Saiba como ter acesso aos laudos médicos pela Telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de maio de 2019
Emissão de laudos: como funciona, vantagens e especialidades

A interpretação de exames e a emissão de laudos sempre representaram um desafio para médicos de diversas especialidades.

Afinal, o laudo médico é extremamente importante para profissionais e pacientes, servindo para acompanhamento, confirmação ou descarte de suspeitas clínicas.

Com a popularização da telemedicina, a emissão desse documento ganhou novas possibilidades, como o serviço de laudos médicos a distância.

Criado há alguns anos, ele vem sendo aprimorado e, hoje, auxilia consultórios, clínicas e hospitais, otimizando a produção e a entrega de resultados com segurança e comodidade.

Neste artigo, vou explicar como funciona todo o processo e quais vantagens ele pode agregar ao seu negócio, como a ampliação do portfólio e das receitas.

Ficou interessado? Então, leia o texto até o final.

O que é a emissão de laudos na telemedicina?

O termo emissão de laudos se refere ao processo de elaboração e entrega desses documentos – o que, na telemedicina, ocorre com o auxílio da internet e de uma plataforma específica.

Para explicar melhor, vamos a uma breve descrição sobre o laudo médico.

O documento é produzido após a realização de qualquer exame, sendo fruto da interpretação dos registros coletados durante o teste.

Ele traz, de forma resumida, informações sobre o paciente, conduta e técnicas utilizadas no exame, hipótese diagnóstica, avaliação dos achados e conclusão.

Antes da invenção das primeiras tecnologias da informação e comunicação (TICs), a interpretação de exames e emissão de laudos só poderia ser feita presencialmente, com o médico in loco.

Esse quadro começou a mudar com a criação do telégrafo, que permitiu a transmissão de informações médicas remotamente, inclusive de laudos de exames de diagnóstico por imagem.

O compartilhamento de resultados de exames foi sendo aprimorado à medida em que novas TIC eram disponibilizadas, culminando com o surgimento e popularização da internet.

Mas os laudos a distância só ganharam notoriedade na década de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde reconheceu a importância da telemedicina.

Desde então, o processo de emissão de laudos médicos passou a receber a atenção de entidades técnicas e profissionais, sendo regularizado.

Como funciona a emissão de laudos a distância?

Como funciona a emissão de laudos a distância?

Médicos interpretando exames e liberando o laudo à distância

A emissão de laudos a distância é um processo rápido e prático, que envolve equipamento digital, portal de telemedicina, especialistas para interpretar o exame e profissionais que conduzem o procedimento.

Primeiro, um médico, técnico em radiologia ou enfermagem realiza o teste de diagnóstico por imagem com o auxílio de um aparelho digital.

Se o exame for um eletrocardiograma, por exemplo, ele precisará de um eletrocardiógrafo digital, que colhe os registros e os envia a um computador equipado com um software específico.

Esse programa é capaz de transformar os dados coletados em gráficos formados por pixels, que são os menores pontos em uma imagem digital.

Em seguida, o profissional que fez o exame compartilha as imagens através da plataforma de telemedicina, acessada mediante login e senha.

Os especialistas da empresa de telemedicina, então, ingressam no sistema, avaliam as imagens e preenchem o laudo médico, que é assinado digitalmente.

O documento é liberado na plataforma, podendo ser impresso ou compartilhado.

Assinatura digital na emissão de laudos a distância

No tópico acima, expliquei que o laudo emitido a distância é assinado digitalmente pelo especialista responsável.

A assinatura digital é um componente fundamental para que esse documento seja considerado válido, pois é ela que garante sua autenticidade.

Essa certificação foi criada para evitar a falsificação de resultados de exames, que poderia ocorrer caso as autoridades aceitassem cópias de assinaturas manuscritas.

Nesse cenário, o governo lançou, em 2011, a ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), com o objetivo de aumentar a segurança dos documentos digitais.

Para que possam validar atestados, laudos, prescrições e outros documentos médicos que só existem digitalmente, esses profissionais devem solicitar sua assinatura digital.

Ao final do pedido, eles recebem um arquivo eletrônico protegido por criptografia, o que impede que os dados sejam acessados por pessoas mal intencionadas.

Esse arquivo funciona como um tipo de identificação do médico (pessoa física, através do e-CPF) ou do estabelecimento de saúde (pessoa jurídica, com o e-CNPJ).

Acionando a sua assinatura digital, os especialistas da empresa de telemedicina conferem veracidade aos laudos digitais, que podem ser equiparados aos laudos impressos para qualquer finalidade.

Somente com esse certificado o documento eletrônico pode ser aceito por órgãos públicos, como o Ministério da Saúde e também empresas privadas, a exemplo de clínicas, consultórios e hospitais.

Vantagens da emissão de laudos a distância

Vantagens da emissão de laudos a distância

Por que devemos escolher essa modalidade de laudos á distância?

Tecnologia de ponta, segurança e otimização tornam o processo de emissão de laudos médicos a distância bastante eficiente.

Uma das vantagens de contar com esse serviço é a possibilidade de ampliar o portfólio sem precisar de mão de obra extra.

Isso porque, segundo exigências do Conselho Federal de Medicina, exames simples de diagnóstico por imagem podem ser conduzidos por técnicos de enfermagem ou radiologia.

Após um breve treinamento, eles estarão capacitados para realizar testes como mamografia, raio-X, eletroencefalograma e eletrocardiograma.

Uma unidade de saúde que ainda não ofereça algum desses exames pode começar a ofertá-los, deixando a interpretação e os resultados a cargo dos especialistas da empresa de telemedicina.

Assim, é possível aumentar os ganhos do negócio, sem precisar investir em recursos humanos e materiais.

Segurança das informações

 

Expliquei, acima, como a assinatura digital garante a legitimidade dos laudos emitidos a distância.

Mas não é só isso.

A segurança está presente em cada etapa do processo realizado pela empresa de telemedicina, começando pelo acesso à plataforma que permite a troca de informações.

Esse portal exige login e senha para ser acessado, além de ficar armazenado em nuvem (remotamente, na internet), de modo a estar sempre disponível.

Ao contrário dos documentos impressos, os dados da plataforma estão protegidos contra a ação do tempo e do mau manuseio, ficando sempre nítidos e legíveis.

Menor custo

A telemedicina pode aumentar as receitas de clínicas e hospitais, ampliando os exames realizados e delegando os laudos a especialistas que os produzem remotamente.

Essa opção pode servir, também, como um reforço para demandas que já existem nos estabelecimentos de saúde.

Ou seja, eles podem acabar com a espera por resultados de exames, deixando sua interpretação sob responsabilidade dos especialistas da empresa de telemedicina.

Dessa maneira, não será preciso contratar novos médicos para atuar in loco.

Além disso, aqueles que integram a equipe ficam livres para se dedicar ao atendimento dos pacientes, treinamento, gestão e tarefas administrativas.

Qualidade na emissão do laudo pelo especialista

Avaliar as imagens de um exame e produzir laudos é uma tarefa trabalhosa, que exige conhecimento, tempo e dedicação.

Muitas vezes, os médicos que atuam em serviços de saúde não dispõem de períodos tranquilos para se ocuparem com a interpretação dos testes.

Já os especialistas da empresa de telemedicina se dedicam apenas a essa tarefa, além de disporem de ferramentas para pesquisar o histórico do paciente.

Na plataforma, podem, ainda, dar zoom para ampliar as imagens dos exames e cruzar dados para apoiar diagnósticos mais assertivos.

Se tiverem dúvidas, têm a facilidade de consultar outros colegas que também interpretam diversos testes semelhantes, diariamente.

Agilidade na emissão de laudos

Uma das vantagens mais evidentes dos laudos a distância é a agilidade nos resultados.

Em geral, eles ficam prontos em menos de um dia. Na Telemedicina Morsch, são liberados em até 30 minutos ou mesmo em tempo real, no caso de urgências.

Uma vez que o cliente compartilha os dados de exames, eles já ficam visíveis para que os especialistas iniciem a interpretação.

Essa é uma das razões que têm levado a telemedicina a se popularizar cada dia mais, no Brasil e no mundo.

Seus resultados rápidos impactam desde o atendimento no pronto socorro, no qual a equipe aguarda por um laudo para decidir o tratamento do paciente, até acompanhantes e familiares, que não ficam mais aguardando dias para saber o estado de saúde do seu ente querido.

Armazenamento na nuvem

Todas as informações compartilhadas via plataforma de telemedicina ficam armazenadas na nuvem, que é um local protegido da internet.

Esse fator elimina a necessidade de espaço físico para arquivamento dos laudos médicos, além de conferir proteção extra aos documentos.

Além dos resultados de exames, informações do paciente, local onde o teste foi realizado e histórico de saúde também ficam disponíveis no portal, e podem ser encontradas com alguns cliques.

O armazenamento na nuvem permite a integração com outros sistemas, como o prontuário eletrônico do paciente (PEP), aumentando o leque de dados disponíveis para auxiliar na interpretação de exames futuros.

Quais especialidades emitem laudo a distância?

Telemedicina com telecardiologia

A Telecardiologia é considerada um das pioneiras

O laudo eletrônico está disponível para diversos tipos de exames de diagnóstico por imagem.

O eletrocardiograma (ECG) foi um dos pioneiros nesse campo, já que seus gráficos eram facilmente transmitidos via fax.

Atualmente, cardiologia, pneumologia, neurologia e radiologia são as especialidades que podem se beneficiar dos serviços ofertados pela telemedicina.

Emissão de laudos na Cardiologia

Chamada de telecardiologia, a especialidade que permite laudos a distância em cardiologia serve para exames que monitoram o coração e a pressão nos vasos sanguíneos.

Três modalidades de ECG podem ter seus resultados emitidos remotamente.

A primeira é o ECG de rotina, que avalia a atividade elétrica do coração em repouso durante alguns minutos.

Outra modalidade é o teste ergométrico, um eletrocardiograma realizado durante esforço físico – normalmente, enquanto o paciente caminha ou corre em esteira, ou pedala em uma bicicleta.

Já o holter de ECG estende o exame por pelo menos 24 horas, proporcionando uma análise mais ampla dos padrões e anormalidades nos batimentos cardíacos, como arritmias.

Por sua vez, o MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) também dura 24 horas, mas mede a velocidade com que o sangue percorre veias e artérias, sendo importante para sinalizar obstruções e doenças cardiovasculares.

Emissão de laudos na Pneumologia

Em pneumologia, o exame que pode se beneficiar de laudos a distância é a espirometria.

Também chamado prova de função pulmonar, esse teste avalia a capacidade dos pulmões do paciente, sendo comumente solicitado na medicina ocupacional, para trabalhadores que atuem expostos a poeiras e outros agentes que possam prejudicar as vias respiratórias.

A espirometria é útil, ainda, no diagnóstico de males como a asma ou a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Emissão de laudos na Neurologia

Eletroencefalograma (EEG) e polissonografia são os principais exames que contam com serviços de telemedicina.

Realizado com ou sem mapeamento cerebral, o EEG monitora a atividade elétrica do cérebro, mostrando ondas mentais que revelam padrões.

Esse exame é essencial na avaliação de males que afetam o sistema nervoso, como a epilepsia, e distúrbios de consciência.

Também faz parte do protocolo de morte encefálica.

Já a polissonografia é um monitoramento de múltiplas funções do corpo durante o sono.

Ela serve para investigar anormalidades na respiração, atividade cardíaca, cerebral, dentre outras.

Emissão de laudos na Radiologia

Muitos são os testes de radiologia médica que podem se beneficiar com o serviço de laudos a distância.

Testes de raio-X, mamografia (radiografia das mamas), tomografia computadorizada, ressonância magnética e densitometria óssea são os mais comuns.

A tomografia possibilita o registro de múltiplas radiografias ao mesmo tempo, permitindo sua sobreposição para formar imagens em 3D.

Mais específica, a ressonância magnética não utiliza radiação ionizante, gerando imagens de alta resolução de estruturas anatômicas.

Já a densitometria é empregada para investigar suspeitas de males nos ossos, como a osteoporose.

A Telemedicina Morsch como solução na emissão de laudos a distância

Telediagnóstico

Plataforma de Telemedicina entrega laudos médicos assinados digitalmente.

Há anos, a Morsch tem auxiliado consultórios, clínicas e hospitais na emissão de laudos com confiança e agilidade.

Além das vantagens mencionadas nos tópicos anteriores, a empresa facilita a aquisição de equipamentos digitais para negócios pequenos e médios, através do aluguel em comodato.

Contratando uma quantidade mínima de laudos por mês, o cliente ganha o direito de utilizar aparelhos modernos sem qualquer custo adicional, enquanto durar a parceria.

Assim, é possível contar com os melhores dispositivos, sem investir altas quantias para comprá-los.

Conclusão

No decorrer deste artigo, falei sobre o funcionamento, vantagens e aplicações do serviço de emissão de laudos médicos a distância.

Criado pelas empresas de telemedicina, ele permite a redução de custos e aumento no lucro de clínicas, consultórios e hospitais.

Permita que a Morsch dê o suporte para a implementação desse serviço, com benefícios para sua equipe e seu negócio.

Entre em contato para conhecer soluções pensadas para sua unidade de saúde.

Você também pode testar a plataforma gratuitamente.

Se preferir, deixe um comentário, e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com quem você se importa.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin