Gestão em saúde: qual a importância e dicas para melhorar a administração de clínicas

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de dezembro de 2023
gestão em saúde

Se está em busca de crescimento, é necessário priorizar a gestão em saúde do seu serviço.

Afinal, esse conjunto de metodologias e técnicas dá base ao bom funcionamento dos processos e à alocação coerente de recursos.

Nesse cenário, o a unidade ganha eficiência, conseguindo entregar mais valor com menor investimento.

Investir em tecnologia e equipamentos de qualidade, por exemplo, é um dos fatores que ajuda a atrair e fidelizar pacientes na sua clínica ou hospital.

Ao longo deste artigo, apresento dicas práticas para realizar uma boa gestão em saúde, impulsionando a expansão do negócio.

O que é gestão em saúde?

Gestão em saúde é uma área dedicada ao direcionamento eficiente de recursos de instituições de saúde. 

Como adiantei na abertura do texto, a eficiência busca obter os melhores resultados utilizando a menor quantidade de recursos possível.

Nesse contexto, a organização obtém maior produtividade e lucratividade, ao mesmo tempo em que eleva a satisfação de clientes e funcionários – que são os clientes internos de qualquer empresa.

Aliás, cabe ressaltar que, embora cumpram evidente missão social, os estabelecimentos de saúde não deixam de ser empresas.

Suas particularidades e processos complexos requerem dedicação e zelo quanto ao planejamento, organização e controle, que são os objetos de estudo da gestão.

Qual a importância da gestão em saúde?

A gestão em saúde é fundamental para promover disciplina e controle dos processos, qualificando as entregas do hospital ou clínica.

O administrador hospitalar é a figura central dessa dinâmica, devendo combinar saberes sobre aspectos do mercado da saúde e o gerenciamento de recursos humanos, financeiros, sanitários, logísticos etc.

Como destaca o artigo “Importância da gestão em saúde nos hospitais públicos”:

“Quando se aborda sobre a importância da gestão em saúde nos hospitais públicos, é fundamental destacar que a cada dia o gestor de saúde tem sido um profissional indispensável, pois cabe ao mesmo estimular os demais colaboradores e realizar o gerenciamento de ações que tem como foco a melhoria na qualidade do serviço prestado ao usuário”.

Ao organizar os processos e recursos, a gestão em saúde diminui o desperdício e potencializa os ganhos a partir da oferta de serviços estruturados.

Também viabiliza o monitoramento das estratégias para a rápida correção de ações com resultados ineficazes, reforçando a busca pela melhoria contínua.

Ou seja, estamos falando de uma estratégia que leva uma unidade de saúde ao sucesso e à sustentabilidade.

Cursos de gestão em saúde

Geralmente, os cursos de gestão em saúde são destinados a profissionais de nível superior, disponibilizados como especialização ou MBA.

Médicos, enfermeiros, biomédicos, dentistas e outros profissionais de saúde podem agregar essa especialização ao seu currículo, desde que se interessem pelo gerenciamento de instituições de saúde.

Além da formação geral, há opções específicas para quem deseja atuar na gestão de saúde pública, a exemplo do curso oferecido pela UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS).

Planejamento estratégico, ética em saúde, auditoria, epidemiologia e vigilância estão entre as disciplinas abordadas durante a pós-graduação em instituições de ensino públicas e privadas.

É possível encontrar opções em formato presencial, ensino a distância (EaD) ou híbrido, com duração média de um ano.

Também estão disponíveis cursos de bacharelado em Gestão de Serviços de Saúde e correlatos, com duração padrão de 4 anos, e tecnólogo, que se estende por 3 anos, para quem deseja se graduar nessa área.

Já os profissionais de nível médio podem realizar o técnico em gerência da saúde, com duração média de três semestres.

O que faz um profissional de gestão em saúde?

As responsabilidades do profissional dependem de sua posição e nível de experiência.

A pós-graduação na área serve para formar profissionais de nível superior, que podem se tornar gestores de uma unidade ou sistema de saúde.

Geralmente, eles atuam como diretores, coordenando as rotinas de planejamento, organização e controle do hospital ou clínica.

Isso engloba uma série de atividades, a exemplo de:

Vale lembrar que as atribuições dependem do cargo ocupado e da própria instituição contratante.

gestão em saúde

A melhoria na qualidade do serviço prestado aos usuários é o principal foco da gestão em saúde

Como realizar uma boa gestão da clínica médica?

O cotidiano de uma clínica não se limita aos serviços de saúde.

Existem inúmeras tarefas que fogem ao controle do médico, como as finanças, a compra e a manutenção de equipamentos, a comunicação interna, entre outros.

Por isso, é preciso ter um bom planejamento para que tudo ocorra de forma adequada.

Para ajudar você nessa jornada, mostro a seguir como é possível acelerar o crescimento do seu empreendimento sem perder a qualidade. 

Otimize processos

O trabalho de um médico pode ser cansativo, principalmente quando se está à frente de clínica, mas isso pode mudar ao automatizar processos.

Para isso, é importante utilizar softwares de gestão de clínicas médicas, que auxiliam na organização das atividades de cada colaborador.

Além de otimizar a agenda médica, mantendo visíveis os compromissos ao longo do dia.

Realize um bom planejamento

Nenhum estabelecimento é igual a outro, por isso, é preciso fazer um planejamento de acordo com a realidade do seu negócio.

Ele deve ser focado na lucratividade e no sucesso da clínica, a fim de aumentar a captação de pacientes e mantê-los felizes com os serviços prestados.

O primeiro passo é saber analisar como está a estrutura física da sua empresa.

Verifique se os clientes estão satisfeitos com as instalações, utilizando ferramentas como a pesquisa de satisfação.

Em seguida, determine as estratégias que pretende adotar na divulgação dos seus serviços.

Para isso, é preciso fazer uma análise do valor que você está disposto a investir na empresa, incluindo o orçamento para marketing médico.

No seu planejamento também devem ser incluídas as possíveis contratações de novos profissionais, visando a atender um público maior.

Não se esqueça de levar em consideração obrigações trabalhistas, impostos e benefícios para embasar a tomada de decisões.

Tenha bons equipamentos

Para atrair mais pacientes, é fundamental ter em mente a necessidade de bons equipamentos, que facilitem o seu trabalho e de toda a equipe.

Você pode considerar softwares médicos de gerenciamento de informação, equipamentos modernos para exames de imagem, etc.

Esses itens agregam conforto e qualidade ao atendimento.

Aperfeiçoe o atendimento

Não é raro as pessoas deixarem de comparecer a uma consulta por esquecimento.

Para evitar que isso aconteça, sua clínica pode fazer uma ligação confirmando a consulta dos pacientes.

Assim, é possível evitar que as suas finanças sejam prejudicadas, pois você não teria a chance de atender outro cliente no lugar daquele que não compareceu.

Existem ferramentas que ajudam nessa questão.

Elas funcionam com lembretes automáticos que avisam quando a data da consulta está próxima.

Dessa forma, você consegue otimizar o seu trabalho e o dos colaboradores, ao deixar a agenda em dia.

Além dessas dicas para aperfeiçoar o atendimento, não se esqueça da importância de investir em treinamento constante para os colaboradores.

Esse fator é indispensável para que todos estejam atualizados sobre os novos procedimentos de acolhimento em saúde.

Use um sistema de gestão

Fazer uso de planilhas do Excel para gerir as informações do negócio pode ser cansativo e confuso.

É mais inteligente contar com a ajuda de um sistema de gestão eficiente, a fim de reunir todos os dados do consultório de forma simples e prática.

Existem diversos softwares de gestão em saúde, com destaque para a plataforma de telemedicina.

Esse software reúne diversas operações num mesmo ambiente virtual.

Assim, permite acesso ao prontuário eletrônico, módulos individuais de especialidades, marcação de consultas, telediagnóstico e muito mais. 

Benefícios da telemedicina na gestão em saúde

Criada para romper com a barreira geográfica e democratizar o acesso à saúde, a telemedicina é sua aliada para expandir o portfólio de exames complementares.

Ainda que a equipe médica seja enxuta, é possível aumentar a quantidade e tipos de procedimentos oferecidos, delegando sua interpretação aos especialistas online.

Empresas completas, como a Telemedicina Morsch, colocam centenas de profissionais de diferentes áreas da medicina à sua disposição.

Basta capacitar um técnico em radiologia ou enfermagem para que realize os procedimentos normalmente.

Depois, ele pode acessar nosso software em nuvem e compartilhar os registros de exames, para que sejam avaliados conforme a suspeita clínica e histórico do paciente.

Em seguida, o especialista elabora e assina digitalmente o laudo online, liberado em minutos na plataforma.

Caso não disponha dos equipamentos médicos necessários para os exames, você ainda pode aderir ao aluguel em comodato para utilizar aparelhos modernos sem custo adicional.

O sistema Morsch ainda oferece:

Conheça soluções pensadas para o seu negócio.

Conclusão

Com as informações que apresentei, você está pronto para melhorar a gestão em saúde da sua clínica e fazer seu negócio crescer mais.

Não se esqueça de otimizar os processos com a ajuda da telemedicina e do aluguel de equipamentos em comodato.

Assim, você conseguirá obter os resultados esperados gastando menos recursos e tempo, deixando seus clientes satisfeitos com o atendimento.

Gostou das informações que eu trouxe? Então, compartilhe com seus contatos!

E siga aprendendo com artigos sobre gestão na saúde que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin