Laudo de ressonância magnética de mama

Por Dr. José Aldair Morsch, 3 de agosto de 2017
laudo de ressonância magnética de mama

A Telemedicina já dispõe de estrutura para fornecer o laudo de ressonância magnética de mama. Este exame veio para complementar a mamografia e ecografia mamárias para casos selecionados.

Por isso, no mercado destacam-se os centros de saúde que optam por oferecer uma variedade de recursos tecnológicos que modifiquem os hábitos de rotina médica. Mas para tudo há um preço e este é bem salgado.

A telemedicina absorve mais essa especialidade em suas funções

Dentro desses novos recursos tecnológicos que podem fazer um diferencial, há os serviços da telemedicina. Você já ouviu falar dessa prática?

Ela tem avançado no mercado da tecnologia médica nos últimos anos e tem atraído cada vez mais clientes, devido a revolução de entrega dos resultados dos exames médicos.

Isso significa que todos os exames realizados pelo sistema são entregues digitalmente, podendo assim facilitar todo o trabalho da medicina tradicional.

Solicite um orçamento

O modelo é extremamente seguro e legalizado, surgindo com o objetivo de beneficiar e facilitar todo o trabalho e processo médico. As informações são entregues com agilidade e proporcionam qualidade das informações atribuídas.

O sistema da telemedicina oferece uma integração, pois médicos de qualquer lugar do mundo podem acessar um mesmo laudo através do seu tablet ou computador que tenha acesso à internet.

Por isso, se você quer atualizar o seu consultório com recursos mais inovadores e tecnológicos, precisa conhecer os serviços de telemedicina.

É ainda mais importante para você que possui uma clínica que cuida da saúde da mulher e realiza exames importantes e sabe que é de extrema necessidade oferecer laudos de exames com maior agilidade nesses casos.

Se você possui uma clínica de radiologia para a saúde da mulher e precisa investir em melhorias para certificar o atendimento e repercussão da sua clínica, vale investir na telemedicina e no laudo de ressonância magnética de mama.

Nesse trabalho em conjunto, você vai conhecer um novo modelo de oferecer novidades nos exames que você realiza em seu centro de saúde.

Você já deve ter ouvido que a telemedicina é uma especialidade consagrada, capaz de fornecer laudos de exames de qualidade com agilidade.

Por isso, ao longo desse artigo, vamos discutir um pouco sobre como ela se destaca o laudo de ressonância magnética de mama.

Será que ela vale mesmo a pena na sua clinica de radiologia que presta exames para a saúde da mulher? Como ela funciona? Confira para que você entenda tudo sobre esse assunto.

A importância do laudo de ressonância magnética de mama

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama tem sido a principal causa de morte por câncer em mulheres no país.

Porém, se a doença for diagnosticada e tratada precocemente, há grandes chances de remissão. Para isso, as mulheres são submetidas a uma série de exames que podem colaborar no diagnóstico.

O modelo mais conhecido é a mamografia. O método geralmente é utilizado em mulheres acima de 40 anos. Possui um baixo custo, pequena exposição à radiação e apresenta uma alta sensibilidade que varia de 60% a 90%.

Outro modelo que se destaca é a ultrassonografia. O método pode identificar pequenos nódulos no seio que a mamografia não é capaz de detectar. Porém, esse método é altamente dependente do operador.

Procurando oferecer um diferencial, surgiu a ressonância magnética. Ela possibilita o diagnóstico precoce do câncer de mama e permite o estudo da vascularização de lesões. É um método que oferece uma alta sensibilidade, de 94% a 99%.

A ressonância magnética das mamas foi popularizada em 1990 e cada vez mais tem se destacado como um exame eficaz no combate ao câncer de mama.

Como funciona a ressonância magnética mamária?

Já vimos que a ressonância magnética pode ser uma alternativa de exame na área da mastologia. Mas você sabe como ele funciona?

Basicamente, o exame utiliza um poderoso campo magnético com pulsos de radiofrequência para produzir imagens minimamente detalhadas de todos os órgãos, tecidos moles e ossos.

Uma das grandes vantagens da ressonância magnética é que ele pode ser o melhor exame para determinar se as próteses mamárias da mulher tiveram algum rompimento.

Como funciona?

A paciente é posicionada na mesa do exame e acessórios são utilizados para que a paciente esteja na posição correta durante o procedimento.

Na plataforma do exame, há algumas aberturas que permitem que a mulher acomode os seios para que sejam moldadas imagens. Demais componentes eletrônicos são incorporados à plataforma para poder capturar as imagens.

Se a ressonância magnética for indicada para determinar rupturas de implante mamário não será necessário o material de contraste.

Já para outros fins, o exame pode exigir uso de contraste injetado por via intravenosa.

Caso seja utilizado material de contraste no exame, o técnico em radiologia pode inserir um cateter de injeção  intravenosa (IV) em uma veia da mão ou braço da paciente.

Para o material poder ser aplicado, pode ser introduzida uma solução salina que gotejará através do equipo para evitar a obstrução do cateter até o material de contraste.

E quais são os benefícios do laudo de ressonância magnética de mama?

A ressonância magnética também pode ser extremamente benéfica, pois não utiliza radiação ionizante no seu processo.

Além disso, oferece informações valiosas sobre muitas condições da mama que não puderam ser observadas em outros exames, como a mamografia ou até mesmo o ultrassom.

É importante destacar que ela não substitui a mamografia ou ultrassonografia, mas funciona como uma ferramenta adicional que pode atribuir resultados importantes.

Dentre os mais importantes, está o fato de que, a partir da ressonância, pode-se rastrear mulheres de alto risco para câncer de mama.

Como o câncer de mama pode ser uma doença hereditária, a ressonância magnética pode ajudar a descobrir se a mulher possui o nódulo com muita antecedência.

Além disso, a ressonância magnética pode determinar a extensão do câncer de mama. Isso significa que, depois que a mulher for diagnosticada, o exame pode detectar o tamanho do tumor e como ele pode se desenvolver nos músculos subjacentes.

Ele pode também verificar se existem outros tipos de tumor na mesma mama ou na outra.

Outro benefício do laudo de ressonância magnética de mama é que ela pode avaliar as anormalidades que não podem ser visualizadas na mamografia. Com o exame, pode-se determinar definitivamente se a anormalidade precisa de biópsia ou não.

Por que usar telemedicina na minha clínica de radiologia?

O laudo de ressonância magnética de mama pode ser realizado pelos serviços da telemedicina e teleradiologia.

O método pode reduzir consideravelmente o custo da sua clínica.

Como?

Ao invés de você precisar de um radiologista fixo na sua clinica que pode gerar diversos gastos por manter um funcionário, você pode optar por escolher um serviço terceirizado.

Nesse modelo, você apenas paga pelos exames que envia sem precisar arcar com maiores custos.

Além disso, na teleradiologia, você terá radiologistas e mastologistas disponíveis a todo o momento para você. Quando você enviar os exames, eles serão entregues com agilidade e qualidade para que você possa acelerar os procedimentos e tratamento.

Outro benefício é que, nesse modelo, você pode transmitir as informações a outros médicos que possuem o serviço.

Assim, eles podem contribuir consideravelmente para melhores diagnósticos com segundas opiniões.

No mercado existem várias empresas disponíveis nesse ramo que procuram oferecer avanços tecnológicos para melhorar os serviços de teleradiologia.

Mas é importante que você feche acordo com empresas de teleradiologia com PACS e que sejam regulamentadas pela ANVISA.

Além disso, procure por produtos que ofereçam um sistema administrativo completo de gerenciamento para os clientes.

Para isso, você pode contar com o laudo de ressonância magnética de mama da Telemedicina Morsch

Afinal, como o laudo de ressonância magnética de mama pode ser benéfico?

Como discutimos ao longo do artigo, a ressonância magnética pode ser uma excelente aliada na sua clínica de saúde. Você pode avançar os seus recursos tecnológicos e oferecer além dos simples exames de mamografia e ultrassom.

Lembre-se que a ressonância pode ser mais eficiente que os outros métodos, pois ela ajuda a diagnosticar estágios mais graves do câncer de mama.

Além disso, em conjunto com a telemedicina, você terá resultados desse exame com maior agilidade e qualidade.

E, para tudo isso, você pode contar com a Telemedicina Morsch.

A empresa oferece os melhores serviços para que você possa investir recursos tecnológicos no seu consultório e apresente um diferencial no mercado.

Compartilhe esse conhecimento! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp