Telemedicina na enfermagem: como funciona e qual seu papel no cuidado ao paciente

Por Dr. José Aldair Morsch, 13 de outubro de 2022
Telemedicina na enfermagem

A telemedicina na enfermagem cumpre importante papel atualmente na assistência em saúde.

Graças à tecnologia, suas práticas permitem uma conexão rápida entre profissionais da área, pacientes e médicos.

Dessa forma, amplia as possibilidades de cuidados de enfermagem e leva saúde a lugares afastados dos centros urbanos.

Por meio de uma plataforma de telemedicina, pequenos municípios e até áreas remotas passam a contar com o suporte da telenfermagem para qualificar o atendimento.

Sem falar nas vantagens para doentes acamados, que são monitorados sem sair de casa.

Neste artigo, falo sobre as principais atividades de enfermagem usando sistemas de telemedicina e como aproveitar essas inovações no dia a dia.

Siga acompanhando até o final para conferir todas as dicas e informações.

Como funciona a telemedicina na enfermagem?

A telemedicina na enfermagem funciona por meio de um software intuitivo e seguro, que oferece recursos como vídeo, áudio e prontuário digital.

Nesse contexto, o sistema conecta profissionais de enfermagem a pacientes ou outros colegas da saúde.

Tudo com o objetivo de otimizar diversas rotinas.

De acordo com a Resolução COFEN 696/2022, que dispõe sobre a atuação da Enfermagem na Saúde Digital:

Saúde Digital compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis, sobre o estado de saúde para quem precisa, no momento que precisa.

A prática de Telenfermagem engloba Consulta de Enfermagem, Interconsulta, Consultoria, Monitoramento, Educação em Saúde e Acolhimento da Demanda Espontânea mediadas por Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A prática de Enfermagem mediada por TIC deverá prescindir de registro ativo junto ao Conselho Regional de Enfermagem”.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem podem usar as tecnologias da informação e comunicação para ofertar serviços como:

  • Teleconsulta: atendimento online direto ao paciente
  • Telediagnóstico: realização de exames e envio dos registros a médicos especialistas, que farão sua interpretação
  • Teletriagem: pré-avaliação e encaminhamento do paciente ao atendimento adequado
  • Telemonitoramento: acompanhamento a distância de doentes crônicos, em home care ou outros tipos de cuidado, para orientação quanto a procedimentos de enfermagem.

Veja detalhes sobre a prática da telenfermagem a seguir.

Principais práticas da enfermagem com telemedicina

Como acabei de explicar, a principal interface entre enfermagem e telemedicina está na plataforma utilizada para romper com a barreira geográfica.

É por meio dela que a assistência se concretiza.

Isso viabiliza a comunicação de maneira eficaz.

Abaixo, falo sobre as práticas disponíveis aos profissionais de enfermagem no âmbito da saúde digital.

Teleconsulta de enfermagem

Conforme a já citada Resolução COFEN 696/2022:

“Entende-se por consulta de Enfermagem a atividade privativa do Enfermeiro realizada de forma síncrona com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e devendo seguir o mesmo método de execução utilizado na consulta de Enfermagem presencial, considerando o Processo de Enfermagem, incluindo as etapas: histórico de Enfermagem (coleta de dados), diagnóstico de Enfermagem, planejamento de Enfermagem, implementação e avaliação de Enfermagem”.

Toda teleconsulta deve ser realizada mediante consentimento do paciente ou acompanhante responsável, oficializado por escrito ou de forma verbal – desde que o enfermeiro transcreva as palavras no prontuário do paciente.

A norma ainda afirma que a consulta online de enfermagem pode gerar solicitação de exames, prescrição de medicamentos e encaminhamentos, assim como o atendimento presencial.

Apoio ao médico na teleconsulta

Quando é necessário encaminhar o doente ao atendimento médico, a teleinterconsulta proporciona uma assistência mais completa.

Esse atendimento é caracterizado pela presença de um enfermeiro junto ao paciente e o atendimento online de outro colega da área da saúde, de forma simultânea.

Realização de exames

Exames de imagem e outros métodos diagnósticos só podem ser interpretados por médicos, como exige o Conselho Federal de Medicina (CFM).

No entanto, a entidade permite que procedimentos simples sejam realizados por técnicos de enfermagem devidamente treinados.

É o caso do eletrocardiograma (ECG), espirometria e eletroencefalograma (EEG).

A possibilidade de serem conduzidos por profissionais de enfermagem aumenta a oferta desses exames em locais com carência de médicos.

Com o suporte da telemedicina, pequenas clínicas e hospitais podem solicitar o telediagnóstico dos registros, dispensando a contratação de toda uma equipe de médicos especialistas.

Telemedicina para enfermeiros

A assistência na administração dos medicamentos está entre as principais práticas da enfermagem na telemedicina

Monitoramento a distância

O acompanhamento de sinais vitais, colocação de aparelhos e prevenção de lesões por pressão estão entre as tarefas dos cuidadores de doentes acamados.

Eles podem contar com o suporte de um enfermeiro para realizar as atividades com zelo, evitar complicações de saúde e saber quando é necessária avaliação médica específica.

Assistência na administração dos medicamentos

O contato com o paciente pode servir para um aconselhamento sobre a prescrição médica.

Nesse contexto, cabe ao profissional de enfermagem tirar dúvidas sobre dosagem, vias de administração, horários e possíveis efeitos colaterais.

Assistência na realização de curativos

Outro tipo de orientação online consiste no auxílio para a limpeza de ferimentos e realização de curativos da maneira correta.

Assim, dá para prevenir infecções e outros agravos devido à contaminação das feridas.

Como uma plataforma de telemedicina facilita o trabalho da enfermagem

Mencionei a plataforma de telemedicina em vários pontos do artigo, e não foi à toa.

Esse sistema possibilita a prestação de serviços de enfermagem online sem abrir mão da segurança.

Informações sensíveis dos pacientes, profissionais e unidades de saúde ficam preservadas por mecanismos de autenticação e criptografia.

Já o acesso de pessoas autorizadas é simples e rápido, graças ao armazenamento na nuvem (internet) do software de Telemedicina Morsch.

Nosso sistema ainda fornece recursos como o prontuário digital, atualizado em tempo real durante as teleconsultas e teleinterconsultas.

Mais que um simples compilado do histórico do paciente, essa ferramenta possibilita o cruzamento de dados e rápida localização de informações sobre alergias, medicações em uso e comorbidades.

As teleconsultas no sistema Morsch contam com recursos modernos de áudio e vídeo, favorecendo uma avaliação de qualidade.

E os registros de exames são enviados com facilidade, garantindo a entrega de resultados em minutos.

Basta que o técnico de enfermagem compartilhe gráficos e imagens na plataforma, e logo um médico especialista começa sua análise sob a luz da suspeita clínica.

Ele emite e assina digitalmente o laudo online, liberado dentro do software de telemedicina.

O laudo fica disponível para impressão, encaminhamento por e-mail ou mesmo acesso do paciente, desde que tenha login e senha.

Visite esta página e comece já a ampliar o portfólio de exames na sua clínica, delegando os laudos aos nossos especialistas!

Conclusão

Ao final deste texto, você está por dentro dos principais serviços de telemedicina na enfermagem.

Essa modalidade conta com vantagens para profissionais, unidades de saúde e pacientes, que conseguem se comunicar a distância.

Achou o conteúdo útil? Então, compartilhe!

Siga acompanhando o blog para conhecer as novidades em saúde e tecnologia.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin