Como fidelizar os seus pacientes no pós-consulta médica

Novos pacientes são muito importantes para qualquer médico, mas o pós-consulta é fundamental para que todos os profissionais também pensem naquelas pessoas que já estão com eles há algum tempo, ou mesmo as que acabaram de passar pelo atendimento.
Pós-consulta: como fidelizar os seus pacientes
Os profissionais da saúde devem ser estratégicos para conseguir fidelizar esses pacientes, para que eles sempre se recordem do bom atendimento que tiveram e queiram voltar a se consultar, por isso é necessário criar táticas inteligentes para humanizar e estreitar essa relação.
Mantenha um padrão excelente de atendimento
Antes de qualquer coisa, é essencial que o padrão de atendimento da clínica ou consultório seja impecável.
É indispensável que os funcionários sejam gentis e cordiais, tenham um bom treinamento e acompanhem a jornada do paciente desde o agendamento até o dia da consulta de fato.
Além disso, o ambiente precisa estar sempre limpo e confortável, para tornar a experiência e a espera do paciente o mais agradável possível, aliviando qualquer tipo de tensão por estar dentro de um consultório médico.

A organização também é fundamental, para isso é possível contar com algumas ferramentas que a tecnologia proporciona, como destaque por exemplo os softwares médicos, programas que possuem inúmeros recursos que podem fazer a diferença para uma rotina de trabalho mais eficiente.
O médico também deve ser muito pontual, já que grandes atrasos podem acabar gerando uma má impressão e a frustração em quem está esperando.
A telemedicina também é um recurso para agilizar diagnóstico com qualidade.
Já durante o atendimento, o profissional deve ser prestativo e ouvir com muita atenção para que a consulta seja produtiva, satisfatória e resolva o problema da pessoa que está ali.
No pós-atendimento é importante criar uma rotina: o responsável deve se certificar de que não restou nenhuma dúvida sobre o tratamento ou o período de retorno, mostrar todos os canais de comunicação disponíveis e se prontificar a resolver qualquer tipo de problema que o paciente possa ter.

Essa atenção é essencial e pode fazer uma grande diferença no processo de pós-consulta da clínica.
Flexibilize as formas de pagamento
Facilitar o pagamento da consulta também é uma ótima maneira de fidelizar o paciente, quando o local oferece mais flexibilidade e alternativas é mais provável que a pessoa queria voltar a se consultar com o profissional.
Porém é fundamental ter em mente que é preciso levar em conta as regras do CFM (que proíbe parcelamento e promoções, por exemplo) e as finanças da sua clínica antes de oferecer descontos ou métodos de pagamento que podem acabar sendo prejudiciais para o médico.
Facilite a comunicação com seus pacientes
A utilização de canais de comunicação diversos pode ser um diferencial para a clínica.
O paciente precisa sentir que o médico está sempre acessível dentro do possível, ressaltando que é muito importante que alguém fique responsável por monitorar todas as plataformas que podem receber mensagens.
As respostas precisam ser éticas, rápidas e eficientes, mantendo uma linguagem cordial e gentil, para que o paciente sinta que a clínica está empenhada em ser prestativa e resolver seus problemas ou dúvidas.
Tenha o cadastro completo dos seus pacientes
O médico precisa possuir um cadastro bem completo dos seus pacientes e saber quem eles realmente são: idade, gênero, hábitos e outras informações que podem ser consideradas relevantes.
Com base nessas informações é possível construir um bom público-alvo, este que vai ser ideal na hora de montar uma boa estratégia de marketing e uma rotina eficiente de posts em redes sociais ou blogs.
Crie uma boa estratégia de marketing
O profissional da saúde que quer impulsionar sua clínica ou consultório para o sucesso deve pensar muito bem nas estratégias que vai usar para fidelizar cada vez mais pacientes.

Existem algumas ações que o médico pode adotar no seu dia a dia de trabalho, ele pode se encarregar dessa parte ou passar a tarefa para alguma pessoa ou empresa especializada.
Um dos melhores recursos para lidar com o público é o e-mail marketing, ele é uma ferramenta muito interessante e que se usada da maneira correta pode trazer muitos resultados significativos.
Com ele é possível fazer com que os pacientes sempre se lembrem do médico, é necessário pensar em um conteúdo que seja estratégico e que vai despertar o interesse de quem vai receber, seja uma mensagem de feliz aniversário, dicas ou algum material que desperte o interesse do receptor.
Também existe a possibilidade da criação de um blog que pode ser um auxiliar para o médico, já que é uma plataforma que abrange mais assuntos específicos que também podem ser úteis para os pacientes que já se consultam.
As redes sociais também são muito eficientes e podem fazer a diferença dentro de uma estratégia, elas podem proporcionar uma boa visibilidade e ser mais um canal de comunicação com o paciente.
É necessário ter organização e uma boa rotina de posts para que os seguidores estejam sempre em contato, o médico só precisa ter em mente as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina) para não cometer deslizes graves em seus posts:
- Propaganda enganosa
- Prometer resultados
- Autopromoção
- Divulgação de valores
- Anunciar uma especialidade que não possui
Faça pesquisas de satisfação com seus pacientes
Outro recurso que pode ser um diferencial e trazer bons resultados é realizar uma pesquisa de satisfação com os pacientes.
Perguntas sobre a experiência de atendimento, tanto por parte dos funcionários quanto por parte dos médicos, sobre o conforto do espaço e outras questões que podem ser importantes.
Com essa ferramenta o profissional consegue aprimorar ainda mais os pontos que já são bons e melhorar o que não estiver bom, dessa forma o paciente vai entender que a opinião dele é relevante e ver as mudanças acontecendo é a certeza de que ele é importante para o trabalho da clínica.
Com esses passos a fidelização no pós-consulta pode ser muito eficiente, o médico que quer obter sucesso profissional precisa pensar no futuro da sua relação com o paciente.
Criar estratégias e meios de manter a comunicação ativa é muito importante, isso faz com que as pessoas não se esqueçam da experiência que tiveram e queiram sempre retornar a se consultar na mesma clínica ou consultório.
Este artigo foi produzido pela Equipe da 4Medic.