% da população já utilizou e considerou a telemedicina eficaz.
E isso não é à toa.
Quando um exame é realizado e transmitido pelo sistema, sua interpretação e a entrega dos laudos são realizados por médicos especializados e registrados em Conselhos Regionais de Medicina.
Portanto, o cliente obtém laudos confiáveis e profissionais, com a mesma qualidade de um trabalho realizado presencialmente.
Apesar de ainda não ser uma realidade em todas as cidades brasileiras, a telemedicina é reconhecida como uma área médica e sua atuação é regida por normas do CFM, de acordo com a Resolução CFM nº 1.643/2002.
Por isso, tanto a empresa que oferece o serviço quanto os médicos que atendem via telemedicina devem, obrigatoriamente, estar registrados junto à entidade.
Nível de segurança da telecardiologia
A plataforma de telemedicina é um sistema seguro, que armazena automaticamente os dados na nuvem e protege os documentos por meio de mecanismos como a criptografia.
O sistema funciona do modo semelhante aos softwares para gerenciamento de clínicas médicas, que também utilizam o armazenamento de informações na internet, login e senha de acesso.
Dessa forma, não há risco de invasões, perda de informações ou vazamento dos dados para pessoas não autorizadas.
Além disso, os médicos da telemedicina têm a mesma responsabilidade em manter o sigilo sobre a saúde de seus pacientes que os demais profissionais da área, devendo tratar toda informação como confidencial.
Como obter laudos a distância da telecardiologia na sua clínica, consultório ou hospital?
Para contar com esse serviço, você deve contratar uma empresa atuante em telemedicina.
Antes de escolher sua parceira, pesquise sobre a reputação e especialidades cobertas, dando prioridade a parceiros bem estruturados.
Assim, você não terá problemas se quiser aumentar a quantidade ou o tipo de exames ofertados, pois poderá contratar laudos a distância para diferentes áreas na própria plataforma de telemedicina.
Sobre a Telemedicina Morsch
Experiente na produção de laudos de qualidade, a Morsch auxilia consultórios, clínicas e hospitais em todo o Brasil através de serviços completos e diferenciados.
Os clientes dispõem de uma plataforma intuitiva, que funciona sem interrupções, além de uma equipe com 20 especialistas nas áreas de cardiologia, neurologia, pneumologia e radiologia, prontos para interpretar exames e discutir casos complexos.
A Morsch também oferece opções de aparelhos em comodato e treinamento remoto com boas práticas para os técnicos em enfermagem e radiologia que conduzirão os exames.
Conclusão
Ao longo deste texto, apresentei as vantagens, exames e como funciona a telecardiologia, especialidade que viabiliza laudos a distância para diagnósticos em cardiologia.
Investir na telecardio resulta em agilidade, praticidade, redução de custos e atendimento nas emergências, pois conecta profissionais de saúde a um cardiologista em tempo real.
Deixe que a Telemedicina Morsch otimize o serviço de cardiologia na sua unidade de saúde, elevando a qualidade do atendimento e as receitas.
Peça agora mesmo o seu teste grátis da nossa plataforma ou, se preferir, entre em contato.
Se este artigo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais.
Referências Bibliográficas
Custo-efetividade da trombólise pré-hospitalar vs intra-hospitalar no infarto agudo do miocárdio – Denizar Vianna Araújo, Bernardo Rangel Tura, Antonio Luiz Brasileiro, Heitor Luz Neto, Ana Luiza Braz Pavão e Vanessa Teich. Arq. Bras. Cardiol. vol.90 no.2 São Paulo Feb. 2008.
Diretriz de Telecardiologia no Cuidado de Pacientes com Síndrome Coronariana Aguda e outras Doenças Cardíacas – Sociedade Brasileira de Cardiologia. Sociedade Brasileira de Cardiologia • ISSN-0066-782X • Volume 104, Nº 5, Supl. 1, Maio 2015.
História da evolução da telemedicina no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul. Daniela A M Domingues, Israel B Martinez, Ricardo Bertoglio Cardoso e Helena W Oliveira. Registros da História da Medicina, Edition: 1 Edição, Chapter. Luminara Editorial. pp.209-218.
Resolução CFM nº 1.643/2002 – Define e disciplina a prestação de serviços através da Telemedicina.