O que é um site de Telemedicina? Que tecnologia utiliza?

Por Dr. José Aldair Morsch, 15 de outubro de 2018
portal telemedicina

Um site de telemedicina, ou plataforma de telemedicina, é um serviço de tecnologia em saúde.

Ao disponibilizar laudos médicos à distância, esse tipo de ferramenta permite que mais brasileiros, ainda que em localidades remotas, possam ter acesso a soluções diagnósticas em saúde.

É ela que dá forma a um sistema de telemedicina que envolve ainda equipamentos digitais, conexão à internet e especialistas capacitados na coleta dos dados e na interpretação dos resultados.

Graças a essa tecnologia é que tem como conseguir um laudo médico pela internet.

Quer saber mais sobre como tudo isso funciona?

Então, não deixe de ler este artigo até o fim.

Vou falar sobre as características de um portal de telemedicina, trazer detalhes sobre os exames laudados a partir dele e destacar os muitos benefícios dessa plataforma.

Você também vai conhecer a importância das empresas de telemedicina no Brasil e de que forma elas contribuem para ampliar o acesso e a atenção à saúde da nossa população.

E se você está interessado na tecnologia para também aderir ao sistema, vai conferir como a sua clínica, consultório ou hospital pode recorrer ao serviço.

Site de telemedicina e Laudo à Distância

Site de Telemedicina

O médico pode trabalhar em home office

Significado do portal de telemedicina: várias empresas possuem um portal para telemedicina ou telessaúde.

Um site especializado em telemedicina, como por exemplo o portal da Telemedicina Morsch, é um serviço online que oferece suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos à distância.

A Telemedicina Morsch por exemplo, é um portal em telemedicina que conta com o apoio de inteligência artificial, tecnologias da informação, machine learning e comunicação (TICs) para atender seus clientes.

Geralmente, um portal de telemedicina oferece laudos à distância, funcionando como uma central médica online.

Segundo define o Conselho Federal de Medicina, essa especialidade representa o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

A ideia de um portal de telemedicina pode parecer recente, mas não se engane. Os laudos à distância estão presentes no Brasil desde a década de 1990.

Na época, algumas empresas criaram serviços para a interpretação de exames enviados através das tecnologias disponíveis, como o aparelho de fax.

Mas foi por volta dos anos 2000 que as plataformas de telemedicina, de fato, começaram a ser utilizadas em maior escala.

Isso se deve ao crescente acesso à internet e à presença de computadores em diversos ambientes, inclusive, nas unidades de saúde.

Com isso, empresas passaram a apostar em serviços organizados de telemedicina.

A ideia era oferecer laudos online à distância, sem deixar de lado a qualidade e ética necessárias para a interpretação de exames.

Assim, foram criadas plataformas disponíveis na web, que permitem o armazenamento e compartilhamento de informações sobre exames médicos.

Graças a esse tipo de site de telemedicina, especialistas em qualquer lugar do país, com login, senha e conectados à internet, podem acessar imagens de procedimentos, informações clínicas e o histórico do paciente.

Hoje em dia, isso acontece em tempo real, assim que os dados são incluídos na plataforma.

Depois de observar, analisar e interpretar as informações colhidas durante exames, os especialistas preenchem o laudo online e o disponibilizam no mesmo portal.

Ou seja, a plataforma de telemedicina é o canal de comunicação que tornou possível não apenas a transmissão de dados médicos, como também o compartilhamento dos laudos elaborados à distância.

A transformação da saúde através do site para telemedicina e Plataforma de Saúde Digital

Médicos fazendo reunião com uso de um portal de telemedicina

Reunião de médicos usando a telemedicina

Graças a essas plataformas, a oferta de diversos serviços de saúde já não depende da presença de médicos em clínicas e hospitais.

Agora, esses profissionais podem interpretar exames, esclarecer dúvidas e solicitar uma segunda opinião, tudo via internet e de maneira segura.

Os impactos para populações que vivem em locais remotos, onde há carência de especialistas em setores como cardiologia, pneumologia, radiologia e neurologia, são inegáveis.

Profissionais também podem receber capacitação e compartilhar conhecimentos por meio dos portais, que oferecem opções de tele-educação.

Ela, assim como a telemedicina, é uma das disciplinas que compõem a chamada telessaúde.

Criada para ampliar o acesso à saúde com o apoio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), a telessaúde reúne ainda outras redes de investigação e tele-epidemiologia, redes de administração e gestão em saúde.

Essas iniciativas promovem a melhoria nos registros de pacientes, contribuindo para diagnósticos mais assertivos.

Outra vantagem aparece na integração entre hospitais, clínicas, consultórios, universidades e serviços de saúde, proporcionada pela troca de informações entre seus colaboradores.

Atualmente, esse campo vem ganhando cada vez mais relevância.

Tanto é assim que conta com regulamentação por parte de órgãos como o Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como funciona a tecnologia do site de telemedicina?

Enfermeira fazendo exame e usando um site de telemedicina

Enfermeira faz exame no paciente e envia os arquivos para um portal de telemedicina

Já parou para pensar na evolução que está por trás dessa disciplina?

A telemedicina usa tecnologias da informação e comunicação (TICs) para possibilitar a geração de laudos à distância, contribuindo para diagnósticos ágeis e precisos.

Para permitir a transmissão e compartilhamento de dados, é preciso que os exames sejam realizados através de equipamentos digitais, como os usados em tomografias computadorizadas ou mamografias.

No caso desses e de outros dispositivos de radiologia, as imagens colhidas durante os testes podem ser convertidas em pixels (os menores pontos de uma imagem digital) de maneira direta ou indireta.

Na forma indireta, a chapa eletrônica presente nos aparelhos registra as informações durante o exame. Em seguida, elas são escaneadas para permitir a visualização na tela de um computador.

Na forma direta, a chapa sensível dos equipamentos envia dados do exame diretamente a um computador, que possui um software específico que as transforma em imagens digitais.

Esse método é semelhante a utilizada para procedimentos de outras especialidades médicas, como espirometria e eletrocardiograma (ECG).

Também conhecida como prova de função pulmonar, a espirometria é um teste de avaliação da capacidade dos pulmões do paciente.

Já o eletrocardiograma monitora os batimentos do coração.

Laudos médicos armazenados na nuvem

portal telemedicina laudos médicos

Médico fazendo avaliação neurológica usando um portal de telemedicina

Para entender melhor como funciona o armazenamento dos arquivos em um portal de telemedicina, cabe falar rapidamente sobre tecnologia da informação (TI).

Podemos enxergar a TI como uma área que reúne atividades e soluções ofertadas por itens de computação, resultando na produção, transmissão, acesso, segurança e armazenamento de informações.

Como dá para ver, é bastante ampla.

Quem também faz parte dela é a computação em nuvem, utilizada desde que se descobriu que os dados podem ser guardados e compartilhados com segurança na internet.

A nuvem vem provocando mudanças significativas no modo como as empresas usam e investem seus recursos, pois trouxe uma série de benefícios para segmentos variados de mercado.

Um dos impactos mais evidentes é a disponibilidade de espaço praticamente infinito para guardar arquivos, que podem ser acessados com facilidade e de forma organizada. Para tanto, basta estar conectado à internet e ter acesso autorizado à plataforma.

No caso das imagens geradas a partir de exames, o PACS (Picture Archiving and Communication System) é o sistema que garante a guarda e o manuseio das informações.

O armazenamento em nuvem diminuiu a necessidade de espaço físico para arquivamento de documentos, além de custos com impressão.

Para imagens geradas a partir de exames, essa opção substituiu os filmes radiográficos, eliminando o risco de danificar os dados durante o processo de revelação.

Pacientes e profissionais de saúde também não precisam mais se preocupar com os cuidados no arquivamento e manejo dos filmes.

Qualidade dos laudos à distância pelo site da Telemedicina Morsch

Atendimento médico com prontuário eletrônico e teleconsulta

No início da operação da plataforma ou portal de telemedicina, havia muitas dúvidas sobre a qualidade dos laudos emitidos à distância.

Isso acontecia porque tanto pacientes como profissionais de saúde não estavam habituados com essa nova tecnologia.

Mas a verdade é que, hoje, contratar um serviço de laudos online é muito mais seguro.

Primeiro, porque, para prestar esse serviço, as empresas devem cumprir exigências de legislações como a Portaria MS nº 2.546/11 (Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes) e a Resolução CFM Nº 2.107/14, que regula a telerradiologia.

Segundo, porque apenas especialistas registrados em seus devidos conselhos regionais estão autorizados a assinar os laudos, seja presencial ou digitalmente.

E terceiro, porque as imagens digitais permitem que esses especialistas visualizem estruturas anatômicas de forma detalhada, aproximando, afastando ou aumentando o contraste delas no computador.

É isso que auxilia os profissionais na composição de laudos confiáveis com qualidade.

O site de telemedicina também pode oferecer capacitação para a manipulação de aparelhos digitais, de modo que técnicos em enfermagem ou radiologia possam coletar as informações da melhor maneira possível.

Benefícios de um site de Telemedicina

Médica geriatra atendendo um paciente e usando um portal de telemedicina para ver exames

Nos tópicos acima, já falei sobre alguns benefícios em contratar um serviço de laudos à distância.

Mas a qualidade e o armazenamento em nuvem não são as únicas vantagens, como veremos agora.

Benefícios do portal para telemedicina para as instituições de saúde

Para falar dos benefícios de um portal para telemedicina, vou dividir em três principais.

Segunda opinião

Mesmo com o auxílio da tecnologia, há situações que causam dúvidas entre as equipes de saúde e que, por isso, podem interferir no diagnóstico.

Nesses casos, é possível compartilhar os questionamentos com os especialistas de uma empresa de telemedicina.

Inclusive, mais de um profissional pode validar uma segunda opinião, esclarecendo questões importantes para as equipes que atuam em clínicas ou hospitais.

Site de Telemedicina com solução para redução de custos

Como citei alguns tópicos atrás, o armazenamento em nuvem contribui para a redução de custos com impressão e espaço físico para arquivamento.

Já o fato de contar com especialistas via portal de telemedicina significa uma economia na contratação de profissionais que atendam em tempo integral nas unidades de saúde.

Compartilhamento

Através de login e senha, qualquer profissional ou paciente pode acessar o portal de telemedicina e conferir as informações.

As plataformas funcionam, inclusive, em dispositivos mobile, como smartphones e tablets.

Benefícios do site de telemedicina para os pacientes

Quando o assunto é saúde, o tempo pode ser um dos fatores mais críticos.

Familiares que aguardam a confirmação de uma suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, não podem esperar muitas horas.

O mesmo vale para pacientes que esperam o resultado de um exame em situações de urgência e emergência.

Contar com laudos à distância através de um portal em telemedicina é uma solução viável para essas pessoas, que podem receber os resultados em apenas 30 minutos.

Isso porque os especialistas da empresa de telemedicina começam a interpretar os dados de exames assim que eles são enviados para a plataforma.

Vale dizer ainda que a telemedicina também diminui a necessidade de deslocamento de pacientes até centros de referência.

Desafios da Telemedicina e do laudo médico a distância

portal telemedicina desafios

Médicos fazendo teleinterconsulta através de um portal de telemedicina

Uma das principais barreiras para que esses serviços alcancem um maior número de pessoas está na necessidade de a unidade de saúde ter aparelhos digitais.

É que os equipamentos possuem tecnologias avançadas, o que encarece a sua aquisição.

Esse é um grande desafio, em especial quando falamos de pequenas clínicas, instaladas em regiões carentes.

Para essas empresas, comprar dispositivos digitais pode levar a um rombo no orçamento, e até mesmo à descontinuidade ou falta de viabilidade na oferta dos serviços.

Portanto, é preciso fazer uma avaliação detalhada antes de investir altas quantias em aparelhos digitais.

Para reverter esse quadro e ajudar os negócios menores, há empresas de telemedicina que criaram a possibilidade de uso de aparelhos em regime de comodato.

Nessa modalidade, o cliente contrata uma determinada quantidade de laudos online e ganha o direito de usar equipamentos médicos enquanto durar a parceria, a custo zero.

Ou seja, paga apenas pelos laudos emitidos.

O site de telemedicina irá substituir a medicina tradicional?

Médicos discutem um caso clínico usando o portal de telemedicina

Um portal de telemedicina é muito útil, inegavelmente, mas sua proposta não contempla a substituição do atendimento tradicional.

Apesar de a telemedicina cobrir uma ampla quantidade de exames, há especialidades que exigem a proximidade entre médico e o paciente.

Isso sem falar no atendimento em si, que vai além do diagnóstico, com o qual a tecnologia realmente contribui bastante.

De qualquer forma, substituir as unidades e profissionais de saúde nunca foi o objetivo da telemedicina.

Essa disciplina foi criada para auxiliar os serviços de saúde, ou seja, fazer parte deles e permitir que rompam barreiras geográficas.

Empresas de telemedicina como solução no Brasil

Médica usando um prontuário eletrônico em nuvem com teleconsulta

Embora o país conte com especialistas qualificados, a maior parte deles mora e atende apenas em grandes centros urbanos.

Esse dado preocupante foi comprovado pela pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

O levantamento mostrou que apenas 39 cidades do país, todas com mais de 500 mil habitantes, concentram 60% dos médicos disponíveis.

Considerando os 5570 municípios brasileiros, sobram apenas 40% dos 452.801 médicos para as demais 5531 cidades.

Com a telemedicina, os conhecimentos dos profissionais que estão nas metrópoles podem ser distribuídos por unidades de saúde em locais remotos.

Assim, pacientes que moram em cidades do interior, por exemplo, não precisam se deslocar por vários quilômetros em busca de exames de imagem e laudos de qualidade.

Eles também não ficam mais sujeitos a esperar semanas, ou até meses, para realizar procedimentos médicos requisitados em suas cidades.

Imagine as vantagens disso para pessoas que sofrem com tratamentos desgastantes, ou para aquelas que precisam de diagnósticos com urgência.

É por isso que um portal de telemedicina pode trazer muitas soluções para a saúde no país.

A Telemedicina Morsch na emissão de laudos à distância

portal da telemedicina morsch

Médico mostrando um exame para o paciente dentro do portal de telemedicina

A oferta de laudos à distância tem crescido no Brasil.

Portanto, na hora de escolher uma empresa de telemedicina, vale considerar fatores como a experiência e estrutura oferecida, além das vantagens.

Na Telemedicina Morsch, sua equipe terá suporte 24 horas por dia, seja para dúvidas ou eventuais problemas na hora de usar a plataforma.

Além de um portal intuitivo e acessível, tem o reforço de especialistas registrados em seus conselhos de classe, qualificados para laudar diferentes tipos de exames.

Informações sobre o portal de telemedicina, equipamentos e treinamentos para técnicos que irão conduzir os procedimentos laudados à distância também ficam disponíveis online.

Se você precisa economizar nos aparelhos digitais, ainda há diversas opções em regime de comodato.

Como dá para perceber, na Morsch, a sua clínica, hospital ou consultório tem uma solução completa.

Conclusão

portal telemedicina

Médico fazendo teleconsulta com um prontuário eletrônico

Neste artigo, falei sobre as características, tecnologia envolvida e benefícios de um portal de telemedicina.

Sua unidade de saúde pode fazer parte desse time, oferecendo laudos com confiança e agilidade.

Conte com a Telemedicina Morsch para dar esse importante passo.

Entre em contato para conferir as opções para sua empresa.

Se gostou deste artigo, deixe um comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin