Marketing digital para médicos: confira 9 dicas para ser encontrado na internet

Por Dr. José Aldair Morsch, 31 de maio de 2023
Marketing digital para médicos

Ações de marketing digital para médicos fortalecem a estratégia de atração e fidelização de pacientes.

Afinal, elas focam na divulgação dos serviços em canais digitais que já são parte do dia a dia da maioria da população brasileira.

Seja em buscadores como o Google, redes sociais ou por e-mail, faz sentido dar atenção especial à presença digital para ampliar o alcance e reconhecimento da sua marca.

Contudo, não se pode esquecer das normas do CFM que regem a publicidade para médicos e devem ser respeitadas nos conteúdos que você produzir.

Neste artigo, apresento regras, aplicações e dicas de marketing digital, além de outras inovações tecnológicas que ajudam a conquistar o cliente, como a telemedicina.

O que é marketing digital para médicos?

Marketing digital para médicos é o conjunto de estratégias de divulgação online dos serviços prestados por essa categoria profissional.

Quando falo em divulgação, é importante ressaltar que esse conceito vai além da publicidade tradicional, que se baseava somente em anúncios.

Desde a popularização da internet, há algumas décadas, empresas e profissionais vêm transformando sua maneira de chamar a atenção dos clientes em potencial.

Em vez de ficarem nas propagandas convencionais, que interrompem mensagens de artigos, notícias e outros conteúdos digitais, eles se tornaram produtores de conteúdo de interesse para o público-alvo.

Assim, surgiu o que chamamos de inbound marketing ou marketing de atração, que visa entregar informação de qualidade ao cliente, conduzindo-o até os canais da marca.

Dessa forma, a comunicação se tornou mais fluida e espontânea, colaborando para a entrega de mensagens úteis na hora certa e facilitando a contratação dos serviços.

Ou, como se diz na linguagem do marketing, essas técnicas contribuem para a conversão de pessoas interessadas no conteúdo em clientes (ou pacientes).

Qual a importância do marketing digital para médicos?

O marketing digital permite que o médico seja encontrado na internet.

Isso é fundamental para o sucesso do negócio nos dias de hoje, em que 90% dos lares brasileiros têm acesso à web.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE, a rede é utilizada por 183,9 milhões de pessoas com mais de 10 anos no país.

Trata-se de uma parcela muito expressiva da população brasileira, que corresponde a 208 milhões de habitantes, segundo a prévia do Censo 2022.

Além do mais, o Think Insights Google mostra (em inglês) que 77% dos pacientes fazem busca online antes de agendar uma consulta e 50% consideram informações publicadas em sites de saúde no dia a dia.

Para 41% dos pacientes, a escolha por um agente de saúde é influenciada pelo ambiente online.

Quem deseja aproveitar esse volume de clientes em potencial precisa investir em divulgação constante e de qualidade.

É necessário receber boas avaliações online e ganhar destaque na página de buscas do Google, por exemplo, para ser encontrado rapidamente por pessoas interessadas em serviços médicos.

Daí a importância de construir uma estratégia robusta de marketing digital, combinando diferentes canais, conteúdos e formatos para alcançar seu público-alvo.

Como médicos estão utilizando o marketing digital?

É cada vez maior a quantidade de médicos que toma consciência sobre a relevância do marketing digital para preencher a agenda diária.

Além de conquistar proximidade com o paciente, a fim de que ele se sinta lembrado e importante – dois grandes incentivos para que retorne ao consultório ou clínica no futuro.

Há diversas iniciativas dentro do marketing digital que ajudam a construir e fortalecer a relação médico-paciente e vêm sendo empregadas pelos profissionais.

A seguir, comento sobre algumas delas:

  • Criação da presença digital por meio de site, blog, perfis nas redes sociais e em plataformas como o Google Empresas
  • Fortalecimento da marca pessoal via produção de conteúdo digital, compartilhamento de informações importantes, envio de newsletter e e-mail marketing com promoções
  • Ampliação do alcance das mensagens através de conteúdo patrocinado, anúncios e incentivo a avaliações de clientes
  • União entre marketing online e offline, usando, por exemplo, QR Codes em materiais impressos como folhetos e cartazes, direcionando o cliente ao site ou redes sociais do médico.

A seguir, trago dicas para colocar o marketing digital para médicos em prática.

Marketing online para médicos

O marketing digital para médicos é fundamental para o sucesso do negócio nos dias de hoje

9 dicas de marketing digital para médicos

Agora que você entende o papel do marketing digital para médicos, vale conferir alguns insights para se destacar da concorrência.

Tenha em mente que fazer um bom trabalho com constância ajuda a consolidar sua marca pessoal, mantendo a visibilidade por mais tempo.

Embora seja tentador optar por estratégias agressivas, como fotos para ilustrar resultados de um tratamento, nem sempre elas são permitidas pelo CFM ou vistas de maneira positiva no mercado.

Confira a seguir 9 dicas para dar os primeiros passos no marketing digital.

1. Conheça seu público-alvo

Antes de mais nada, saiba que o público-alvo corresponde às pessoas que você deseja atingir com as peças de comunicação.

Pode parecer óbvio pensar logo no paciente, mas na verdade, sua mensagem deve ser destinada a quem tem o poder de contratar seus serviços.

Significa que, no caso de um pediatra, os conteúdos devem ser mais voltados aos pais, por exemplo, do que às crianças.

Uma vez que o público-alvo seja conhecido, é essencial entender quais os seus desejos e necessidades para que sejam priorizados na estratégia de marketing.

Se não souber por onde começar, peça feedback aos seus pacientes atuais, perguntando sobre o motivo de escolherem seu serviço, quais canais online eles mais usam para buscar por serviços médicos, etc.

2. Defina uma estratégia

Antes de partir para a execução, tenha uma estratégia e planeje as etapas dentro do marketing digital.

Afinal, os resultados podem levar alguns meses para aparecer, portanto, mantenha a constância nas ações para não perder o público conquistado.

Recomendo que você trace a jornada do paciente, estipulando as fases desde que ele encontrar seu serviço na internet até o pós-consulta.

Embora o foco seja o marketing digital, inclua todos os passos, considerando o marketing de maneira ampla e a experiência do paciente no consultório.

Assim, você terá maior clareza sobre em quais pontos de interação investir mais e quais falhas precisam ser corrigidas para evitar danos à sua imagem profissional.

3. Considere as regras de publicidade médica do CFM

Ainda na etapa de planejamento, é importante saber quais condutas são permitidas e proibidas pelo Conselho Federal de Medicina em relação à publicidade médica.

Segundo orientações expressas no Capítulo XIII do Código de Ética Médica (CEM), a participação em conteúdos publicados por meios de comunicação de massa deve ter caráter estritamente educativo.

Informações referentes a assuntos médicos não devem ser disseminadas de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico

É proibido anunciar títulos científicos que não possam ser comprovados, ou seja, que não estejam registrados no Conselho Regional de Medicina.

Cada anúncio ou postagem deve conter nome do médico e número no CRM, com o estado da Federação no qual foi inscrito, e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando anunciar a especialidade.

O Art. 75 ainda proíbe o médico de:

“Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou imagens que os tornem reconhecíveis em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente”.

4. Tenha seu próprio website

Está aqui um passo importante na construção da sua presença digital.

Enquanto perfis nas redes sociais pertencem a grandes corporações, ao criar um site, você adquire seu próprio endereço virtual.

Se possível, vale contratar um profissional para desenvolver esse espaço de modo profissional e responsivo (quando o site se adapta a diferentes formatos de tela).

Dentro do site, você poderá informar seus dados profissionais de maneira oficial, além de diferenciais para atrair pacientes.

Marketing na internet para médicos

É cada vez maior a quantidade de médicos que toma consciência sobre a relevância do marketing digital

5. Monte um blog

Outra oportunidade fornecida pelo site profissional é a criação de um blog com artigos e outros conteúdos de interesse do seu público-alvo.

