Aprenda em quais casos está indicado o Doppler

Por Dr. José Aldair Morsch, 11 de dezembro de 2020
Doppler em quais casos é indicado e como funciona com ultrassom

Não é exagero afirmar que a tecnologia Doppler é uma das mais importantes da área de ultrassonografia. 

Os ultrassons são alguns dos exames mais comuns de toda a medicina. 

Neles, ondas de alta frequência são emitidas no organismo do paciente, para a geração de imagens em tempo real que possibilitam visualizar os órgãos e as estruturas internas do corpo.

Seu uso é de suma relevância, seja na verificação de suspeitas de doenças, ou mesmo na própria saúde preventiva.

Com o efeito Doppler, a ultrassonografia é capaz de acompanhar a circulação sanguínea dentro dos vasos.

Isso é indispensável para detectar dilatações, estreitamentos ou até oclusões, que podem gerar sérios riscos ao indivíduo, de acordo com a região corporal ou órgão afetado.

Quer saber mais sobre as indicações, procedimentos, tipos, preparações e resultados mais comuns do Doppler? Descubra a seguir!

Quando o Doppler é indicado?

Como mencionamos acima, a principal finalidade do Doppler é detectar disfunções no fluxo sanguíneo e problemas relacionados à pressão arterial.

Assim, ele é utilizado amplamente como técnica complementar para avaliar casos de aneurismas, tromboses, varizes, entre outros relacionados.  

Outra aplicação muito importante do efeito Doppler é na área obstétrica, para determinar as condições do feto e a saúde da mãe.

Nela, o objetivo é que o médico se certifique de que o fluxo de sangue da gestante para o bebê é direcionado da maneira correta.

Assim, o Doppler é feito sobre o abdômen da mulher, em direção ao coração do feto em desenvolvimento, que pode ter tanto a circulação cardíaca avaliada, quanto a do cordão umbilical.

Quando o Doppler é indicado?

Da mesma forma que a situação mencionada, os demais procedimentos de ultrassonografia com Doppler também são simples e muito práticos para os pacientes.

Como o Doppler é feito?

Em geral, o ultrassom com Doppler leva pouco tempo para ser realizado. A duração do exame é de 30 minutos à uma hora, dependendo da situação.  

O procedimento é totalmente indolor e nada invasivo. Basta que o paciente deite na maca enquanto o médico utiliza o transdutor.

O equipamento emite ondas sonoras, que batem nas hemácias e têm seu eco novamente capturado pela máquina.

Esse aparelho é parecido com uma lanterna. Para utilizá-lo, o médico o desliza na região avaliada com o auxílio de um gel.

Em tempo real, o computador transforma os ecos dos sons recebidos em imagens, que permitem visualizar os órgãos e estruturas internas.

No Doppler, também é comum que o fluxo sanguíneo tenha imagens obtidas em cores, que facilitam a avaliação do médico e são separadas entre vermelho e azul, variando de acordo com o sentido do sangue.

É importante destacar que o Doppler pode ser feito por um ultrassonografista. Nesses casos, os resultados serão enviados ao médico, que deverá explicar as condições do paciente e encaminhar os tratamentos em casos de problemas.

Por mais que o ultrassonografista possa compreender quais os resultados apresentados durante a realização do exame, ele não deve discuti-los com o paciente. Esse é um dever estrito do médico!

Já em relação à preparação para o procedimento, abordarei mais detalhes no item seguinte!

Como se preparar para o procedimento com Doppler?

Na grande maioria dos casos, a ultrassonografia com Doppler não exige que o paciente adote preparações especiais.

Como a técnica baseia-se na emissão de ondas sonoras, contrastes iodados e outros recursos semelhantes conhecidos pelos pacientes são dispensados.

Porém, é muito comum que os médicos solicitem jejum de até 10 horas antes do Doppler, para que nenhuma alteração no organismo provocada pela alimentação recente comprometa a veracidade dos resultados.

Além disso, dependendo do tipo de Doppler solicitado e da região verificada, também é comum que o paciente deva ingerir remédios para gases.

Por fim, também é aconselhado que os pacientes tabagistas não fumem ao menos uma hora antes da realização do procedimento.

O ideal é que sempre exista clareza quanto às recomendações para o exame e os cuidados que os pacientes devem adotar antes dele.

Por mais que sejam questões simples, é fundamental que todos estejam cientes dessas questões, para que garantam resultados precisos e sem qualquer tipo de inconformidade.

Quais os principais tipos de ultrassom com Doppler?

Seguro, simples e livre de efeitos adversos, o Doppler pode ser realizado através de diversos tipos de procedimentos.

Veja os principais tipos de ultrassom com Doppler?

Para obter o diagnóstico de certas doenças e avaliar as condições de saúde dos pacientes, a ultrassonografia com efeito Doppler contempla as seguintes categorias:

Ultrassom com Doppler da tireoide

Solicitado normalmente pelos endocrinologistas. O ultrassom com Doppler da tireoide serve para verificar as condições dos vasos sanguíneos presentes na glândula.

Normalmente, o procedimento serve para detectar cistos, nódulos e até inflamações, que são bem recorrentes nessa parte do corpo.

Ultrassom com Doppler nas pernas

Conhecido normalmente como Doppler dos membros inferiores, o procedimento é utilizado para determinar a presença de estreitamento dos vasos sanguíneos ou a ocorrência de má circulação na região das pernas.

Assim, entre as condições que normalmente são detectadas nesses casos, estão problemas como varizes e trombose.

Ultrassom com Doppler das mamas

Por meio do ultrassom com Doppler das mamas, o médico pode atestar se um ou mais nódulos mamários são vascularizados.

Assim, o mais comum é que o procedimento seja feito como recurso complementar a outros exames, como é o caso da mamografia.

Isso significa que os nódulos normalmente já foram encontrados quando o Doppler é solicitado.

A diferença é que o ultrassom proporciona informações mais precisas sobre a natureza do problema, identificando a necessidade e direcionando os tratamentos de maneira mais assertiva.

Ultrassom com Doppler obstétrico

Como mencionamos, trata-se do procedimento que possibilita avaliar o fluxo sanguíneo direcionado de uma gestante para o seu filho.

Além de permitir acompanhar o desenvolvimento e a oxigenação do feto, o ultrassom com Doppler obstétrico também permite avaliar a sua função cardíaca.

Ultrassom com ecodoppler das artérias renais

Como o próprio nome indica, o ultrassom com Doppler das artérias renais é aquele voltado à avaliação e monitoramento dos rins.

Sua principal função é verificar as artérias da região, já que problemas ligados a elas são os que mais favorecem patologias como a hipertensão arterial.

Ultrassom com ecodoppler das carótidas

Já o ultrassom com Doppler das carótidas é voltado à verificação das artérias que levam o sangue do coração até o cérebro.

Geralmente, estreitamentos ou obstrução nos vasos das carótidas são os principais causadores de condições sérias e até mesmo fatais, como é o caso do AVC.

Assim, como tratam-se de casos súbitos e com condições de risco bem definidas, o mais comum é que o Doppler das carótidas seja utilizado como um exame preventivo.

Com os principais tipos de ultrassonografia com Doppler em mente, no item seguinte, acompanhe quais são os resultados mais comuns que os médicos obtêm por meio do procedimento!

Ecocardiografia com doppler e fluxo em cores

Também chamada de ecodopplercardiografia, é utilizada para avaliar o coração, válvulas cardíacas e sistema arterial e venoso ao seu redor.

É um exame bem completo em analisar a anatomia cardíaca, nos informando dados como cardiomegalia que é o aumento do tamanho do coração e valvulopatias como insuficiência ou estenose de válvula aórtica e mitral.

Quais os resultados mais comuns obtidos com o auxílio do ecodoppler?

Graças à possibilidade de verificar como o sangue está fluindo através do sistema vascular de diferentes seções do organismo, o Doppler permite que diversos tipos de doenças sejam diagnosticadas.

De maneira geral, os resultados apontam se as artérias estão normais, contam com estreitamentos ou bloqueios. Ou seja, sua utilidade também é determinar quais as condições da pressão arterial.

Assim, entre as patologias relacionadas a problemas nas artérias que podem ser encontradas pelo Doppler, destacam-se as placas ateroscleróticas e os aneurismas.

Já nas veias, o exame é capaz de verificar a presença de tromboses e varizes.

Há também o supracitado uso durante a gestação, que serve para averiguar se o feto está sendo devidamente oxigenado e irrigado pela mãe.

Entre os principais problemas e disfunções que podem ser encontrados por meio do Doppler, destacam-se:

  • Coágulos em artérias ou veias;
  • Fechamentos de veias, chamados de oclusões venosas;
  • Bloqueios arteriais, provocados principalmente pelo colesterol acumulado;
  • Contração nas artérias causada pelo excesso de frio ou de estresse, chamada de doença arterial espástica;
  • Danos nos vasos sanguíneos;
  • Má circulação;
  • Coágulos ou bloqueio em enxertos de by-pass.

Normalmente, a ultrassonografia com Doppler é indicada para acompanhar as condições vasculares de pacientes predispostos a problemas como os mencionados, além daqueles com histórico familiar ou mesmo sintomas cardiovasculares.

Durante o acompanhamento médico, é preciso ter atenção a indivíduos obesos, com arritmias, disritmias ou com problemas cardiovasculares em geral.

Isso porque, essas condições costumam afetar os resultados obtidos no Doppler, apontando diagnósticos equivocados.

Caso o especialista perceba que os resultados foram comprometidos, o procedimento deverá ser feito novamente.

Por que a Telemedicina ajuda a viabilizar os exames com Doppler?

Quando tratamos sobre os benefícios do Doppler, não podemos ignorar que eles dependem do uso de bons equipamentos de ultrassonografia.

Em geral, trata-se de aparelhos extremamente caros e que demandam cuidados minuciosos de manutenção.

Assim, é normal que muitas clínicas, hospitais, entre outros pontos de atendimento, não consigam arcar com os seus custos ou não encontrem a viabilidade necessária para disponibilizar o Doppler aos seus pacientes.

Frente a isso, uma solução comum para esse tipo de problema é o aluguel de equipamentos médicos.

Porém, mesmo nesses casos, é normal que os especialistas arquem com grandes custos durante a locação e enfrentem problemas organizacionais para manter os equipamentos.

Como solução, o regime de comodato tem se tornado cada vez mais popular no segmento. Nesse procedimento, os aparelhos são disponibilizados por custos muito menores e ficam sob responsabilidade da empresa fornecedora.

Isso é viabilizado graças à Telemedicina, em que a solução escolhida para o comodato encaminha o ultrassom com Doppler à clínica e atua em conjunto na elaboração dos laudos.

Ou seja, o médico oferece o exame, garante mais praticidade ao receber o laudo pronto via internet e atua normalmente após sua obtenção, orientando os pacientes sobre os resultados e eventuais procedimentos necessários.

Dessa maneira, todos saem ganhando! 

O ponto de atendimento, por ter acesso a equipamentos de alto padrão e por ampliar sua capacidade de receber pacientes graças aos laudos prontos, e a empresa fornecedora, que pode lucrar com a elaboração dos documentos ao mesmo tempo em que impulsiona os resultados de seus parceiros!

Conclusão

Em poucas palavras, o efeito Doppler é capaz de levar a tecnologia de ultrassonografia a outro nível. 

A ultrassonografia com Doppler é feita de maneira simples, indolor, não invasiva e sem nenhum tipo de risco ou efeito colateral para os pacientes. 

Basta que o médico utilize o transdutor sobre a área analisada com o auxílio de um gel e acompanhe as imagens em tempo real.

Em geral, nenhum tipo de preparação é solicitada antes do exame. A exceção são casos de jejum, que geralmente devem durar 10 horas, de pacientes tabagistas, que não podem fumar uma hora antes do exame, e de algumas situações que exigem medicamentos antigases, para que as análises não sejam obstruídas.

Muitas são as regiões que podem ser verificadas pelo Doppler. O mais comum são os procedimentos voltados aos vasos da tireoide, artérias, mamas, rins, artérias carótidas, além dos obstétricos.

Entre os resultados normalmente obtidos, estão casos de estreitamento de veias e artérias, coágulos, oclusões, contrações, danos em geral, além da má circulação.

Ao médico, cabe avaliar os resultados do Doppler e fornecer as devidas orientações aos pacientes, garantindo o acompanhamento e as intervenções ideais para que os indivíduos mantenham suas patologias controladas e sua saúde livre de riscos.

Como citamos anteriormente, as clínicas, consultórios e hospitais que desejam viabilizar os exames por Doppler podem atuar por meio da Telemedicina, que disponibiliza os equipamentos em comodato e facilita sua adesão.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin