Gestão de clínicas: entenda a importância, veja dicas e saiba como usar a tecnologia

Por Dr. José Aldair Morsch, 17 de julho de 2024
Gestão de clínicas

Uma gestão de clínicas eficiente exige boas práticas no gerenciamento de pessoas, cuidados de saúde, estoque e outros quesitos.

Daí a importância de que médicos e outros profissionais que desejem empreender na saúde adquiram conhecimentos em administração, indo além dos saberes técnicos para construir negócios prósperos.

Se você está pensando em abrir um consultório, clínica ou outro estabelecimento similar, vale a pena continuar a leitura deste artigo.

Além de medidas de suporte à gestão, vou apresentar dicas para otimizar processos e aumentar a lucratividade, como contar com o apoio da telemedicina.

Confira!

O que é gestão de clínicas?

Gestão de clínicas é a combinação entre planejamento, organização e controle dos recursos dessa instituição.

Ou seja, é a aplicação dos principais princípios da administração de empresas ao contexto da clínica.

Afinal, as unidades de saúde não deixam de ser empresas que, como tal, devem alocar os recursos de forma eficiente para dar lucro.

Embora tenham uma missão social ao fornecer assistência médica, é fundamental que essa missão seja cumprida de maneira inteligente.

Ao focar na eficiência, é possível utilizar a menor quantidade de recursos para entregar o melhor resultado para pacientes, funcionários e a sociedade.

Qual a importância de uma boa gestão em clínicas?

A boa gestão é fundamental para a sobrevivência do negócio, proporcionando equilíbrio financeiro, administrativo e no relacionamento interpessoal.

Isso porque um administrador hospitalar ou de clínicas qualificado age em prol da distribuição dos recursos de modo satisfatório, reduzindo desperdícios.

Graças a rotinas de disciplina e monitoramento, o gestor organiza corretamente os processos, a fim de adicionar valor aos clientes internos e externos.

Enquanto os colaboradores têm o suporte necessário para trabalhar com zelo e agilidade, os pacientes recebem serviços eficazes, com alta resolutividade.

Nesse cenário, a gestão contribui para elevar a qualidade das entregas, resultando numa maior satisfação dos pacientes, empregados e lideranças.

Administração de clínica

Um administrador hospitalar ou de clínicas qualificado age em prol da distribuição dos recursos de modo satisfatório

Principais desafios da gestão de clínicas

A combinação entre rotinas de saúde e aspectos administrativos culmina em alta complexidade para o gestor, que deve coordenar as atividades e delegar o que for necessário às equipes.

Acompanhe abaixo os principais desafios para essa tarefa.

Cuidados clínicos

Naturalmente, a rotina clínica deve estar entre as prioridades da gestão em saúde.

É preciso estruturar o fluxo de pacientes para viabilizar seu acesso a todos aos cuidados de enfermagem, assistência médica e a outros profissionais de um jeito simples e rápido.

Itens como higiene e organização da sala de espera e demais ambientes, triagem e procedimentos adequados são essenciais para a oferta de serviços de qualidade.

Administração financeira

O gerenciamento do fluxo de caixa, entradas e saídas é uma das dinâmicas básicas para manter as finanças no azul.

Também vale captar investimentos, ampliar o portfólio e diminuir o desperdício sempre que possível.

Atendimento à legislação

Serviços de saúde devem obedecer a uma série de normas expedidas por entidades como Anvisa e CFM, que cobrem desde sua estrutura física até os direitos do paciente.

Para que estejam em conformidade, cabe ao administrador conhecer e aplicar as regras para montar a clínica e manter o estabelecimento regular perante as autoridades.

Gerenciamento de agenda e dados

Falando em legislação, uma das mais relevantes para a gestão de clínicas é a LGPD, que protege informações sensíveis dos pacientes.

Dispor de mecanismos de proteção dos dados como a criptografia de ponta a ponta é indispensável para atender ao sigilo médico, evitando o extravio dos registros.

Nesse contexto, é útil empregar um software médico que, além de compilar e preservar as informações, ofereça serviços para organizar a agenda médica.

E, por consequência, diminuir filas de espera, acabar com marcações duplas e outros gargalos.

Controle do estoque

O controle apropriado dos insumos é outra boa pedida para reduzir o desperdício, e que se torna mais eficiente contando com a tecnologia.

Aposte num sistema de gestão de estoque que simplifique o rastreamento dos itens e seu destino, envolvendo a menor quantidade de etapas possível.

Gestão de pessoas

Cabe ao gestor montar a escala médica, de funcionários da recepção e limpeza para garantir a oferta de atendimento com excelência.

A gestão dos funcionários ainda compreende aspectos de suas responsabilidades, oportunidades de carreira, treinamento, remuneração e benefícios etc.

Captação de pacientes

É necessário criar uma base de clientes para manter entradas regulares para a clínica.

Portanto, o administrador precisa investir em estratégias para atrair pacientes, a exemplo da divulgação por meio do marketing digital e offline.

Parcerias com negócios nas redondezas e estímulo a indicações feitas pelos clientes são outras ideias para superar esse desafio.

5 dicas para melhorar a gestão de clínicas

Veja agora boas práticas que ajudam a tornar a gestão mais proveitosa.

1. Estabeleça métricas de monitoramento

Expliquei, anteriormente, que gestão envolve planejamento, organização e controle dos recursos.

Para que esses processos sejam efetivos, é importante estabelecer indicadores de desempenho que permitam medir sua evolução ao longo do tempo.

Faturamento, taxa de permanência e produtividade são exemplos de métricas relevantes para uma clínica de saúde.

Com base em sua análise, será possível manter as medidas que estão dando bons resultados, corrigir falhas e substituir estratégias ineficazes.

2. Adote uma cultura de feedback

Abrir espaço para contribuições dos colaboradores, pacientes e parceiros ajuda a elevar a qualidade da gestão.

Por isso, vale fomentar uma cultura baseada no estímulo ao feedback, incluindo pesquisas de satisfação, caixas de sugestões e outras ferramentas disponíveis ao cliente interno e externo.

Procure utilizar sugestões e até reclamações de maneira inteligente, identificando pontos de aperfeiçoamento para a clínica.

3. Invista em humanização

O atendimento humanizado faz toda a diferença para conquistar e fidelizar pacientes, pois eles se sentem valorizados.

Atitudes simples como olhar nos olhos, chamar as pessoas pelo nome e explicar o procedimento antes de realizá-lo são fundamentais para promover o acolhimento em saúde.

Ofereça treinamento constante para alcançar a humanização na enfermagem, entre médicos, na recepção e demais setores do estabelecimento de saúde.

4. Delegue

Um estilo de liderança centralizador prejudica a troca de ideias inovadoras, além de sobrecarregar o gestor da clínica.

Claro que existem tarefas específicas para ele, no entanto, muitas outras podem ser delegadas a colegas, elevando a eficiência na tomada de decisões e sua implementação.

Sempre que possível, envolva lideranças e profissionais de interesse nessas dinâmicas.

5. Conte com a tecnologia

A tecnologia é outra aliada de peso para a gestão de estabelecimentos de saúde, proporcionando a otimização de diversos processos, como detalho a seguir.

Como a tecnologia auxilia a gestão de clínicas?

Aplicações da tecnologia na saúde possibilitam a gestão online, conferindo agilidade e comodidade.

Softwares para clínicas médicas hospedados na nuvem, por exemplo, permitem o armazenamento infinito sob a proteção de mecanismos de autenticação e criptografia.

Também oferecem a atualização automática de documentos, dispensando a edição manual.

Contar com um sistema de gestão dá ao administrador uma visão ampla de várias rotinas da clínica, desde o estoque até aspectos como a manutenção de equipamentos hospitalares.

Dinâmicas de assistência em saúde também são facilitadas através do monitoramento da equipe médica, exibido de maneira organizada.

Softwares de telemedicina em nuvem ajudam a qualificar o atendimento, acelerando a marcação de consultas, feita online, e o encaminhamento dos pacientes via teletriagem.

Eles são amplamente acessíveis: basta utilizar um dispositivo conectado à internet, inserir login e senha para entrar num ambiente virtual repleto de soluções criativas.

Isso engloba o telediagnóstico, que parte de informações de exames complementares compartilhadas via sistema para a emissão de laudos eletrônicos por médicos especializados na área do exame.

Empresas completas como a Telemedicina Morsch oferecem esse serviço de forma prática, disponibilizando laudos online em minutos.

Urgências são avaliadas em tempo real por videoconferência.

Como escolher uma plataforma de telemedicina para a sua clínica?

Para encontrar uma empresa de telemedicina que seja realmente parceira do seu negócio, simplificando rotinas, é preciso entender as suas necessidades.

Serviços de interesse, especialidades atendidas, demandas sazonais ou contínuas e orçamento disponível estão entre os fatores considerados.

Uma vez que compreenda essas questões, você poderá avançar para:

  • Definir prioridades, ou seja, o que é inegociável para atingir seus objetivos
  • Pesquisa de mercado, a fim de conhecer as opções que atendem em sua região ou cidade. Por conectar pessoas geograficamente distantes, esse fator não costuma limitar a plataforma de telemedicina
  • Confirmação de que o software selecionado tem registro na Anvisa e responsável técnico com CRM ativo. Verifique, ainda, a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui
  • Avaliação do custo-benefício, analisando os serviços oferecidos e se o custo é sustentável, sem prejudicar as finanças da clínica
  • Preferência por plataformas de telemedicina online que forneçam suporte na instalação e treinamento dos seus funcionários, além de serviços agregados.

Com a Morsch, seu time terá acesso a um sistema robusto e intuitivo, com treinamento online para simplificar o uso.

Além de serviços como:

Confira todas as vantagens e peça um orçamento!

Conclusão

Gostou de aprofundar os conhecimentos sobre a gestão de clínicas?

Aposte em dinâmicas criativas para reduzir a carga de trabalho, tornando os processos mais simples.

Aproveite para compartilhar este conteúdo com sua rede, e siga lendo artigos sobre gestão na saúde que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin