Laudo de espirometria a distância

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de novembro de 2015

O laudo de espirometria a distância é uma facilidade disponibilizada para Hospitais, clínicas e serviços de Medicina ocupacional em qualquer região do País.

O exame mede a capacidade expiratória e inspiratória do paciente com suspeita de alguma doença pulmonar ou até mesmo nos casos dos exames ocupacionais nas empresas de Medicina do Trabalho.

O teste, que também é popularmente conhecido como ‘teste do sopro’ é simples, realizado em cerca de 30 minutos, indolor e nada invasivo.

É pelo ar que o indivíduo assopra no aparelho que se torna possível medir como está a saúde dos pulmões.

Laudo de espirometria

Aparelho de espirometria

Solicite um orçamento

O laudo de espirometria acessível em qualquer lugar

Com o incrível avanço da tecnologia e internet na saúde, foi possível disponibilizar nas plataformas de Telemedicina em nuvem um lugar especial para a Pneumologia.

Exames de espirometria eram exclusividade dos Pneumologistas e isso fazia com que muitas pessoas esperassem meses na fila para ter acesso ao exame.

A Telepneumologia, uma especialidades dentro da Telemedicina que levou esse nome por atender exclusivamente exames da área, proporcionou que locais distantes sem esse especialista pudessem ser beneficiados.

É possível contratar o serviço e ter em sua região exames de espirometria, recebendo os laudos de espirometria de qualidade em minutos.

Como é possível realizar a espirometria a distância?

É um dos grandes passos da tecnologia da informação aplicada á medicina atual, que caminha lado a lado com a Telessaúde. Isso possibilitou que o laudo de espirometria pudesse ser realizado à distância. Mas como?

Qual a diferença entre Telemedicina e Telessaúde?

A telemedicina, que surgiu exatamente graças aos avanços das novas tecnologias e suas ferramentas, oferece todo o ambiente em nuvem para a realização dos exames em sua região e ter a facilidade do recebimento do laudo de espirometria online, ou seja, realizados a distância.

O paciente pode estar em casa quando tiver algum problema de respiração e, imediatamente, poderá solicitar para clínica ou hospital que dispõe desse serviço e realizar o exame e receber um lado a distância, em tempo real.

De forma prática, o serviço de saúde que deseja inovar e usar a Telemedicina para interpretar os exames de espirometria e outros como eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia, contrata por exemplo a Telemedicina Morsch.

O suporte da empresa fará o treinamento do técnico em enfermagem do cliente, ajudará a ensinar a enviar os exames pela plataforma em nuvem de telemedicina e em poucos minutos já recebe o laudo de espirometria fornecido pelo Pneumologista.

A Telemedicina leva a espirometria para a Medicina do Trabalho

A Medicina do Trabalho nunca evoluiu tão rapidamente quanto com o advento da Telemedicina. A possibilidade de utilizar um espirômetro portátil na sua clínica e ao mesmo tempo levar este aparelho portátil nas empresas revolucionou o atendimento na área da Telepnumologia.

Com um resultado de interpretação dos exames recebidos na nuvem por especialistas e a liberação dos laudos médicos online em 30 minutos, a clínica poderá fazer a análise de seus resultados e tomar as condutas necessárias no paciente de forma ágil e eficaz, prezando pela saúde de todos.

Dessa forma, os laudos de espirometria online podem ser considerados um grande avanço especialmente para a medicina ocupacional.

Por isso, devemos começar a olhar a tecnologia como uma aliada em serviços de saúde, ou seja, algo que deve ser aplicado o quanto antes em rotinas hospitalares, em postos de saúde e em clínicas em geral.

A Pneumologia disponível á todos com a Telemedicina

Dessa forma, a própria abrangência da saúde é outra: é possível, graças aos laudos a distância, torná-la acessível para um número maior de pessoas, chegando ao tão sonhado atendimento da população de uma forma geral.

No que se refere aos laudos de espirometria, por exemplo, a telemedicina já permite que tal exame seja realizado à distância e passado em tempo real para médicos credenciados em centrais que já operam com telemedicina.

Estes por sua vez irão acompanhar a conduta dos exames de forma simultânea, garantindo um diagnóstico muito mais rápido, prático e eficiente ao mesmo tempo.

E para quem pensa que os avanços da tecnologia na área de saúde custarão muito caro e, por conta disso, se tornarão inacessíveis, esse é um grande estereótipo que precisa ser quebrado o quanto antes.

O laudo de espirometria fica mais de 50% abaixo dos preços praticados pelos Pneumologistas em seus consultórios.

O comodato do espirômetro na Telemedicina

Na realidade, a clínica ou hospital que abrir as portas para os benefícios da telemedicina estará não só salvando vidas, como facilitando seu serviço, melhorando os diagnósticos e economizando.

Isso porque o cliente que optar pelo comodato, recebe o aparelho pelo correio e é treinado pelo suporte remotamente.

Quero saber mais sobre o comodato de aparelhos médicos

O aparelho de espirometria que permite realizar os exames em qualquer lugar, é portátil e muito fácil de manusear. Após enviar os exames para o sistema de Telemedicina, os laudos de espirometria a distância (além de outros que também podem ser solicitados, como é o caso do aparelho que realiza laudos de eletrocardiogramas, eletroencefalograma, por exemplo), são liberados em 30 minutos e paga unicamente uma taxa pela realização dos exames.

A Telemedicina é o melhor investimento para os serviços de saúde

Simples e essencial, não é mesmo? Tudo que um serviço médico precisa. Por isso, é necessário que os médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde reconheçam as vantagens oferecidas pela telemedicina e que optem por ela em seu cotidiano.

Utilizar as novas tecnologias e suas ferramentas (como os computadores, por exemplo) a nosso favor, facilitará o atendimento e o diagnóstico na área da saúde. E você, vai querer ficar de fora dessa?

Compartilhe, assine nosso blog e receba novidades!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Cardiologia

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp