Técnico em radiologia: o que faz, formação e importância

Por Dr. José Aldair Morsch, 15 de agosto de 2022
Técnico em radiologia

Técnico em radiologia é um profissional indispensável em serviços de diagnóstico por imagem.

Além de ambientes que trabalham com medicina nuclear, radioterapia e até radiologia industrial.

Afinal, ele se dedica a atividades relativas ao preparo de ambientes e do paciente para exames radiológicos, incluindo o uso de contraste.

Isso requer conhecimentos sobre as tecnologias, riscos da radiação ionizante e protocolos de saúde.

Se você deseja saber mais sobre a rotina, tarefas e o mercado para essa categoria profissional, avance na leitura deste texto que preparei sobre o assunto.

Vou abordar também o papel do técnico em radiologia na otimização da entrega de laudos médicos com o suporte do sistema de telemedicina.

Acompanhe até o final para saber tudo a respeito.

O que é técnico em radiologia?

Técnico em radiologia é um profissional de nível médio que atua nas rotinas de preparação e condução de métodos diagnósticos por imagem.

Para isso, ele aprende sobre o funcionamento de equipamentos, obtenção de imagens radiológicas, posicionamento do paciente, etc.

Seu papel é fundamental para a realização de uma série de exames.

Entre eles, estão:

  • Raio X: procedimento que emprega radiação ionizante para formar uma fotografia interna de uma parte do corpo
  • Tomografia computadorizada: também utiliza raios X, porém, obtêm diversos cortes transversais de uma mesma região, graças ao tubo giratório do tomógrafo
  • Mamografia: corresponde a uma radiografia das mamas, que serve especialmente para o diagnóstico e rastreio do câncer de mama
  • Densitometria óssea: é como uma radiografia dos ossos, permitindo detectar perdas desse tecido devido à osteoporose
  • Ressonância magnética: usa um campo magnético para produzir imagens de alta resolução de uma área interna do organismo.

A seguir, explico o que esse profissional faz no dia a dia além dos exames médicos.

O que faz um técnico em radiologia?

Como citei no início do artigo, o técnico em radiologia tem vários campos de atuação.

O mais conhecido se refere à medicina diagnóstica, que vem avançando na esteira das inovações tecnológicas das últimas décadas.

Os exames que mencionei acima fazem parte dessa área, que se dedica à investigação de doenças por meio de diferentes métodos, incluindo os procedimentos radiológicos.

Clínicas, hospitais, consultórios e laboratórios são locais de trabalho para o técnico que deseje atuar em medicina diagnóstica.

Assim como na medicina nuclear, que usa radiofármacos para realizar exames e tratamentos.

Tais substâncias favorecem o diagnóstico precoce, pois evidenciam alterações nos tecidos humanos mesmo quando não há mudanças anatômicas.

Ainda na área da saúde, o técnico em radiologia pode atuar em radioterapia que, como define o Instituto Nacional do Câncer (Inca):

“É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem”.

Fora do setor da saúde, o técnico pode atuar em radiologia industrial, utilizando técnicas de emissão de radiação para controle de qualidade, esterilização de produtos, segurança em aeroportos, fronteiras, presídios, entre outros.

Indústria alimentícia, farmacêutica, de bebidas, embalagens, fertilizantes e até mineradoras oferecem oportunidades de trabalho em radiologia industrial.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, as atividades do técnico em radiologia englobam:

  • Realizar exames radiográficos convencionais
  • Processar filmes radiológicos
  • Preparar soluções químicas e organizar a sala de processamento
  • Preparar o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultrassonografia
  • Auxiliar na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia
  • Acompanhar a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente.

Importante destacar ainda o papel desse profissional nas emergências.

Qual a função do técnico em radiologia na emergência?

Emergências são situações que representam ameaça à vida do paciente, exigindo atenção imediata das equipes de saúde.

Dependendo do tipo de lesão ou injúria, o tratamento poderá se beneficiar de métodos de diagnóstico por imagem.

É o caso de traumas, fraturas e ferimentos por objetos, que pedem uma avaliação prévia para que o médico escolha a conduta adequada.

Poderá ser uma cirurgia, administração de medicamentos ou estabilização do paciente crítico.

Nesse cenário, o técnico em radiologia pode prestar suporte à equipe médica, auxiliando no preparo e realização de exames.

Cabe a ele zelar pela preparação e administração de contraste, por exemplo, organização da sala ou aquisição do equipamento portátil que será utilizado para o exame.

Como se tornar um técnico em radiologia?

Para se tornar técnico em radiologia, o único pré-requisito costuma ser a conclusão do Ensino Médio.

Por ser técnica, essa formação tem como objetivo a preparação profissional de maneira ágil, permitindo que os alunos se formem até dois anos após iniciarem os estudos.

Contudo, não significa que a jornada seja fácil, pois será preciso estudar uma série de especificidades referentes aos procedimentos radiológicos.

E à proteção contra radiação ionizante, que é comprovadamente cancerígena e deve ser atenuada por meio de rotinas preventivas.

Após ser aprovado em todas as disciplinas e concluir o curso com no mínimo 1,2 mil horas, o técnico em radiologia ainda necessita de registro no conselho de classe para trabalhar na área.

No caso, ele deve ter cadastro ativo no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) de sua jurisdição.

Portanto, conferir o registro dos profissionais é um caminho para confirmar que estão aptos a desempenhar as tarefas como técnicos em radiologia.

Profissional de radiologia

Técnicos em radiologia podem realizar vários tipos de exames de imagem, como raio-x e mamografia

O que estuda um técnico em radiologia?

O técnico em radiologia reúne conhecimentos em anatomia, exames radiológicos e captação de imagens internas do organismo.

Para tanto, os cursos da área abordam informações sobre:

  • Posicionamento em radiologia, que contribui para a obtenção de imagens conforme os planos descritos no pedido médico
  • Parâmetros de qualidade para o registro de imagens radiológicas
  • Funcionamento dos diferentes tipos de aparelho de raio X, como os fixos, portáteis, mamógrafos e equipamentos DXA para densitometria óssea
  • Funcionamento do tomógrafo e equipamento de ressonância magnética
  • Como operar os aparelhos que viabilizam exames radiológicos
  • Diferentes técnicas de tratamentos por radioterapia
  • Medicina nuclear diagnóstica e terapêutica
  • Coleta, processamento, revelação e manuseio de imagens radiológicas
  • Manipulação e administração de meios de contraste (compostos que evidenciam certas estruturas, tornando-as mais nítidas nas imagens de exames)
  • Cuidados de proteção radiológica
  • Conduta diante de urgências e emergências.

Os estudos são divididos em aulas teóricas e práticas, e devem ser complementados por um estágio supervisionado de 400 horas.

Afinal, essa é uma carreira na área da saúde e, portanto, requer saberes práticos para garantir a segurança do paciente, prevenindo danos evitáveis.

Um exemplo está na regulação da quantidade de radiação ionizante emitida a cada exame.

Como esse tipo de raios tem relação com o câncer, é fundamental diminuir a exposição do paciente para evitar seu adoecimento.

Quando a exposição é alta e contínua, o efeito cumulativo eleva as chances de desenvolver patologias.

Qual a diferença entre técnico e tecnólogo em radiologia?

Atualmente, é comum ouvir falar em técnico e tecnólogo em radiologia, o que faz muita gente confundir as duas profissões, que são diferentes.

Começando pela formação, já que o técnico corresponde a um profissional de nível médio, enquanto o tecnólogo tem nível superior.

A grade curricular é mais extensa e exige pelo menos um ano de estudos a mais que o técnico em radiologia.

O curso superior tem duração média de três anos, permitindo abordar temáticas como química, técnicas especiais para ultrassom e gestão de projetos.

Para ingressar no tecnólogo, também não há grandes exigências – geralmente, basta a conclusão do Ensino Médio.

O tecnólogo adquire uma visão mais ampla, ao passo que o técnico consegue maior prática na condução de exames de imagem.

Nesse contexto, ambos os profissionais podem fazer parte de uma mesma equipe, atuando de maneira complementar para qualificar a oferta de procedimentos radiológicos em hospitais, clínicas e laboratórios.

Também é comum que o profissional comece cursando técnico em radiologia para, mais tarde, completar a formação por meio do curso superior.

Ou seja, essa é uma forma de crescer na carreira e conquistar cargos de liderança.

Vale lembrar que esses profissionais são capacitados para a realização de exames radiológicos e têm noções dos resultados, mas a interpretação é restrita ao médico radiologista.

Essa é uma determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Para estar apto a laudar radiografias, tomografias e outros procedimentos, o médico deve cursar especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem aprovada pelo CFM.

O que implica em pelo menos nove anos de estudo, uma vez que a graduação em medicina tem duração mínima de seis anos e a especialização, três.

Quanto ganha um técnico em radiologia?

O salário do técnico em radiologia pode variar conforme a região do país, empresa contratante e nível de experiência do profissional.

Segundo o site Glassdoor, a remuneração média fica em R$ 2.713 no Brasil.

Profissionais em início de carreira podem receber R$ 2 mil mensais, enquanto o salário daqueles com mais de oito anos de atuação pode ultrapassar R$ 4 mil.

Conforme determina o Art. 16 da Lei 7.394/85, que regula a profissão:

“O salário mínimo dos profissionais, que executam as técnicas definidas no Art. 1º desta Lei, será equivalente a 2 (dois) salários mínimos profissionais da região, incidindo sobre esses vencimentos 40% (quarenta por cento) de risco de vida e insalubridade”.

A insalubridade fica caracterizada devido à exposição ocupacional crônica às radiações ionizantes, que têm o potencial de causar doenças.

Como está o mercado de trabalho para técnico em radiologia?

Que os técnicos em radiologia sempre foram requisitados em diferentes estabelecimentos de saúde, não há dúvida.

A profissão foi reconhecida no Brasil em 1985, por meio da já citada Lei 7.394.

Desde aquela época, havia demanda razoável por esses profissionais, em especial por causa dos avanços tecnológicos nos exames de imagem.

É muito importante contar com pessoas capacitadas para obter registros de qualidade, capazes de confirmar ou afastar uma suspeita clínica.

Além de permitir o acompanhamento do progresso de diversos tipos de tratamento.

Porém, a procura por técnicos em radiologia aumentou 732% no primeiro semestre de 2020, em comparação a 2019, alcançando patamares surpreendentes.

O dado foi levantado pela consultoria Catho e divulgado pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER).

Segundo a entidade, o boom nas contratações de técnicos foi reflexo da pandemia de covid-19, pois o diagnóstico de casos graves era facilitado por métodos radiológicos.

Um dos indícios é a presença de opacidades parecidas com vidro fosco nos pulmões de doentes com pneumonia provocada pelo coronavírus.

Esse padrão de mancha pulmonar é visto através das imagens da tomografia computadorizada (TC), comumente realizada por técnicos em radiologia.

Técnico de raio X

Técnicos em radiologia devem ser capacitados para obter imagens de qualidade, que confirmem ou afastem suspeitas

Telemedicina radiológica: como agilizar a emissão de laudos

Telemedicina radiológica é uma disciplina que possibilita o compartilhamento de exames de imagem de forma segura e ágil.

Viabilizada pela plataforma de telemedicina, essa dinâmica resulta na emissão de laudos a distância, diminuindo a sobrecarga para os médicos radiologistas in loco.

Para aproveitar essas vantagens, basta treinar o técnico em radiologia e contar com a parceria de uma empresa moderna, como a Telemedicina Morsch.

O técnico, então, realiza os exames radiológicos normalmente e envia os registros pelo nosso software.

Caso precise de capacitação extra, ele pode acessar nossos treinamentos remotos, disponíveis 24 horas por dia no sistema.

Assim que as imagens radiológicas são inseridas na plataforma, um especialista do time Morsch inicia sua avaliação e interpretação.

O radiologista anota detalhes de sua análise no laudo online, assinado digitalmente para garantir a autenticidade.

Por fim, ele libera o documento no sistema, onde pode ser acessado pela equipe médica em poucos cliques.

Pacientes e acompanhantes também podem conferir o laudo, desde que tenham login e senha.

Isso porque o software Morsch conta com proteção por mecanismos de autenticação e criptografia.

Leve já essa comodidade para sua clínica ou hospital, clicando aqui.

Conclusão

Neste artigo, você conferiu um panorama completo sobre a profissão de técnico em radiologia, incluindo as atividades e situação do mercado de trabalho.

Contratar profissionais capacitados é fundamental para o bom funcionamento dos serviços radiológicos, compondo equipes qualificadas para captar, processar, compartilhar e interpretar os exames de imagem.

Outra boa pedida está na parceria com a Telemedicina Morsch, que reforça sua equipe de especialistas disponibilizando laudos digitais em minutos.

Se o conteúdo foi interessante para você, compartilhe nas redes sociais.

Assinando nossa newsletter, você recebe os próximos textos em primeira mão.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin