Como não ficar para trás diante da transformação digital na saúde?

Por Dr. José Aldair Morsch, 28 de fevereiro de 2019
Como não ficar para trás diante da transformação digital na saúde

A transformação digital na saúde veio para ficar, por isso veja a importância das principais inovações na área da saúde e como elas podem transformar a sua clínica.

Atualmente é possível identificar que a transformação permeia toda a nossa rotina, estando presente nas diferentes formas de realizar compras, de vender produtos, de se locomover e de se divertir.

E na área da saúde isso não é diferente. Ao longo dos últimos anos observamos uma revolução nos avanços tecnológicos. Essas ferramentas possibilitaram uma melhor gestão da clínica, novas formas de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Quer saber como essas transformações digitais têm sido aplicadas e como você pode acelerar esse processo na sua clínica? Continue lendo este artigo.

Principais impactos da transformação digital na saúde

 

A transformação digital tem impacto considerável tanto para os profissionais da área da saúde como de pacientes. Mas além deles, é crucial compreender que os avanços tecnológicos impactam diretamente em todo o mercado de saúde.

Observando essa ótica fica mais fácil compreender a importância da transformação digital e como sua utilização acaba se tornando inevitável na sua clínica.

O mercado da saúde

Com relação ao mercado de saúde, a transformação digital possibilita importante redução de custos. Segundo a PwC, o uso de dispositivos móveis para o tratamento médico poderia proporcionar uma economia de 14 bilhões de dólares para o Brasil.

E esse economia gerada poderia ser investida no tratamento de mais pacientes. Além disso, com um volume maior de pessoas sendo tratadas, haveria maior prevenção de doenças e consequentemente mais pessoas saudáveis no país.

Profissionais da área da saúde

Atualmente, o dia a dia dos profissionais da área da saúde é bastante complexo, havendo uma enorme necessidade de atividades e acompanhamentos realizados principalmente de forma presencial (acompanhamento de tratamentos, renovação de receitas, solicitação de exames…)

No entanto, com o uso de ferramentas digitais, várias atividades da clínica podem ser realizadas à distância. Dessa forma, o profissional pode se dedicar ainda mais no atendimento de seus pacientes.

Pacientes

Ao mesmo tempo em que há melhora para os profissionais da saúde, há também melhora significativa para os pacientes, pois o tempo de espera em filas nos consultórios são menores, há uma maior facilidade de contato com a clínica, existe uma diversidade de opções para a realização de exames e cirurgias.

Principais tendências da transformação digital na saúde

Ainda não ficou claro sobre as vantagens da transformação digital na área da saúde? Confira aqui as principais tendências da área e não fique de fora delas.

Telemedicina

Telemedicina e transformação digital na saúde

A telemedicina é um tipo de atendimento realizado à distância. Anteriormente era realizado exclusivamente por telefone, no entanto, hoje já é possível levar em consideração diversos tipos de dispositivos.

Essa ferramenta possibilita uma melhora no atendimento dos pacientes e agiliza os processos administrativos. Além disso, garante uma redução de custos e tempo, e a localização do profissional e paciente não são mais impeditivos.

Segundo a pesquisa realizada pela American Well em 2015, aproximadamente 80% dos médicos entrevistados consideraram o uso da telemedicina como uma forma de tratar doenças crônicas.

Na década de 1990 no Brasil, quando houve o surgimento da telemedicina, algumas normas éticas e padrões de atendimento foram estabelecidas de acordo com as recomendações internacionais.

A partir de 2002, as normas foram redefinidas e no ano de 2019 surgiu uma nova regulamentação. No entanto, no mesmo período de fevereiro de 2019, o CFM revogou a resolução que regulamenta as práticas da telemedicina no Brasil.

Portanto, é muito importante estar atento às notícias e atualizações, porque novas mudanças podem surgir em breve.

Inteligência artificial na transformação digital na saúde

A inteligência artificial é uma poderosa ferramenta que tem revolucionado ainda mais a prevenção e o diagnóstico de doenças.

Um dos principais benefícios que essa ferramenta proporciona é em relação aos atendimentos à distância, pois com a automação ocorre o direcionamento de casos de urgência com o uso de máquinas.

Além disso, antes de mesmo de ser atendido o médico tem acesso a todos os dados do paciente e pode realizar o diagnóstico mais preciso e rápido, podendo ainda compartilhar com outros profissionais como forma de discutirem sobre o caso clínica em tempo real.

Nesse contexto, homens e tecnologia trabalham em conjunto para explorar ainda o sistema de saúde e oferecer atendimento em locais dos mais difíceis acessos.

Big Data

Transformação digital na saúde e Big Data

Quanto ao Big Data podemos dizer que já é uma tendência da transformação digital e tem impacto em toda a área da saúde.

O termo big data se refere a facilidade e a capacidade de extrair um grande volume de  informações, extraindo resultados e conclusões que são úteis para a área em questão.

Isto porque uma grande quantidade de dados possuem informações significativas que podem atuar na prevenção e tratamento de diversas doenças, até mesmo otimizando os processos atuais como forma de proporcionar as melhores práticas para cada tipo de paciente.

Quer saber sobre essa importante ferramenta, confira nosso material completo aqui.

Internet das coisas (IoT) é fundamental na transformação digital na saúde

Já a internet das coisas está ganhando bastante relevância nos últimos tempos e com certeza começará a ser utilizada com mais ênfase nos próximos anos.

A IoT na área da saúde possui diferentes funções, atuando tanto em atividades do cotidiano como em ações mais complexas, como por exemplo o tratamento de câncer ou no monitoramento da doença de Alzheimer.

Pode ser utilizada por meio de dispositivos ou até mesmo outros tipos de conexões mais complexas como a possibilidade de conectar a casa, como forma de avisar pacientes ou cuidadores do paciente, informando os dados do paciente em tempo real.

Software Médico na nuvem

Outro aspecto fundamental da transformação digital na saúde, mas não menos importante, é o software médico na nuvem. Com essa ferramenta é possível centralizar todas as informações e registros da clínica.

Não há necessidade de manutenções, ou novas instalações, pois elas acontecem sem que você precise de um técnico para realizar esse processo. Assim, os profissionais que trabalham na clínica ganham mais autonomia e tempo para cuidar do que realmente importa, o paciente. , sendo acessar de qualquer tipo de dispositivo.

Além disso, como é um ferramenta na nuvem, é possível acessar todas as informações da clínica por qualquer tipo de dispositivo. Se houver necessidade de conferir um caso clínico, ou avaliar a agenda do outro dia, você pode acessar diretamente pelo seu celular sem precisar se locomover até a clínica.

Como escolher o melhor software médico

É essencial que o software médico facilite a agilize o dia a dia da clínica, trazendo melhorias e mais resultados.

Dessa forma, é muito importante que seja avaliado todas as funções do software médico, como forma de identificar todas as funcionalidades que são essenciais para os profissionais da clínica.

Pensando nisso, separamos as principais características que você precisa avaliar ao contratar o software médico:

Facilidade de uso

Uma das principais características seria a facilidade no manuseio do sistema. Ele precisa ser completo de funcionalidades essenciais para garantir maior agilidade no dia a dia da clínica, mas ao mesmo tempo precisa ser intuitivo.

Esse ponto é essencial, pois com apenas alguns cliques você consegue realizar atividades essenciais para a sua clínica, o que diminui o tempo e melhora a qualidade de atendimento.

Além disso, um software médico fácil reduz o tempo investido em treinamentos ou período de adaptação.

Possibilidade de customização

Cada profissional da área da saúde possui uma especialidade diferente, e assim algumas informações do sistema acabam se diferenciando. Por isso, Existem softwares que oferecem a possibilidade de personalização, disponibilizando funções adicionais para que você consiga adaptar os seus processos a essa nova tecnologia.

Essa personalização facilita o dia a dia na clínica, pois é possível customizar as informações que estarão disponíveis no prontuário eletrônico do profissional da saúde, garantindo sua boa experiência de uso.

Segurança do software médico

Existe uma grande receio de que com esse tipo de ferramenta os dados da clínica estejam em risco. Pelo contrário, pelo fato de estarem na nuvem existe uma maior proteção e maior garantia quanto às informações.

Pois todos os sistemas precisam garantir que os dados estejam criptografados, evitando que outras pessoas acessem as informações.

Além disso, alguns sistemas disponibilizam diferentes formas de acesso ao sistema, ou seja, a secretária tem um acesso diferente do profissional da área da saúde, dessa forma, ela não tem acesso às informações do prontuário do paciente. Dessa forma, há uma maior garantia quanto a privacidade dos dados da clínica.

Assim, o ideal é ter uma solução confiável e segura. Procure se informar sobre essa funcionalidade e como o software médico atua nesse sentido.

Suporte oferecido pelo software

O suporte quanto ao software precisa ser levado em consideração nesse processo de escolha, pois a vida corrida de um profissional da área da saúde não permite que esse tempo seja “gasto” com resolução de problemas. O profissional precisa investir ainda mais no que realmente importa, seu paciente.

Dessa forma, o suporte precisa ser rápido e eficiente, trazendo as soluções rapidamente como forma de reduzir os impactos na clínica. Somado a esse suporte é importante que o software ofereça também atendimentos personalizados como forma de agilizar e impactar positivamente nos processos da clínica.

Testes gratuitos no software médico

Mas mesmo de avaliar os pontos acima, podem existir algumas dúvidas, portanto procure realizar testes no sistema para verificar se o mesmo consegue atender todas as demandas necessárias da clínica.

O mercado apresenta diversas ferramentas que oferecem teste gratuito, portanto abuse dessa opção. Pois assim, sua escolha será ainda mais assertiva e a mais personalizada para a sua clínica.

Pensando nisso, elaboramos uma planilha de comparação de sistemas que facilitará a escolha do melhor software para a realidade da sua clínica. Confira aqui este material.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui também.

Este artigo foi produzido pela Equipe da IClinic.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin