Telecardio: a forma mais segura e eficiente de ampliar os serviços de sua clínica

Por Dr. José Aldair Morsch, 2 de abril de 2018
telecardio

A telecardio é uma especialidade médica virtual criada para auxiliar serviços de saúde remotos que precisam de interpretação do eletrocardiograma de repouso e não disponibilizam de Cardiologistas em tempo integral.

As doenças cardíacas estão no topo da lista das doenças mais frequentes na sociedade, junto com o AVC ( acidente vascular cerebral )  e o diagnóstico rápido é fundamental para evitar complicações como arritmias cardíacas com morte súbita e falência cardíaca nos infartos.

Neste artigo vou descrever como surgiu esta especialidade, sua atuação e o que é possível aproveitar em sua clínica ou hospital 24 horas para ampliar os serviços e auxiliar os médicos de plantão 24 horas por dia, o ano inteiro.

Telecardio, uma abreviatura de Telecardiologia

A necessidade de levar o especialista para pequenos centros fez com que criássemos uma nova especialidade médica de atendimento médico a distância, ou virtual,  chamada de Telemedicina.

Aproveitamos o computador, internet, aparelhos médicos digitais e com isso conseguimos romper barreiras geográficas, levando várias especialidades médicas para o interior onde não existem especialistas.

Uma das pioneiras foi a cardiologia.

A procura por Cardiologistas e interpretação de eletrocardiograma de repouso fez com que criássemos a Telecardiologia.

Os pequenos serviços de saúde podem realizar os exames e enviar pela internet para serem analisados pelos Cardiologistas em tempo real.

Essa facilidade foi rapidamente incorporada e aceita em todo o planeta. Sim, todos os países usufruem disso.

Como funciona na prática a Telecardio?

Um serviço de saúde que necessita de um Cardiologista e não tem recursos para contratar por tempo integral, opta pela telecardio.

O técnico em enfermagem do serviço é treinado pelo suporte da Telemedicina, ou telecardio que é a Cardiologia dentro da Telemedicina.

Esse treinamento é a distância e permanente!

Em poucos minutos após realizar o exame, ocorre a transferência do arquivo digital feita pelo técnico em enfermagem.

Funciona como um anexo de e-mail, porém, é enviado para a Plataforma de Telemedicina em nuvem na internet.

Um Cardiologista que está logado no sistema vai interpretar o exame enviado no arquivo digital e rapidamente libera o laudo médico do eletrocardiograma de repouso para que o cliente possa pegar o resultado e tomar a conduta necessária.

Entenda o seguinte,

Essa especialidade é aceita pelo Conselho Federal de Medicina e pode ser exercida em todo Brasil, ou seja, é ética e segura para ser contratada por qualquer serviço de saúde em todo o Brasil.

Como eu posso aproveitar a Telecardio na minha Clínica?

A necessidade em realizar um eletrocardiograma de repouso leva muitos pacientes a se deslocarem de suas cidades para locais maiores e o tempo, risco de viagem, custo do exame e espera pelo resultado retarda sempre os diagnósticos, sem contar no risco de vida na espera do resultado.

Ao adquirir um aparelho de eletrocardiograma digital de qualquer marca, você pode utilizar em seu serviço e além de melhorar os lucros da sua Clínica, vai trazer qualidade no serviço de saúde de sua cidade.

Como um hospital pode melhorar seus serviços com a Telecardio?

Diferente de uma Clínica que tem horários estipulados para o atendimento, um hospital tem uma emergência, um pronto atendimento que nunca fecha.

O atendimento na área de Cardiologia sempre é difícil nesses serviços e os clínicos precisam de apoio para o diagnóstico e conduta nos casos graves de infarto.

Sim, até aqui eu concordo plenamente. Mas como posso confiar em colocar esse modelo de atendimento num hospital?

telecardio

Veja bem,

A segurança de incorporar um serviço de Telecardio é a mesma de contratar um Cardiologista presencial.

Mas não fica só nisso!

Os custos são muito menores. O cliente só paga por exame laudado!

O seu serviço terá interpretação dos exames de eletrocardiograma em tempo integral e uma segunda opinião para os clínicos de plantão.

A Telecardio resolve o problema da falta de Cardiologistas

Quando falamos em Telecardio, estamos resumindo um formato de atendimento a distância feito por um Cardiologista online.

Esta especialidade evoluiu tanto que os especialistas deixaram de atender nos consultórios e hospitais e se dedicam integralmente a interpretar os eletrocardiogramas enviados pela internet, no conforto do seu lar.

Os clínicos de locais remotos tem ao seu dispor não somente a interpretação dos exames de eletrocardiograma de repouso.

A todo momento surgem dúvidas no diagnóstico, na interpretação do laudo do Cardiologista.

Neste momento de incerteza, basta pegar o telefone, chat ao vivo no site da Telemedicina Morsch, whatsapp e pedir uma consultoria sobre o caso.

As UPA, hospitais, pronto socorros podem melhorar muito a qualidade de atendimento com essa especialidade.

A Telecardio e a Medicina Ocupacional

A Medicina Ocupacional pode ter ao seu dispor a Telecardio.

Realizar os exames ocupacionais na sua clínica ou mesmo nas empresas e ter o resultado imediato do exame para entregar para a empresa é o sonho de todo Médico do Trabalho.

Com a Telecardio o Médico do Trabalho amplia seus serviços, melhora significativamente a qualidade no seu atendimento e consegue aumentar muito o faturamento.

A Telecardio e o comodato de Eletrocardiograma

Os serviços que desejam utilizar essa especialidade e não tem verba para compra do equipamento podem contratar o serviço na modalidade de comodato.

Comodato é contratar o aparelho pagando uma mensalidade e recebendo os laudos gratuitos.

Entenda que no aluguel tradicional o cliente recebe somente o aparelho e precisa contratar o Cardiologista e arcar com os custos da interpretação dos exames.

A Telemedicina Morsch é pioneira na Telecardio

A Telecardio iniciou na Telemedicina Morsch em 2005 e se consolidou como uma das especialidades chave no atendimento a locais remotos.

A Telemedicina oferece uma série de especialidades para agregar valor aos serviços que necessitam de especialistas.

O grande diferencial na Telemedicina Morsch é a estrutura completa de atendimento e o comodato dos equipamentos com suporte em tempo integral.

De forma resumida, a Telecardio é uma especialidade médica que leva a Cardiologia para locais remotos sem especialistas, atendendo em tempo integral, o ano inteiro.

Usando a internet é possível enviar os arquivos dos exames de eletrocardiograma de repouso para uma Central de Telemedicina em nuvem onde os Cardiologistas interpretam os exames e liberam os laudos médicos em minutos.

O serviço de Telecardiologia é ideal para hospitais 24 horas que terão os laudos dos exames para os clínicos de plantão de forma ágil e segura, sempre interpretados pelos Cardiologistas da equipe de Telemedicina e com certificação digital e registro da empresa no Conselho Federal de Medicina.

Compartilhe conteúdos como esse nas suas redes! Assine nosso blog e receba semanalmente novidades no seu e-mail

Abraço forte e até semana que vem!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp