Prontuário SUAS: entenda o que é, para que serve e como preencher

Por Dr. José Aldair Morsch, 18 de julho de 2024
Prontuário SUAS

O Prontuário SUAS surgiu para organizar registros referentes a atividades de assistência social realizadas pelo governo federal brasileiro.

Esse documento do Sistema Único de Assistência Social foi disponibilizado a partir de 2012 para profissionais.

Tem por objetivo reunir dados de famílias cadastradas em programas governamentais.

Neste texto, explico seu objetivo, dicas de preenchimento e em que casos utilizar o prontuário eletrônico.

Avance na leitura do artigo até o final.

O que é o Prontuário SUAS?

O Prontuário SUAS é um documento destinado ao registro de informações referentes a famílias atendidas por serviços sociais.

Ao manter um registro atualizado e padronizado, o prontuário viabiliza uma comunicação mais eficiente entre membros da equipe de referência do CRAS ou do CREAS.

Falo dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) – estruturas que fornecem serviços de acolhimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Enquanto os CRAS se ocupam com medidas preventivas a situações de risco, os CREAS auxiliam pessoas que já tiveram direitos violados, seja devido a agressões físicas, sexuais, psicológicas, abandono, discriminação e outros contextos similares.

O prontuário do Sistema Único de Assistência Social pode ser encontrado nas versões impressa e digital.

Para que serve o Prontuário SUAS?

A ferramenta de registro serve para orientar o trabalho dos profissionais atuantes em CRAS e CREAS, apoiando a continuidade das ações de maneira eficaz.

Nesse cenário, os dados não são apenas registrados, garantindo a composição de um histórico de atendimentos, mas também ficam preservados, acessíveis apenas a pessoas autorizadas.

Apenas técnicos de nível superior e vinculados ao órgão gestor podem preencher, alterar e visualizar as informações sensíveis detalhadas no prontuário.

De acordo com o site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social:

“O Prontuário SUAS tem como objetivo principal contribuir para a organização e qualificação do conjunto de informações necessárias ao diagnóstico, planejamento e acompanhamento do trabalho social realizado com as famílias e indivíduos no âmbito do PAIF, do PAEFI e do Serviço de Medidas Socioeducativas”.

A sigla PAIF faz referência ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, enquanto PAEFI significa Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos.

Prontuário eletrônico SUAS

O prontuário viabiliza uma comunicação mais eficiente entre membros da equipe de referência do CRAS ou do CREAS

Como preencher o Prontuário SUAS?

Como mencionei acima, apenas a equipe técnica de nível superior do CRAS ou CREAS que realizam o trabalho social com a família no âmbito do PAIF e do PAEFI, terá acesso ao Prontuário SUAS para leitura e anotações.

Essa e outras regras estão descritas em uma apresentação que orienta o uso, preenchimento e guarda do documento, incluindo boas práticas como:

  • Montar uma capa para o prontuário, com informações resumidas que permitam a identificação da família ou membro da família acompanhado
  • Entender que o Prontuário SUAS não é um formulário. Ele deve ser preenchido aos poucos, conforme os profissionais responsáveis prestarem atendimento
  • Inserir, em cada nova anotação, assinatura, número do conselho de classe do profissional e carimbo do responsável pelo registro da informação
  • Armazenar os prontuários em locais seguros e de acesso controlado, organizando um sistema de controle para facilitar a localização dos prontuários. O sistema pode ser manual ou informatizado.

Vamos conhecer mais sobre a sua estrutura?

Blocos do Prontuário SUAS

O registro está dividido em 3 blocos principais, que contemplam identificação e endereço da família, forma de acesso ao serviço e razão do primeiro atendimento e informações sobre as características socioeconômicas da família.

Seu preenchimento engloba os seguintes 16 tópicos:

  1. Registro simplificado dos Atendimentos
  2. Identificação da Pessoa de Referência e Endereço da Família
  3. Forma de Ingresso na Unidade e Motivo do Primeiro Atendimento
  4. Composição Familiar
  5. Condições Habitacionais da Família
  6. Condições Educacionais da Família
  7. Condições de Trabalho e Rendimento da Família
  8. Condições de Saúde da Família
  9. Acesso a Benefícios Eventuais
  10. Convivência Familiar e Comunitária
  11. Participação em Serviços, Programas e Projetos
  12. Situações de Violência e Violação de Direitos
  13. Histórico de Cumprimento de Medidas Socioeducativas
  14. Histórico de Acolhimento Institucional
  15. Planejamento e evolução do acompanhamento familiar
  16. Formulário de controle dos encaminhamentos realizados no processo de acompanhamento da família.

A seguir, comento sobre o manual de preenchimento.

Manual do Prontuário SUAS

Com o propósito de orientar e incentivar o correto preenchimento das informações, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social publicou o Manual do Prontuário SUAS.

Redigido em linguagem simples, o material aborda as etapas de concepção, procedimentos e operacionalização referentes aos registros, dando recomendações sobre cada questão presente no prontuário.

Você pode baixar o manual em PDF.

O que é o Prontuário Eletrônico SUAS?

O Prontuário Eletrônico SUAS contém todas as informações do prontuário físico, porém, em versão digital.

Ou seja, os registros são gerenciados por meio de um software, permitindo a manutenção de um histórico dos atendimentos para agilizar o trabalho dos profissionais e facilitar a vida dos usuários do SUAS.

Dentro desse ambiente virtual, os dados são localizados a partir de buscas online, podendo ser cruzados e atualizados em tempo real.

Há também um Prontuário Eletrônico Simplificado, que pode ser acessado com agilidade para conferir dados básicos das famílias atendidas.

Acesse o Prontuário Eletrônico SUAS.

Quando usar o Prontuário Eletrônico SUAS?

Sempre que houver disponibilidade, o profissional responsável pelo preenchimento do prontuário SUAS deve utilizar a versão eletrônica.

Afinal, ela agrega maior eficiência e proteção aos dados, que ficam protegidos por mecanismos como a criptografia de ponta a ponta.

Além de simplificar a transmissão e até a integração a outras bases de dados, como as do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse contexto, é importante investir na digitalização de prontuários de todo tipo, incluindo aqueles que mostram o histórico de saúde dos clientes.

Conte com a plataforma de Telemedicina Morsch para organizar, compilar e atualizar os documentos de pacientes de um jeito inteligente e prático.

Nosso prontuário online fica hospedado na nuvem, garantindo ampla acessibilidade a partir de login e senha, usando qualquer dispositivo conectado à internet.

O sistema oferece usabilidade, módulos individuais por especialidades, assinatura digital, modelos de receitas, alertas, prescrição eletrônica e muito mais.

Conheça todas as vantagens para o seu negócio.

Conclusão

Ao final deste artigo, deixei claro como funciona e quais as aplicações do Prontuário SUAS.

Se achou o texto interessante, compartilhe para que mais pessoas ampliem os conhecimentos.

Siga lendo conteúdos sobre gestão na saúde que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin