A Telemedicina auxilia no atendimento automatizado do paciente
O uso do atendimento automatizado na medicina é de suma importância para que os médicos consigam agilizar suas rotinas e aumentar sua produtividade.
Não é novidade que a tecnologia se tornou indispensável em praticamente todos os segmentos do mercado, e na área da saúde não é diferente!
Seja no agendamento dos pacientes, nas questões que envolvem o pós-consulta, entre outras situações semelhantes, os especialistas devem lidar com diversas responsabilidades que vão além do atendimento.
O tempo gasto com funções administrativas e burocráticas muitas vezes compromete o contato com os indivíduos e impossibilita que o médico explore seu máximo potencial no cotidiano de trabalho.
Felizmente, a tecnologia surgiu para otimizar essas questões, garantindo mais celeridade, praticidade e uma melhor organização para as rotinas médicas.
Quando tratamos sobre atendimento automatizado, alguns profissionais ainda acreditam que ele pode comprometer a humanização do contato com os indivíduos.
Porém, a verdade é que a automatização só amplia o aspecto humano da medicina, dando maior autonomia, poder de escolha, acessibilidade e facilidades aos pacientes.
Quer entender melhor os fatores que tornam o atendimento automatizado tão importante, inclusive sob a perspectiva da abordagem humanizada?
Fique por dentro dos detalhes mais importantes sobre o tema a seguir!
O atendimento automatizado compromete a humanização da medicina?
Como mencionado anteriormente, o atendimento automatizado não é o oposto de atendimento humanizado. Muito pelo contrário!
Na era da tecnologia e da informação, seria impossível modernizar qualquer ponto de atendimento sem contar com os benefícios da automatização.
Afinal, em qualquer segmento do mercado ou da sociedade, as pessoas estão acostumadas a ter soluções nas palmas das mãos e a facilitar suas rotinas por meio de sistemas, aplicativos, entre outros recursos do tipo.
Assim, no contexto da saúde, os pacientes também querem recursos que os aproximem dos médicos, facilitem suas consultas e melhorem toda sua experiência na clínica ou consultório.
Todos os recursos envolvidos no contato com os pacientes têm impacto sobre a percepção de quem é atendido e do quanto suas demandas são resolvidas.
Levando em consideração que o tempo é escasso na rotina dos médicos, é fácil perceber como o atendimento automatizado pode ser benéfico.
Isso porque, com recursos que aprimoram as rotinas operacionais e melhoram o contato junto aos pacientes, os profissionais têm mais tempo para lidar com aquilo que realmente importa: a qualidade das consultas.
Portanto, em poucas palavras, o atendimento automatizado é capaz de proporcionar a melhor experiência possível para cada paciente.
Dessa forma, é possível garantir sua total satisfação, explorando ao máximo o potencial dos médicos e conferindo um papel ainda mais relevante para a humanização na medicina!
Mas, você sabe como todos os benefícios do atendimento automatizado são garantidos? Entenda melhor no próximo item.
Como o atendimento automatizado viabiliza a abordagem humanizada?
Com base em todos os pontos levantados no tópico anterior, podemos dizer que o atendimento automatizado também é mais humano.
Uma vez que proporciona tudo o que os pacientes precisam para uma experiência médica de excelência.
Assim, quando tratamos sobre os recursos que podem garantir um contato muito mais completo entre os especialistas e seus pacientes, nos referimos a ferramentas como:
Agendamento online de consultas
Graças ao recurso de agendamento online, os pacientes podem escolher livremente entre os melhores dias e horários disponíveis para marcar suas consultas.
O momento em que a marcação é feita também fica a critério do público, já que tudo pode ser feito via aplicativo ou navegador, de onde a pessoa estiver e quando ela preferir.
Mais que facilitar a relação com os pacientes, isso também diminui significativamente a incidência de faltas, já que também é possível remarcar os dias escolhidos com muita facilidade caso surja qualquer imprevisto.
Outro benefício está ligado à disponibilidade da sua equipe, que não precisa se preocupar em marcar retornos, receber ligações para remarcar consultas, confirmar horários, e assim por diante.
Confirmação de consultas por mensagens automáticas
Assim que o paciente confirma a data da consulta no sistema, seu contato fica salvo e mensagens automáticas são geradas em um período específico para emitir lembretes.
Basicamente, basta que a pessoa agende sua consulta e depois seja lembrada de comparecer ao atendimento, por meio de mensagens automáticas enviadas diretamente em seu celular.
Da mesma maneira que o agendamento, isso elimina a necessidade de ligar para confirmar os horários e reduz muito o índice de abandonos de horários.
Sem falar na satisfação que essa facilidade gera entre os pacientes, que podem desfrutar de lembretes práticos para não perder suas consultas.
Criação de relatórios com KPIs
Os indicadores de desempenho para clínicas ou consultórios médicos, também chamados de KPIs, se referem às métricas capazes de demonstrar se o local está garantindo resultados positivos dentro dos segmentos em que atua.
Com recursos de atendimento automatizado, é possível acompanhar questões como:
- Taxa de permanência dos pacientes;
- Índices de satisfação, produtividade;
- Faturamento mensal;
- Tempo de espera pela consulta;
- Novos pacientes adquiridos;
- Taxa de retorno, entre outras.
Por meio de relatórios que apontam o desempenho de cada ponto analisado, é possível tomar decisões mais assertivas para melhorar a qualidade daquilo que é oferecido ao público.
Ou seja, ao saber com precisão o que está funcionando e quais são os gargalos, é muito mais fácil aprimorar as ações bem-sucedidas e corrigir aquelas que não estão dando certo.
No atendimento humanizado, isso é de suma importância! Assim, os médicos podem compreender em ainda mais detalhes quais são os aspectos que impactam a experiência de seus pacientes.
Envio de e-mail marketing após a consulta
Assim como as mensagens automáticas facilitam e estreitam o contato com os pacientes, também é possível emitir campanhas personalizadas de e-mail marketing.
Elas servem basicamente para enriquecer seu relacionamento com o público, de forma que ele seja mais completo e ressalte a sua preocupação com o estado de saúde dos pacientes.
Isso significa que, através das mensagens, é possível compartilhar informações de saúde que sejam úteis para cada indivíduo, informar sobre campanhas de vacinação, do Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras semelhantes, enviar questionários de satisfação, entre outros materiais do tipo.
A ideia é aprimorar ainda mais seu relacionamento com cada paciente. Seja por meio de conteúdo relevante, através de ações de marketing ou com mensagens de feedbacks.
Mensuração de NPS do atendimento
A mensuração de métricas e o contato facilitado com os pacientes foram dois pontos muito importantes destacados até aqui.
O conceito de NPS é o que os une, pois se trata de um tipo de pesquisa de qualidade capaz de gerar indicadores sobre a satisfação dos pacientes.
Ao contrário dos questionários comuns, a ideia é que a avaliação seja rápida, simples e estimulante, sem que seja uma experiência demorada, cansativa e muito menos obrigatória.
O NPS pode ser facilmente enviado ao smartphone dos pacientes e as avaliações geralmente são feitas por meio de notas, que inclusive valorizam a percepção das pessoas a respeito do comprometimento da clínica.
Agilidade no preenchimento de informações
Durante qualquer consulta médica, é comum que os médicos precisem anotar algumas informações passadas pelos pacientes ou reconhecidas na anamnese.
No mesmo sentido, os especialistas também precisam pesquisar dados durante as consultas, a fim de reconhecer pontos já registrados em contatos anteriores para garantir a melhor continuidade possível aos atendimentos.
Com recursos de atendimento automatizado, o preenchimento e a consulta das informações se tornam muito mais rápidos e intuitivos.
Isso não só facilita o cotidiano do médico, como também garante que ele tenha mais disponibilidade para voltar todas as suas atenções ao paciente!
Quais os benefícios do atendimento automatizado em termos de humanização?
A partir das ferramentas que mencionamos acima, é indiscutível que o atendimento automatizado é fundamental para uma abordagem mais humana na medicina.
Entre os benefícios que a tecnologia proporciona nesse sentido, destacam-se:
- Continuidade do tratamento, já que os atendimentos passam a se adaptar melhor à realidade dos médicos e pacientes, se tornam mais acessíveis e de adesão mais simplificada;
- Monitoramento facilitado, uma vez que o contato entre o público e os especialistas se torna mais próximo e facilitado por ferramentas específicas;
- Aumento da satisfação de pacientes, que terá maior poder de escolha, voz ativa, facilidades diversas, além de uma maior percepção de cuidado em relação à clínica ou consultório;
- Maior agilidade nos processos, em que o atendimento automatizado disponibiliza tempo para que os médicos se dediquem ao que realmente importa perante o público;
- Armazenamento em nuvem, com ampla disponibilidade de informações, possibilidade de gerenciamento a partir de qualquer lugar e total segurança com protocolos adequados de proteção;
- Suporte em treinamentos, que é inerente de qualquer solução de atendimento automatizado, a fim de garantir que os médicos tenham a melhor adesão possível, desfrutando de todos os seus benefícios!
Como implementar o atendimento automatizado passo a passo?
O atendimento automatizado não corresponde a apenas uma tecnologia médica, mas sim a um conjunto de ferramentas capazes de aprimorar e modernizar as rotinas de uma clínica ou consultório.
Mais que viabilizar o atendimento médico online, a plataforma reúne funcionalidades que facilitam, aceleram e integram as responsabilidades do consultório, tornando a experiência dos pacientes muito mais completa.
Para implementar o atendimento automatizado por meio da Telemedicina Morsch, recomendamos que sua adesão seja gradual, baseada nos seguintes passos:
Passo 1: Marcação de consulta online no atendimento automatizado
Se você quer automatizar seus atendimentos, mas não sabe por onde começar, dê preferência para a marcação das consultas.
Geralmente, essa é uma das demandas que mais toma tempo dos profissionais, já que exige ligações, eventuais remarcações, lembretes, e assim por diante.
Com a plataforma da Telemedicina Morsch, você automatiza as marcações de consulta, facilita seu dia a dia nesse quesito e ainda conta com inúmeras outras ferramentas que podem impulsionar esse tipo de facilidade.
Passo 2: Prontuário e prescrição eletrônica para atendimento automatizado
Depois de se acostumar com o atendimento automatizado voltado às consultas, você pode ir além e desfrutar de funcionalidades ainda mais amplas oferecidas pela Telemedicina Morsch.
Um dos recursos que merecem destaque especial é a ferramenta para elaboração de prontuários e prescrições.
Com ela, você não só facilita e acelera a criação dos documentos, como também garante sua disponibilidade por meio da internet, ampliando seu acesso para os pacientes, inclusive para possibilitar atendimentos remotos.
Passo 3: Relatórios financeiros
Muito além das questões operacionais, o atendimento automatizado também serve para aprimorar os cuidados gerenciais da sua clínica ou consultório.
Por meio de relatórios financeiros, você garante um melhor gerenciamento para o seu estabelecimento.
Logo, proporciona as condições necessárias para que a prestação dos atendimentos seja viável e alinhada às demandas do público.
Passo 4: Relatórios de produtividade
Por fim, também em relação aos indicadores de desempenho, a Telemedicina Morsch oferece relatórios de produtividade através de sua plataforma.
Assim, você pode averiguar o quão produtivos são seus atendimentos, se eles realmente estão atingindo os resultados pretendidos. Além disso, consegue verificar quais os melhores meios de promover a excelência necessária para os pacientes, inclusive no pós-atendimento.
Isso é de suma importância em termos de gestão, já que demonstra exatamente quais ações estão obtendo sucesso, quais pontos exatos podem ser melhorados e quais as ações necessárias para que haja sucesso em relação ao que é oferecido junto ao público da clínica!
Conclusão
De maneira resumida, podemos dizer que o atendimento automatizado é indispensável para a garantia de uma medicina mais humana nos dias atuais.
Com recursos que otimizam a gestão das clínicas e facilitam o cotidiano dos pacientes, os médicos podem oferecer tudo o que os indivíduos precisam para que tenham uma abordagem muito mais completa e positiva de saúde.
Isso é garantido através de recursos que incluem:
- Agendamento e confirmação online;
- Relatórios com KPIs;
- Recursos de e-mail marketing;
- NPS;
- Agilidade no preenchimento das informações, entre outros relacionados.
O resultado é uma melhor continuidade dos tratamentos, facilidade no monitoramento, mais satisfação entre os pacientes, agilidade nos processos, suporte completo, entre muitos outros benefícios!
Porém, para que isso seja possível, os médicos devem aderir a boas soluções de atendimento automatizado.
Com a Telemedicina Morsch, você fideliza seus pacientes, aumenta sua produtividade, garante a segurança das informações, desfruta do melhor custo-benefício da área e ainda tem a possibilidade de alugar equipamentos em comodato.