Laudo de espirometria: o que é, como interpretar e passos para realizar a distância

Por Dr. José Aldair Morsch, 1 de julho de 2019
Laudo de espirometria a distância

O laudo de espirometria dá suporte ao diagnóstico de doenças que alteram a capacidade respiratória, como asma e DPOC.

Ele oferece uma análise completa de padrões restritivos, obstrutivos e mistos, colaborando para a definição e avaliação da eficácia do tratamento.

Se deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o laudo desse exame respiratório, avance na leitura deste artigo.

Apresento aqui os principais aspectos do documento, a importância e como se beneficiar do laudo a distância.

Acompanhe até o final.

O que é laudo de espirometria?

Laudo de espirometria é o documento que formaliza o resultado desse exame.

Ele contém dados do paciente, médico e estabelecimento de saúde, detalhes sobre a hipótese diagnóstica, técnica empregada e valores coletados.

Além, é claro, da indicação de resultado normal ou alterado, feita a partir da comparação dos registros a padrões de normalidade.

Qual a importância do laudo de espirometria?

Como mencionei na abertura do texto, o laudo médico da espirometria apoia diagnósticos e tratamentos adequados.

Afinal, o exame respiratório permite a avaliação da ventilação pulmonar, disponibilizando valores de volumes e capacidades desses órgãos para a detecção de anormalidades.

Assim, é possível confirmar a suspeita de doenças restritivas ou obstrutivas que prejudicam a respiração e as trocas gasosas vitais para a nutrição das células.

Asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pneumoconiose e fibrose pulmonar estão entre as patologias diagnosticadas com a ajuda dos resultados da espirometria.

Em alguns casos, o laudo ainda viabiliza a análise da eficácia de uma terapia medicamentosa com broncodilatadores, por exemplo.

Quem faz o laudo de espirometria?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que o laudo só pode ser emitido por médicos especialistas na área do exame.

No caso do resultado da espirometria, sua elaboração e assinatura são reservadas a pneumologistas qualificados para interpretar os gráficos e valores gerados.

Vale lembrar que técnicos de enfermagem podem conduzir a espirometria, desde que estejam devidamente treinados e a interpretação seja feita por um médico pneumologista.

A Telemedicina leva a espirometria para a Medicina do Trabalho

O resultado a distância permite a investigação de suspeitas de doenças pulmonares ou respiratórias

O que diz o laudo de espirometria?

A estrutura básica do laudo de espirometria é formada por:

  • Nome completo do paciente
  • Nome e endereço do local onde o exame foi feito
  • Nome do médico solicitante
  • Data de realização do teste
  • Justificativa para a solicitação do procedimento
  • Conduta e descrição detalhada do exame, incluindo os valores relativos às condições ventilatórias do paciente
  • Hipótese diagnóstica, apontando se há distúrbio ventilatório
  • Informações adicionais sobre o paciente, como idade, peso, altura, etc.
  • Assinatura do médico responsável pelo laudo.

Aproveite para conferir nosso guia completo sobre a espirometria.

Como interpretar o laudo de espirometria?

Para interpretar a espirometria, o médico pneumologista analisa parâmetros e curvas respiratórias fornecidas pelo exame, ou seja:

  • Volume expirado forçado no primeiro segundo (VEF1)
  • Capacidade vital forçada (CVF)
  • Relação VEF1/CVF (tiffeneau)
  • Fluxos expiratórios.

Eles não são avaliados isoladamente, mas junto a dados clínicos como idade, sexo, peso, altura e comorbidades.

É responsabilidade do médico identificar se o resultado é normal ou se existem sinais de distúrbios ventilatórios, indicando um dos cinco possíveis resultados para a espirometria:

  1. Exame normal
  2. Distúrbio ventilatório obstrutivo (leve, moderado ou grave)
  3. Distúrbio ventilatório restritivo (leve, moderado ou grave)
  4. Distúrbio ventilatório misto – há presença de anormalidade obstrutiva e restritiva
  5. Exame inespecífico – quando existe anormalidade ventilatória sem elementos que permitam distinguir claramente obstrução ou restrição.

A seguir, apresento o laudo médico via telemedicina.

O que é laudo de espirometria a distância?

O laudo de espirometria a distância é um documento produzido e emitido remotamente, que contém a avaliação e resultados do exame.

Assim como o laudo médico emitido presencialmente, o resultado a distância permite a investigação de suspeitas de doenças pulmonares ou respiratórias.

Além do acompanhamento de trabalhadores por meio de avaliações ocupacionais previstas na medicina do trabalho.

Atualmente, a maior parte das espirometrias é realizada com aparelhos digitais, que possuem um software capaz de transformar os dados coletados em pixels.

Esses registros digitais são facilmente compartilhados em plataformas de telemedicina, o que possibilita a interpretação remota por pneumologistas.

Depois de analisar os achados do exame, esses especialistas compõem e assinam digitalmente o laudo online de espirometria, que é liberado em minutos na plataforma.

Na imagem abaixo, você confere um resumo com tudo que precisa saber sobre o laudo de espirometria a distância:

Como funciona o laudo de espirometria a distância na Telemedicina?

Importância do laudo de espirometria a distância

Contar com laudos emitidos remotamente soluciona problemas como a carência de pneumologistas em áreas afastadas dos centros urbanos.

Porque, como expliquei anteriormente, o CFM autoriza que exames simples sejam conduzidos por técnicos em enfermagem ou médicos generalistas, desde que treinados.

Com a devida capacitação, esses profissionais realizam a espirometria de modo eficiente, gerando registros de qualidade que serão analisados pelos pneumologistas.

Assim, os laudos online democratizam o acesso de populações que vivem em locais remotos, viabilizando o rastreamento e tratamento de doenças respiratórias crônicas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 500 milhões de indivíduos que sofrem com essas patologias vivem em países em desenvolvimento.

Para se ter uma ideia, a asma tem prevalência de 10% a 20% no Brasil, fazendo com que o país ocupe a oitava posição mundial nesse ranking.

Para mudar esse cenário, é preciso ampliar o acesso a tratamentos, exames e resultados de qualidade – dinâmica favorecida pelos laudos a distância.

Como realizar a espirometria a distância?

A combinação entre tecnologia da informação e medicina possibilitou que o laudo de espirometria pudesse ser feito a distância.

A telemedicina, que surgiu graças aos avanços das inovações tecnológicas e suas ferramentas, oferece o ambiente em nuvem para a transmissão e arquivamento dos exames, permitindo que sejam laudados remotamente.

De forma prática, o serviço de saúde que deseja usar a telemedicina para interpretar os exames de espirometria firma parceria com empresas de telemedicina.

O mesmo vale para outros exames complementares, como eletrocardiograma, eletroencefalograma e raio-X.

O suporte da empresa parceria viabiliza o treinamento do técnico em enfermagem, a fim de que ele aprenda a realizar e enviar os exames e compartilhar os registros via plataforma de telemedicina.

Passo a passo: como realizar a espirometria a distância

O processo de emissão de laudos de espirometria a distância é simples e rápido.

Veja o passo a passo:

  1. Primeiro, um técnico em enfermagem treinado realiza a espirometria, conforme a orientação do médico solicitante, com um espirômetro digital
  2. Ao final do procedimento, o aparelho envia os dados colhidos a um software que os converte em registros digitais, formados por pixels
  3. Em seguida, o próprio técnico pode transmitir esses registros via software de telemedicina em nuvem, acessível mediante login e senha
  4. Uma vez que as informações estejam disponíveis, um pneumologista logado no sistema inicia a interpretação da espirometria, compartilhando os achados e suas conclusões no laudo médico
  5. O especialista insere sua assinatura digital e o libera o documento no portal de telemedicina
  6. A partir desse momento, o cliente pode salvar, imprimir ou compartilhar os resultados do exame com médicos e pacientes.

Toda essa dinâmica leva apenas alguns minutos.

Vantagens do laudo de espirometria a distância para sua clínica

Comentei nos tópicos anteriores sobre alguns benefícios do laudo remoto de espirometria.

A seguir, ressalto e detalho os principais, além de acrescentar mais vantagens que vale a pena conhecer.

1. Agilidade na entrega do laudo

O respaldo de uma plataforma acessível para clientes e especialistas dedicados apenas à avaliação da espirometria proporciona agilidade aos resultados de exames online.

Os laudos ficam prontos em minutos, o que permite que médico solicitante, pacientes e acompanhantes recebam os resultados no mesmo dia do procedimento.

2. Armazenamento em segurança na nuvem

A nuvem, local de armazenamento da internet, oferece espaço ilimitado e arquivamento para seus registros de forma segura.

Visando respeitar o sigilo médico e impedir alterações nos dados, plataformas como a da Telemedicina Morsch utilizam uma área própria na nuvem, protegida por mecanismos como criptografia de ponta a ponta e senhas.

Assim, os documentos médicos ficam seguros contra invasões e deterioração pelo tempo, já que são preservados em formato digital.

Os laudos médicos também ficam disponíveis no portal por no mínimo 20 anos.

3. Resultado emitido por um especialista

Os laudos a distância têm o mesmo efeito de laudos impressos e, para tanto, obedecem a regras rígidas.

Uma delas é que só podem ser elaborados por especialistas qualificados na área do exame de diagnóstico.

Isso significa que todos os resultados da espirometria são emitidos por pneumologistas devidamente registrados em seus conselhos de classe (com CRM e RQE ativos).

Eles assinam cada documento, conferindo autenticidade e evitando fraudes.

4. Aumento na qualidade dos laudos

Analisar os achados da espirometria é uma tarefa que exige concentração e conhecimento.

Por ficarem dedicados somente a essa atividade, os especialistas da empresa de telemedicina elaboram os laudos com maior atenção.

Além disso, os registros digitais permitem o uso de recursos como zoom para melhor observação e rápida comparação com resultados de antigos exames.

Basta que o pneumologista acesse o histórico do paciente no portal de telemedicina, o que é feito a partir de alguns cliques, para ter mais informações e melhorar a qualidade do laudo médico.

5. Aumento da produtividade

Delegando a interpretação da espirometria aos especialistas da telemedicina, médicos locais ganham tempo para se dedicar a atividades como a coordenação de equipes e atendimento humanizado dos pacientes.

Logo, optar pelos laudos a distância reduz a carga de trabalho e aumenta a produtividade desses profissionais e de toda a equipe de saúde.

6. Redução de custos

Com o suporte da telemedicina, não é necessário arcar com os custos de contratação e manutenção de um time completo de especialistas locais.

Mesmo em clínicas e hospitais que tenham pneumologistas em seu quadro de funcionários, o serviço de laudos a distância é útil na cobertura de folgas, férias, e qualquer outra situação que leve à ausência desses profissionais.

Também não será necessário manter espaços físicos para arquivar documentos, nem comprar papel e tinta para a impressão dos laudos.

A Pneumologia disponível a todos com a Telemedicina

O laudo de espirometria só pode ser emitido por médicos especialistas na área do exame

Vantagens do comodato do espirômetro na telemedicina

Quando afirmo que o suporte da telemedicina diminui gastos, também estou falando sobre os investimentos para adquirir o equipamento de espirometria.

Por vezes, o valor necessário para comprar ou alugar esse dispositivo por meses pode impactar o orçamento, principalmente em época de contenção de despesas ou em pequenos negócios.

Já existe uma opção vantajosa, que permite a aquisição do espirômetro sem comprometer o capital de giro: o comodato.

Ao contratar um pacote mensal de laudos a distância, clientes da Morsch podem solicitar essa modalidade de aluguel sem qualquer custo adicional.

Firmado o contrato, a clínica, hospital ou consultório recebe dispositivos modernos, calibrados e registrados na Anvisa, e pode utilizá-los enquanto durar a parceria.

Sobre a Telemedicina Morsch

A Morsch atua há duas décadas na oferta de serviços de telemedicina, com qualidade e segurança para estabelecimentos de todo o Brasil.

Sua expertise e estrutura permitem que laudos fiquem prontos em até 30 minutos.

Já os casos de pedidos urgentes são avaliados em tempo real, a exemplo de suspeita de AVC ou infarto do miocárdio, via videoconferência.

Clientes da Morsch dispõem de suporte completo para os laudos online, comodato de equipamentos médicos e segunda opinião médica se houver dúvidas quanto aos resultados.

Também têm acesso a treinamentos para os técnicos em enfermagem ou radiologia, que podem ser realizados a qualquer hora do dia ou da noite na plataforma de telemedicina.

Conclusão

Neste artigo, detalhei a finalidade, relevância e benefícios do laudo de espirometria a distância para pacientes, profissionais e unidades de saúde.

Essas vantagens estão disponíveis para clínicas, hospitais e consultórios de todos os portes com o auxílio da Telemedicina Morsch.

Fale conosco para saber mais, ou, se preferir, teste gratuitamente nossa plataforma.

Navegue pelo blog para conferir mais artigos sobre pneumologia que escrevo por aqui.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin