O que é o Laudo a distância? Para que serve?

Por Dr. José Aldair Morsch, 27 de fevereiro de 2017
o laudo a distância

O Laudo a distância ou também chamados de laudos online estão presentes em nossas vidas sem percebermos.

A maioria de nós já fez algum exame médico e quis saber do resultado, neste caso chamamos de laudo médico do exame.

Onde entram os laudos online nesse processo?

Todos nós sabemos que na telemedicina, o avanço tecnológico caminha junto com a possibilidade de interpretar exames a distância com liberação dos laudos online em minutos e diagnosticar com mais precisão doenças em qualquer lugar que tenha acesso a internet.

A possibilidade de realizar exames menos invasivos e de detectar anomalias ainda em fase inicial, aumentam as chances de cura e todos podem receber um tratamento adequado onde quer que residam.

Solicite um orçamento

Continue sua leitura e saiba mais sobre os laudos online.

O que é o Laudo a distância ou laudos online?

Uma das grandes realizações da telessaúde, através da telemedicina são os laudos online.

Documentos na forma de arquivos digitais entregues pela internet através de uma plataforma de Telemedicina em nuvem que podem ser enviados com facilidade pelo técnico de enfermagem que realizou o exame.

Os exames recebidos na plataforma são interpretados por especialistas logados que fazem exclusivamente esse trabalho, liberando com isso os laudos médicos em minutos.

Esse sistema de telelaudos diminui o tempo de espera pela conclusão de um exame e também possibilita que os tratamentos sejam iniciados de forma mais rápida.

Essa dinâmica de interpretar em outro lugar diferente de onde foi feito o exame deu origem ao laudo a distância.

Para que serve o laudo a distância ou online?

Laudo é uma espécie de relatório liberado pelo médico responsável pela análise de um exame e que serve para diagnosticar tudo o que foi visto nos arquivos enviados para a plataforma de Telemedicina.

Ele nada mais é do que uma espécie de resultado do exame que foi feito de forma imediata no computador do serviço que contrata laudos de exames onde gera um arquivo que é enviado para o sistema de  telemedicina usando a internet.

Os exames enviados podem ser gráficos ou de imagem e a qualidade é a mesma que os realizados de forma presencial numa clínica médica qualquer.

De acordo com os especialistas, o laudo nada mais é do que uma opinião emitida por um profissional especializado naquela especialidade, por exemplo, um Cardiologista.

No caso do exame realizado, o especialista tem toda a capacidade técnica de descrever da melhor maneira possível as condições do órgão analisado e que ajuda o médico do paciente a descobrir se as queixas apresentadas que o levaram até o exame são indícios que alguma anomalia ou doença esteja se manifestando.

A importância do laudo a distância para a Telessaúde

O termo Telessaúde e Telemedicina andam juntos mas são diferentes. A Telessaúde é o ambiente completo de atendimento na saúde, com prontuário eletrônico, cursos, treinamentos, monitorização de pacientes crônicos, sincronização com aplicativos da saúde.

A Telemedicina se encarrega exclusivamente dos laudos de exames, fornecendo a melhor experiência e segurança na realização dos exames de diagnóstico.

Quero saber mais sobre a diferença de Telemedicina e Telesaúde

Como funciona o Laudo a distância?

O laudo a distância realizado e emitido via internet foi durante muito tempo visto com certo receio, isso porque a segurança da rede mundial de computadores não é 100% e as chances de invasão e alteração dos diagnósticos são maiores do que a realizada de forma presencial.

Para que o laudo online seja emitido, é preciso que o exame seja realizado através do sistema de telemedicina.

Isso permite que o médico que realizou o exame, de qualquer parte do País, possa enviá-lo pela internet para um segundo médico, responsável apenas pela análise do exame, tudo feito de forma criptografada.

Ao interpretar o laudo online, o especialista faz sua conclusão sobre o exame enviado e assina digitalmente, evitando fraudes.

Isso o difere de um laudo médico ou atestado médico presencial.

Vantagens em como usar o laudo a distância ou online

Indo direto ao ponto, o laudo online é rápido, mais barato e feito por especialistas registrados no Conselho Federal de Medicina.

A vantagem é que com esse avanço tecnológico, as pessoas conseguem ser atendidas para a realização do exame mais rapidamente, já que o médico que o está realizando nem sempre é o responsável por liberar o resultado, dando mais tempo para atender um novo paciente.

Vale lembrar que nesse sistema todo o processo de interpretação, conclusão, análise e liberação de resultados passam pelo mesmo processo de um exame normal.

A única diferença está na assinatura online digital feita a distância e também na possibilidade de o exame ser realizado com ainda mais agilidade do que era realizado anteriormente.

Especialidades do Laudo a distância

O laudo a distância ou telelaudo é utilizado para suprir uma necessidade de especialistas em várias áreas da medicina, porém, não é possível ser utilizado em tudo.

Dentre as áreas atendidas com o laudo a distância, cito:

1. Cardiologia

Responsável pelos exames relacionados ao sistema cardiovascular, especificamente o coração. Como exemplo, o eletrocardiograma em repouso.

2. Neurologia

Se encarrega dos exames relacionados ao cérebro. Neste caso, podemos falar do Eletroencefalograma clínico e ocupacional.

3. Pneumologia

Sua responsabilidade está voltada para exames do sistema respiratório. A espirometria é o exame principal.

4. Radiologia

Engloba uma série de exames de imagem, como Rx simples, até uma ressonância magnética.

Especialidades não atendidas com o laudo a distância

O laudo a distância dispensa o médico na execução do exame. Neste caso, qualquer exame realizado por médico não necessita de auxilio remoto de outro especialista para sua interpretação.

Exemplo de especialidades que não necessitam de Telemedicina

  • Ecografia, também chamada de ultrassonografia
  • Cateterismo cardíaco
  • Arteriografia
  • Eletroneuromiografia
  • Audiometria
  • Eletronistagmografia
  • Bera
  • Impedanciometria

Laudo a distância em Cardiologia

A cardiologia envolve exames voltados ao sistema circulatório, especificamente o coração.

Um técnico da clínica realiza o exame e envia para ser laudado por um Cardiologista na plataforma de Telemedicina.

Os principais exames que o laudo a distância tem auxiliado são:

1. Eletrocardiograma em repouso

Avalia o funcionamento do coração em relação ao seu rítmo, eixo elétrico, sobrecarga de cavidades, infartos prévios, funcionamento das válvulas cardíacas, bloqueios intra-cardíacos.

2. Eletrocardiograma de esforço, teste de esforço ou teste ergométrico que são sinônimos

O exame de esteira serve para complementar o ecg de repouso. O paciente caminha numa esteira para realizar um nível de esforço controlado e com isso o exame mostra entupimentos das coronárias não vistas no ecg em repouso.

3. Holter de ECG digital

Exame criado especificamente para analisar o ritmo cardíaco e possíveis entupimentos das coronárias no ambiente domiciliar.

O equipamento monitora e registra o batimento cardíaco durante 24 horas para ser interpretado posteriormente pelo Cardiologista.

3. MAPA de pressão arterial

O laudo a distância utiliza o Mapa de pressão arterial para monitorar a pressão do paciente em casa durante 24 horas e com isso auxiliar no diagnóstico de pressão alta ou na avaliação do efeito de um medicamento usado para controlar a hipertensão arterial sistêmica.

3. Cálculo do risco cirúrgico

Este procedimento é muito solicitado pelo cirurgião que necessita saber o risco que seu paciente terá ao realizar uma determinada cirurgia.

Os dados coletados do paciente, seus exames, tipo de cirurgia são capazes de fornecer pistas que levarão ao cálculo do risco cirúrgico.

Este cálculo auxilia na prevenção de complicações pre-operatórias, trans-operatórias e até pós-operatórias e com isso reduz consideravelmente as intervenções e morte nas cirurgias.

Exemplo de um cálculo do risco cirúrgico:

o laudo a distância no cálculo do risco cirúrgico

Modelo do laudo do risco cirúrgico

Laudo a distância em Neurologia

A neurologia entrou como uma especialidade forte na Telemedicina e o laudo a distância ou online tem ajudado tanto clínicas médicas no diagnóstico de epilepsia, quanto na medicina ocupacional.

Posso destacar pelo menos 4 exames que se destacam nessa especialidade:

1. Eletroencefalograma clínico

Realizado exclusivamente para investigar epilepsia e outros transtornos mentais, consegue atender muito bem serviços distantes sem neurologistas.

2. Eletroencefalograma ocupacional

Realizado em clínicas de medicina ocupacional para atender normas do ministério do trabalho em prevenção de acidentes de colaboradores que tem cargos de risco para si e para terceiros.

3. Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

Um complemento do Eletroencefalograma clínico, consegue rastrear com mais segurança os focos epilépticos e mostrar a topografia na forma de imagens que podem ser acompanhadas visualmente.

4. Polissonografia hospitalar e domiciliar

Este exame está crescendo e está relacionado aos distúrbios do sono. Muito útil na investigação do ronco e apnéia noturna.

Na medicina ocupacional é indicado para pesquisa de apnéia em colaboradores que atuam em áreas de risco como motoristas e trabalhadores em altura.

A polissonografia hospitalar implica em o paciente dormir na clínica do sono ou no hospital e ser monitorado com aparelho de polissonografia e um técnico em enfermagem especializado em medicina do sono.

Na polissonografia domiciliar, o paciente vai para casa com um aparelho portátil de polissonografia e fica monitorado sem a presença de um técnico em enfermagem.

Laudo a distância em Pneumologia

A Pneumologia atende serviços que investigam a asma e também para medicina ocupacional que rastreia patologias pulmonares em colaboradores de setores com poluição do ar.

Temos classicamente dois exames nesta especialidade:

1. Espirometria clínica

Utilizada para diagnóstico e acompanhamento de pacientes asmáticos. Também chamada de prova de função pulmonar, é considerado um excelente exame para ser utilizado em locais remotos que necessitam de apoio nesta especialidade.

2. Espirometria ocupacional

Realizada de rotina em clínicas de medicina ocupacional para acompanhar os trabalhadores de locais com poeira, fumaça, sílica e agentes biológicos como mofo.

É possível acompanhar os prejuízos causados no pulmão e recomendar equipamentos de proteção individual ou até mesmo remanejar para outros setores, evitando com isso o prejuízo a saúde do colaborador.

Laudo a distância em Radiologia

Esta especialidade é uma das mais antigas dentro da Telemedicina. Também chamada de Telerradiologia, se ocupa da interpretação de exames de imagens realizados por técnicos em radiologia.

Os arquivos são enviados para o PACS em nuvem da Telemedicina e os radiologistas podem acessar e interpretar os exames de qualquer lugar do planeta.

A radiologia se encarrega de laudos nas seguintes áreas:

1. Radiologia simples

Exames como rx de tórax, rx simples de abdome, rx de tórax padrão OIT, rx de crânio, rx de articulações

Exemplo de laudo de rx de tórax padrão OIT

o laudo a distância na radiologia

Laudo de rx de tórax padrão OIT

2. Radiologia contrastada

Uma variante da radiologia simples, usa contraste para salientar áreas do exame que necessitam mais destaque.

Exemplo disso temos a radiografia contrastada de esôfago, estômago e duodeno.

3. Mamografia digital

Trata-se de um rx específico das mamas para rastreio de câncer de mama.

O diagnóstico precoce dessa patologia muda a expectativa de vida da mulher e deve ser realizado anualmente na forma de prevenção.

4. Densitometria óssea

Investiga osteopenia e osteoporose usando um aparelho de tomografia especial, usando a técnica DXA.

O técnico realiza o exame, sem necessidade de um médico presencial.

5. Tomografia computadorizada

Investiga de forma mais profunda órgãos internos do corpo, usando radiação ionizante.

Não necessita de um médico presencial, onde o técnico em radiologia executa o exame e envia para a plataforma de telemedicina.

6. Ressonância magnética

Utiliza radiação eletromagnética para investigar qualquer órgão interno.

Considerado o exame mais preciso e mais caro na medicina atualmente.

Também pode ser realizado pelo técnico em radiologia e enviado para o PACS da Telemedicina.

A Telemedicina Morsch como solução na emissão de laudos a distância

A Telemedicina Morsch é uma das empresas mais antigas no mercado. Fornece uma plataforma completa online para receber os exames enviados na forma de arquivos digitais e tem uma equipe de especialistas voltados para a interpretação desses exames no menor tempo possível.

Todo o processo é online, com o laudo a distância assinado digitalmente e um sistema de guarda dos documentos em nuvem de forma permanente para acesso de qualquer dispositivo móvel.

Diferente de outras empresas, é possível centralizar todos os exames na mesma plataforma, tendo mais organização e agilidade na entrega dos laudos.

Conclusão

O laudo a distância é uma alternativa viável, mais barata, ágil e precisa para serviços de saúde sem especialistas presenciais.

Neste artigo falei sobre o conceito de laudo a distância, suas vantagens, especialidades atendidas e os benefícios para quem precisa melhorar o seu serviço, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Esses laudos online seguem padrões nacionais, que são respeitados por todos os envolvidos no processo.

O laudo a distância serve então como um documento médico que formalmente é capaz de sanar as dúvidas do médico que realizou o pedido do exame, dando a ideia correta de como está à saúde do paciente.

Sendo assim ele confirma ou descarta qualquer dúvida que tenha sido gerada na análise clínica ou em outro exame realizado por aquele paciente.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog para receber conteúdo como esse em seu e-mail toda semana!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp