Como fazer faturamento de plano de saúde: dicas e passo a passo

Por Dr. José Aldair Morsch, 12 de agosto de 2022
Como fazer faturamento de plano de saúde

Você sabe como fazer faturamento de plano de saúde?

Num primeiro momento, essa tarefa parece simples, pedindo apenas o preenchimento e envio de documentos à operadora do convênio médico.

Só que, na prática, trata-se de uma atividade burocrática e cheia de detalhes que facilitam erros, atrasam pagamentos e prejudicam as receitas da clínica ou consultório.

Um exemplo conhecido são as glosas médicas, que ocorrem quando há erros ou divergências quanto à documentação.

Foi pensando em evitar problemas com o faturamento que preparei este conteúdo.

Continue lendo e confira um passo a passo completo.

Também separei dicas e opções para reduzir as chances de erro usando um sistema de telemedicina.

Como fazer faturamento de plano de saúde: passo a passo

É comum que médicos e outros profissionais de saúde tomem o caminho do empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio.

Afinal, essa é uma forma de aplicar os conhecimentos técnicos, montar sua cartela de pacientes e elevar as fontes de receitas.

Contudo, a gestão em saúde não deixa de ser gestão financeira como em outros ramos, exigindo o domínio de uma série de rotinas administrativas.

Isso inclui a cobrança e recebimento pelos serviços prestados a operadoras de planos de saúde.

O ideal é que você, como gestor, disponha de uma equipe administrativa e designe um funcionário para controlar o faturamento das guias de convênios médicos parceiros.

Esse colaborador ficará responsável pelo acompanhamento de cada etapa do faturamento, que são as seguintes:

Emissão de guia

Guia é o documento que registra cada atendimento via plano de saúde.

As guias têm sua própria numeração e devem ser assinadas pelo paciente assim que o procedimento é realizado.

Geração de lote

Pode-se definir o lote como um conjunto de guias referentes a um mesmo convênio médico, emitidas durante determinado mês.

Quando o período se encerra, é hora de agrupar os documentos para, assim, produzir um extrato com a descrição dos procedimentos.

É por meio desse extrato que a operadora do plano de saúde fará a remuneração da clínica, consultório ou hospital.

Hiato

O hiato corresponde ao período de processamento do lote pela operadora, o que costuma levar pelo menos 30 dias.

Terminado esse período, a empresa faz o pagamento pelos serviços comprovados por meio das guias.

Revisão do pagamento

Não é porque o pagamento foi feito que o processo de faturamento está finalizado.

Ainda falta a etapa de conferência das informações do lote, a fim de comparar o valor devido ao recebido.

Caso haja alguma divergência, será preciso contatar a operadora para entender o que aconteceu e, por vezes, recomeçar a dinâmica de faturamento daquele lote.

Isso resulta em desperdício de tempo e demora para o recebimento pelos serviços, prejudicando o orçamento da clínica.

A boa notícia é que existem maneiras de evitar essas situações, e trago algumas delas abaixo.

Importância do faturamento das contas médicas

Como adiantei na introdução do texto, fazer o faturamento de modo correto é fundamental para manter as contas no azul.

Porque essa atividade impacta diretamente nos rendimentos, agilizando ou atrasando a chegada de recursos importantes para o negócio.

E não falo apenas do faturamento do convênio médico, mas também do faturamento mensal, que discrimina as entradas e saídas no período.

Esses dados auxiliam no planejamento do próximo mês, evitando problemas para cobrir os custos de funcionamento da clínica.

Veja, então, alguns insights que ajudam com o processo:

  • Capacite os funcionários para que conheçam e conduzam os passos do faturamento de plano de saúde
  • Estabeleça um fluxo de trabalho padrão, cobrindo desde a emissão da guia até a conferência dos pagamentos
  • Não deixe acumular muitas guias, pois o lançamento de várias guias e lotes de uma só vez aumenta as chances de erros no preenchimento
  • Mantenha todos os arquivos organizados em planilhas. Ou, melhor ainda, num sistema integrado que tenha ampla acessibilidade, como o prontuário eletrônico do paciente
  • Revise as informações antes de fechar o lote. Isso ajuda a evitar glosas médicas.

Importante dizer ainda que essas boas práticas diminuem as chances de erros no processo.

Como montar faturamento de plano de saúde

O faturamento das contas médicas auxilia no planejamento do próximo mês, evitando problemas de custos

O que é guia faturada?

Guia faturada é aquela que pertence a um lote já processado e pago.

Mesmo após o faturamento, pode ser preciso corrigir as informações na guia se houver glosas.

O que são glosas médicas e hospitalares?

Glosas médicas e hospitalares são divergências quanto às cobranças e outras informações repassadas à operadora do convênio médico.

Por consequência, o pagamento sofre redução ou não é realizado até a adequação da guia que motivou a glosa.

Esses eventos costumam prejudicar as receitas de muitos serviços de saúde, pois sua correção pode levar meses.

Afinal, a glosa só será detectada quando o pagamento for realizado ou durante a revisão do lote.

Terá início, então, um novo processo para adaptação da guia e prestação de esclarecimentos à operadora.

Como a telemedicina ajuda no faturamento de clínicas e hospitais

E se fosse possível armazenar todos os documentos do paciente num só local, com segurança e praticidade?

Usando o prontuário eletrônico da Telemedicina Morsch, sua equipe não precisa dedicar horas ao lançamento e conferência das guias do convênio médico.

Todos os registros referentes a um mesmo paciente são arquivados em conjunto na nuvem, com espaço ilimitado, o que dispensa sua guarda em papel.

O software de telemedicina ainda oferece a proteção de mecanismos como senhas e criptografia, sem deixar de dar acessibilidade a pessoas autorizadas.

Isso porque o sistema pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Além do histórico completo do paciente e faturamento TISS, nosso prontuário conta com funcionalidades como:

Clique aqui e conheça todas as vantagens para sua clínica, hospital ou consultório.

Conclusão

Ao final deste artigo, você conhece as etapas e como fazer o faturamento de plano de saúde.

Essa tarefa fica mais fácil com o uso do prontuário digital, que é um sistema completo de registro e armazenamento do histórico de saúde dos pacientes.

Para esses e outros serviços, você pode contar com a plataforma de Telemedicina Morsch.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin