Como usar o marketplace médico para captar pacientes

Por Dr. José Aldair Morsch, 14 de julho de 2020
Como aumentar o número de pacientes através de um marketplace médico

O marketplace médico é uma plataforma de serviços médicos online que conecta profissionais de saúde e pacientes, sem ter uma operadora de plano de saúde como intermediária.

Através de um marketplace médico é possível oferecer atendimento de multiespecialidades online, através da Teleconsulta médica e ainda ter acesso ao telediagnóstico, tanto para laudar exames, quanto para ter acesso a vários especialistas que podem interpretar esses exames de maneira muito rápida.

Essa ferramenta oferece benefícios para todos os envolvidos. Para os médicos, ela permite criar clínicas com atendimento online, a chamada telemedicina.

Isso significa que é possível conversar de forma remota com os pacientes, realizar diagnósticos, solicitar a realização de exames e indicar tratamentos.

Todas essas informações ficam registradas em um prontuário eletrônico, permitindo ter acesso ao histórico do paciente para monitorar a sua saúde.

Os médicos que atuam em clínicas também se beneficiam no momento em que podem conversar com outros profissionais de saúde.

Para clínicas e consultórios, um portal para atendimento médico virtual é vantajoso especialmente no que tange à otimização de recursos e redução de custos.

Afinal, elimina a necessidade de contar com especialistas no local, pois toda a parte de diagnóstico e realização de laudos pode ser feita à distância.

Existe ainda a opção de adquirir equipamentos médicos em comodato para oferecer mais serviços e agregar mais valor ao seu consultório ou clínica.

Já para os pacientes, o marketplace médico é a oportunidade de contarem com atendimento especializado, independentemente do local onde residem e ainda realizarem seus exames nas suas cidades, pesquisando as clínicas no marketplace médico.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre marketplace médico e os benefícios que ele pode oferecer, no momento em que promove a centralização de serviços médicos, vou explicar um pouco mais sobre a plataforma em si.

A seguir, mostrarei o funcionamento da tecnologia que está por trás desse portal de clínicas virtuais e darei dicas práticas para que você o utilize de forma eficiente.

Além disso, abordarei outras estratégias para que clínicas e consultórios consigam atrair novos pacientes.

Boa leitura!

Como funciona a tecnologia por trás de um marketplace médico?

O marketplace médico nada mais é do que uma página na internet que conta com uma ferramenta orientada por dados, ou seja, ela funciona de acordo com as informações que são inseridas.

Essa plataforma possui uma diversidade de ferramentas e personalizações, permitindo promover serviços médicos e, ainda, facilitar o processo de marcação de Teleconsultas  e exames pelo próprio paciente.

Porém, para que ela funcione de fato, é preciso que todos se cadastrem, como uma rede social que só tem sentido existir se houver usuários.

Para exemplificar, vou mostrar como funciona para o uso do marketplace médico para teleconsultas.

De um lado o médico ou clínica se cadastra e inicia um prontuário eletrônico de sua especialidade, cadastra quais exames oferece e sincroniza o prontuário eletrônico em nuvem com a página do Portal da Telemedicina que lista os profissionais disponíveis para os pacientes.

Quando um paciente procura por  teleconsulta no google, vai cair no nosso Portal de Telemedicina e será direcionado para essa página de marcação de Teleconsultas e exames.

Ao realizar a pesquisa por médico ou especialidade, irá aparecer uma lista dos profissionais cadastrados para sua escolha, como mostro na imagem abaixo.

Escolha de médicos no marketplace médico

Listagem dos médicos cadastrados no marketplace médico.

No dia da Teleconsulta, tanto o médico quanto o paciente recebem e-mail e SMS 15 minutos antes do atendimento para entrarem na sala de consulta médica virtual.

No horário marcado, o médico utiliza o nosso Prontuário eletrônico em nuvem , onde já estarão inseridos todos os dados pessoais que o próprio paciente preencheu previamente.

As informações clínicas colhidas pelo médico e as ações que forem adotadas ao longo do atendimento da Tele consulta serão inseridas no prontuário durante o atendimento médico telepresencial.

Os exames, laudos e tratamentos também são adicionados pelo paciente no prontuário eletrônico.

Assim, cada vez que esse paciente apresentar um problema diferente, será possível conferir seus antecedentes e, assim, agilizar o atendimento e, ao mesmo tempo, ter um contexto mais amplo da sua saúde.

Além disso, com esse histórico do paciente, é possível gerar relatórios ou desenvolver pesquisas e artigos médicos, por exemplo.

E se for necessário solicitar uma segunda opinião médica, pois é possível liberar o acesso a outros profissionais de saúde, para que igualmente possam avaliar e formar o seu diagnóstico.

Outro diferencial do portal do médico é que ele é rápido, seguro e fácil de usar.

O marketplace médico facilita o encontro entre pacientes e clínicas

Resultados de exames rápidos, segurança de dados e comodidade são alguns dos benefícios possibilitados pelo marketplace médico.

Como utilizar o marketplace médico para conquistar mais clientes?

Existe uma série de funcionalidades que podem tornar o marketplace médico mais efetivo. É importante ficar atento a elas para conseguir atrair mais clientes e, assim, melhorar os seus resultados.

Confira nossas dicas!

Facilite o agendamento de consultas presenciais e teleconsultas

A sincronização da agenda de consultas presenciais junto com o Marketplace médico faz com que os espaços vazios da agenda sejam preenchidos pelas teleconsultas que chegam do Portal da Telemedicina Morsch.

Recebemos 20 mil visitas diárias de pacientes pedindo por atendimento e precisamos dessa parceria de médicos e clínicas para dar conta desse atendimento.

Além de possibilitar o acesso a diversos médicos em um único lugar na internet, o marketplace médico deve eliminar um dos problemas mais comuns na área da saúde: o tempo de espera e o deslocamento.

Logo, é importante proporcionar um fácil agendamento de consultas e ser rigoroso quanto ao cumprimento dos horários nas consultas tele presenciais.

Neste último caso, a plataforma é igualmente uma facilitadora, pois possui uma agenda integrada, permitindo uma maior organização na marcação das consultas presenciais e teleconsultas na mesma agenda de cada profissional, incluindo locais diferentes de atendimento presencial.

Utilize um prontuário eletrônico em nuvem completo

Ter um prontuário eletrônico em nuvem é uma ótima opção para organizar os dados do paciente e, ao mesmo tempo, evitar atrasos nos atendimentos.

Como mencionei, o fato de estar com as informações na tela do computador, elimina a necessidade de realizar diversas perguntas sobre histórico clínico, por exemplo.

A partir do que já foi anotado no prontuário médico, é possível ter um contexto mais amplo e apenas adicionar novas informações.

Como tudo isso fica armazenado na nuvem, em um único local, é possível acessar em qualquer dispositivo conectado à internet, mediante login e senha.

Para clínicas e hospitais que adotam o marketplace médico, esse histórico também torna o fluxo de atendimento mais ágil.

Afinal, ele se soma ao atendimento médico presencial, desde a recepção até o médico, todos conseguem obter as informações necessárias e, portanto, sabem como proceder.

Utilize especialistas no Marketplace médico para segunda opinião médica

O teleatendimento médico não é exclusivo para pacientes que buscam atendimento remoto.

Ele também pode ser adotado para permitir a troca de informações entre profissionais, seja para obter uma segunda opinião sobre um diagnóstico ou detalhar melhor o estado de saúde de um paciente.

Um exemplo ocorre quando um cardiologista de renome é procurado por outro colega, para que ele opine sobre o melhor diagnóstico em relação a um caso clínico difícil.

Ou ainda quando um cirurgião solicita, via plataforma de telemedicina, uma avaliação de um especialista para minimizar riscos cirúrgicos, através a avaliação pré-operatória.

Logo, é imprescindível que o marketplace médico permita essa troca facilitada de experiência entre especialistas.

Atenda pacientes de maneira presencial e virtual simultaneamente

Um dos diferenciais do marketplace médico é a possibilidade de realizar consultas remotas e também presenciais.

No momento em que você oferece essa modalidade, a tendência é que haja um aumento no seu número de pacientes, porque você amplia o acesso geográfico ao seu serviço.

Atenda numa manhã pacientes presenciais e por teleconsulta na mesma agenda, reduzindo os espaços vazios da sua agenda.

Pessoas que moram perto ou distantes da clínica, seja na mesma cidade, ou em outro estado ou mesmo outros países, podem conversar com você através da plataforma e receberem todo o atendimento normalmente.

Aqueles pacientes que moram na mesma cidade e fizeram a primeira Teleconsuta, poderão a qualquer momento visitar sua clínica para uma avaliação mais profunda, incluindo a realização de exames que você solicitou e indicou.

Dentro do software, é possível realizar videochamadas com a ferramenta de videoconferência própria da nossa Plataforma de Telemedicina, sem riscos de acesso por estranhos, permitindo um contato mais próximo e humanizado.

Se for necessário realizar algum exame complementar, é possível solicitar o exame, assinar digitalmente e enviar para o paciente por e-mail ou SMS.

Também é possível fornecer atestados e fazer prescrição eletrônica com assinatura digital, onde a receita é enviada com QR code para o celular do paciente.

Utilize a área de Telediagnóstico da mesma Plataforma de Telemedicina

Entenda que o marketplace médico compõe a página no nosso Portal da Telemedicina Morsch e por trás está nossa plataforma médica com toda a estrutura de prontuário eletrônico, teleconsultas e telediagnóstico.

Você tem toda esta estrutura pronta para se beneficiar.

No telediagnóstico, por exemplo,

Os pacientes que buscam por exames médicos na internet, chegarão até o Portal da Telemedicina Morsch e serão direcionados de acordo com o CEP para marcar seus exames nas clínicas cadastradas do nosso Marketplace médico.

Isso aumenta a abrangência do seu negócio sem gastar nenhum centavo em marketing.

Outra questão é que o paciente que utilizou a Teleconsulta no marketplace médico e foi orientado a realizar um Eletrocardiograma, mesmo que não tenha sido atendido por você, vai querer fazer o exame em um dos serviços cadastrados e com isso, pode ser realizado na sua clínica que aparecerá na busca.

Após a realização do exame de eletrocardiograma por exemplo em sua própria clínica, os gráficos são encaminhados diretamente para a área de Telediagnóstico da nossa Plataforma e o médico especialista da nossa equipe irá interpretar e liberar o laudo assinado digitalmente em até 30 minutos, assim, se pode indicar a terapia mais adequada.

Contrate aparelhos médicos em comodato para realizar exames

Vale lembrar que para um consultório ou clínica médica manter a fidelização de seus pacientes, deve oferecer os exames além das consultas.

Não faz sentido atender o paciente e mandar para outro serviço para realizar os exames e dar a melhor parte para outro serviço.

O maior lucro de uma clínica médica está nos exames e não nas consultas.

Não se preocupe que a área de Telediagnóstico do Marketplace médico se encarrega de laudar os exames para sua clínica, seu técnico em enfermagem pode fazer os exames mesmo na sua ausência e enviar para nossa Plataforma de Telemedicina.

Se você não tem dinheiro para comprar um equipamento médico, contrate em comodato.

A Telemedicina Morsch oferece por exemplos essa linha de equipamentos médicos em comodato:

  • Eletrocardiograma em repouso
  • Holter de ECG digital 24 horas
  • Mapa de pressão arterial 24 horas
  • Espirometria
  • Eletroencefalograma

Contratando um desses aparelhos médicos para iniciar seus exames vai trazer muito valor ao seu negócio e vai fidelizar seus pacientes.

Ao longo do tempo você vai validar esse formato de negócio e vai expandindo, contratando mais aparelhos médicos de acordo com sua necessidade.

Tenha a total segurança dos dados médicos em nuvem

Para atrair e fidelizar seus clientes, o marketplace médico deve obrigatoriamente seguir à risca as normas do Conselho Federal de Medicina no que tange à segurança.

A Telemedicina Morsch, por exemplo, utiliza um software com criptografia de ponta a ponta e com backups diários.

Além disso, conta com recursos de segurança de acesso que incluem dupla autenticação, seja por e-mail ou SMS.

Como a pessoa utiliza um login e senha para acessar a plataforma, é possível ter controle de quem acessou o prontuário do paciente e, ainda, conferir as alterações realizadas.

Logo, caso haja alguma conduta mal conduzida por parte do usuário cadastrado, tudo estará registrado para que o administrador avalie o comportamento e adote as medidas cabíveis.

É importante lembrar que, na telemedicina, todos os direitos do paciente são respeitados.

Ou seja, os dados apenas podem ser compartilhados com consentimento do paciente e o acesso é liberado somente para os serviços de saúde a ele vinculados.

Realize laudos em até 30 minutos usando somente o Telediagnóstico

Já pensou poder entregar ao seu paciente o laudo do exame que ele acabou de realizar no seu serviço?

Use seu próprio equipamento médico para fazer exames e envie os arquivos para os especialistas da Plataforma de Telemedicina interpretar.

Na área de Telediagnóstico, a Plataforma de Telemedicina Morsch aceita os arquivos de todos os aparelhos médicos.

Essa é outra funcionalidade que é possível oferecer através de um marketplace médico.

Funciona da seguinte forma: o exame é realizado sob orientação de um técnico e esse arquivo é enviado diretamente para o nosso especialista que está  logado no sistema de telemedicina.

Imediatamente ele visualiza a imagem do arquivo, tira suas conclusões, faz o laudo, assina de forma digital e o disponibiliza no prontuário do paciente.

É possível reduzir esse processo em até 30 minutos – o que pode ser utilizado como grande diferencial competitivo da sua clínica.

Mas por que é tão rápido?

A questão é que, na Telemedicina Morsch, existem mais de 100 profissionais disponíveis especificamente para realizar essa interpretação de exames.

Nossa equipe atua em Telediagnóstico desde 2005 com interpretação de exames de todas as especialidades para todo o Brasil.

Veja que é diferente de quando o exame médico é realizado dentro da clínica, em que depende do especialista que está envolvido em diversas tarefas ao longo do dia ou nem está presente.

Tenha o melhor custo-benefício do mercado com o marketplace médico

Outra maneira eficiente de atrair mais pacientes é oferecendo um preço mais justo – se comparado com as demais clínicas no mercado.

Com o marketplace médico, é possível reduzir em 50% os custos com laudos, tendo em vista que se paga apenas por laudo realizado.

Essa redução pode ser repassada ao cliente, permitindo oferecer um preço mais justo a ele.

No marketplace médico é você que estipula o preço dos serviços e não trabalha de acordo com o mercado de aplicativos de teleconsultas.

Boas práticas que auxiliam na captação de novos pacientes

Além de estar em um marketplace médico, ter uma boa estrategia de marketing digital, atendimento humanizado e colaboradores motivados ajudam na obtenção de novos pacientes.

Veja mais algumas dicas para atrair novos pacientes

Além de utilizar o marketplace médico, clínicas e consultórios podem adotar outras medidas para aumentar o seu número de clientes.

Minhas dicas complementares para vocês são as seguintes:

Conte com um atendimento ético e humanizado

Quando as pessoas procuram as clínicas com atendimento online ou presencial, elas desejam expor suas dores e obter um diagnóstico preciso.

Logo, o atendimento médico deve ser o mais humanizado, ético e adequado tecnicamente possível.

Isso significa que o profissional deve:

  • Prestar atenção às suas queixas;
  • “Olhar nos olhos”;
  • Ter paciência para explicar os procedimentos;
  • Transmitir os resultados de forma simples.

Desta forma, é possível estabelecer uma relação de confiança, fazendo com que ele se sinta confortável para procurá-lo novamente quando ele precisar.

Tenha funcionários motivados e satisfeitos

Colaboradores desmotivados, mal treinados ou indiferentes ao serviço pode causar danos sérios à imagem de uma clínica.

Para evitar esse imprevisto, é importante investir em treinamento e qualificação para padronizar e melhorar a performance em todas as etapas do atendimento ao cliente.

Mantenha a infraestrutura limpa e organizada

A clínica precisa estar sempre limpa e organizada, especialmente porque estamos falando de um ambiente extremamente higiênico.

Essa dica serve para todos os ambientes, desde os corredores, as salas de atendimento até os banheiros.

Resolva as possíveis objeções dos clientes

O seu cliente achou o tempo de espera muito longo ou está insatisfeito com a quantidade de serviços que você oferece?

Esteja aberto a ouvir suas objeções, pois elas podem ajudar a melhorar ainda mais a experiência do cliente.

Invista em ações de marketing eficazes

Sabe aquele ditado que diz que “quem não é visto não é lembrado”? Pois a área da saúde também está inclusa!

Segundo uma pesquisa da Doctoralia, 92% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet.

E mais: estima-se que cerca de 10 milhões de usuários acessam sites sobre o tema regularmente.

Esses são apenas alguns números que demonstram a importância de as clínicas adotarem o marketing digital na sua rotina.

Mas como estar presente na internet?

  • Faça parte do nosso Marketplace médico;
  • Crie um site profissional responsivo e otimizado;
  • Crie uma conta no Google Meu Negócio;
  • Tenha perfis nas principais redes sociais;
  • Faça anúncios pagos no Google e nas redes sociais;
  • Invista em marketing de conteúdo.

Estimule as recomendações boca a boca

O famoso boca a boca ainda continua fazendo a diferença.

Afinal, é mais fácil uma pessoa procurar por um serviço que já foi testado e recomendado por familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Para estimular esse tipo de recomendação, basta seguir as dicas acima, pois elas ajudam a melhorar a satisfação.

Conte com a Telemedicina Morsch!

A Telemedicina Morsch é a melhor opção de marketplace médico no Brasil. Atuando na área de telemedicina desde 2005, conta com uma plataforma que oferece:

  • Laudo à distância;
  • Prontuário eletrônico do paciente;
  • Marketplace médico;
  • Teleconsulta.

Ela conta com profissionais das principais especialidades médicas, permitindo que você amplie os seus serviços gastando muito menos.

Além disso, oferece a possibilidade de comodato de equipamentos, para que você tenha os melhores aparelhos por um custo muito mais baixo – tudo com garantia, assistência e treinamento.

Conclusão

O marketplace médico é a resposta para quem deseja saber como montar seu consultório virtual.

Através dele, é possível utilizar um prontuário eletrônico em nuvem, oferecer a teleconsulta, o telediagnóstico e ainda contratar equipamentos médicos em comodato.

Para tornar o seu marketplace médico mais eficiente é importante ficar atento aos serviços oferecidos.

Assim como uma rede social, cadastre todos os seus dados, sincronize sua agenda presencial e de teleconsultas com nosso Portal de Telemedicina e respeite os horários de atendimento do paciente que quer marcar teleconsulta.

Esses são apenas alguns dos critérios que você precisa levar em consideração antes de fazer parte de um marketplace médico.

Se você deseja saber mais informações sobre marketplace médico e como utilizá-lo, entre em contato conosco.

Ficaremos felizes em lhe ajudar!

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

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