O que é e como funciona o laudo a distância na radiologia

Por Dr. José Aldair Morsch, 6 de fevereiro de 2020
laudo a distancia radiologia

Muitas clínicas e hospitais brasileiros têm utilizado o laudo a distância na radiologia— e quem mais se beneficia é o paciente.

Viabilizado por novas tecnologias, como a telemedicina e o armazenamento de informações em nuvem, essa opção confere uma importante agilidade aos resultados.

Também representa avanços significativos no campo da radiologia, o que contribui para o diagnóstico de doenças diversas e outras condições de saúde.

Neste artigo, vou explicar como funciona a radiologia digital, quais exames podem se beneficiar dos laudos online e também detalhar as normas que regulam as empresas do setor.

O que é laudo a distância?

Laudo a distância é um documento no qual consta a análise e interpretação de um exame com a descrição do resultado, conclusão e conduta indicada nos casos mais graves — e que precisam de uma atuação imediata do médico do paciente.

Ele é produzido de maneira remota e assinado digitalmente por um médico especialista logado em uma plataforma de telemedicina em nuvem.

Em geral, os laudos a distância são semelhantes àqueles elaborados in loco a partir de imagens digitais, com a diferença de que o responsável pelo documento não se encontra na unidade de saúde onde o exame foi realizado.

Em ambos os casos, um especialista em radiologia e diagnóstico por imagem recebe as informações coletadas durante o exame, que pode ser raio Xtomografiaressonância ou outro. A partir da interpretação desses dados ele aponta os resultados e conclusões.

Com o suporte de plataformas de telemedicina, o laudo a distância pode ser entregue em poucos minutos à clínica, consultório ou hospital que o solicita.

Para viabilizar esse documento, é preciso contar com aparelhos digitais e tecnologias que permitam o registro e compartilhamento das imagens geradas durante o exame.

Dessa forma, um dos componentes fundamentais para a sua elaboração é o armazenamento em nuvem, que é a tecnologia responsável por compartilhar tais informações a partir de ambientes virtuais acessados com login e senha na Internet.

Como surgiu a telerradiologia e o laudo a distância na radiologia?

A união entre telemedicina e radiologia, ou telerradiologia, representa um avanço que se tornou realidade há algumas décadas.

Com inegável contribuição diagnóstica, a radiologia vem auxiliando profissionais de saúde desde o início do século XX.

No entanto, pelo menos até a década de 1960, a medicina contava apenas com a radiologia convencional, que usava filmes para revelar o resultado de exames como o raio X.

Esse cenário começou a mudar quando, nos anos 1970, foi descrita a primeira angiografia de subtração digital experimental.

Na década seguinte, o sistema pioneiro de imagem digital em radiologia para uso clínico começou a funcionar.

Entrou em cena, na época, a radiologia computadorizada ou indireta, primeira versão da radiologia digital.

Essa tecnologia usa chassis que captam a radiação e digitalizam as imagens por meio de um aparelho de scanner.

Já no fim dos anos 1990, surgiu a radiologia digital ou direta, que substitui os chassis por detectores capazes de transmitir as informações diretamente a um computador.

Tanto a radiologia computadorizada quanto a digital deram suporte à telerradiologia, pois registram imagens digitais.

Com a telemedicina, essas informações são compartilhadas de forma rápida e segura por meio da nuvem.

Como funciona o laudo a distância na radiologia?

laudo radiológico

Vamos entender o funcionamento do laudo a distância na radiologia? Tudo começa durante o registro das imagens colhidas no exame de radiografia.

Na radiografia digital ou direta, o detector é exposto à radiação emitida e absorve energia.

Essa energia é transformada em carga elétrica, gerando registro, digitalização e quantificação em preto, branco e escala de cinza.

Em seguida, as informações vão para um computador com um software capaz de processar e transformar os dados em imagens.

O próximo passo é o armazenamento digital das imagens na nuvem, por meio do PACS — Picture Archiving and Communication System ou Sistema de Comunicação e Armazenamento de Imagens.

Homologada pela Anvisa, essa é uma plataforma online, na qual dados do paciente e dos exames ficam arquivados, podendo ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, bastando para isso ter um login e senha válidos.

Assim, especialistas podem ingressar no sistema e verificar as imagens registradas durante o exame que, por serem arquivos digitais, aceitam ajustes no zoom, medições e outras ações que permitem uma análise detalhada.

A partir daí, o especialista registra as suas conclusões no laudo médico e assina o documento digitalmente.

Em seguida, um profissional da unidade de saúde responsável pelo exame, ou até mesmo o paciente, pode acessar o laudo.

Todo esse processo é realizado em poucos minutos, conferindo muito mais agilidade à interpretação dos resultados e ao laudo radiológico.

Quais exames radiológicos podem se beneficiar do laudo a distância?

 

A radiologia é uma área extensa, com uma grande variedade de exames.

De forma geral, o laudo radiológico a distância está disponível para os segmentos de:

  • radiologia geral e especializada;
  • tomografia geral e especializada;
  • densitometria óssea;
  • ressonância magnética;
  • mamografia;
  • medicina nuclear.

Cada uma dessa áreas abrange diferentes procedimentos.

Quer um exemplo? A angiotomografia coronária é um exame realizado por tomografia computadorizada, e serve para ver artérias e veias do coração de forma detalhada.

O teste tem sido importante para o estudo da região cardíaca e para a prevenção de doenças, como infarto e doença arterial coronariana (DAC), quando há obstrução das artérias que irrigam o coração.

A seguir, relaciono outros exames que podem contar com laudo a distância na radiologia.

Radiologia geral

laudo radiológico

A Radiologia, de uma forma geral, pode se beneficiar com o laudo radiológico

Faz referência à obtenção de imagens internas de uma área do corpo, por meio de radiação ionizante.

Seu uso mais clássico ocorre nos exames de raio X, que produzem imagem em duas dimensões de diversas regiões do organismo.

Raio X de tórax padrão OIT

Esse exame serve para acompanhamento de doenças ocupacionais, e segue o padrão estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Assim como outras radiografias, mostra imagens de estruturas como ossos, órgãos e vasos sanguíneos.

Mamografia digital

É uma radiografia das mamas realizada com o auxílio de um mamógrafo digital bilateral.

mamografia digital é o principal exame para rastreamento e investigação das suspeitas de câncer de mama, além de mostrar outras alterações no tecido mamário.

Densitometria óssea

Usado para investigar anormalidades nos ossos, esse procedimento mede a densidade mineral do tecido ósseo.

Tem sido empregado para a constatação de doenças como a osteoporose, que consiste no enfraquecimento decorrente da diminuição na massa óssea.

Tomografia computadorizada

Esse procedimento usa um tomógrafo — aparelho no formato de tubo —, que permite a captação de imagens transversais de determinada área do organismo.

Com imagens mais precisas do que as de uma radiografia simples, a tomografia computadorizada auxilia no diagnóstico de doenças e lesões, como coágulos, infecções e até tumores.

Ressonância nuclear magnética

Exame que gera imagens mais precisas e de alta definição dos órgãos internos de diversas partes do organismo, da cabeça até os membros superiores e inferiores.

O procedimento usa um campo magnético que é transferido para um computador para dar origem às imagens.

Quem assina o laudo a distância na radiologia?

laudo a distancia na radiologia telerradiologia

Seja presencialmente ou a distância, para assinar os laudos, é necessário que o médico seja especialista em radiologia e diagnóstico por imagem.

A resolução CFM Nº 2.107/14, que regula a telerradiologia, exige que esse profissional tenha registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) em seu Estado de atuação.

No tópico a seguir, você verá mais detalhes sobre essa resolução.

Antes, vale dizer que outros especialistas, certificados em densitometria óssea ou mamografia, por exemplo, também podem assinar os laudos a distância na radiologia, mas apenas nas suas respectivas área de atuação.

Quais normas devem ser respeitadas para emitir o laudo a distância na radiologia?

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável pela regulação da telerradiologia.

Como citei acima, a resolução CFM Nº 2.107/14 é a norma em vigor atualmente.

O documento estabelece que, para as radiografias gerais que não utilizem contraste, inclusive a mamografia, não é necessário ter um médico radiologista na unidade de saúde onde o exame foi realizado.

Vale ressaltar que contraste é uma substância que permite evidenciar vascularização excessiva na área a ser examinada, deixando as imagens dessa área mais precisas.

No caso de radiografias simples, outros profissionais, devidamente treinados, podem conduzir o procedimento e transmitir as imagens para um especialista que fará a interpretação dos resultados e a emissão do laudo radiológico a distância.

Para conferir segurança aos dados coletados, o paciente precisa autorizar o compartilhamento dessas informações, por meio de livre consentimento.

Ademais, normas operacionais contidas na resolução estabelecem requisitos mínimos para transmissão e manuseio dos exames e laudos radiológicos.

No caso da transmissão, as imagens devem contar com alta resolução, atendendo aos padrões de comunicação DICOM e HL7.

Os sistemas e equipamentos utilizados em telerradiologia também precisam estar de acordo com as diretrizes de qualidade.

No caso dos sistemas, há necessidade de atender aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), estabelecido no Manual_Certificacao_SBIS-CFM_2019_v4-3 vigente, editado pelo CFM e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

A resolução diz ainda que tanto os profissionais quanto as empresas atuantes no campo da telerradiologia devem ter sede em território brasileiro, além de registro no CRM de seu respectivo Estado.

Quando forem necessários procedimentos invasivos, como biópsias e exames de ultrassom, o CFM veda a utilização de telerradiologia.

Quais os benefícios do laudo radiológico a distância?

Adotar o laudo radiológico a distância é investir em segurança para sua clínica e seus pacientes.

As vantagens são muitas, desde redução de custos à qualidade da avaliação. A seguir, detalharei as principais.

Redução de custos

No contexto do laudo radiológico in loco, é necessário manter um corpo de funcionários dentro da empresa.

Isso acarreta em obrigações trabalhistas, salários e benefícios, que deverão ser pagos mesmo se a demanda pelos serviços oferecidos for baixa.

Em contrapartida, no laudo radiológico a distância, o pagamento é feito de acordo com o número de laudos emitidos.

Além de melhorar sua produtividade, isso também leva a uma economia significativa para o serviço.

Com o laudo a distância, também há uma menor necessidade de mover o paciente para centros especializados que contam com especialistas em radiologia.

Logo, o custo com transportes diminui, tanto para o serviço quanto para o paciente.

Variedade maior de exames oferecidos

Ao contratar uma empresa especializada em laudos radiológicos a distância, você tem a garantia de contar com os mais diversos tipos de especialistas na área.

Com isso, você consegue ampliar ainda mais o leque de serviços oferecidos.

Um exame complexo — como um ecocardiograma — pode ser feito em duas etapas.

Inicialmente, um técnico realiza a parte física do exame e o envia pela central de laudos, uma espécie de plataforma.

Em seguida, o exame será avaliado por um de nossos cardiologistas, especializado nessa análise.

Esse mesmo fluxo se aplica aos outros exames complementares.

Investir em um laudo a distância lhe deixa livre para focar seus esforços e recursos na ampliação do seu serviço.

Assim, não é preciso se preocupar com as particularidades da emissão do laudo — você foca na obtenção física dos exames e expande seus horizontes.

Agilidade na emissão de laudos

Nessa modalidade, a avaliação e a interpretação dos exames enviados não dependem de um único profissional específico, mas de uma equipe.

Isso dá a vantagem de reduzir o risco de atrasos devido a imprevistos pessoais, que inevitavelmente fazem parte da vida do profissional.

A disponibilidade da equipe também influencia. Com um corpo radiológico de plantão 24 horas, o exame será avaliado em um espaço curto de tempo, mesmo em horários não comerciais.

Isso assegura que nosso paciente terá o resultado muito mais rápido, aumentando sua satisfação e a eficácia do serviço.

Em se tratando de saúde, o tempo é um dos fatores mais decisivos para o tratamento ser bem-sucedido.

Portanto, fica claro que o laudo a distância é muito vantajoso e eficaz nesse aspecto.

Qualidade da avaliação

A qualidade do laudo a distância é superior, visto que, como dito anteriormente, ele é analisado por uma equipe.

O laudo recebe a análise de diferentes profissionais especializados, o que ajuda a enriquecê-lo e torná-lo ainda mais preciso e confiável.

Além do mais, com a ajuda da telemedicina, os médicos podem discutir os casos entre si, avaliar outras opiniões e optar pelas melhores condutas.

Tudo isso é realizado em ainda menor tempo do que se feito por via convencional, devido às facilidades das plataformas online.

Somado a tudo isso, ainda temos a qualidade das imagens e a facilidade que os aparelhos fornecem para uma maior análise.

O médico responsável pode ampliar, focar e pausar as imagens para obter o máximo que a tecnologia oferece para a análise mais acurada possível.

Quando contratar laudos a distância na radiologia?

Contar com especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem no dia a dia de uma unidade de saúde não é simples e nem barato.

Além disso, mesmo quando contratados, esses profissionais precisam de cobertura em férias, durante feriados ou para uma segunda opinião com o objetivo de qualificar o diagnóstico.

Se, na sua clínica ou hospital, você tem sentido falta de radiologistas, é sinal de que está na hora de avaliar a contratação de laudos a distância.

Por meio desse serviço, você terá o suporte de especialistas capacitados para interpretar as imagens de exames radiológicos diariamente, durante 24 horas.

E o melhor — sem os custos incidentes na contratação desses profissionais.

Seja qual for a situação, quando se fala de saúde, o tempo é essencial.

Com serviços de laudo a distância na radiologia, as informações do paciente e do exame são compartilhadas com especialistas em tempo real.

Assim, como já mencionamos sobre a agilidade, os laudos podem ficar prontos em apenas 30 minutos.

Imagine a importância de um diagnóstico ágil para alguém que aguarda o rastreamento de um câncer, por exemplo. Faz toda a diferença, concorda?

Então, para avaliar se é o momento de contar com um serviço de laudos a distância, verifique os benefícios que sua equipe e pacientes terão com os resultados dos exames saindo mais rapidamente.

A Telemedicina Morsch na emissão de laudos à distância na radiologia

Fornecer laudos com ética e agilidade é fundamental, tanto para a segurança do paciente a respeito dos diagnósticos quanto para a reputação de uma unidade de saúde.

Contudo, as longas distâncias e a carência de especialistas em diversas áreas médicas têm sido grandes obstáculos para que esses documentos cheguem com qualidade a todas as cidades brasileiras.

Com dimensões continentais, o país tem muitos locais remotos, nos quais a população precisa se deslocar para capitais e mesmo a outros Estados em busca de resultados satisfatórios para seus exames, possibilitando diagnóstico e tratamento adequados.

Nesse cenário, a telemedicina representa uma solução bastante eficiente.

Com o sistema PACS, dados de procedimentos médicos podem ser compartilhados com especialistas de todo o Brasil, por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Assim, o radiologista pode verificar, ampliar, reduzir, estudar e interpretar as imagens geradas, e nem precisa estar na frente de um computador. Basta ter um smartphone ou tablet em mãos.

Com a Telemedicina Morsch, é possível analisar e assinar o laudo radiológico a distância de forma ágil e segura.

Caso seus colaboradores precisem receber capacitação para realizar exames radiológicos, a plataforma disponibiliza treinamento online, 24 horas — com atendimento e esclarecimento de dúvidas em tempo integral.

Conclusão

Neste artigo, você conferiu conceitos e exames que podem se beneficiar de laudo radiológico a distância.

À luz da legislação vigente, fica clara a responsabilidade das empresas que atuam no campo da telerradiologia.

Elas que devem contar com profissionais altamente treinados e capacitados na emissão dos documentos médicos.

Nesse ponto, a telemedicina tem democratizado o acesso a laudos confiáveis, de modo prático e rápido.

Portanto, na hora de escolher uma parceira para os laudos de telerradiologia, opte por uma empresa experiente.

Gostou desse artigo? Acha que sua clínica está preparada para atender toda a demanda de seus pacientes? Acha que se beneficiaria do laudo radiológico a distância na sua clínica?

Quer conhecer mais sobre essa vertente da medicina que está cada vez mais presente e que se mostra cada dia mais útil?

Se a resposta para essas perguntas é sim, aproveite e baixe nosso e-book sobre telemedicina! Nele, você vai encontrar mais respostas para as dúvidas que porventura ainda restaram.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin