Como melhorar a gestão financeira do consultório

Por Dr. José Aldair Morsch, 23 de agosto de 2016
TELEMEDICINA-MORSCH_header_23_8_2016 melhorar a gestão financeira

A gestão financeira do consultório nada mais é do que um ambiente de trabalho, ou seja, em muitas questões ele é como uma loja, uma empresa, ou qualquer outro tipo de prestação de serviços.

Para o consultório funcionar de maneira correta e adequada é importante que haja uma boa administração de tudo o que acontece dentro dele,

um pequeno deslize no que diz respeito a valores, pode levar todo o trabalho duro por água abaixo. Por isso, melhorar a gestão financeira é tão importante.  

Se você possui dúvidas com relação a como melhorar a gestão financeira de seu consultório, então confira uma série de dicas a seguir para controlar com maestria as finanças do consultório.

Tenha todas as transações registradas para uma boa gestão financeira do consultório

O fluxo de caixa nada mais é do que o registro das transações e atividades que envolvem o consultório médico. Comprar uma caixa de clips de papel até mesmo o pagamento de impostos ou então o salário de um funcionário devem estar registrados no seu movimento.

Solicite um orçamento

O objetivo desse controle é calcular corretamente o que entra e o que sai para dessa forma ter conhecimento se o negócio está no vermelho ou no azul.

Ou seja, quanto mais detalhado forem suas transações, mais comando e controle da gestão financeira do consultório você terá.

Embora alguns valores possam parecer insignificantes a curto prazo, no final das contas eles poderão fazer grande diferença. O uso de um sistema de fluxo de caixa online resume a saúde do seu consultório e lhe mostra as torneiras que devem ser fechadas.

Projete gastos e lucros

Outra boa maneira de controlar e potencializar a gestação financeira do consultório é fazendo projeções. As projeções devem começar com os gastos. Junte todos os seus gastos fixos como água, luz, telefone, alguel, IPTU, funcionários e impostos e some tudo.

Ao chegar ao valor disso tudo você saberá quanto gasta por mês para manter o consultório funcionando. A partir daí será possível você saber quanto precisa trabalhar, quantos pacientes precisa atender para que o consultório lhe traga lucro.

Projetar gastos e lucros é uma ótima maneira de controlar e melhorar a gestão financeira de consultório.

Não use uma planilha no excel, invista num software, é barato e organiza tudo, podendo ser acessado em qualquer dispositivo. Recomendamos o Zero Paper ou Conta Azul.

gestão financeira do consultório

Organize o fluxo de caixa do seu consultório

Um contador pode ser de grande auxilio

Para manter erros de gestão longe de seu consultório, ter a ajuda de um contador pode ser algo muito valioso. Muitas vezes por não conhecer as leis, valores e taxas de impostos, é possível deixar de recolher impostos ou então declarar dinheiro de maneira errada, levando o nome de sua clínica para Receita Federal.

Quando isso acontece multas devem ser pagas, e a burocracia para normalização das pendências costumam ser chatas, demoradas e estressantes.

Tendo um contador ao seu lado, você pode se dedicar única e exclusivamente ao atendimento de seus pacientes, deixando toda a burocracia e tarefas monetárias nas mãos de alguém que entenda do assunto.

Dessa forma, será necessário apenas uma reunião mensal com seu contador para analisar os dados e resultados alcançados por seu consultório. Sempre tente abrir como empresa, você pagará menos impostos.

Digitalize as informações

Papeis são muito vulneráveis, desaparecem e também podem ser rasgados. Pensando dessa maneira, busque sempre utilizar meios digitais para controlar suas finanças. Pode ser um simples programa de software em nuvem, onde as informações são guardadas online.

Nesses softwares a secretária paga as contas e anexa os comprovantes onde o contador tem acesso. Ter o movimento da sua empresa digitalizado é uma ótima maneira de melhorar a gestão financeira do consultório e ter mais controle sobre valores que entram e saem.

Não negligencie a gestão  financeira de seu consultório, ela é o sistema nervoso do negócio. Se uma boa gestão financeira não for feita, a saúde do consultório desaparece e quem vai arcar com os medicamentos e procedimentos para recuperar a saúde de seu negócio é você. Por isso, muita atenção e cuidado na gestão financeira do consultório.

Faz exames? Pense em contratar uma empresa de Telemedicina para reduzir custos

Não dependa de um especialista presencial para interpretar os seus exames. Com a contratação da Telemedicina Morsch você pode reduzir significativamente os custos dos exames e ainda oferecer diariamente esta facilidade para seus pacientes.

Ao contratar uma Plataforma de Telemedicina, seu técnico em enfermagem é treinado para realizar os exames e enviar os arquivos diretos para a plataforma usando a internet e recebe os laudos médicos em 30 minutos.

Utilize a opção de comodato de equipamentos médicos caso ainda não possua

Você pode contratar o aparelho de Eletrocardiograma por exemplo, paga uma mensalidade e recebe 30 laudos gratuitos todos os meses. É uma excelente alternativa para melhorar os lucros do seu consultório.

Gostou do texto? Então fique de olho no nosso blog para mais informações! Assine! Compartilhe nas redes!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp