Telecardio: entenda como funciona o telediagnóstico em cardiologia

Telecardio é um termo usado com frequência para fazer referência à telecardiologia, um campo pioneiro dentro da telemedicina – área que reúne todos os serviços médicos oferecidos a distância.
Laudos eletrônicos, comodato de equipamentos e teleconsultoria são soluções viabilizadas pelo uso da tecnologia na saúde junto à expertise de cardiologistas.
Nesse cenário, as equipes se tornam mais eficientes, ganhando agilidade no atendimento sem deixar a qualidade de lado.
Neste artigo, explico a finalidade, como funciona, exames atendidos e vantagens da telecardio para o seu negócio.
O que é telecardio?
Telecardio é uma abreviação de telecardiologia ou telemedicina cardiológica.

Que, por sua vez, corresponde à área dedicada a fornecer serviços cardiológicos a distância.
Essas soluções são destinadas a pacientes, gestores e profissionais de saúde, que se comunicam com rapidez através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).
A mais popular é a internet, onde fica hospedado o software de telemedicina em nuvem.
É por meio desses sistemas informatizados que ocorre a troca de informações cardiológicas de forma prática e segura, sob a proteção de mecanismos de autenticação e criptografia.
Nesse contexto, cardiologistas online realizam a interpretação de exames, esclarecimento de dúvidas e discussão de casos complexos.

Também monitoram pacientes cardiopatas sem que eles precisem se deslocar até uma unidade de saúde.
Como surgiu a telecardio?
A origem da telecardiologia remonta à da própria telemedicina.
Em especial, a uma iniciativa realizada pelo Hospital Geral de Massachusetts, ainda na década de 1960.
Na época, uma linha telefônica foi utilizada para prestar auxílio médico durante emergências em aeroportos.
Muitos dos atendimentos eram dados a vítimas de infarto e outras doenças cardiológicas.
A implementação da telemedicina no Brasil também teve início com serviços de cardiologia.
Nos anos 1990, entidades como o Instituto do Coração (Incor) começaram a ofertar a interpretação remota de eletrocardiogramas a outros estabelecimentos de saúde.
Os gráficos do ECG eram enviados por fax para viabilizar a avaliação e laudo a distância.
Desde então, os serviços se popularizaram e foram aperfeiçoados, passando a empregar softwares robustos disponíveis a partir da conexão com a internet.

A telecardio funciona por meio de um sistema de telemedicina online
Como funciona a telecardio?
A telecardio funciona por meio de um sistema de telemedicina online.

Como mencionei acima, os mais modernos ficam hospedados na nuvem e podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Basta fazer o login para entrar no ambiente virtual onde os profissionais compartilham e recebem informações sobre exames, por exemplo.
O laudo digital é elaborado a partir do envio de registros de exames como o eletrocardiograma (ECG) ou a tomografia cardiovascular.
Uma vez disponíveis na plataforma, um cardiologista da empresa de telemedicina os analisa e interpreta, considerando dados prévios do histórico do paciente e da suspeita clínica.
Em seguida, ele compõe e assina digitalmente o laudo, liberado no próprio sistema.
A dinâmica para solicitar uma teleconsultoria é semelhante, começando com o envio de uma dúvida por meio do software de telemedicina.
Se for um caso urgente, é possível acionar os especialistas online para debater em tempo real, via videoconferência.
Já as questões de menor urgência são mandadas e respondidas rapidamente no sistema.
Outro serviço é o telemonitoramento de pacientes com doenças crônicas, que funciona como uma teleconsulta periódica.
Para tanto, o paciente ou cuidador se conecta à plataforma na data e horário agendados para ser orientado pelo cardiologista.
Como são os exames da telecardio?
Os exames laudados por telecardio devem ser realizados normalmente pelo médico ou técnico de enfermagem.
Será mais fácil transmitir os registros gerados se a sua clínica ou hospital tiver aparelhos digitais, mas também é possível enviar arquivos escaneados, contanto que as imagens sejam nítidas.
O processo para compartilhar os documentos é parecido com a inserção de anexos num e-mail, e atende a exames cardiológicos como:
Eletrocardiograma
Eletrocardiograma ou ECG é um exame que avalia o ritmo cardíaco, coletando dados sobre a frequência cardíaca (FC) para formar gráficos de linha.
Neles, são representadas as ondas do eletrocardiograma, estudadas para verificar alterações na FC ou na condução dos batimentos cardíacos.
Teste ergométrico
ECG dinâmico ou teste ergométrico é um eletrocardiograma realizado enquanto o paciente se exercita em esteira ou bicicleta.
O exame permite identificar anormalidades no comportamento do músculo cardíaco diante de esforço físico intenso.
Holter
Conhecido também como eletrocardiograma de longa duração, o holter 24 horas dá suporte à identificação de arritmias esporádicas, que não seriam detectadas no exame convencional.
A critério médico, o holter pode ser estendido por uma semana ou mais para uma análise mais completa da atividade elétrica do coração.
MAPA
Abreviação de monitorização ambulatorial da pressão arterial, o exame MAPA tem papel fundamental no diagnóstico da hipertensão arterial.

Com duração mínima de 24 horas, o aparelho do MAPA faz medições intermitentes da pressão arterial, que serão comparados aos padrões de normalidade para a identificação de possíveis alterações.
Risco cirúrgico pré-operatório
Durante uma cirurgia, o aparelho cardiovascular fica sobrecarregado, aumentando as chances de agravos.
Por isso, cabe à equipe médica realizar o exame de risco cirúrgico, a fim de avaliar a condição clínica do paciente para verificar qual a relação risco-benefício do procedimento invasivo.
Consulta com cardiologista, ECG e raio-X de tórax são alguns dos exames comumente realizados nesse contexto, cujos resultados serão considerados para o cálculo do risco cirúrgico cardiológico.
Tomografia cardiovascular
A tomografia do coração gera uma espécie de fotografia interna do órgão e estruturas em redor.
Para tanto, utiliza radiação ionizante combinada a um tubo giratório, coletando centenas de imagens em um único exame.
Esse procedimento também é chamado angiotomografia cardíaca, uma vez que permite visualizar as artérias coronárias.
Ressonância Cardiovascular
Já a ressonância do coração não usa radiação ionizante, mas um campo magnético aliado a ondas de radiofrequência para mostrar imagens internas da região cardíaca.
Suspeita de cardiomiopatia, trombo, aneurisma e avaliação pós-infarto são algumas condições em que o exame é indicado.
Quais as vantagens da telecardio?
A telecardiologia oferece uma série de benefícios e possibilidades, a partir dos serviços prestados a pacientes e profissionais de saúde.
Conheça as principais vantagens a seguir:
Dispensa deslocamentos
Utilizando a telemedicina cardiológica, pacientes e profissionais de saúde não precisam se deslocar com frequência para dar ou receber assistência médica.
Por meio da teleconsulta e telemonitoramento, pacientes cardiopatas podem ser acompanhados em sua própria casa ou em uma unidade local.
Isso porque os equipamentos utilizados (como aparelho holter, marcapasso, medidor de pressão etc.) são capazes de enviar os dados do paciente em tempo real.
Essas informações são recebidas diretamente pela equipe médica remota ou pela central de laudos responsável, apoiando uma avaliação completa da condição clínica.
Qualifica o diagnóstico
A telecardiologia coloca um time de especialistas online à disposição das clínicas, consultórios e hospitais, fornecendo suporte ao diagnóstico.
Um exemplo está na emissão de laudos online, que é feita apenas por cardiologistas especializados na área do exame.
Outra prática importante é a teleinterconsulta, que permite que dois ou mais médicos interajam remotamente para orientar o melhor tratamento ao paciente.
Imagine um clínico geral que está em uma cidade interiorana, longe de centros de referência. Ele pode usar a telemedicina para ter o apoio de um cardiologista.
Essa opção serve tanto para definir os medicamentos mais indicados para o caso, quanto para a busca de uma segunda opinião médica, orientações ao vivo sobre procedimentos e assim por diante.

Supre a falta de cardiologistas
Mais que apoio ao diagnóstico e tratamento, a telemedicina cardiológica ajuda a combater a carência de cardiologistas, que afeta especialmente os locais distantes dos centros urbanos.
Basta que a clínica ou hospital solicite orientações via plataforma de telemedicina para que receba respostas com comodidade e rapidez, mesmo durante urgências.
Quando médicos generalistas têm acesso ao apoio de cardiologistas experientes, os maiores beneficiados são os pacientes, que recebem uma atenção em saúde de excelência, em qualquer lugar.
Isso vale para cidades do interior sem centros de referência em cardiologia, regiões remotas ou qualquer outro caso em que o paciente não possa se deslocar ou tenha dificuldade de acessar especialistas locais.
Confere agilidade aos resultados de exames
O telediagnóstico acaba com as filas de espera por resultados de exames, que são entregues em minutos via sistema de telemedicina.
Dessa forma, diagnóstico e tratamento ganham celeridade, melhorando o prognóstico e as chances de cura.
Reduz custos
Pacientes economizam tempo e recursos que seriam dedicados aos deslocamentos, como passagens, combustível, hospedagens etc.
Já os profissionais de saúde ainda ganham mais tempo para atendimento, pois podem oferecer horários na agenda médica que estariam ocupados pelos deslocamentos.
Telelaudos ainda diminuem os gastos de manutenção de uma equipe de cardiologistas que supra todo o horário de funcionamento do estabelecimento de saúde.
Afinal, os laudos serão elaborados pelos médicos da empresa de telemedicina.
Funciona 24 horas por dia
O software de telemedicina tem funcionamento ininterrupto, garantindo a assistência e entrega de exames online a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo aos domingos e feriados.
Como é a atuação do médico na telecardio?
Apesar do protagonismo que a tecnologia na medicina possui atualmente, ela jamais substitui a função de um bom médico.
Assim, podemos dizer que a telecardio não torna o atendimento especializado obsoleto, mas sim o complementa e enriquece suas possibilidades.
Evidentemente, esse avanço também exige mais dos profissionais de saúde, porque o domínio de novas ferramentas deve ser uma busca constante.
Se, antes, a experiência e as habilidades técnicas bastavam para garantir a qualidade do eletrocardiograma, por exemplo, agora uma boa atuação cardiológica exige mais.
Afinal, os sistemas e recursos de telecardio (e da própria telemedicina) estão em constante evolução, o que exige ações contínuas de aprimoramento e atualização.
A boa notícia é que esses esforços em prol de novos conhecimentos podem garantir resultados muito positivos. Afinal, são as inovações que ditam o futuro da medicina e o sucesso de quem trabalha na área.
Contudo, especialistas que atuam na telecardio também podem fornecer um atendimento humanizado e focado nas necessidades dos pacientes.
Muitos acreditam que a tecnologia limita o contato entre as pessoas, quando, na verdade, ela é fundamental para eliminar processos burocráticos e barreiras físicas.
O resultado dessa aproximação e diminuição de redundâncias é a certeza de que os médicos podem se dedicar com mais tempo às pessoas.

Assim, há a possibilidade de prestar um atendimento cada vez mais empático, humano e de excelência, aumentando a satisfação do paciente.
Como implementar a telecardio em uma clínica ou hospital?
Implementar a telemedicina cardiológica no seu estabelecimento de saúde é simples, bastando combinar 3 requisitos:
- Infraestrutura: você vai precisar dos equipamentos hospitalares necessários para os exames que pretende ofertar. Além, é claro, de um computador ou notebook para acessar a plataforma de telemedicina
- Internet de qualidade: é importante investir numa conexão estável, com internet banda larga, para evitar interrupções na comunicação online
- Parceira de telemedicina: quem fornece o portal de telemedicina é uma empresa especializada, que deve ser selecionada com zelo. Prefira parceiras que prestem suporte e treinamento via telemedicina, facilitando o manuseio da plataforma pela sua equipe.

A segurança de incorporar um serviço de Telecardio é a mesma de contratar um Cardiologista presencial
A segurança de incorporar um serviço de Telecardio é a mesma de contratar um Cardiologista presencial.
Vantagens do comodato de equipamentos de cardiologia
Caso seu estabelecimento não disponha de aparelho de eletrocardiograma, holter ou MAPA, não se preocupe.
Você pode economizar na aquisição desses dispositivos contratando o comodato de equipamentos médicos, fornecido pela empresa de telemedicina.
Funciona assim: ao adquirir um pacote de laudos online, você ganha o direito de utilizar aparelhos modernos sem custo adicional, pagando uma mensalidade única pelo telediagnóstico e equipamento.
Acesse esta página e confira mais detalhes sobre o aluguel em comodato!
Telemedicina Morsch é pioneira na telecardio
Serviços de telecardio estão presentes na Telemedicina Morsch desde 2005, e se consolidaram como uma das soluções-chave no atendimento a locais remotos.
O grande diferencial na Morsch é a estrutura completa de atendimento, bem como o comodato dos equipamentos com suporte em tempo integral.
Usando a internet, é possível enviar os arquivos dos exames como ECG para nossa central de telemedicina em nuvem, permitindo que um cardiologista de plantão interprete os exames e libere o laudo médico em minutos!
Esse serviço de telecardiologia é ideal para negócios como hospitais 24 horas, que terão os laudos dos exames para os clínicos de plantão de forma ágil e segura.
Os documentos contam com assinatura digital, e o sistema atende a todas as exigências das autoridades de saúde, incluindo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Saiba mais sobre nossos serviços de cardiologia a distância aqui!
Conclusão
Abordei, neste artigo, os avanços proporcionados pela telecardio, que oferece soluções cardiológicas a partir da conexão entre pacientes, gestores e profissionais de saúde.
Você pode levar essa tecnologia para sua equipe hoje mesmo, entrando em contato com a Telemedicina Morsch.
Se achou o texto útil, confira mais artigos sobre cardiologia aqui no blog.