Telecardio: entenda como funciona o telediagnóstico em cardiologia

Por Dr. José Aldair Morsch, 2 de abril de 2018
telecardio

Telecardio é um termo usado com frequência para fazer referência à telecardiologia, uma área pioneira dentro da telemedicina, que reúne todos os serviços médicos oferecidos a distância.

Laudos eletrônicos, comodato de equipamentos e teleconsultoria são soluções viabilizadas pelo uso de tecnologias como a internet junto à expertise de cardiologistas.

Nesse cenário, as equipes de saúde se tornam mais eficientes, ganhando agilidade no atendimento sem deixar a qualidade de lado.

Continue a leitura para conhecer melhor a finalidade, como funciona, exames atendidos e vantagens da Telecardio para o seu negócio.

O que é Telecardio?

Telecardio é uma abreviação de telecardiologia ou telemedicina cardiológica.

Que, por sua vez, corresponde à área dedicada a fornecer serviços cardiológicos a distância.

Essas soluções são destinadas a pacientes, gestores e profissionais de saúde, que se comunicam com rapidez através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).

A mais popular é a internet, onde ficam hospedadas as plataformas de telemedicina em nuvem.

É por meio desses sistemas informatizados que ocorre a troca de informações cardiológicas de forma prática e segura, sob a proteção de mecanismos de autenticação e criptografia.

Nesse contexto, cardiologistas online auxiliam na interpretação de exames, esclarecimento de dúvidas e discussão de casos complexos.

Também monitoram pacientes cardiopatas sem que eles precisem se deslocar até uma unidade de saúde.

Como surgiu a Telecardio?

A origem da telecardiologia remonta à da própria telemedicina.

Em especial, a uma iniciativa realizada pelo Hospital Geral de Massachusetts, ainda na década de 1960.

Na época, uma linha telefônica foi utilizada para prestar auxílio médico durante emergências em aeroportos.

Muitos dos atendimentos eram dados a vítimas de infarto e outras doenças cardiológicas.

A implementação da telemedicina no Brasil também teve início com serviços de cardiologia.

Nos anos 1990, entidades como o Instituto do Coração (Incor) começaram a ofertar a interpretação remota de eletrocardiogramas a outros estabelecimentos de saúde.

Os gráficos do ECG eram enviados por fax para permitir a avaliação e laudo a distância.

Desde então, os serviços se popularizaram e foram aperfeiçoados, passando a empregar softwares robustos disponíveis a partir da conexão com a internet.

Como funciona a Telecardio?

A Telecardio funciona por meio de um sistema de telemedicina.

Como mencionei acima, os mais modernos ficam hospedados na nuvem e podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Basta fazer o login para entrar no ambiente virtual onde os profissionais compartilham e recebem informações sobre exames, por exemplo.

O laudo digital é elaborado a partir do envio de registros de exames como o ECG ou tomografia cardiovascular.

Uma vez disponíveis na plataforma, um cardiologista da empresa de telemedicina os analisa e interpreta, considerando dados prévios do histórico do paciente e da suspeita clínica.

Em seguida, ele compõe e assina digitalmente o laudo, liberado no próprio sistema.

A dinâmica para solicitar uma teleconsultoria é semelhante, começando com o envio de uma dúvida por meio do software de telemedicina.

Se for um caso urgente, é possível acionar os especialistas online para debater em tempo real, via videoconferência.

Já as questões de menor urgência são mandadas e respondidas rapidamente no sistema.

Outro serviço é o telemonitoramento de pacientes com doenças crônicas, que funciona como uma teleconsulta periódica.

Para tanto, o paciente ou cuidador se conecta à plataforma na data e horário agendados para ser orientado pelo cardiologista.

Como são os exames na Telecardio?

Os exames laudados por Telecardio devem ser realizados normalmente pelo médico ou técnico de enfermagem.

Será mais fácil transmitir os registros gerados se a sua clínica ou hospital tiver aparelhos digitais, mas também é possível enviar arquivos escaneados, contanto que as imagens sejam nítidas.

O processo para compartilhar os documentos é parecido com a inserção de anexos num e-mail, e atende a exames como:

 

O que a Telecardio tem a oferecer? 

Em resumo, além do eletrocardiograma, a prática do telecardio pode ser usada para diferentes tipos de exames voltados à saúde do coração.

Somado ao ECG, é comum que procedimentos de Holter e MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) também sejam contemplados na área.  

Muito mais que a interpretação de exames e a emissão de laudos em si, a telecardio pode oferecer uma série de benefícios e possibilidades.

Um bom exemplo é a prática de telemonitoramento. Nela, o indivíduo em avaliação ou cardiopata pode ser acompanhado em sua própria casa ou em uma unidade local. 

Isso porque, os equipamentos utilizados (como Holter, marcapasso, medidor de pressão, etc.) são capazes de enviar os dados do paciente em tempo real.

Essas informações são recebidas diretamente pela equipe médica remota ou pela central de telelaudos responsável pela avaliação do indivíduo. 

Como resultado, garante-se uma atenção mais plena e contínua em saúde. A melhor parte é que fica reduzida a necessidade de deslocamentos à clínica ou hospital, o que agrega mais segurança e comodidade aos envolvidos.

Outra prática importante do telecardio é a teleinterconsulta. Nela, dois ou mais médicos podem interagir à distância para orientar o melhor tratamento ao paciente.

Como exemplo, imagine um clínico geral que está em uma cidade interiorana longe de centros de referência. Ele pode usar a Telemedicina para ter o apoio de um cardiologista. 

Nesse sentido, isso serve tanto para definir os medicamentos mais indicados para o caso, quanto para a busca de uma segunda opinião diagnóstica, para orientações ao vivo sobre procedimentos, e assim por diante.

Quais as vantagens da Telecardio?

Gestores, profissionais de saúde e pacientes se beneficiam do uso da Telecardio.

Afinal, essa área supre a carência de cardiologistas em locais distantes dos centros urbanos, onde há falta de especialistas.

Desse modo, dá para receber orientações via plataforma de telemedicina com comodidade e rapidez, mesmo durante uma urgência.

Essa possibilidade qualifica o diagnóstico a partir do suporte especializado.

Outras vantagens são:

  • Diminuição de gastos em toda a cadeia de assistência, tornando-a mais viável
  • Assistência online disponível 24 horas por dia, mesmo aos domingos e feriados
  • Redução significativa de encaminhamentos ou internações desnecessárias
  • Maior envolvimento dos pacientes nos cuidados com sua saúde
  • Conforto para pacientes e cuidadores, que têm acesso à assistência médica sem sair de casa
  • Fortalecimento de medidas de prevenção, graças à facilidade e viabilidade dos exames
  • Opção de aluguel em comodato, que fornece aparelhos de ECG, holter e MAPA sem custo adicional para quem contrata pacotes de laudos digitais.

 

Como é a atuação do médico em Telecardio?

Como você pôde perceber, apesar do protagonismo que a tecnologia ocupa atualmente na área da saúde, ela jamais substitui a função de um bom médico.

Dessa forma, podemos dizer que o telecardio não torna o atendimento especializado obsoleto, mas sim o complementa e enriquece suas possibilidades. 

Evidentemente, esse processo de avanço também exige mais dos profissionais de saúde. Isso porque, o domínio de novas ferramentas deve ser uma busca constante.

Se antes a experiência e as habilidades técnicas bastavam para garantir a qualidade do eletrocardiograma, por exemplo, agora uma boa atuação cardiológica exige mais. 

Afinal, os sistemas e recursos de telecardio (e da própria Telemedicina) estão em constante evolução, o que exige ações contínuas de aprimoramento e atualização. 

A boa notícia é que esses esforços em prol de novos conhecimentos podem garantir resultados muito positivos. Afinal, são as inovações que ditam o futuro da medicina e o sucesso de quem trabalha na área.

Contudo,  especialistas que atuam no telecardio também podem fornecer um atendimento muito mais humanizado e focado nas necessidades dos pacientes.

Muitos acreditam que a tecnologia limita o contato entre as pessoas. Entretanto, o contrário acontece. Ela é fundamental para eliminar processos burocráticos e barreiras físicas.

O resultado dessa aproximação e diminuição de redundâncias é a certeza de que os médicos podem se dedicar com mais tempo às pessoas. Assim, há a possibilidade de prestar um atendimento cada vez mais empático, humano e de excelência.

Como eu posso aproveitar a Telecardio na minha Clínica?

A necessidade em realizar um eletrocardiograma de repouso leva muitos pacientes a se deslocarem de suas cidades para locais maiores e o tempo, risco de viagem, custo do exame e espera pelo resultado retarda sempre os diagnósticos, sem contar no risco de vida na espera do resultado.

Ao adquirir um aparelho de eletrocardiograma digital de qualquer marca, você pode utilizar em seu serviço e além de melhorar os lucros da sua Clínica, vai trazer qualidade no serviço de saúde de sua cidade.

Como um hospital pode melhorar seus serviços com a Telecardio?

Sobretudo, diferente de uma Clínica que tem horários estipulados para o atendimento, um hospital tem uma emergência, um pronto atendimento que nunca fecha.

O atendimento na área de Cardiologia sempre é difícil nesses serviços e os clínicos precisam de apoio para o diagnóstico e conduta nos casos graves de infarto.

Sim, até aqui eu concordo plenamente. Mas como posso confiar em colocar esse modelo de atendimento num hospital?

telecardio

A segurança de incorporar um serviço de Telecardio é a mesma de contratar um Cardiologista presencial.

A Telecardio e a segunda opinião médica

Como expliquei no item sobre o que a telecardio tem a oferecer, uma de suas funções mais importantes é aproximar os profissionais de saúde.

Antes de mais nada, quando clínicos ou generalistas têm acesso ao apoio de cardiologistas de referência, os maiores beneficiados são os pacientes.

Quer dizer que o telecardio permite prestar uma atenção de excelência em saúde em qualquer lugar. Isso vale tanto para cidades do interior sem bons centros de cardiologia, regiões remotas ou qualquer outro caso em que o paciente não tem acesso ou não pode se deslocar.

Então, para você ter ideia, os motivos que mais levam os profissionais de saúde a solicitarem apoio especializado via telecardio são: 

  • Incerteza sobre a solicitação de determinados exames;
  • Dúvidas na interpretação dos resultados das análises;
  • Apoio na condução de tratamentos de doenças cardiovasculares.

Também vale mencionar que os casos mais diagnosticados no telecardio tendem a ser sérios. Isso inclui arritmias, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca congestiva, entre outros.

Dada a seriedade desses quadros e a importância da segunda opinião médica em sua identificação, é fácil perceber a importância da Telemedicina na área.

Afinal, sem o telecardio, os pacientes dificilmente teriam um diagnóstico adequado com a celeridade necessária.

Considerando que a detecção precoce e precisa das patologias é imprescindível para o sucesso dos tratamentos, não é exagero afirmar que a prática também é fundamental para salvar muitas vidas. 

A Telecardio e a Medicina Ocupacional

A Medicina Ocupacional pode ter ao seu dispor a Telecardio.

Realizar os exames ocupacionais na sua clínica ou mesmo nas empresas e ter o resultado imediato do exame para entregar para a empresa é o sonho de todo Médico do Trabalho.

Com a Telecardio o Médico do Trabalho amplia seus serviços, afinal, melhora significativamente a qualidade no seu atendimento e consegue aumentar muito o faturamento.

A Telecardio e o comodato de Eletrocardiograma

Os serviços que desejam utilizar essa especialidade e não tem verba para compra do equipamento podem contratar o serviço na modalidade de comodato.

Comodato é contratar o aparelho pagando uma mensalidade e recebendo os laudos gratuitos.

Seja como for, entenda que no aluguel tradicional o cliente recebe somente o aparelho e precisa contratar o Cardiologista e arcar com os custos da interpretação dos exames.

A Telemedicina Morsch é pioneira na Telecardio

A Telecardio iniciou na Telemedicina Morsch em 2005 e se consolidou como uma das especialidades-chave no atendimento a locais remotos.

Nossos serviços de telemedicina oferecem uma série de especialidades para agregar valor aos locais que necessitam de especialistas.

O grande diferencial na Telemedicina Morsch é a estrutura completa de atendimento, bem como o comodato dos equipamentos com suporte em tempo integral.

Usando a internet, é possível enviar os arquivos dos exames como ECG para nossa central de telemedicina em nuvem, permitindo que um cardiologista de plantão interprete os exames e libere o laudo médico em minutos.

Portanto, o serviço de Telecardiologia é ideal para negócios como hospitais 24 horas, que terão os laudos dos exames para os clínicos de plantão de forma ágil e segura.

Os documentos contam com certificação digital, e o sistema atende a todas as exigências das autoridades de saúde, incluindo registro no Conselho Federal de Medicina.

Saiba mais sobre nossos serviços de cardiologia a distância aqui.

Conclusão

Abordei neste artigo os avanços proporcionados pela Telecardio, que oferece soluções cardiológicas a partir da conexão entre pacientes, gestores e profissionais de saúde.

Você pode levar essa tecnologia para sua equipe hoje mesmo, entrando em contato com a Telemedicina Morsch.

Se achou o texto útil, confira mais artigos sobre cardiologia aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin