Empreendedorismo na saúde: veja exemplos, benefícios, desafios e dicas

Por Dr. José Aldair Morsch, 18 de fevereiro de 2019
Empreendedorismo na saúde

O empreendedorismo na saúde é um campo promissor para quem deseja ajudar pessoas, fazer a diferença na sociedade e ter um negócio rentável.

Pautados em propósito, conhecimento e inovação, profissionais estão revolucionando o setor, agregando qualidade e tecnologia aos serviços prestados.

São esses esforços que têm ampliado o acesso da população a diagnósticos e tratamentos.

Empreender em saúde no Brasil envolve a superação não apenas de barreiras comportamentais, mas também éticas e legais.

Neste artigo, discorro sobre desafios e soluções para os atuais e futuros empreendedores da área da saúde.

Avance na leitura até o final.

O que é o empreendedorismo na saúde?

Empreendedorismo na saúde é um conjunto de comportamentos e ideias que levam à inovação na criação ou aprimoramento de produtos e serviços voltados ao setor.

Cultivar um espírito empreendedor gera transformações pessoais e atitudes que promovem impactos profundos no mercado e na sociedade.

Parafraseando o famoso filósofo Nicolau Maquiavel, empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades, e são capazes de transformar ambos em vantagem.

Para empreender na saúde, montar uma nova empresa não é exigência: é possível inovar em sistemas, aplicativos, equipamentos e até na melhoria de processos.

De acordo com o Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, tudo começa com o desenvolvimento de um comportamento empreendedor, que tem como características principais:

  • Busca de oportunidades e iniciativa
  • Persistência
  • Correr riscos calculados
  • Qualidade e eficiência
  • Comprometimento
  • Busca de informações
  • Estabelecimento de metas
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos
  • Persuasão e rede de contatos
  • Independência e autoconfiança.

 

Exemplos de empreendedorismo na área da saúde

Agora que já conhecemos o comportamento empreendedor, vamos detalhar alguns tipos de iniciativas.

As oportunidades se aplicam ao campo do diagnóstico, tratamento, equipamentos hospitalares e saúde digital – que usa tecnologias da informação e comunicação (TICs) com fins terapêuticos, de pesquisa, treinamento ou acompanhamento de patologias.

Peculiaridades do setor da saúde no Brasil

As oportunidades se aplicam ao campo do diagnóstico, tratamento, equipamentos hospitalares e saúde digital

Clínicas médicas

Modelo de negócio, atendimento e agilidade são alguns pontos com margem para a inovação em uma clínica médica.

Esse tipo de estabelecimento pode oferecer consultas, exames e tratamentos, mesmo aqueles que exijam pequenos procedimentos ambulatoriais.

Consultórios

Estabelecimentos menores e dedicados ao atendimento de apenas uma especialidade médica podem ser uma boa opção para quem está começando a empreender.

Novas tecnologias, como softwares para clínicas e consultórios e telemedicina, são opções para otimizar rotinas operacionais e a emissão de laudos médicos, agregando valor ao negócio e conquistando a satisfação dos pacientes.

Equipamentos médicos

A área de equipamentos médicos é uma das mais promissoras, justamente pelo avanço da tecnologia.

Mais recentemente, tem crescido a demanda por aparelhos digitais, como aqueles utilizados em exames de imagem.

Esse setor da indústria tem se concentrado cada vez mais em oferecer soluções que não dependem de fios e cabos, possibilitando a conexão com o computador via bluetooth e wireless.

Aplicativos médicos

Aplicativos já são amplamente utilizados na área da saúde, principalmente para prevenção e autocuidado.

Mas isso é só o início.

Empreender no desenvolvimento desse tipo de solução encontra um terreno fértil para inovações na área da saúde.

Startups

Por falar em inovação, as startups têm nela a sua principal premissa, funcionando em modelos de negócio escaláveis, com equipes e recursos enxutos.

Na área da saúde, destaco as healthtechs, que unem tecnologia a serviços de assistência e bem-estar.

Realidade virtual e gamificação são algumas das possibilidades para aproximar a teoria da prática durante o treinamento de profissionais de saúde, por exemplo.

Quais os benefícios de empreender na área da saúde?

Independentemente dos produtos e/ou serviços escolhidos, empreender na saúde agrega uma série de vantagens, incluindo as seguintes.

Mercado promissor

A área da saúde é promissora, especialmente quando aliada a novas tecnologias.

Um exemplo é o mercado mundial de imagens médicas, que deverá movimentar US$ 47,4 bilhões em 2030 com seus serviços, hardwares e softwares, de acordo com relatório da Grand View Research.

Já o mercado de healthtechs deverá alcançar US$ 504 bilhões em 2025, segundo projeções do Global Market Insights.

Esses números refletem grandes oportunidades para quem deseja atuar no mercado de saúde.

Realização profissional

Cuidados e assistência com o propósito de ampliar o bem-estar mostram a missão social dos negócios de saúde.

Seja um consultório médico, indústria de equipamentos e acessórios ou iniciativas que conscientizam sobre hábitos saudáveis, o investimento trará grande realização por sua capacidade de melhorar a qualidade de vida dos clientes. 

Isso, por sua vez, dará a motivação necessária para seguir em frente, mesmo diante de obstáculos comuns a qualquer jornada empreendedora.

Produtos e serviços inovadores

Muitas soluções diferenciadas nascem do empreendedorismo, que fomenta ideias “fora da caixa”.

Essa veia inovadora permite a criação de produtos e serviços que respondem a demandas antigas ou novas de um jeito inteligente.

Por exemplo, conferindo agilidade e diminuindo os erros na marcação de consultas e outras rotinas médicas, por meio do atendimento automatizado

Maior acesso às soluções

Empreendedores vêm dando suporte para democratizar o acesso à saúde no Brasil e mundo afora.

Usando os serviços de telemedicina, por exemplo, dá para reduzir e até acabar com as filas de espera para atendimento médico, que pode ser feito via teleconsulta.

Enquanto os resultados de exames online permitem a entrega de laudos de qualidade, mesmo em locais distantes dos centros urbanos.

Quais os desafios do empreendedorismo na saúde?

Como citei no início deste artigo, empreender no mercado brasileiro de saúde envolve algumas particularidades.

Para começar, é preciso conhecer o setor antes de colocar uma boa ideia em prática.

Ela deve ser adequada às normas de regulamentação, código de ética profissional e marketing médico, além de superar desafios inerentes ao setor.

Saiba mais sobre cada um deles abaixo.

Alta regulamentação do setor

Os estabelecimentos de saúde no Brasil precisam obedecer a uma série de normas para estar dentro da lei.

Antes mesmo de abrir um consultório, clínica ou hospital, é preciso obter licenças de funcionamento junto à Prefeitura, serviço de limpeza urbana municipal, vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros.

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também regula as exigências sobre equipamentos médicos, que devem ser rastreados desde sua aquisição até o descarte.

As atividades dos profissionais de saúde são regidas por resoluções e outros documentos emitidos por seus conselhos, a exemplo do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Além delas, existem regras de saúde e segurança no trabalho, como a Norma Regulamentadora 32 do Ministério do Trabalho.

Possui código de ética

Conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, saúde e assistência médica são componentes básicos para uma vida digna.

Para garantir esses serviços, os profissionais que atuam no segmento se comprometem com os direitos e deveres dos seus respectivos códigos de ética.

Segundo a ética na medicina, por exemplo, médicos não podem participar de experiências ou pesquisas envolvendo seres humanos com fins bélicos, políticos, étnicos ou eugênicos.

Marketing médico com restrições

Publicado pelo CFM, o Manual de Publicidade Médica tem como base o Código de Ética.

Ambos os documentos determinam que o marketing médico deve ser feito exclusivamente com caráter educativo, vedando quaisquer formas de sensacionalismo, autopromoção ou informações falsas.

Em outras palavras, médicos não podem ter seu nome ligado à divulgação de produtos relacionados à medicina, propaganda enganosa ou especialidades e tratamentos para os quais não estejam habilitados.

Usar a imagem de pacientes, ainda que com a autorização deles, também é proibido.

Negócios em saúde são vistos como serviço social

Devido ao caráter dos serviços prestados, pode ser difícil enxergar consultas, exames e tratamentos médicos como atividades de um negócio.

Porém, com exceção das unidades do SUS, os empreendimentos na área são empresas privadas.

Isso significa que eles precisam não apenas cobrir os gastos, como também gerar lucro para sustentar os sócios, pagar funcionários e dar retorno aos investidores.

O gestor que não tiver isso em mente pode se perder no caminho, negligenciar a atenção devida às finanças e causar sérios prejuízos à continuidade da empresa.

Responsabilidade em lidar com a vida

Embora sejam empresas, os estabelecimentos de saúde cuidam de uma área extremamente delicada para seus clientes.

Cada procedimento deve ser realizado com o máximo zelo e dedicação, pois exerce influência sobre o quadro de saúde do paciente.

Daí a importância de adotar a empatia e se esforçar por um atendimento humanizado, que considere os efeitos das consultas e tratamentos nas várias esferas da vida das pessoas.

Vencer esse desafio pede capacitação técnica, orientação e dedicação aos cuidados com o paciente.

Desafios do empreendedorismo na área da saúde

A área da saúde é promissora, especialmente quando aliada a novas tecnologias

Como empreender na saúde?

Apesar de gerar inovação, empreender não significa apenas criar algo totalmente do zero.

Muitas vezes, as ideias de sucesso partem da resposta a problemas antigos, ou mesmo de uma nova abordagem a uma antiga demanda.

Quer um exemplo?

A necessidade de perceber os movimentos levou à invenção de um braço mecânico diferenciado por pesquisadores da Clínica Cleveland, nos Estados Unidos.

Graças ao dispositivo vibratório implantado nos músculos que abrigam nervos redirecionados do braço, pacientes podem sentir os movimentos executados com a ajuda da prótese.

De fato, trata-se de uma grande descoberta.

Porém, para que se torne um empreendimento bem-sucedido, a ideia precisa ter o suporte de uma boa gestão, ser construída com tecnologia adequada e manter os padrões de qualidade.

Discorro sobre esse e outros pontos fundamentais para empreender na saúde a seguir.

Foque no público-alvo

Ideias inovadoras surgem como solução para um problema ou dor das pessoas.

Daí a importância de conhecer seu público, identificando desejos e necessidades para desenvolver um produto ou serviço adequado.

Pesquisas de mercado, avaliação da concorrência e feedbacks de clientes em potencial são um bom ponto de partida para adquirir essas informações.

Invista em conhecimentos sobre gestão

Por se identificarem com a área da saúde, muitos médicos, enfermeiros, psicólogos e outros colegas decidem empreender.

No entanto, nem sempre fica claro que essa empreitada exige diversos saberes relacionados à administração de empresas, como contabilidade, comunicação interna e recursos humanos.

Sem falar nas particularidades regulatórias que mencionei nos tópicos anteriores.

Recomendo que você aprenda sobre gestão em saúde antes de abrir um negócio, a fim de evitar dores de cabeça no futuro.

Planeje-se

A partir da ideia principal, conhecimentos sobre o público e gestão, você poderá montar um plano de negócios completo.

Esteja atento a demandas como:

  • Investimento necessário vs. orçamento disponível
  • Localização e infraestrutura do imóvel
  • Registros, licenças e autorizações junto às autoridades
  • Gestão financeira e contábil
  • Contratação de funcionários
  • Divulgação e estratégias de captação de pacientes.

 

Afinal, empreendedorismo na saúde vale a pena?

Diante de tantos desafios, será que escolher a área da saúde é vantajoso para um empreendedor?

A resposta é sim.

O setor pode englobar especificidades e exigir conhecimento técnico mas, por outro lado, lida com serviços de primeira necessidade para as pessoas.

Ou seja, a possibilidade de os pacientes deixarem de procurar serviços de saúde é pequena, mesmo em situações extremas.

Empreender em saúde também proporciona grande realização pessoal e profissional para os envolvidos.

Pense no impacto da medicina preventiva, diagnóstico precoce e tratamento correto de doenças.

Os criadores do braço mecânico sensível, que citei acima, estão dando mais autonomia e fortalecendo a autoconfiança de pessoas que sofreram a perda de um membro.

Como a Telemedicina Morsch pode auxiliar nos empreendimentos de saúde?

Tomando como exemplo as maiores representantes da inovação, as startups, observamos que é essencial contar com a tecnologia na saúde para ter sucesso ao empreender.

Isso porque ela automatiza atividades rotineiras, aumenta a velocidade e reduz a possibilidade de falhas humanas, comuns em tarefas repetitivas.

Unidades de saúde que realizam exames complementares, por exemplo, podem contratar serviços de telemedicina para reduzir o tempo de espera pelos resultados.

A Telemedicina Morsch permite a emissão de laudos online em minutos, enquanto pedidos urgentes ficam prontos em tempo real.

O processo é simples e está ao alcance de qualquer estabelecimento que tenha equipamentos digitais.

Basta treinar técnicos em radiologia e enfermagem para a realização dos exames mais simples, e compartilhar os resultados via plataforma de telemedicina.

Especialistas acessam o portal com login e senha, avaliam os dados e anotam suas impressões no laudo médico, assinado digitalmente.

Em seguida, o documento fica disponível na mesma plataforma.

E tem mais: por meio do aluguel em comodato, a Morsch possibilita que pequenas clínicas e consultórios também tenham acesso ao serviço de laudos a distância.

Contratando um pacote de laudos, essas unidades ganham o direito de usar aparelhos modernos.

Assim, não é preciso investir altas quantias na aquisição de equipamentos digitais.

Confira todas as vantagens e solicite um orçamento sem compromisso.

Conclusão

Reuni neste artigo conceitos, desafios e soluções para o empreendedorismo na saúde.

Fica evidente a necessidade de se diferenciar em um mercado competitivo, e a tecnologia é uma das maiores aliadas nesse cenário.

Com a telemedicina, unidades de saúde em todo o Brasil podem agilizar a emissão de laudos, economizando na contratação de especialistas.

Permita que a Telemedicina Morsch dê o suporte para você e sua equipe, desde o início do seu empreendimento.

Peça seu teste grátis da nossa plataforma e experimente toda a comodidade e vantagens dos laudos a distância.

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Leia mais conteúdos sobre gestão na saúde que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin