Caso clínico: telemedicina salva mulher infartada do Maranhão

Por Dr. José Aldair Morsch, 17 de janeiro de 2020
caso clínico

Neste caso clínico que ocorreu no interior do Maranhão, vamos demonstrar como a Telemedicina foi capaz de salvar uma paciente ao interpretar ECG à distância.

A telemedicina está em pleno crescimento no Brasil.

Prova disso é vista em uma reportagem feita pela Folha de São Paulo, que mostra que muitos médicos já fazem consultas simples e dão orientações pelo WhatsApp, por exemplo.

É sobre um desses casos que falaremos neste artigo.

Vamos contar uma história incrível que aconteceu no interior do Maranhão — uma paciente infartada teve a sua vida salva graças à telemedicina.

Quer conhecer essa história?

Então continue a leitura!

Caso clinico de infarto e Telemedicina

caso clínico

O caso clínico de hoje comprova como a Telemedicina pode salvar muitas vidas, independente de onde elas estejam

O caso clínico que vamos comentar aconteceu no Maranhão, na cidade de Arame, um pequeno município, que, de acordo com o IBGE, tem em média 31.568 habitantes.

Adalberto Damaso, proprietário do Laboratório Aliança, local onde o caso clínico aconteceu, explica que a cidade “tem a localização geográfica um pouco complicada, fica no interior e o acesso é difícil”.

Certo dia, uma paciente chegou ao Laboratório Aliança sentindo uma forte dor no peito, irradiando para o braço.

Ela também estava com a pressão baixa e as mãos dormentes.

O médico clínico geral que estava de plantão realizou imediatamente um eletrocardiograma e enviou para a Telemedicina Morsch.

Em poucos minutos, o resultado foi detectado: a paciente estava tendo um infarto agudo do miocárdio em evolução.

A partir de então, foram iniciados os primeiros socorros à mulher infartada.

O cardiologista José Aldair Morsch deu todo o suporte via WhatsApp, atendendo a paciente à distância, uma vez que a cidade de Arame não tinha um médico dessa especialidade disponível no momento.

Graças ao suporte dado pela Telemedicina Morsch, as medidas foram tomadas na hora certa e a vida da paciente foi salva.

Após os primeiros socorros, ela foi encaminhada para a cidade de Imperatriz, que fica a 300 quilômetros de distância de Arame, onde há um centro de referência em Cardiologia na região.

Em Imperatriz, foi realizado um cateterismo e hoje, graças à agilidade da Telemedicina Morsch, a paciente está viva e saudável, sem sequelas causadas pelo evento ocorrido no caso clínico.

Depoimento no caso clínico de infarto no interior do Maranhão

No vídeo abaixo podemos entender como a Telemedicina faz a diferença em melhorar o atendimento médico, dando suporte no telediagnóstico em cardiologia para áreas remotas sem especialistas.

Damaso comenta essa vantagem, explicando a importância de “oferecer laudos à distância com qualidade e segurança para as pessoas que moram em regiões isoladas, como eu, que necessitam [do suporte com segurança] para resolver os problemas do dia a dia, porque nós não temos especialistas todos os dias.

É esporadicamente, uma vez ao mês, e a Telemedicina Morsch entra justamente nesse segmento”.

Como a Telemedicina Morsch auxiliou neste caso clinico?

A Telemedicina Morsch é uma empresa pioneira no uso da tecnologia para atendimento de pacientes à distância.

O funcionamento dos serviços ocorre por meio de quatro passos rápidos. Veja!

Realização dos exames

A clínica que contrata os serviços da Telemedicina Morsch utiliza equipamentos próprios ou adquiridos em comodato para realizar os exames nos pacientes.

Para isso, não é necessário a presença de um especialista, como um cardiologista, uma vez que os exames podem ser realizados por técnicos em enfermagem e médicos clínicos gerais.

Envio dos dados para a Telemedicina Morsch

Alguns equipamentos mais modernos enviam os dados coletados nos exames automaticamente para a central da Telemedicina Morsch.

Outros aparelhos necessitam que o médico responsável pela realização do exame envie as informações por meio de uma plataforma online, cujo acesso é feito com login e senha.

Análise e elaboração dos laudos médicos

Quando os registros são recebidos pela central, os médicos especialistas da Telemedicina Morsch começam a analisar e interpretar os exames.

Os resultados são enviados para o solicitante cerca de 30 minutos após o envio ou em tempo real, nas situações de urgência, como aconteceu no caso clínico apresentado anteriormente.

Consulta ao laudo de ECG

O contratante poderá acessar os dados disponíveis no sistema, bem como imprimir e entregar uma cópia impressa para o paciente.

Também há a possibilidade de salvar os arquivos no computador e enviá-los por e-mail.

3 vantagens de contar com a Telemedicina Morsch

caso clínico

A Telemedicina Morsch é a parceira ideal para você, unindo agilidade no atendimento, segurança e suporte técnico

Ao contratar a Telemedicina Morsch, as clínicas obtêm diversas vantagens. Entre elas destacamos algumas das principais. Veja!

1 . Agilidade

A agilidade que a Telemedicina Morsh envia os laudos dos relatórios é uma das suas principais vantagens. Exemplo disso pode ser visto no caso clínico que relatamos.

O proprietário do Laboratório Aliança comentou em entrevista que a Telemedicina Morsch foi a primeira parceira que o estabelecimento teve, alavancando a área de cardiologia na cidade de Arame.

Ele explica que a agilidade é um dos principais fatores que faz com que a parceria perdure por anos e tenha sempre sucesso.

Em suas palavras, “o fato de eles fornecerem os laudos com agilidade e segurança muito grande facilitou o atendimento da paciente [do caso clínico apresentado] na decisão de tomar os primeiros socorros.

Não só dessa paciente, como de outros.

Foram vários”.

2. Segurança

A segurança também é um diferencial da Telemedicina Morsch, que conta com um sistema com tecnologia inovadora para envio dos dados e laudos — o que evita o acesso de pessoas não autorizadas.

3. Suporte técnico e científico

A Telemedicina Morsch também conta com profissionais altamente qualificados, que fazem a laudagem dos exames de forma criteriosa.

Além disso, também prestam o atendimento por meio de recursos tecnológicos, como o WhatsApp.

Foi o que aconteceu no caso da paciente de Arame.

Isso é um grande benefício, principalmente para cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Damaso é enfático ao comentar sobre os serviços de saúde na cidade de Arame, antes de a sua clínica firmar parceria com a Telemedicina Morsch.

Ele comenta que “o atendimento em cardiologia na região nem existia.

As pessoas tinham infarto do miocárdio e se conseguissem, por algum milagre, chegar a um centro de referência em uma cidade mais próxima, tudo bem, escapavam de um problema mais sério”.

O proprietário da clínica ainda comenta que, com o suporte técnico da Telemedicina Morsch, ele e sua equipe conseguem “fazer a triagem, identificar pacientes com infarte, com síndrome coronariana aguda e arritmias.

As pessoas conseguem descobrir os problemas e detectar as doenças com antecedência”.

Conclusão neste caso clinico

Não se admite mais que um local de atendimento médico em uma cidade no Brasil não tenha pelo menos um ECG para diagnosticar um infarto agudo do miocárdio.

Um caso clinico como o da cidade de Arame exemplifica a grandeza de ter disponível uma ferramenta como a Telemedicina para dar suporte no telediagnóstico.

A Telecardiologia consegue chegar a qualquer lugar onde tenha internet e auxiliar na interpretação de ECG de maneira rápida e segura.

Essa alternativa de atendimento médico à distância literalmente salva vidas e aumenta a qualidade de vida da população, reduzindo custos em todas as esferas.

Ao observar esse caso clínico e tantos outros que já ocorreram, não há dúvidas de que a telemedicina pode ajudar muitas pessoas, principalmente em áreas isoladas.

Concorda?

Então, não perca mais tempo!

Entre em contato conosco agora mesmo e garanta os serviços da Telemedicina Morsch também em sua clínica!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE