Estratégias para captar pacientes para clínicas médicas

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de janeiro de 2019
Como atrair pacientes para clínica

Aprenda na prática como atrair pacientes para clínica médica e aumentar os lucros.

Há quem acredite que é preciso investir altas quantias para ter a agenda sempre cheia.

Outros dedicam grande tempo a pensar no assunto, mas sem chegar a lugar algum.

No fim das contas, é um dilema que tira o sono de muitos gestores e proprietários de clínicas ou consultórios.

Afinal, sem pacientes, não há razão para o seu negócio existir.

Conquistá-los e fidelizá-los é também fundamental para a própria sobrevivência do estabelecimento.

Mas é preciso entender que os tempos são outros – e que receitas do passado já não funcionam mais de maneira efetiva.

A percepção e o papel do consumidor nesse cenário mudaram bastante, principalmente com a popularização da internet.

A rede deu voz às pessoas, transformando a maneira como se relacionam com as empresas e escolhem os serviços.

Neste artigo, apresento ideias para clínicas médicas, dicas para compreender o novo comportamento do público e como atrair pacientes para clínica.

Se deseja conhecer estratégias essenciais para atrair – e resgatar – pacientes na era digital, continue lendo.

Como atrair pacientes para clínica médica: avaliação inicial

Como atrair pacientes para clínica médica: avaliação inicial

Como atrair pacientes para clínica médica: avaliação inicial

Décadas atrás, não havia muitas opções de produtos e serviços disponíveis, inclusive de clínicas médicas.

Portanto, quem precisasse realizar algum exame, consulta ou tratamento recorria sempre à mesma unidade de saúde, geralmente a mais próxima, mas que poderia ficar até em cidades vizinhas.

Em outras palavras, o desafio de como atrair pacientes para clínica era mais facilmente vencido: bastava a ela prestar um serviço satisfatório e estar bem localizada.

Mas o mercado não parou no tempo e mais profissionais da saúde começaram a se formar e abrir clínicas e consultórios.

Hoje em dia, mesmo cidades menores possuem clínicas de saúde e, nas maiores, a concorrência é bastante acirrada.

Fica claro, então, que é preciso investir em diferenciais para atrair pacientes.

Na sua avaliação inicial, a dica é focar na chamada experiência do usuário ou, nesse caso, do paciente.

Considere todas as interações do público com a clínica, começando pela divulgação, marcação de consultas e atendimento.

Na sequência, procure responder às questões que relaciono abaixo para chegar a um diagnóstico inicial.

1. Como está a qualidade do atendimento médico da sua clínica?

De maneira geral, ninguém gosta de passar por uma consulta, exame ou tratamento.

Normalmente, o atendimento é motivado por uma doença ou suspeita dela, o que costuma deixar o paciente desconfortável.

Mesmo quando vai passar por uma avaliação preventiva, ele pode não se sentir à vontade.

Por isso, o atendimento médico precisa ser humanizado, além de ético e adequado tecnicamente.

Isso significa prestar atenção nas queixas, olhar nos olhos, explicar os procedimentos de forma calma e didática, assim como transmitir os resultados com simplicidade, sanando dúvidas.

Dessa forma, o profissional pode estabelecer uma relação de confiança com o paciente, instigando a lealdade.

Por outro lado, se o atendimento médico não for satisfatório, existe uma boa chance de o paciente não procurar mais os serviços daquela clínica.

E o pior: fazer propaganda contrária a ela.

2. O atendimento ao cliente pela recepcionista está satisfatório?

A recepcionista será, provavelmente, a primeira pessoa a atender o paciente, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail.

Ou seja, ela causará a primeira impressão sobre a clínica, o que pode conquistar ou afastar os pacientes, dependendo da forma como a sua abordagem acontece.

Funcionários sem motivação, mal treinados ou mesmo indiferentes ao serviço podem gerar estragos na imagem da unidade de saúde, dificilmente reparados.

Investir em treinamento e qualificação é essencial para padronizar e melhorar a performance das recepcionistas.

3. Como está a infraestrutura da clínica médica?

A clínica não precisa parecer um hotel de luxo, mas deve estar sempre limpa, organizada e contar com os equipamentos necessários para funcionamento.

Isso serve para todos os ambientes da unidade, desde a fachada até os banheiros.

O objetivo é oferecer o máximo de conforto e bem-estar para o paciente, que pode estar passando por momentos difíceis enquanto aguarda pelo atendimento.

4. Existem outras objeções que diminuem a satisfação do paciente?

Além da estrutura e atendimento, vale avaliar o fluxo de trabalho na clínica médica.

O tempo de espera para ser atendido é satisfatório, ou sempre há atrasos?

Os pacientes reclamam do horário de funcionamento? Sugerem que seja mais flexível?

Tudo isso deve ser considerado para melhorar a experiência do cliente.

Outro ponto básico está relacionado ao pagamento para pacientes particulares.

Procure, dentro do possível, facilitar o parcelamento e incluir diferentes formas de pagamento aceitas na clínica.

Como atrair pacientes para clínica: estratégias para captar e resgatar pacientes

Como atrair pacientes para clínica: estratégias para captar e resgatar pacientes

Como atrair pacientes para clínica: estratégias para captar e resgatar pacientes

Depois de ouvir os pacientes e fazer uma avaliação inicial, você está pronto para identificar pontos de atenção e melhorar os serviços na clínica.

Mas, como citei no início deste artigo, não basta prestar bons serviços; é preciso atrair mais clientes para ter um negócio de sucesso.

E, para isso, a unidade de saúde deve marcar presença nos locais onde o seu público-alvo está.

Um deles é a internet.

Para se ter uma ideia, 74,9% dos brasileiros estão conectados, de acordo com dados do IBGE divulgados em dezembro de 2018.

Então, é natural que a web ofereça grandes oportunidades para empresas de todos os setores.

Seguindo as dicas a seguir, vai ficar mais fácil alcançar e fidelizar os pacientes, mesmo que sua clínica esteja em um local mais afastado dos grandes centros urbanos.

Investir em ações de Marketing

Quem não é visto, não é lembrado.

E, no caso de serviços de saúde, é preciso ser visto no momento certo, concorda?

Pesquisa realizada pela plataforma Doctoralia revelou que 92% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet.

Graças às ferramentas atuais, é possível aparecer no exato momento em que um cliente em potencial está procurando pelo serviço de saúde.

Esse é um dos motivos pelos quais clínicas médicas têm investido cada vez mais em ações de marketing digital.

Quando realizadas de forma correta, elas geram bons resultados com um investimento menor do que o exigido por anúncios offline, em jornais ou revistas.

O primeiro passo é estar presente na internet, através de um site.

Criação de site profissional responsivo e otimizado para o Google

O site é como um escritório virtual que reúne informações importantes sobre a clínica.

Localização, formas de contato, serviços oferecidos, missão, história e valores são alguns dos dados encontrados em um site institucional.

No entanto, o endereço virtual só será eficiente na atração do público se puder ser facilmente encontrado por mecanismos de busca.

Portanto, faz sentido seguir um conjunto de técnicas conhecido como SEO – Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca.

O uso de URLs curtas e palavras-chave são algumas práticas que ajudam um site a ranquear melhor, ou seja, a aparecer entre as primeiras posições em uma busca orgânica do Google.

Busca orgânica é aquela mais comum, quando alguém vai ao Google e pesquisa termos, palavras ou frases espontaneamente (sem gerar custos a você quando encontrá-lo).

Ter um site responsivo, que se adapte automaticamente a diferentes tamanhos de tela, é outro fator importante para chegar à primeira página do Google – e ser achado por novos pacientes.

Criação de uma conta no Google Meu Negócio

Criação de uma conta no Google Meu Negócio

Você já deve ter pesquisado por algum produto ou serviço diretamente, e obtido sugestões de locais nos resultados.

Em geral, o Google mostra os lugares mais próximos, considerando a localização fornecida por smartphones e outros dispositivos.

Quanto mais informações e avaliações sobre um local, mais bem posicionado ele aparece.

Por isso, recomendo uma conta no Google Meu Negócio, na qual você poderá informar endereço, telefone, e-mail, horário de funcionamento, dentre outros detalhes sobre a sua clínica.

Para abrir sua conta, acesse: Google Meu Negócio

Criação de redes sociais

Faz tempo que as redes sociais deixaram de ser meras plataformas de entretenimento, e se tornaram grandes canais de comunicação entre organizações e clientes.

Tanto que as principais, como Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Youtube já contam com opções de páginas oficiais para empresas.

Além de fortalecer a imagem da sua clínica, essas páginas servem para atender pacientes, informar sobre as atividades e alcançar clientes em potencial.

A partir do conhecimento sobre o público alvo, fica simples definir as redes sociais em que a clínica precisa estar.

Criação de anúncios no Google e redes sociais

Ter uma conta no Google e em redes sociais também permite que a clínica faça campanhas de anúncios nesses locais.

Mas se posso utilizar serviços gratuitos, por que apostar em mídia paga?

Na verdade, uma estratégia completa de marketing digital combina mídia orgânica e a paga, pois essa última amplia o alcance das marcas.

Em outras palavras, sem investir em anúncios, fica difícil ser visto por mais pessoas, pois o alcance acaba limitado.

Isso sem contar que, no caso da busca orgânica do Google, algumas palavras-chave são tão populares e concorridas que pode ser mais eficiente aparecer por meio de um anúncio no topo da primeira página, por exemplo.

Investir em marketing de conteúdo para crescimento do tráfego orgânico do site

Comentei, acima, que o conteúdo é importante para garantir uma boa posição na busca orgânica do Google.

Mas não é só isso.

Através do chamado marketing de conteúdo, clínicas médicas podem atrair clientes em potencial de um modo sutil.

Isso acontece com a aplicação de técnicas que chamam a atenção, respondem dúvidas e resolvem problemas do público-alvo.

Uma das maneiras mais comuns é aumentar o tráfego, ou seja, o número de acessos do site, construindo um blog pensado a partir do conhecimento desse público.

Daí a importância de explorar temas de interesse em uma linguagem acessível e com textos de qualidade.

Assim, a clínica se aproxima do possível paciente, fornecendo as informações que ele precisa e dando início a um relacionamento.

Mais tarde, quando o cliente estiver buscando serviços de saúde, as chances de ele lembrar e escolher a clínica já conhecida serão altas.

Investir em treinamento de atendimento e vendas para recepcionistas

Investir em treinamento de atendimento e vendas para recepcionistas

Como atrair pacientes para clínica médica: Investir em treinamento

Uma vez que o paciente encontre e agende uma consulta, exame ou tratamento na sua clínica, ele precisa ter uma boa experiência.

Isso envolve o atendimento prestado pelos funcionários da recepção que, muitas vezes, não recebem capacitação para orientar o cliente e falar sobre outros serviços disponíveis.

O resultado são pacientes insatisfeitos e impacto negativo no orçamento.

Portanto, vale a pena fornecer treinamentos periódicos para todos os colaboradores da clínica, inclusive para recepcionistas.

Quanto mais bem preparados, mais motivados eles estarão, e a tendência é de melhoria na qualidade do atendimento.

Investir em ações de pós-venda ou pós-atendimento

Depois de conquistar o paciente, é preciso concentrar esforços para a sua fidelização.

Afinal, se ele tiver uma boa experiência, é provável que volte a procurar sua clínica médica quando nova necessidade surgir, gerando mais receitas.

Porém, conseguir a lealdade do cliente, que é bombardeado por dados e anúncios todos os dias, pode ser bem difícil.

Para sair na frente, mostre que você se lembra do paciente, que ele não é só um número na sua clínica.

Atitudes como enviar cartões virtuais de aniversário, fazer pesquisas de satisfação e pedir a opinião do cliente na hora de inovar causam boa impressão.

Outra ideia é realizar eventos de confraternização e/ou conscientização, como a semana da prevenção ao câncer de mama, dia de cuidar da saúde mental, entre outros.

Investir em ações para resgate de clientes antigos

Se uma pessoa realizou um procedimento e não voltou a procurar sua clínica, é interessante saber o porquê.

Às vezes, ela simplesmente não precisou dos serviços e, com o tempo, esqueceu o nome ou endereço da unidade de saúde.

No entanto, a experiência pode não ter sido boa.

De qualquer maneira, existem mecanismos para retomar o contato com pacientes antigos.

Você pode enviar e-mails, fazer contato por telefone, oferecer bônus, chamar para eventos ou promoções.

Em um primeiro momento, essas ações podem não surtir grande efeito, mas, com o tempo, os clientes vão se lembrar da sua empresa.

Otimizar o atendimento com prontuários eletrônicos personalizados

Ter prontuários feitos sob medida para a sua clínica é uma opção excelente para organizar os dados e evitar atrasos nos atendimentos.

Esses documentos deixam o fluxo mais ágil, já que cada funcionário, desde a recepção, sabe como proceder e conhece qual o próximo passo no atendimento.

Além disso, as informações de saúde do paciente ficam armazenadas em nuvem, em um só lugar, não ocupam espaço físico e podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Invista na experiência dos pacientes para estimular o boca a boca

Invista na experiência dos pacientes para estimular o boca a boca

Como atrair pacientes para clínica: estimular o boca a boca

Comentei, há alguns tópicos, sobre formas de divulgar seu negócio pela internet.

Elas são extremamente importantes no contexto atual, mas o famoso boca a boca continua fazendo a diferença.

Isso porque um serviço ganha muito mais relevância quando é recomendado por familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Só que essa recomendação só acontece quando o paciente tem uma experiência positiva na clínica.

Vale reforçar, então, algumas dicas que já abordei neste artigo:

  • Invista no atendimento humanizado
  • Mantenha uma boa infraestrutura
  • Forneça treinamento e reciclagem para seus colaboradores
  • Esteja presente na internet
  • Faça pesquisas de satisfação
  • Realize ações para fidelizar o paciente.

Ampliar os serviços da clínica com o uso da Telemedicina

 

Oferecer diferentes tipos de exames é outra maneira eficiente de atrair novos clientes para o seu negócio.

Mesmo com uma equipe enxuta, é possível aumentar o portfólio, contratando uma empresa de telemedicina para emitir laudos a distância.

Exames como radiografias e eletrocardiograma podem ser realizados por técnicos em radiologia ou enfermagem, e laudados pelos especialistas da empresa parceira.

Basta que sejam feitos com o auxílio de equipamentos digitais.

Em seguida, os dados serão compartilhados via plataforma de telemedicina, que será acessada mediante login e senha.

Os laudos online também são uma opção inteligente para liberar os especialistas in loco para atividades que precisem ser realizadas pessoalmente.

Resultados de exames que estejam atrasados também se beneficiam da telemedicina.

Ou seja, é possível acabar com as filas e ganhar pontos junto ao paciente, que receberá laudos de qualidade em minutos.

Conclusão

Atrair e fidelizar clientes nos dias de hoje tem se mostrado um grande desafio para clínicas e consultórios médicos.

Para superar a concorrência e se destacar, é preciso oferecer atendimento humanizado, investir em presença na internet e novas tecnologias, a exemplo da telemedicina.

Conte com a Telemedicina Morsch para aumentar os ganhos da sua clínica, reforçando os serviços com laudos a distância.

Além de ganhar agilidade, você economiza na contratação de especialistas.

Acesse o site para saber mais, faça contato conosco e solicite o seu teste grátis.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin