Como usar o marketplace médico como renda extra?

Por Dr. José Aldair Morsch, 14 de julho de 2020
Como aumentar o número de pacientes através de um marketplace médico

O marketplace médico é uma plataforma de serviços médicos online que conecta profissionais de saúde e pacientes, sem ter uma operadora de plano de saúde como intermediária.

Assim, através de um marketplace médico é possível oferecer atendimento de multiespecialidades online, através da Teleconsulta médica e ainda ter acesso ao telediagnóstico, tanto para laudar exames, quanto para ter acesso a vários especialistas que podem interpretar esses exames de maneira muito rápida.

Logo, todas essas informações ficam registradas em um prontuário eletrônico, permitindo ter acesso ao histórico do paciente para monitorar a sua saúde.

Dessa forma, os médicos que atuam em clínicas também se beneficiam no momento em que podem conversar com outros profissionais de saúde.

Para clínicas e consultórios, um portal para atendimento médico virtual é vantajoso especialmente no que tange à otimização de recursos e redução de custos.

Já para os pacientes, o marketplace médico é a oportunidade de contarem com atendimento especializado, independentemente do local onde residem e ainda realizarem seus exames nas suas cidades, pesquisando as clínicas no marketplace médico.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre marketplace médico e os benefícios que ele pode oferecer, no momento em que promove a centralização de serviços médicos, vou explicar um pouco mais sobre a plataforma em si.

A seguir, mostrarei o funcionamento da tecnologia que está por trás desse portal de clínicas virtuais e darei dicas práticas para que você o utilize de forma eficiente.

Além disso, abordarei outras estratégias para que clínicas e consultórios consigam atrair novos pacientes.

O que é um marketplace médico?

Para aprofundar melhor no conceito de marketplace médico que apresentei na introdução, é importante esclarecer o que é um marketplace em termos gerais e como ele se relaciona com a prática de teleconsultas

Marketplace

Em primeiro lugar, com a popularização dos e-commerces e o grande número de ofertas virtuais, o marketplace surgiu para oferecer produtos ou serviços de diferentes empresas em um mesmo espaço.

Ou seja, um marketplace funciona como um shopping online, em que os clientes encontram diversas opções daquilo que procuram e os vendedores podem reforçar sua presença digital, ou ainda vender pela internet sem construir um site próprio. 

Como exemplos de marketplaces, temos sites como Mercado Livre, Amazon, Americanas, Airbnb, Magazine Luiza, entre muitos outros que agregam diversos vendedores em uma única plataforma com grande fluxo de usuários. 

Sendo assim, a primeira dúvida que surge em relação ao marketplace médico é como comercializar serviços de saúde por e-commerce. E é aí que entra a prática da Telessaúde!

Teleconsulta

Da mesma forma que praticamente todos os setores do mercado foram transformados pelo avanço das tecnologias digitais, a área da Saúde também vive uma nova realidade. 

Há anos, o uso de plataformas de Telemedicina vem revolucionando as oportunidades profissionais dos médicos e a experiência dos pacientes.

Como o próprio nome indica, a medicina remota tem como finalidade a realização de diferentes rotinas e serviços médicos à distância.

Antes da COVID-19, o CFM só liberava a prática para a troca de informações entre profissionais de saúde Isso tanto para envio de laudos com análises de exames, quanto para a busca por segunda opinião clínica ou auxílio diagnóstico.

Contudo, o contexto pandêmico fez a medicina brasileira se alinhar a alguns dos países mais desenvolvidos do mundo, liberando a Telemedicina também para consultas e assistência remota.

Agora, não só médicos, como também psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos e outras categorias tiveram a liberação de seus Conselhos para fazer atendimentos via internet. 

Inicialmente, a ideia é superar os desafios impostos pelo isolamento social sem abrir mão da devida assistência à saúde. Mas a tendência é que essa experiência faça com que as teleconsultas permaneçam de modo oficial e definitivo. 

Agora, de forma muito mais acessível, viável e prática, os pacientes podem ser atendidos pelos especialistas que precisam a qualquer hora e lugar. 

Com somente um dispositivo e acesso a internet, é possível consultar-se, obter diagnósticos, apresentar exames e receber acompanhamento sempre que necessário. 

Portanto, a vantagem para o público é ter acesso aos especialistas de sua preferência, não importa onde estejam. Já para os médicos, é possível ampliar o volume de consultas, aproveitar melhor seus horários e aprimorar suas possibilidades de atendimento. 

Marketplace de consultas médicas

Agora que você já sabe o que é um marketplace e o que são as teleconsultas, é fácil perceber qual é a relevância de um marketplace médico. 

Nele, médicos e pacientes podem desfrutar de todas as facilidades de uma plataforma médica, mas com a possibilidade de encontrar diferentes profissionais em um só lugar.

Para os profissionais de saúde, um marketplace de consultas médicas apresenta uma oportunidade de manter presença online em um ambiente com alta procura de pacientes.

Contudo, as possibilidades vão além do alcance de público para consultas remotas. Logo abaixo, explico melhor a importância de utilizar esse tipo de ferramenta. 

Qual a importância de estar em um marketplace médico?

O marketplace médico é o ponto de partida perfeito para que você comece a oferecer seus serviços médicos online.

Porém, isso não significa que ele se restringe apenas para os profissionais que desejam atuar via teleconsultas. 

Na verdade, os atendimentos remotos podem ser uma boa alternativa para preencher os horários ociosos da agenda e garantir renda extra.

Isso porque basta cadastrar-se em um marketplace de consultas médicas e atender às solicitações de serviços nos horários em que você tiver disponibilidade. 

Além de aumentar o número de atendimentos, uma ferramenta online para a oferta de teleconsultas ainda pode lhe garantir mais visibilidade no seu segmento. Para esclarecer melhor como isso é viabilizado, no próximo item explico qual é a lógica utilizada por trás de um bom marketplace médico.

Como funciona a tecnologia por trás de um marketplace médico?

O marketplace médico nada mais é do que uma página na internet que conta com uma ferramenta orientada por dados, ou seja, ela funciona de acordo com as informações que são inseridas.

Sendo assim, essa plataforma possui uma diversidade de ferramentas e personalizações, permitindo promover serviços médicos e, ainda, facilitar o processo de marcação de Teleconsultas  e exames pelo próprio paciente.

Porém, para que ela funcione de fato, é preciso que todos se cadastrem, como uma rede social que só tem sentido existir se houver usuários.

Para exemplificar, vou mostrar como funciona para o uso do marketplace médico para teleconsultas.

Exemplo prático de marketplace médico

De um lado, o médico ou clínica se cadastra e inicia um prontuário eletrônico de sua especialidade, cadastra quais exames oferece e sincroniza o prontuário eletrônico em nuvem com a página do Portal da Telemedicina que lista os profissionais disponíveis para os pacientes.

Assim, quando um paciente procura por teleconsulta no Google, vai cair no nosso Portal de Telemedicina e será direcionado para essa página de marcação de Teleconsultas e exames.

Porém, ao realizar a pesquisa por médico ou especialidade, irá aparecer uma lista dos profissionais cadastrados para sua escolha, como mostro na imagem abaixo.

Escolha de médicos no marketplace médico

Listagem dos médicos cadastrados no marketplace médico.

No dia da Teleconsulta, tanto o médico quanto o paciente recebem e-mail e SMS 15 minutos antes do atendimento para entrarem na sala de consulta médica virtual.

No horário marcado, o médico utiliza o nosso Prontuário eletrônico em nuvem , onde já estarão inseridos todos os dados pessoais que o próprio paciente preencheu previamente.

Nesse sentido, as informações clínicas colhidas pelo médico e as ações que forem adotadas ao longo do atendimento da Tele consulta serão inseridas no prontuário durante o atendimento médico telepresencial.

Os exames, laudos e tratamentos também são adicionados pelo paciente no prontuário eletrônico.

Assim, cada vez que esse paciente apresentar um problema diferente, será possível conferir seus antecedentes e, assim, agilizar o atendimento e, ao mesmo tempo, ter um contexto mais amplo da sua saúde.

Além disso, com esse histórico do paciente, é possível gerar relatórios ou desenvolver pesquisas e artigos médicos, por exemplo.

E se for necessário solicitar uma segunda opinião médica, pois é possível liberar o acesso a outros profissionais de saúde, para que igualmente possam avaliar e formar o seu diagnóstico.

Então, outro diferencial do portal do médico é que ele é rápido, seguro e fácil de usar.

Como explorar todas as possibilidades oferecidas pelos marketplaces médicos?

Além de garantir um melhor aproveitamento da sua agenda, o marketplace médico oferece uma série de funcionalidades que tornam suas ofertas de teleconsultas ainda mais completas e atrativas para os pacientes.

Por isso, conhecer essas ferramentas é de suma importância para explorar ao máximo as possibilidades oferecidas pelos atendimentos remotos em marketplace e gerar melhores resultados.

Confira nossas dicas!

Facilite o agendamento de consultas presenciais e teleconsultas

A sincronização da agenda de consultas presenciais junto com o Marketplace médico faz com que os espaços vazios da agenda sejam preenchidos pelas teleconsultas que chegam do Portal da Telemedicina Morsch.

Isso porque recebemos 20 mil visitas diárias de pacientes pedindo por atendimento e precisamos dessa parceria de médicos e clínicas para dar conta desse atendimento.

Além de possibilitar o acesso a diversos médicos em um único lugar na internet, o marketplace médico deve eliminar um dos problemas mais comuns na área da saúde: o tempo de espera e o deslocamento.

Logo, é importante proporcionar um fácil agendamento de consultas e ser rigoroso quanto ao cumprimento dos horários nas consultas tele presenciais.

Nesse sentido, a plataforma é  uma facilitadora, pois possui uma agenda integrada, permitindo uma maior organização na marcação das consultas presenciais e teleconsultas na mesma agenda de cada profissional.

Utilize um prontuário eletrônico em nuvem completo

Ter um prontuário eletrônico em nuvem é uma ótima opção para organizar os dados do paciente e, ao mesmo tempo, evitar atrasos nos atendimentos.

Como mencionei, o fato de estar com as informações na tela do computador, elimina a necessidade de realizar diversas perguntas sobre histórico clínico, por exemplo.

A partir do que já foi anotado no prontuário médico, é possível ter um contexto mais amplo e apenas adicionar novas informações.

Como tudo isso fica armazenado na nuvem, em um único local, é possível acessar em qualquer dispositivo conectado à internet, mediante login e senha.

Utilize especialistas no Marketplace médico para segunda opinião médica

O teleatendimento médico não é exclusivo para pacientes que buscam atendimento remoto.

Ele também pode ser adotado para permitir a troca de informações entre profissionais, seja para obter uma segunda opinião sobre um diagnóstico ou detalhar melhor o estado de saúde de um paciente.

Um exemplo ocorre quando um cardiologista de renome procura por outro colega para que ele opine sobre o melhor diagnóstico em relação a um caso clínico difícil.

Ou ainda quando um cirurgião solicita, via plataforma de telemedicina, uma avaliação de um especialista para minimizar riscos cirúrgicos, através a avaliação pré-operatória.

Logo, é imprescindível que o marketplace médico permita essa troca facilitada de experiência entre especialistas.

Atenda pacientes de maneira presencial e virtual simultaneamente

Um dos diferenciais do marketplace médico é a possibilidade de realizar consultas remotas e também presenciais.

Pessoas que moram perto ou distantes da clínica, seja na mesma cidade, ou em outro estado ou mesmo outros países, podem conversar com você através da plataforma e receberem todo o atendimento normalmente.

Aqueles pacientes que moram na mesma cidade e fizeram a primeira Teleconsuta, poderão a qualquer momento visitar sua clínica para uma avaliação mais profunda, incluindo a realização de exames que você solicitou e indicou.

Dentro do software, é possível realizar videochamadas com a ferramenta de videoconferência própria da nossa Plataforma de Telemedicina, sem riscos de acesso por estranhos, permitindo um contato mais próximo e humanizado.

Se for necessário realizar algum exame complementar, é possível solicitar o exame, assinar digitalmente e enviar para o paciente por e-mail ou SMS.

Também é possível fornecer atestados e fazer prescrição eletrônica com assinatura digital, onde se envia a receita com QR code para o celular do paciente.

Utilize a área de Telediagnóstico da mesma Plataforma de Telemedicina

Entenda que o marketplace médico compõe a página no nosso Portal da Telemedicina Morsch. E, por trás, está nossa plataforma médica com toda a estrutura de prontuário eletrônico, teleconsultas e telediagnóstico.

Você tem toda esta estrutura pronta para se beneficiar.

Os pacientes que buscam por exames médicos na internet, chegarão até o Portal da Telemedicina Morsch e se direcionarão de acordo com o CEP para marcar seus exames nas clínicas cadastradas do nosso marketplace médico.

Isso aumenta a abrangência do seu negócio sem gastar nenhum centavo em marketing.

Outra questão é que o paciente que utilizou a Teleconsulta no marketplace médico e realizou um Eletrocardiograma, mesmo que não recebendo o seuatendimento, vai querer fazer o exame em um dos serviços cadastrados. O que pode ser feito na sua clínica, que aparecerá na busca.

Após a realização do exame em sua própria clínica, os gráficos são encaminhados diretamente para a área de Telediagnóstico da nossa Plataforma e o médico especialista da nossa equipe irá interpretar e liberar o laudo assinado digitalmente em até 30 minutos, e assim se pode indicar a terapia mais adequada.

Tenha a total segurança dos dados médicos em nuvem

Para atrair e fidelizar seus clientes, o marketplace médico deve obrigatoriamente seguir à risca as normas do Conselho Federal de Medicina no que tange à segurança.

A Telemedicina Morsch, por exemplo, utiliza um software com criptografia de ponta a ponta e com backups diários.

Além disso, conta com recursos de segurança de acesso que incluem dupla autenticação, seja por e-mail ou SMS.

Como a pessoa utiliza um login e senha para acessar a plataforma, há a possibilidade de ter controle sobre quem acessou o prontuário do paciente. E ainda, conferir as alterações realizadas.

Logo, caso haja má conduta por parte do usuário cadastrado, é possível ter o registro de tudo. Assim, o administrador pode avaliar o comportamento e adotar as medidas cabíveis.

É importante lembrar que, na Telemedicina, se respeita todos os direitos do paciente.

Ou seja, os dados apenas podem ser compartilhados com consentimento do paciente e o acesso é liberado somente para os serviços de saúde a ele vinculados.

Tenha o melhor custo-benefício do mercado com o marketplace médico

Outra maneira eficiente de atrair mais pacientes é oferecendo um preço mais justo – se comparado com as demais clínicas no mercado.

No marketplace médico, é você que estipula o preço dos serviços e não trabalha de acordo com o mercado de aplicativos de teleconsultas.

Boas práticas que auxiliam na captação de novos pacientes

Inclusive, a infraestrutura necessária para atendimentos remotos tende a ser menor do que a de um consultório. E isso pode se refletir nas cobranças praticadas para os seus pacientes online.

Veja como melhorar seus serviços e a experiência dos pacientes no marketplace médico

Além de simplesmente utilizar o marketplace médico, você deve estar apto a oferecer uma experiência de atendimento positiva, eficaz e acolhedora. Isso vale tanto para o ambiente online quanto para a consulta presencial.

Nesse sentido, minhas dicas complementares são as seguintes:

Conte com um atendimento ético e humanizado

Quando as pessoas procuram as clínicas com atendimento online ou presencial, elas desejam expor suas dores e obter um diagnóstico preciso.

Logo, o atendimento médico deve ser o mais humanizado, ético e adequado tecnicamente possível.

Isso significa que o profissional deve:

  • Prestar atenção às suas queixas;
  • “Olhar nos olhos”;
  • Ter paciência para explicar os procedimentos;
  • Transmitir os resultados de forma simples.

Desta forma, é possível estabelecer uma relação de confiança, fazendo com que ele se sinta confortável para procurá-lo novamente quando ele precisar.

Resolva as possíveis objeções dos clientes

O seu paciente teve dificuldades para realizar a consulta online ou apresentou insatisfação com o atendimento?

Esteja aberto a ouvir suas objeções, pois elas podem ajudar a melhorar ainda mais a experiência do cliente.

Invista em ações de marketing eficazes

Segundo uma pesquisa da Doctoralia, 92% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet.

E mais: estima-se que cerca de 10 milhões de usuários acessam sites sobre o tema regularmente.

Esses são apenas alguns números que demonstram a importância de as clínicas adotarem o marketing digital na sua rotina.

Mas como estar presente na internet?

  • Faça parte do nosso Marketplace médico;
  • Crie um site profissional responsivo e otimizado;
  • Crie uma conta no Google Meu Negócio;
  • Tenha perfis nas principais redes sociais;
  • Faça anúncios pagos no Google e nas redes sociais;
  • Invista em marketing de conteúdo.

Estimule as recomendações boca a boca

O famoso boca a boca ainda continua fazendo a diferença, mesmo quando as recomendações são para serviços online.

Afinal, é mais fácil uma pessoa procurar por um serviço que já foi testado e recomendado por familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Para estimular esse tipo de recomendação, basta seguir as dicas acima. Pois elas ajudam a melhorar a satisfação e fazer com que os usuários do marketplace comentem sobre os seus atendimentos.

Quais são as vantagens de atender por marketplace médico? 

Com todos os detalhes que já apresentei ao longo do artigo, é fácil perceber como um marketplace médico traz vantagens para as suas rotinas de atendimento.

Para que não restem dúvidas sobre o assunto, listo abaixo um breve resumo de seus benefícios mais significativos: 

  • Preenchimento dos horários ociosos na agenda, que permitem um melhor aproveitamento dos intervalos entre atendimentos;
  • Atração de pacientes, com a possibilidade de atender pessoas de todo o Brasil através de teleconsultas;
  • Ganho de autoridade online, já que o marketplace de consultas médicas posiciona você em um ambiente com alta busca de pacientes e faz com que seus teleatendimentos apareçam nos resultados do Google;
  • Possibilidade de atender a qualquer hora e lugar, sendo que basta ter um dispositivo conectado à internet para realizar as consultas remotas;
  • Aumento da rentabilidade, já que a flexibilidade para a oferta de mais agendamentos garantem maiores receitas.

Conte com a Telemedicina Morsch!

A Telemedicina Morsch é a melhor opção de marketplace médico no Brasil. Atuando na área de telemedicina desde 2005, conta com uma plataforma que oferece:

  • Laudo à distância;
  • Prontuário eletrônico do paciente;
  • Marketplace médico;
  • Teleconsulta.

Ela conta com profissionais das principais especialidades médicas, permitindo que você amplie os seus serviços gastando muito menos.

Além disso, oferece a possibilidade de comodato de equipamentos, para que você tenha os melhores aparelhos por um custo muito mais baixo – tudo com garantia, assistência e treinamento.

Conclusão

O marketplace médico é a resposta para quem deseja saber como montar seu consultório virtual.

Através dele, é possível utilizar um prontuário eletrônico em nuvem, oferecer a teleconsulta, o telediagnóstico e ainda contratar equipamentos médicos em comodato.

Para tornar o seu marketplace médico mais eficiente, é importante se atentar aos serviços oferecidos.

Assim como uma rede social, cadastre todos os seus dados, sincronize sua agenda presencial e de teleconsultas com nosso Portal de Telemedicina e respeite os horários de atendimento do paciente.

Esses são apenas alguns dos critérios que você precisa levar em consideração antes de fazer parte de um marketplace médico.

Se você deseja saber mais informações sobre marketplace médico e como utilizá-lo, entre em contato conosco.

Ficaremos felizes em lhe ajudar!

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin