Rx de tórax OIT: Como é feito e para que serve?

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de janeiro de 2016
Rx de tórax OIT

O Rx de tórax OIT é um exame específico para acompanhamento de doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho.

Por usar um protocolo de interpretação próprio e padronizado, pode ser realizado em qualquer lugar do mundo e ser comparado com clareza para saber sua evolução.

Este exame pode ser realizado em qualquer lugar e ter sua interpretação feita online usando uma plataforma de Telemedicina em nuvem.

Neste artigo procuro esclarecer o conceito de rx tórax oit, classificação, para que serve, entre outros benefícios para a medicina ocupacional.

Acompanhe abaixo.

O que é Rx de Tórax OIT?

O que é Rx de Tórax OIT?

O que é Rx de Tórax OIT?

Somos acostumados a falar em rx do tórax sem a sigla OIT (organização internacional do trabalho) rotineiramente como um exame que utiliza radiação ionizante para mostrar alterações nos pulmões, coração e ossos do da coluna e costelas do tórax.

Ao acrescentar OIT no rx de tórax, estamos utilizando uma convenção internacional do trabalho, com informações registradas durante a interpretação do exame voltado para doenças ocupacionais.

As sociedades de radiologia de todos os países procuraram desenvolver um método capaz de ser usado em qualquer canto do planeta na interpretação da radiologia de tórax para registrar as alterações decorrentes de exposição a poluentes em áreas de trabalho de um colaborador.

E o que é Classificação Radiológica da OIT?

No relatório gerado pelo radiologista é descrito além dos dados do paciente, detalhes do laudo de raio x de tórax OIT voltado para a classificação das pneumoconioses, como:

  1. Número do Rx
  2. Leitor
  3. Rx digital ou analógico
  4. Qualidade técnica
  5. Anormalidade do parênquima pulmonar consistente com pneumoconiose
  6. Pequenas opacidades
  7. Anormalidades pleurais consistentes com pneumoconiose
  8. Placas neurais
  9. Obliteração de seios costofrênicos
  10. Espessamento pleural difuso
  11. Outras anormalidades
  12. Símbolos
  13. Comentários

Para que serve o Rx de Tórax OIT?

Realização e análise do Rx de tórax OIT

Realização e análise do Rx de tórax OIT

O rx do tórax OIT é capaz de registrar as imagens dos ossos, órgãos internos do tórax, padrão de acometimento do pulmão pela sílica  e estruturas como o coração e vasos sanguíneos, por meio do raios x.

Com ele, é possível verificar a presença de fraturas, doenças ósseas, tumores no parênquima pulmonar, além de outros problemas clínicos em geral, além de acompanhar a evolução de tais doenças.

Benefícios do Rx de Tórax OIT para o trabalhador

O médico do trabalho ao aplicar o PCMSO na empresa, irá determinar a realização ou não do rx tórax OIT de acordo com a atividade do trabalhador.

De maneira prática, o rx de tórax registra de maneira clara a condição de saúde do colaborador antes do início das atividades, durante todo o tempo que ele permanece ativo na empresa e na sua demissão.

Se em algum momento desse acompanhamento com radiologia do tórax seriada o médico do trabalho observar alguma anormalidade no laudo de rx de tórax OIT, será possível indicar medidas de proteção e até mesmo remanejar para outro setor da empresa.

A documentação da condição de saúde do trabalhador através da realização desse tipo de rx vai contribuir para que mesmo em outros locais de trabalho que esse colaborador venha a desempenhar suas atividades, continue protegido contra poluentes como sílica.

Imagine a segurança em poder mudar de emprego, ir até para outro país e poder aproveitar os mesmos exames comparativos sem necessitar de novos exames.

A aceitação desses exames em qualquer lugar do planeta traz segurança e modernidade para qualquer serviço que oferece esse recurso.

Realização e análise do Rx de tórax OIT

Realização e análise do Rx de tórax OIT

Realização e análise do Rx de tórax OIT

Quem executa o Rx de tórax é um técnico em radiologia, mas o resultado é dado por um médico radiologista, apto a descrever e interpretar as alterações que forem encontradas.

A telemedicina tem sido extremamente útil na elaboração de laudos de raio X de tórax OIT, especialmente para clínicas de comunidades pequenas, que não contam com um médico radiologista especialista em padrão OIT.

É importante lembrar que a execução técnica do Rx de tórax comum e para interpretação no padrão OIT é a mesma, o que muda é a forma do radiologista interpretar.

O padrão OIT no rx do tórax, seguido atualmente na interpretação do exame, garante maior segurança e credibilidade.

A Sociedade Brasileira de Radiologia criou um modelo de laudo padrão que é aceito em qualquer serviço.

Com isso fica muito fácil fazer o acompanhamento das modificações que podem ocorrer ao longo da vida do colaborador.

Um pouco sobre a origem do RX

Os raios X foram descobertos em 1895, pelo físico Wilhelm Conrad Rontgen, enquanto estudava um tubo de raios catódicos em sua residência.

O princípio do tubo é um vidro, dentro do qual se colocava um material condutor que, quando aquecido, emitia elétrons, que ficaram conhecidos como raios catódicos.

Em um de seus experimentos, Rontgen percebeu que ao ligar esse tubo, uma placa feita de um material fluorescente brilhou. Esse brilho logo se apagou ao desligar o tubo.

Mais tarde, o físico fez com que aqueles raios que saíam do tubo atravessassem a mão da esposa até chegarem a uma chapa fotográfica do lado oposto.

Depois, foi possível ver uma imagem dos ossos dela revelada na chapa.

Basicamente, foi assim que o raio X foi descoberto.

O uso do Rx de tórax OIT na Medicina do Trabalho

O RX de tórax OIT é o exame que segue as determinações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), visto que o RX é bastante solicitado no contexto laboral.

No ano de 1930, a OIT estabeleceu esse padrão que inclui a revisão e a edição de classificação radiológica das pneumoconioses, ou seja, das doenças pulmonares provocadas pela inalação de poeira, bem típicas de determinados ambientes de trabalho.

Quando os trabalhadores podem fazer o RX de tórax padrão OIT, a sua qualidade de vida melhora exponencialmente.

Afinal, o exame realizado dentro do que é descrito pela Organização internacional do trabalho pode identificar essas doenças pulmonares a tempo de que sejam tratadas.

Também serve para que o empregador avalie o ambiente de trabalho que está oferecendo aos seus colaboradores e faça as adequações necessárias.

No Brasil, é utilizada a versão 2014 do RX padrão OIT, que está prevista em nossa legislação trabalhista como alternativa de interpretação dos exames radiológicos, tanto para exames admissionais e demissionais, quanto para acompanhamento periódico de trabalhadores expostos à poeira.

Em 2014 foi padronizado uma nova versão de laudo único para todos os serviços, assim o médico do trabalho poderá comparar de forma exata as modificações que ocorreram ao longo do tempo de exposição aos produtos com risco de desenvolver patologias pulmonares.

A qualidade do laudo de RX de Tórax OIT é igual em qualquer lugar do mundo

Como segue padrões de marcações internacionais exatas, não importa onde foi feito, será possível saber de forma segura o que modificou no exame do ano seguinte.

Abaixo mostro um laudo real de como o sistema da Telemedicina Morsch disponibiliza para o cliente o modelo sugerido para o acompanhamento de doenças pulmonares.

Modelo de laudo de rx de tórax padrão oit

Modelo de laudo de rx de tórax padrão oit

A telemedicina tem melhorado a interpretação de exames de RX nesse padrão, porque, por meio dela, não é necessário que cada clínica tenha um radiologista.

Especialistas da Telemedicina Morsch que moram em qualquer lugar que tenha internet, por meio da plataforma de Telemedicina em nuvem, podem fazer uma interpretação precisa do exame e liberar o laudo médico em minutos.

É uma facilidade a mais para que empresas e trabalhadores recebem laudos médicos confiáveis, para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Com esse recurso tecnológico, todos saem ganhando, especialmente em cidades menores, onde muitas vezes faltam profissionais.

O que acha de espirometria complementar para acompanhar o colaborador?

O que acha de espirometria complementar para acompanhar o colaborador?

O que acha de espirometria complementar para acompanhar o colaborador?

Sim, precisamos lembrar que muitas alterações iniciais não vistas no RX de tórax, portanto, devemos nos aliar a espirometria ocupacional  como método complementar para uma triagem mais precisa e inicial das doenças do parênquima pulmonar.

A Telemedicina Morsch como parceira da Medicina do Trabalho

A Telemedicina Morsch como parceira da Medicina do Trabalho

A Telemedicina Morsch como parceira da Medicina do Trabalho

É possível ter acesso a exames de rx de tórax OIT através da Telemedicina Morsch.

O serviço que deseja realizar o rx do tórax OIT pode automaticamente enviar o arquivo em DICOM para nosso PACS em nuvem e no mesmo dia irá receber o laudo interpretado por radiologista capacitado para assinar esse tipo de rx.

A espirometria ocupacional também é uma realidade nas principais clínicas de medicina do trabalho e a Telemedicina auxilia na interpretação dos exames e entrega os laudos médicos em minutos.

O cliente pode utilizar seu próprio aparelho ou contratar um espirômetro em comodato onde paga uma mensalidade e recebe 30 laudos mensais de cortesia.

Conclusão

 

Neste artigo eu descrevi o conceito de rx de tórax padrão OIT, indicações, benefícios, classificação e indiquei a complementação do acompanhamento dos colaboradores expostos a poluição com sílica a realizar espirometria ocupacional.

Acompanhar os colaboradores que estão expostos a doenças pulmonares em seu local de trabalho está cada vez mais fácil e com registro exato da sua evolução.

É possível utilizar tanto a Espirometria para diagnóstico inicial, quanto o Rx de Tórax padrão OIT para registrar anualmente sua evolução.

Esses dados coletados podem ser comparados com exames realizados em qualquer lugar do planeta, visto que é seguido uma convenção internacional.

A reprodução das informações em outros serviços terá a mesma validade e segurança por se tratar de uma norma, uma convenção que todos os radiologistas devem seguir.

Avalie se o seu serviço está preparado para o futuro e fique á vontade para discutir sobre os exames que podem lhe ajudar em sua clínica.

Compartilhe nas redes, assine nosso blog para receber novidades semanais em seu e-mail!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin