13 benefícios da telemedicina e como ter acesso a eles

Por Dr. José Aldair Morsch, 4 de julho de 2022
Benefícios da telemedicina

A comodidade da consulta online é um dos benefícios da telemedicina, mas está longe de ser o único.

Há décadas, plataformas completas vêm conectando profissionais de saúde e pacientes, levando serviços para diferentes locais.

Além de qualificar a assistência em hospitais, consultórios e clínicas, que passam a dispor de orientações de especialistas a distância.

Um exemplo é o serviço de laudos online, que reforça o trabalho das equipes médicas e libera a agenda dos especialistas in loco.

Neste texto, vou mostrar os benefícios de contar com a telemedicina na sua unidade de saúde e como aproveitar essas vantagens hoje mesmo.

Benefícios da telemedicina: os 13 principais

Os benefícios da telemedicina ganharam ainda maior evidência a partir de 2020.

Com o advento da pandemia pelo coronavírus, as autoridades de saúde recomendaram o distanciamento social para evitar o contágio pela covid-19.

Naquele mesmo ano, o Brasil aprovou a realização de teleconsultas durante a crise sanitária provocada pela doença, por meio da Lei Federal 13989/20.

Antes, elas não eram autorizadas entre médico e paciente.

No entanto, as oportunidades resultantes do uso da telemedicina levaram à inclusão da teleconsulta entre os serviços disponíveis, através da Resolução CFM 2.314/2022.

Por consequência, foram mantidas diversas vantagens para pacientes, médicos, gestores e outros profissionais de saúde.

Discorro a seguir sobre 13 desses benefícios, acompanhe!

1. Democratiza o acesso à saúde

A plataforma de telemedicina permite a oferta de serviços em municípios de todos os tamanhos, seja em capitais ou no interior.

Basta que o consultório, clínica ou hospital invista numa estrutura básica de equipamentos e internet para ampliar seu portfólio.

Isso permite que mais pessoas tenham acesso a serviços de suporte ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.

2. Supre a demanda por médicos fora dos centros urbanos

Estudos como a Demografia Médica 2020 revelam grande desigualdade na distribuição de médicos pelo país.

A proporção média nacional corresponde a 2,4 médicos por mil habitantes, no entanto, há variações consideráveis entre as regiões e cidades brasileiras.

Para se ter uma ideia, enquanto o conjunto de capitais tem média de 5,65 médicos por mil habitantes, municípios do interior registram apenas 1,49.

A telemedicina exerce um papel importante nesses contextos, pois contempla parte da demanda de saúde da população local.

3. Dispensa deslocamentos

Outra barreira vencida com o apoio de tecnologias da informação e comunicação na medicina é a necessidade de deslocamentos.

Muitas vezes, pacientes e até profissionais de saúde de cidades pequenas precisam percorrer longas distâncias para conseguir assistência e orientações de especialistas.

O sistema de telemedicina dispensa esses deslocamentos, possibilitando os atendimentos com comodidade.

4. Proporciona economia de tempo e dinheiro

Como pacientes e profissionais de saúde não precisam se deslocar, há economia de tempo e dinheiro que seriam gastos com transporte, alimentação, hospedagem etc.

A tecnologia também propicia a redução de custos com serviços como teleconsulta e laudo digital, que saem mais em conta do que a modalidade convencional.

5. Qualifica o socorro fora dos hospitais

Ambulâncias do Samu e outros serviços móveis podem receber suporte de médicos experientes por meio da telemedicina.

Nesse cenário, eles conseguem, por exemplo, avaliar registros do eletrocardiograma de forma imediata, identificando eventos graves, como o infarto do miocárdio.

E orientando os socorristas in loco para que iniciem a terapia adequada, o que diminui as chances de óbito e sequelas.

Vantagens da telemedicina

A telemedicina dispensa deslocamentos, possibilitando os atendimentos com comodidade, agilidade e eficiência

6. Confere agilidade à entrega de laudos

Contar com o reforço da telemedicina diminui a sobrecarga de trabalho da equipe médica e agrega agilidade à entrega dos resultados aos pacientes.

Em vez de aguardarem por dias ou semanas, eles recebem o laudo médico em poucas horas.

Isso porque os laudos podem ficar sob a responsabilidade do time de especialistas da empresa de telemedicina, o que reduz o volume de trabalho dos especialistas in loco.

Basta que os procedimentos sejam conduzidos normalmente e seus registros, compartilhados dentro do software de telemedicina.

Em seguida, um especialista com CRM e RQE ativos inicia a avaliação dos achados à luz do histórico do paciente e hipótese diagnóstica.

Ele produz o laudo à distância, assinado digitalmente para conferir autenticidade.

7. Possibilita a oferta de exames em locais remotos

O CFM exige que exames de suporte ao diagnóstico sejam laudados apenas por especialistas.

No entanto, muitos podem ser realizados por médicos generalistas, técnicos de enfermagem ou radiologia – categorias de maior número que os especialistas.

Surge aí uma solução para levar exames a locais distantes das metrópoles brasileiras, delegando a elaboração de laudos aos especialistas da empresa de telemedicina.

E dispensando longos deslocamentos até hospitais de referência para que os pacientes tenham acesso a procedimentos simples como um raio X ou uma espirometria.

Como expliquei no tópico anterior, a clínica ou consultório precisa apenas enviar os registros de exames via plataforma de telemedicina para receber laudos online com agilidade.

8. Disponibiliza equipamentos médicos a custo zero

Estabelecimentos de saúde que contratam pacotes de laudos digitais ainda podem se beneficiar do comodato de aparelhos médicos.

O conceito é simples: o comodato funciona como um empréstimo que dura enquanto se mantiver a parceria com a empresa de telemedicina.

O cliente recebe dispositivos modernos para aumentar sua capacidade de oferta de exames em especialidades como radiologia, cardiologia e neurologia.

9. Amplia a acessibilidade para pessoas autorizadas

O software de telemedicina fica hospedado na nuvem – ou seja, em um local da internet acessível a partir de qualquer dispositivo com conexão.

Essa característica facilita respostas rápidas por médicos, gestores e profissionais de saúde, que podem abrir arquivos em seu smartphone, a qualquer hora e lugar.

Por meio de login e senha, pacientes e acompanhantes também podem verificar seus exames e histórico de saúde a partir de alguns cliques.

10. Preserva o sigilo quanto às informações de saúde

Apesar da ampla acessibilidade, o sistema de telemedicina é bastante seguro.

Em especial porque conta com mecanismos de proteção como senhas e criptografia, que preservam as informações sensíveis e garantem o sigilo médico-paciente.

Benefícios da medicina online

O prontuário eletrônico do paciente (PEP) é salvo na nuvem e fica disponível para consultas futuras

11. Reúne dados do histórico do paciente

Já ouviu falar em prontuário eletrônico do paciente (PEP)?

Mais que uma versão digitalizada do prontuário físico, trata-se de um sistema que inclui uma série de funcionalidades para facilitar o trabalho da equipe médica.

Uma de suas vantagens mais evidentes está na substituição dos registros em papel, que se perdem facilmente e são deteriorados pelo tempo.

Com o PEP, fica tudo salvo na nuvem, disponível para consultas futuras e até cruzamento de dados para qualificar o diagnóstico.

Sincronização de agenda, alertas de atividades e modelos de receitas são outras ferramentas que otimizam a rotina nas unidades de saúde.

12. Viabiliza uma segunda opinião de forma rápida

Teleconsultorias por videoconferência, por áudio ou texto são opções disponíveis em softwares modernos como o da Telemedicina Morsch.

Dessa forma, é possível discutir casos complexos em tempo real ou em poucas horas, tirando dúvidas através da segunda opinião médica.

Especialistas experientes ficam de plantão a qualquer hora do dia ou da noite para dar esse suporte aos colegas em estabelecimentos de qualquer parte do Brasil e do mundo.

Além de conversar de forma ágil e segura, os médicos podem encaminhar resultados de exames, receitas e outros documentos que ajudem a esclarecer o diagnóstico.

13. Fornece assinatura digital para documentos ocupacionais

Além da área assistencial, a telemedicina apoia a oferta de saúde corporativa.

Dessa forma, viabiliza a assinatura à distância de laudos ocupacionais.

Esse serviço é relevante porque confere agilidade ao trabalho do SESMT e CIPA, permitindo a finalização e entrega de documentos com agilidade.

Por meio da plataforma de telemedicina, médicos do trabalho, engenheiros de segurança e outros especialistas criam e incluem sua assinatura digital em arquivos como:

Como ter acesso aos benefícios da telemedicina?

Você e sua equipe podem ter acesso aos benefícios citados através de uma plataforma de telemedicina.

Sistemas robustos como o da Morsch combinam uma série de serviços que otimizam a assistência em saúde, incluindo:

  • Teleconsulta com prontuário digital, que pode ser atualizado durante o atendimento
  • Emissão de documentos médicos dentro do sistema ao longo da consulta online, a exemplo de atestados e encaminhamentos
  • Receita digital com QR Code que pode ser lido em farmácias, evitando confusões quanto à prescrição por causa da “letra de médico”
  • Marketplace médico para captar mais pacientes e acabar com períodos ociosos na agenda
  • Laudos online emitidos em minutos, elaborados por nosso time de especialistas
  • Comodato de equipamentos médicos
  • Segunda opinião médica disponível a qualquer momento
  • Opções de treinamento online acessíveis 24 horas por dia para auxiliar na capacitação do seu time
  • Assinatura digital para laudos ocupacionais.

Conclusão

Os benefícios da telemedicina alcançam pacientes, estabelecimentos e profissionais de saúde, com reflexos positivos para toda a sociedade.

A popularização da internet no Brasil vem possibilitando a adoção desses serviços a distância por cada vez mais unidades de saúde, representando avanços importantes na saúde pública e privada.

A sua equipe também pode aproveitar as novas tecnologias para ganhar tempo, agilidade e qualidade na assistência, firmando parceria com a Telemedicina Morsch.

Clique aqui para saber mais sobre nossos serviços, ampliar seu portfólio e as receitas.

Se achou este conteúdo útil, compartilhe!

Inscreva-se na newsletter para ser avisado sobre as novidades do blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin