Laudo de ressonância magnética: como funciona, vantagens e como contratar
O laudo de ressonância magnética traz importantes resultados para a investigação de doenças complexas.
Seu principal objetivo é permitir a descrição de diferentes partes do corpo humano com nível de detalhamento milimétrico.
Isso acontece a partir de imagens de alta resolução geradas pelo aparelho de ressonância.
O que dá suporte ao diagnóstico de tumores, quadros inflamatórios, acidente vascular cerebral (AVC), hérnia de disco e outras patologias.
Neste artigo, você vai conferir tudo sobre o resultado da ressonância magnética e as principais características e benefícios do laudo a distância na telemedicina.
O que é laudo de ressonância magnética?
O laudo de ressonância magnética é um documento médico que resulta da avaliação de um especialista após a realização de uma ressonância magnética.
Estamos falando sobre um método de diagnóstico por imagem avançado, que oferece maior assertividade ao tratamento de doenças complexas.
Exame não invasivo e indolor para o paciente, a RM utiliza um aparelho conectado a um computador que fornece imagens nítidas e claras sobre o interior do organismo humano.
Atualmente, é considerada como o melhor exame de imagem disponível atualmente.
Com ele, é possível visualizar imagens com altíssima definição e clareza de órgãos internos.
E tudo isso por meio de um campo magnético gerado pelo aparelho de ressonância sem emitir radiação ionizante.
Ao contrário do que ocorre em uma tomografia computadorizada, por exemplo.
Principais informações do laudo de RM
Assim como qualquer outro laudo médico de exame complementar, o laudo de RM deve conter campos referentes ao paciente, ao procedimento, suspeita clínica, médico e estabelecimento de saúde.
A estrutura básica deve apresentar:
- Nome completo do paciente
- Nome e endereço do local onde o exame foi feito
- Nome do médico solicitante
- Data de realização do exame
- Justificativa para a solicitação
- Conduta e descrição detalhada do exame
- Hipótese diagnóstica
- Informações adicionais sobre o paciente, como idade, peso, altura, etc.
- Assinatura do médico responsável pelo laudo.
Geralmente, o laudo informa resultado normal ou alterado, indicando se existem anormalidades que sustentam ou afastam a suspeita do médico solicitante.
Como ocorre a interpretação e laudo de ressonância magnética?
A técnica empregada na RM parte da formação de um campo magnético através de um grande ímã presente no equipamento de ressonância, que exerce influência sobre os átomos de hidrogênio das células do organismo.
Em outras palavras, o campo resulta num realinhamento em partículas que, junto a ondas de radiofrequência, permite a formação dos registros de diferentes partes do corpo.
O sinal é transmitido ao computador da sala de comando, que possui um algoritmo específico para decodificá-lo, transformando-o em imagens de alta resolução — formadas ponto a ponto numa matriz.
Reservada a um médico radiologista especializado na área do exame, a interpretação de imagens de RM deve considerar diferentes fatores.
Entre eles, o posicionamento radiológico, efeito da inspiração e outros detalhes anatômicos e funcionais.
Cada tópico é analisado e comparado a parâmetros de normalidade para apontar resultado normal ou alterado no laudo de ressonância.
Achados, técnica empregada e recomendações são anotadas nesse documento, que recebe ainda data e assinatura antes de ser entregue ao paciente e/ou encaminhado ao médico que fez a solicitação do exame.
O que o laudo de ressonância pode apontar?
Muitas vezes, a ressonância é usada para avaliar partes moles, evidenciando anormalidades que dificilmente seriam vistas em outros exames radiológicos.
Principalmente porque em outros métodos populares, como no raio-X e tomografia, a nitidez das imagens depende de sua densidade, o que prejudica a visualização de órgãos, cartilagens e demais tecidos moles.
Além disso, a RM apresenta ampla resolução espacial, permitindo a visualização de pequenas alterações e, por consequência, o diagnóstico precoce de diferentes tumores, por exemplo.
Os agravos à saúde mostrados nas imagens dependem da área examinada, contudo, listo alguns dos mais comuns abaixo:
- Rompimento de ligamentos no joelho, pulso ou ombro
- Desgaste de articulações e quadros inflamatórios como a tendinite
- Pequenas fissuras ou fraturas
- Rupturas nos ossos do quadril de pacientes com osteopenia (perda de massa óssea)
- Hérnia de disco e outros problemas na coluna vertebral
- Tumores cerebrais, como na glândula pituitária
- Esclerose múltipla e outras doenças degenerativas
- Isquemia cerebral e AVC hemorrágico, incluindo sequelas
- Doenças vasculares como aterosclerose e trombose venosa profunda, estudadas por meio da técnica de angioressonância — que mostra o interior dos vasos sanguíneos.
A seguir, apresento o laudo de ressonância magnética na telemedicina.
Como funciona o laudo de ressonância magnética à distância?
Por trazer uma grande variedade de sequências de imagens, a RM é um método sensível, cuja avaliação requer o conhecimento de um radiologista apto.
Essa é uma tarefa que pode ser delegada a especialistas de um portal de telemedicina, o que diminui o custo da operação e aumenta o leque de serviços ofertados.
Nesse cenário, a emissão de laudos online funciona de forma bastante simples.
Por meio de um software de telemedicina em nuvem, clínicas ficam 24 horas por dia conectadas à empresa de telemedicina e à sua equipe de profissionais.
As unidades de saúde realizam o exame com a ajuda de equipamentos digitais, que permitem que os dados coletados sejam rapidamente disponibilizados na plataforma.
Em seguida, o exame é acessado pela equipe de especialistas da empresa de telemedicina, que realiza a análise e elaboração dos telelaudos.
Finalmente, os laudos são assinados digitalmente e liberados no mesmo sistema. Isso permite que o documento seja visualizado por qualquer pessoa com login e senha, ou impresso.
É assim que o processo de telediagnóstico oferece agilidade e flexibilidade para o trabalho do médico que solicitou o exame.
Vantagens do laudo de ressonância magnética à distância
Ao conhecer o funcionamento do laudo de ressonância magnética à distância, você já deve ter percebido alguns de seus benefícios.
Falo mais sobre eles agora, destacando as vantagens para estabelecimentos de saúde e para pacientes.
Benefícios para clínicas e hospitais
Veja como clínicas, hospitais e os próprios profissionais de saúde se beneficiam dos laudos online:
1. Os laudos de ressonância magnética ficam salvos na nuvem
A plataforma de telemedicina para emissão de laudos à distância trabalha com a tecnologia de armazenamento na nuvem (local seguro da internet).
Isso diminui os riscos de perda ou danos aos documentos, além de organizar melhor os arquivos e permitir a busca de informações de pacientes a qualquer momento, de forma fácil.
2. Laudos de RM à distância emitidos 24 horas por dia
Com a parceria de uma empresa de telemedicina, a clínica não precisa mais de prazos longos para entregar os resultados de exames online.
Eles saem no mesmo dia, disponibilizados em poucos minutos.
Isso sem falar na vantagem de ter à sua disposição uma equipe de especialistas 24 horas por dia, sete dias por semana.
Independente do horário ou da data, a clínica poderá realizar exames e emitir laudos com rapidez e qualidade.
3. Disponibilidade de segunda opinião médica especializada
Ao utilizar a plataforma de telemedicina e laudos a distância, a clínica conta com uma equipe de médicos especialistas que podem dar apoio na análise de laudos e uma segunda opinião sobre os resultados.
Significa que, se houver dúvida sobre um diagnóstico, é só contatar a empresa de telemedicina parceira em poucos cliques.
4. Aumento da produtividade sem afetar a qualidade técnica dos laudos
A utilização de laudos de RM à distância permite que os médicos da clínica passem menos tempo produzindo laudos e os direciona exclusivamente para a realização de exames e atendimento aos pacientes.
Isso permite um aumento da produtividade, mas sem que a qualidade técnica dos laudos seja afetada, uma vez que eles são produzidos por uma equipe altamente qualificada.
Benefícios para pacientes
Veja, agora, as principais vantagens dos laudos de RM à distância para os pacientes:
1. Resultados rápidos e diagnósticos mais precisos
Como já vimos, o laudo de ressonância magnética a distância permite que as clínicas tenham acesso a especialistas para analisar os exames e entregar os laudos com rapidez.
Por meio da plataforma de telemedicina, os exames são enviados para a equipe de especialistas que, em poucos minutos, avalia os resultados e devolve o laudo completo de forma precisa e rápida.
Com isso, o paciente não precisa mais aguardar horas (e até dias) para ter o resultado do exame complementar.
2. Disponibilidade da ressonância magnética em locais remotos
São muitas as localidades no país que não possuem médicos especialistas ou têm poucos profissionais por perto.
Isso não só gera atrasos, como, em alguns casos, inviabiliza a oferta do exame.
Como consequência, o paciente precisa buscar a solução em outra cidade ou até em outro estado.
É algo que não acontece quando é disponibilizado o laudo de RM à distância.
Ele permite que centros de saúde tenham acesso a especialistas de outras regiões, sendo possível a realização desse exame em lugares afastados dos centros urbanos sem que haja necessidade de deslocamento.
3. Menor tempo de espera para realização do exame
A telemedicina e a emissão de laudos à distância permite uma maior agilidade nos processos, o que faz com que os profissionais de saúde possam atender mais pessoas e diminuir as filas de espera para a realização de exames.
Afinal, basta investir em equipamentos e no treinamento de um médico generalista ou técnico em radiologia para conduzir os procedimentos, que serão interpretados remotamente.
Dessa forma, o telediagnóstico dá suporte para reduzir problemas como a superlotação dos hospitais, o que beneficia os pacientes.
Como contratar laudos de RM a distância na telemedicina
Para obter o laudo eletrônico, é preciso investir numa infraestrutura básica, dispondo de computador e internet banda larga para uma conexão estável.
Além, é claro, do aparelho de RM, que deve ser instalado numa sala adaptada para a realização do exame, e de um profissional habilitado para conduzir o procedimento.
Ademais, é preciso contratar uma parceira de telemedicina que ofereça o serviço de telediagnóstico, mantendo um time de especialistas para laudar os exames.
Na hora de escolher sua parceira, lembre-se de considerar:
- Se o sistema de telemedicina online possui registro no CRM local e um responsável técnico com CRM e RQE ativos
- Se a plataforma atende à legislação vigente, a exemplo da LGPD, oferecendo mecanismos de proteção como a criptografia de ponta a ponta
- A reputação da empresa de telemedicina, que pode ser investigada em sites como o Reclame Aqui
- A opção de envio automático das imagens ao sistema PACS da empresa
- Disponibilidade de serviços agregados interessantes para sua equipe
- Melhor custo-benefício, a fim de aumentar a eficiência na sua clínica.
Saiba como escolher o seu provedor de telemedicina.
Telemedicina Morsch é referência em laudos de ressonância magnética
Para laudos com qualidade, agilidade e ótima relação custo-benefício, não hesite em contar com os serviços da Telemedicina Morsch.
Com uma plataforma de telemedicina intuitiva e uma equipe completa de especialistas nas mais diversas áreas da medicina, a Morsch é a sua parceira ideal.
Oferecemos um sistema que funciona 24 horas por dia, sem interrupções, garantindo maior agilidade na entrega de laudos com toda a comodidade e eficiência de uma plataforma a distância, em total conformidade com a legislação brasileira.
Além do laudo a distância de ressonância magnética, nossa equipe está sempre a postos para interpretar outros exames de imagem e de especialidades como cardiologia, neurologia e pneumologia.
Disponibilizamos, ainda, os seguintes serviços para otimizar sua rotina:
- Segunda opinião médica
- Teleconsultoria para esclarecer dúvidas amplas de saúde
- Teleconsulta integrada ao prontuário eletrônico
- Aluguel em comodato para reduzir custos com equipamentos e muito mais!
Conheça todas as vantagens de ter a Morsch como parceira do seu negócio aqui!
Conclusão
Agora que você conhece mais sobre o laudo de ressonância magnética, o que ainda está esperando para oferecer esse exame em sua clínica médica?
Com o suporte da telemedicina radiológica, dá para ampliar o portfólio sem precisar investir grandes quantias na contratação de médicos especialistas.
Aproveite para testar grátis a plataforma Morsch hoje mesmo, e conferir na prática cada benefício dos laudos online.
Se o artigo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais.
Acompanhe mais novidades sobre radiologia em nosso blog.