O que o atendimento home care e a telemedicina tem em comum?

Por Dr. José Aldair Morsch, 23 de julho de 2018
home care

O envelhecimento populacional trouxe uma necessidade de atendimento diferenciado em seus lares utilizando serviços de home care, uma expressão americana muito comum na terra dos gringos.

Neste artigo vamos abordar como esse serviço funciona na prática e como a parceria com a Telemedicina e telessaúde melhorou muito o atendimento.

Home care o que é?

É o atendimento domiciliar de pessoas que não conseguem se deslocar até os serviços de saúde tradicionais.

O cuidado domiciliar é uma rotina cada vez mais frequente na sociedade em função da praticidade e comodidade para o paciente com dificuldades de locomoção.

home care

Cuidador de idosos

É um tipo de home care com limitações, visto que não há um responsável vinculado a uma instituição de saúde para apoiar nos momentos de dúvidas quanto a conduta em intercorrências.

Familiares contratam técnicos em enfermagem ou até mesmo pessoas com curso de cuidador de idosos para permanecer nas suas residências em tempo integral.

É um tipo de plantão de atendimento diurno e noturno para proporcionar que os filhos possam se ausentar e manter seus empregos enquanto o paciente recebe toda a atenção necessária.

home care

Enfermagem domiciliar como home care

Este formato de home care é um pouco mais completo, quando comparado ao tradicional cuidador de idosos.

Enfermeiros montam seus serviços na forma de clínicas e disponibilizam atendimento domiciliar em dias marcados para:

– Aplicação de medicamentos injetáveis,

– Coleta de exames laboratoriais

– Execução de exames portáteis como o eletrocardiograma, espirometria, eletroencefalograma ou rx portátil.

Os planos de saúde também oferecem ambulâncias com enfermeiros para atendimento domiciliar de seus conveniados.

home care

Atendimento médico domiciliar

Médicos criam clínicas com funções de campo, ou seja, o médico é responsável pela visita na casa dos pacientes que possuem dificuldades de locomoção.

Esse atendimento inclui:

1- Consultas

O atendimento pode ser de rotina para pacientes acamados ou de urgência nos chamados a qualquer hora.

2- Realização de exames

O médico é acompanhado de um técnico em enfermagem que coleta exames de sangue ou realiza um eletrocardiograma de urgência na beira do leito.

Para realização dos exames e ter acesso ao laudo do especialista de maneira rápida, o médico utiliza uma plataforma de Telemedicina em nuvem onde os especialistas estão logados para interpretar e liberar os laudos médicos em 30 minutos ou imediatamente nas urgências.

3- Monitoramento remoto

Pacientes sequelados de AVC (acidente vascular cerebral), infartados, debilitados, diabéticos tem a necessidade de monitorização de:

– Glicemia;

– Pressão arterial;

– Frequência cardíaca;

– Saturação de oxigênio;

– Apoio fisioterápico e fonoaudiológico a distância;

– Atendimento psicológico a distância.

Esta tarefa é executada com o apoio da telessaúde que transmite as informações para uma central que monitora esses pacientes em tempo real.

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Home care e Telemedicina: alternativa ideal para exames domiciliares

Todos os profissionais envolvidos no atendimento domiciliar se beneficiam com a Telemedicina.

Os aparelhos médicos portáteis acoplados no notebook permitem que sejam realizados exames como ecg de repouso, espirometria, eeg clínico em qualquer lugar.

Enviando os registros para o sistema de telemedicina em nuvem, o profissional receberá o laudo assinado digitalmente pelo especialista em minutos, com orientação da conduta em casos graves.

Empresas de home care e telessaúde

Disponibilizar exames médicos domiciliares, em ambulância de atendimento de urgência é uma realidade hoje.

Profissionais que disponibilizarem uma estrutura completa de atendimento para os seus pacientes terão uma posição de destaque na sua região e terá menos estresse no momento de atendimento de urgência que é frequente nesses casos.

Disponibilizar monitoramento com a telessaúde vai trazer mais confiança dos familiares e mais tranquilidade para toda a equipe de atendimento.

Este tipo de atendimento também é chamado de telecuidados.

Comodato dos aparelhos médicos para inciantes

Profissionais que estão montando suas clínicas e não tem recursos para compra de equipamentos, podem aproveitar a modalidade de comodato dos equipamentos médicos com a Telemedicina Morsch.

O cliente paga uma mensalidade e recebe uma cota de laudos gratuitos todos os meses.

Eletrocardiograma em minutos nos atendimentos de urgência

Como o atendimento na área de Telemedicina é 24 horas, o cliente que fornece atendimento home care pode ter a segurança de realizar os exames a qualquer hora e ter o laudo médico com assinatura do especialista em minutos.

Afinal, disponibilizar atendimento domiciliar ou em campo na forma de home care, exige uma estrutura de cuidados cada vez mais complexa.

Disponibilizar atendimento com Telemedicina para interpretar os exames e Telessaúde para monitorar os pacientes acamados é fundamental para prestar um serviço de qualidade e diminuir muito as complicações em pacientes crônicos acamados.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

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