Essa é uma forma de trabalhar melhor as palavras-chave e técnicas de SEO (explico o que é isso no próximo item), que ajudam sua página a aparecer em posições privilegiadas nos mecanismos de busca, como o Google.

Simultaneamente, contribui para construir autoridade a respeito de assuntos relacionados à sua área.

6. Adote técnicas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, o que pode ser definido como uma série de boas práticas que dão destaque positivo aos seus conteúdos nos motores de busca.

Por consequência, investir nessas técnicas colabora para que uma página ou site apareça nas primeiras colocações em pesquisas no Google, por exemplo.

Publicar conteúdo autoral, completo e fluido, ter um site responsivo e links enxutos contendo apenas a palavra-chave são exemplos de técnicas de SEO.

7. Escolha as redes sociais adequadas

As redes sociais podem reforçar a divulgação da sua marca, aproximando pacientes em potencial.

Contudo, é preciso definir quais delas são interessantes para sua marca pessoal no momento para não desperdiçar tempo e recursos com muitos canais diferentes.

Em outras palavras: vale mais fazer um bom trabalho numa única rede do que manter várias delas sem publicações ou respostas aos comentários e inbox.

8. Crie um perfil empresarial no Google

O buscador mais popular atualmente permite que as empresas e profissionais liberais cadastrem as principais informações de seu negócio diretamente num perfil de empresa.

Use essa oportunidade para facilitar que seus pacientes e clientes em potencial o encontrem em poucos cliques, fazendo seu registro na plataforma.

9. Incentive avaliações dos pacientes

Seu perfil no Google Empresas também possibilita que os clientes façam avaliações.

Esse espaço contribui para mostrar que o serviço é confiável, atraindo novos pacientes que encontram sua página online.

Outra dica é mencionar depoimentos de pacientes no seu website.

Curso de marketing digital para médicos

Quem deseja aprofundar os conhecimentos no assunto pode fazer um curso de marketing digital para médicos.

A maioria das capacitações ofertadas oferece aulas online ao vivo ou gravadas, com diferentes cargas horárias.

Um exemplo é o curso Marketing Digital para Profissionais de Saúde, oferecido pela ESPM.

Ou a pós-graduação em Marketing Médico e Odontológico, realizada pela PUC-Minas.

Antes de escolher o seu, procure por indicações e referências sobre a instituição de ensino ou especialista responsável pelas aulas para se certificar de que são conteúdos de qualidade.

Agência de marketing digital para médicos

Por vezes, o médico não tem tempo e nem conhecimento suficiente para avançar na estratégia de marketing digital.

Geralmente, isso acontece quando a agenda começa a encher de pacientes ou em momentos de crescimento do consultório ou clínica.

Nesse cenário, é interessante avaliar a contratação de uma agência de marketing médico, que tenha a expertise referente ao mercado de saúde.

Dessa forma, dá para deixar o planejamento e execução das atividades de marketing nas mãos de especialistas, dedicando mais tempo ao atendimento humanizado ou tarefas de gestão, por exemplo.

Caso tenha orçamento disponível, pode ser vantajoso dispor de uma agência logo na construção da sua presença digital, potencializando as ações de divulgação online.

Como a telemedicina ajuda o marketing digital de médicos e clínicas?

A transformação digital vem sendo impulsionada por tecnologias disruptivas como a internet, que revolucionou a divulgação de serviços médicos.

Aplicada a outros campos, a tecnologia permitiu a construção de softwares médicos que otimizam a rotina e colaboram para melhorar a experiência do paciente.

Uma delas é a plataforma de telemedicina, que agrega recursos para aumentar a agilidade e qualificar os serviços em clínicas médicas, consultórios e hospitais.

Sistemas completos como o software Morsch possibilitam a troca de informações de modo prático e seguro, garantindo o sigilo médico na oferta de soluções como:

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Conclusão

Investir em marketing digital para médicos é um jeito inteligente de manter um bom fluxo de pacientes na sua agenda.

Se ainda não adota as dicas que mencionei acima, recomendo que você comece hoje mesmo para aproveitar o potencial da divulgação online.

Conte também com outras vantagens da tecnologia na saúde, como os serviços de telemedicina.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin