Empresa de Telemedicina para laudar exames

Por Dr. José Aldair Morsch, 31 de julho de 2017

Laudar exames médicos usando a Telemedicina introduz novas formas de atendimento dentro da medicina com alta confiabilidade.

A Medicina é uma área da ciência capaz de mudar o mundo. Ao cuidar da vida das pessoas de forma cada vez mais eficaz e humana, a Medicina também se reinventa e absorve novas tecnologias no esforço de oferecer um serviço mais ágil e eficiente a seus pacientes.

O uso das novas tecnologias digitais e online na medicina não apenas aperfeiçoam os serviços, como também criam novos protocolos operacionais e novas formas de se trabalhar a relação entre médico e paciente.

Neste artigo, você verá como a Tecnologia da Informação tem ajudado a revolucionar a medicina, especificamente no que diz respeito aos laudos médicos de exames realizados a distância.

Antes, vamos apresentar um problema que tem sido superado por clínicas, consultórios e hospitais em todo o país.

Solicite um orçamento

Veja as vantagens do uso de TI na Telemedicina e Telessaúde.

Os laudos de papel e os problemas causados por essa obsoleta forma de trabalhar

O papel é uma tecnologia obsoleta, e isso não é segredo para ninguém. Por mais que ele seja utilizado em muitas funções e tarefas, ele tem sido substituído por tecnologias digitais em todos os setores em que esta troca é possível.

Embora os métodos de fabricação do material já sejam menos nocivos às florestas nativas, o uso de papel em larga escala ainda é prejudicial à natureza.

Além do prejuízo ambiental, o papel também se mostra extremamente ineficiente quando se fala em logística e rotinas de produção e trabalho.

Papel empilhado ocupa um espaço enorme, sem falar que exige uma severa organização, e papéis fora de ordem ou em mau estado de conservação podem comprometer consideravelmente o rendimento de sua clínica ou consultório.

Todas essas informações ditas até agora parecem lógicas para você ou sua rotina de trabalho? Então vamos dar exemplos mais próximos à realidade de um médico em seu dia-a-dia na clínica, consultório ou hospital.

Pode haver variações, mas o procedimento padrão de atendimento ao paciente começa com o agendamento da consulta ou do procedimento.

O paciente liga ou vai até o consultório, marcando um horário com a atendente ou secretária. Se a clínica ainda não se atualizou, a secretária vai pegar a agenda de papel e anotar um horário com seu lápis (e sua própria caligrafia, que pode ou não ser legível).

Mesmo que a letra da secretária seja compreensível e o procedimento não precise ser remarcado, toda a agenda do médico fica exclusivamente naquele caderninho de papel. Para acessá-lo, será necessário ligar para a atendente, ou ir até a recepção e checar os horários.

Passado o agendamento, o paciente vai até a clínica.

Lá, ele preenche uma ficha protocolar de papel, com seus dados pessoais. Em clínicas obsoletas, mas mais otimizadas, na mesma ficha serão inseridos os dados da triagem e do prontuário do paciente.

Se a clínica for realmente obsoleta, é um documento diferente para cada momento do atendimento.

Depois, o paciente aguarda até ser chamado pelo médico, para que possa enfim ser atendido. A atendente dispõe as fichas de acordo com a ordem de chegada dos pacientes, chamando-os um a um.

Suponha que a secretária derrube os documentos ou acabe invertendo a ordem de alguns deles; isso não seria satisfatório para o paciente, não é mesmo?

O médico pediu um exame. E agora? Quem vai laudar exames?

Não peça o exame para ser feito em outro lugar! Utilize a Telemedicina para laudar exames em sua própria clínica!

Durante a consulta médica, o profissional julgou necessário solicitar um exame para que possa ser feito o diagnóstico correto e preciso do problema que o paciente apresenta.

O médico solicitante preenche uma guia e pede o exame a algum laboratório ou clínica de imagem especializada.

O paciente vai até o local indicado e realiza o procedimento de exame. Depois que o especialista laudar o exame, a secretária entrega em mãos, e o paciente terá de visitar novamente o médico que pediu o exame.

Com o laudo impresso em mãos, o paciente terá de agendar um novo encontro com o médico solicitante, o que pode levar mais alguns dias.

Existem mais características negativas neste formato de atendimento. Tudo o que é relativo ao paciente deve ser arquivado por longo período de tempo e, quando falamos em papel, por consequência, já podemos imaginar grandes salas repletas de grandes caixas-arquivo cheias de papel empoeirado e, possivelmente, desorganizado.

As clínicas desperdiçam uma área de seu espaço físico com uma tecnologia que pode ser facilmente substituída por algo muito mais fácil de se usar, ágil e eficaz.

Estes procedimentos foram executados desta maneira por décadas, e ainda é realizado assim em centenas de clínicas em todo o país.

Mas temos de convir que não são todos os pacientes que podem esperar por toda essa lentidão no resultado de seus exames. Por isso, a Tecnologia da Informação só veio a auxiliar.

O que mudou com a introdução da TI na prática de laudar exames?

Esqueça toda a dor de cabeça que envolve organizar e arquivar toneladas de papel de exames, prontuários e fichas catalográficas de seus pacientes e atendimentos.

Tudo pode ser armazenado de maneira muito mais ordenada na nuvem, sem sequer ocupar espaço no Hard Disk (HD) de seu computador.

O armazenamento em nuvem é uma forma de se arquivar conteúdos de maneira digital e espaços virtuais, hospedados na internet. Desta forma, os arquivos, além de não ocuparem espaço físico, também não vão sobrecarregar os computadores de seu consultório.

Para laudar exames, o cenário é ainda mais favorável, Já estão consolidadas no mercado empresas de Telemedicina especializadas em interpretar os exames com laudo a distância em variadas especialidades médicas, tudo com agilidade, segurança e sigilo.

Após a realização do exame, os resultados fornecidos através do laudo médico feito pelo especialista contratado pela empresa de telemedicina, junto a todos os dados do paciente ficam disponíveis na plataforma de Telemedicina para baixar no computador, imprimir, enviar por e-mail diretamente ao paciente.

Este arquivo, por sua vez, será disponibilizado diretamente ao médico solicitante através de um sistema online integrado que em questão de minutos poderá disponibilizar o laudo médico dos exames.

Todas as transações de dados acontecem protegidas por encriptação e por certificados digitais, o que garante que todas as informações chegarão intactas, íntegras e sem a possibilidade de serem acessados por qualquer pessoa, boa ou má intencionada.

Este método de fornecer laudos de exames usando uma plataforma de telemedicina, influencia positivamente sobre as lógicas de trabalho de sua clínica.

São muito mais exames laudados em muito menos tempo, e com a certeza da precisão e da seriedade de uma empresa especializada no setor.

Com a agilidade e a precisão dos diagnósticos, os pacientes ficarão cada vez mais satisfeitos e, consequentemente, fidelizados aos serviços de sua clínica.

O procedimento implica também em uma produtividade muito maior entre todos os membros da equipe de sua clínica. As secretárias não vão mais precisar organizar dezenas de papéis, pois todos os dados estarão disponíveis a um clique. É menos estresse e mais eficiência em todas as etapas do atendimento com o paciente.

Tal forma de trabalhar ganha cada vez mais confiabilidade e precisão todos os dias, pois os investimentos em telemedicina têm sido cada vez maiores e mais consistentes.

Médicos, clínicas e hospitais em todo o país já utilizam os laudos médicos online como forma exclusiva de realizar estes procedimentos com Tecnologia de Informação (TI).

Outras estratégias em Telemedicina além de laudar exames?

Além dos laudos médicos online, outras estratégias de telemedicina também estão sendo implantadas nos estabelecimentos de saúde.

Uma delas é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Com ele, todos os dados clínicos da pessoa atendida ficam à disposição do médico em poucos segundos de forma digital. Alguns prontuários apresentam ainda possibilidade de personalização para cada paciente.

Além disso, os sistemas digitais de gestão para estabelecimentos de saúde estão integrando todos os processos realizados dentro da clínica. Isto significa colocar na nuvem os PEP’s, os laudos médicos e até mesmo informações relativas ao gerenciamento financeiro da clínica ou do consultório.

Conheça a Telemedicina Morsch para laudar exames

Com anos de experiência e seriedade na prestação de serviços em telemedicina, a Morsch pode oferecer à sua clínica a melhor opção em laudos médicos online.

A empresa emite laudos médicos para as seguintes especialidades clínicas: cardiologia, neurologia, pneumologia e radiologia.

A empresa possui uma equipe altamente especializada e capacitada, que pode fornecer laudos para exames médicos em questão de minutos.

A telemedicina Morsch oferece um preço diferenciado e a possibilidade de se realizar pagamentos pré-pagos em caso de débitos com sistemas de proteção de crédito.

A clínica poderá ainda operar com os aparelhos em regime de comodato, pagando por cada exame laudado em planos feitos para servir às demandas de seu consultório e seus pacientes.

Oferece ainda suporte e treinamento completo para que toda a sua equipe possa operar com agilidade e eficiência nos sistemas integrados em nuvem.

A Telemedicina Morsch apresenta uma abrangência em todo o território nacional. Acesse a página Telemedicina Morsch e saiba como contratar os serviços de laudos médicos online que vão revolucionar a forma como sua clínica atende aos pacientes.

Compartilhe com os amigos! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp