Clínica popular: como a Telemedicina Morsch contribuiu para melhora no acesso à saúde no Ceará

Por Dr. José Aldair Morsch, 23 de outubro de 2018
clinica popular

De clínica popular interiorana dos sertões de Crateús  para um grupo de empresas de gestão pública e privada, atuando em todo o Estado do Ceará.

Conheça a história da Clínica São Camilo, hoje especializada em três segmentos de serviços (Telemedicina, medicina do trabalho e unidade móvel de saúde) e que tem como objetivo principal fornecer o diagnóstico médico a distância através da representação exclusiva da Plataforma de Telemedicina Morsch.

Empreendedorismo

A parceria entre a Clínica São Camilo e a Telemedicina Morsch é fruto do trabalho e persistência do administrador e especialista em Gestão Pública Arimilson Ferreira.

Nascido em Crateús, Arimilson é um empreendedor que desde a sua adolescência buscou a inovação em vários tipos de negócios. Sua vida profissional iniciou-se no ramo de veículos, onde comprava, vendia e financiava para grandes lojistas de Fortaleza, tornando-se referência no ramo e, por diversas vezes, premiado pelo Grupo Ventura como o melhor vendedor.

Ao levar um cliente para realizar a contemplação da carta de crédito de um consórcio Fiat no Banco Itaú, Arimilson acabou conhecendo sua esposa, Kamila Oliveira, que trabalhava no local.

Solicite um orçamento

Após um ano de casado, Arimilson recebeu uma proposta para retornar a Crateús para acompanhar o projeto político de um amigo, o médico Dr. Carlos Felipe.

Na época, assumiu a função de Gerente de Transportes da Secretaria de Saúde do Município de Crateús e teve a oportunidade de se aproximar de pessoas importantes da área.

Além disso, o trabalho à frente do setor fez com que Arimilson conhecesse e comovesse com a carência da população dos sertões de Crateús em relação a saúde pública.

Em prol dessa população, beneficiou muitas pessoas carentes através de transportes de pacientes que necessitavam realizar tratamento de hemodiálise, bem como tratamentos oncológicos nos principais hospitais de Fortaleza.

Todo esse trabalho e dedicação fez com que Arimilson tivesse seu trabalho reconhecido pela sociedade Crateuense.

Com isso, acabou sendo eleito um dos vereadores mais votados no período seguinte.

A Clínica Popular

Com a experiência adquirida na gestão e legislação pública e uma visão comercial inovadora e aguçada, Arimilson encontrou uma oportunidade de empreender na área da saúde.

Após uma conversa em um evento social, Arimilson vislumbrou a possibilidade de abrir uma Clínica Popular que oferecesse serviços não encontrados na região dos sertões de Crateús e a preços acessíveis.

Com isso, a população mais carente seria beneficiada, já que não teria mais a necessidade de viajar quase 400 km para um atendimento médico especializado, bem como realizar exames de diagnósticos ofertados em outras clínicas particulares com valores altíssimos para a região.

Tão logo a Clínica Popular São Camilo foi aberta, tornou-se referência em atendimento de boa qualidade e com preços viáveis para a população.

Contudo, Arimilson se viu à frente de dois desafios:

– Contemplar os exames demandados pelos pacientes sem o capital necessário para a compra de equipamentos que atendessem a essa necessidade.

– Encontrar médicos especialistas que concordassem com o valor popular proposto para laudar os exames ofertados.

Incansavelmente, estudou, analisou, realizou benchmarking em clínicas renomadas e descobriu,  através da internet a telemedicina para solução dos seus problemas.

Ao verificar as opções de telemedicina, encontrou na plataforma  Telemedicina Morsch a formatação de negócio que respondia sua necessidade: laudos com qualidade por meio de de médicos especialistas com a opção em comodato dos  equipamentos para a realização dos exames sem investir seu capital insuficiente na época.

A parceria

A parceria entre a Clínica Popular São Camilo e a Telemedicina Morsch teve início com os serviços de Eletrocardiograma e Eletroencefalograma.

Com o tempo e o aumento de demandas, essa parceria cresceu e se firmou.

Com o suporte prestado pela Telemedicina Morsch, Arimilson enxergou mais uma oportunidade de negócio com a carência de médicos especialistas disponíveis e interessados em atender no interior do Ceará.

Além disso, também havia a questão do alto custo cobrado por clínicas particulares e os poucos recursos das unidades públicas de saúde.

Com a confiança e fidelização adquirida ao longo do tempo, Arimilson tornou-se representante  da Telemedicina Morsch no estado do Ceará.

Com novos contratos, Arimilson expandiu seus negócios e abriu novas empresas com segmentos de serviços de telemedicina, como, por exemplo:  medicina do trabalho por meio dos exames exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), implantação de unidades móveis de saúde com exames de diagnóstico médico para as comunidades carentes e o atendimento em associações e sindicatos de categorias trabalhistas.

Veja o depoimento em vídeo do Francisco Arimilson abaixo:

Toda comunidade beneficiada

Hoje, Arimilson conta com um grupo gestor que faz parte da sociedade das empresas que utilizam exclusivamente a plataforma de Telemedicina Morsch, bem como administra e coordena várias equipes de representantes que atuam em todo Norte e Nordeste do Brasil.

Além disso,  tornou-se referência na área e realiza palestras para Universidades e Institutos com alunos da área da saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de radiologia.

O empreendedorismo de Arimilson nos sertões de Crateús com a Telemedicina Morsch beneficiou uma parcela significativa de pessoas, minimizando os custos de exames e o sofrimento desses pacientes nas estradas em busca de diagnóstico por imagem.

Os gestores públicos também foram beneficiados com a redução de gastos públicos e da dependência da presença do especialista médico.

Além disso, esse empreendedorismo foi de extrema importância para a economia local com geração de emprego e renda com as empresas criadas pelo grupo.

Sobre sua perspectiva de futuro? Dependerá da sua próxima visão e oportunidade de negócio.

Mas o que ele tem de certeza na vida é “Não esmorecer para não desmerecer”, famosa frase de Oswaldo Cruz, pai da saúde pública nas áreas de vigilância sanitária e epidemiologia.

Compartilhe nas suas redes e assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp